Bianchi Ocelot MTB Fixa (pinhão Surly Dingle 21x17 e a altura do mov.central é 29cm)

domingo, 31 de março de 2013

Segundo Aniversário do Blog

Hoje fez 2 anos que postamos o primeiro artigo no blog; e esse artigo continua sendo o mais lido do blog:

Como Montar uma Bike Fixa de Baixo Custo.


Atingimos a marca de 175 mil visitas nestes 2 anos. Hoje a media diaria de visitas ao blog está ao redor de 400 visitantes.

Obrigado a todos pela audiência. 

Continuo repetindo o pedido: caso o blog não tenha abordado algum aspecto sobre bike fixas urbanas, favor fazer a sugestão nos comentários.

Muito Obrigado e Boas Pedaladas à Todos.

MarchaFixa
 .


15 comentários:

  1. Meus parabens
    Tens um belo blog sobre bicicletas, passei pelo menos 2 horas lendo algumas materias, recentemente comecei a sentir gosto por esse mundo fascinante das bicicletas fixas.

    MarchaFixa se possivel gostaria de ter um contato melhor com vc, pois tenho a intenção de trabalhar um tcc sobre bicicletas, e axo que seu conhecimento seria de mt utilidade, se possivel é claro.

    Sucesso pra vc e seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilson,

      Muito Obrigado. estou a disposição. O contato é através dos comentários do blog. Ats, MF

      Excluir
  2. Olá, acompanho seu blog faz alguns meses e ele serve dicas preciosas para a minha futura fixa. Gostaria de saber a possibilidade de um post sobre as vantagens de fazer fixas Caloi 10/Monark 10 utilizando os pneus originais 27 sem aro aero. Valeu !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JonasRS,

      As vantagens/desvantagens utilizando o aro 27 foram abordadas no post: Como Montar Uma Bicicleta Fixa do Zero . Ats, MF

      Excluir
  3. MarchaFixa,

    tenho uma dúvida: Minha caloi 10 tem a rosca do mov central estragada e usa um salva quadro. É possível uma fixa com esse movimento central?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VAASD,

      O salva-quadros não é um impecilho para voce usar a sua Caloi 10 como fixa. A questão é o comprimento do eixo, se for muito grande maior do que 113mm, pode não resultar em uma boa linha de corrente.E talvez voce terá de colocar a coroa pelo lado de dentro com espaçadores para melhorar a linha da corrente. Ats, MF

      Excluir
  4. Marcha Fixa,

    Cara obrigado , obrigado, obrigado !!!! Graças a este blog recuperei a vontade de andar de bike depois de anos.
    Hoje tenho 2 fixas mtb (uma rat rod mtb 26x1.95 que uso pra rodar no bairro e pra treinar , e outra mtb 26x1.0 ou 26x1.5 que uso pra ir pra longe). Não uso speed's porque o posicionamento me incomoda muito. Minhas bikes tem banco de molas, corôa/pinhão 52x22 , pinhão com solda, sou peso-pesado na casa dos 100kg ...
    Vamos as perguntas :

    1- Cara reparei que os pneus 26x1.0 gastam rápido demais, não duram nem 30 dias comigo (apesar de comprar barato por aqui - 17 / 25 dilmas), é assim mesmo ???

    2- Depois de um tempo rodando o movimento central começou a ficar com folga e segundo os caras da bicicletaria acontece por causa da corôa grande, é isso mesmo??

    Minha idéia é ter uma bike de baixo custo e baixa manutenção onde qualquer lascado que nem eu possa com um mínimo de grana e força de vontade curtir num ride ou freestyle e até talvez dar um certo trabalho as speed fixies.

    grato pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serraqueodoblues,

      Obrigado por suas palavras. Fico feliz que o blog tem sido útil. vamos às respostas:
      1) Em primeiro lugar não tenho muita experiência com MTB. A última vez que pedalei uma faz uma década. A durabilidade dos pneus em fixa depende do seguinte: Se você dá skids eles duram bem menos e depende também do número de "skids patches" proporcionado pela relação. Os demaos fatores são: a qualidade da rua que voce transita (se é lisa ou tem muitas imperfeições etc.); e a qualidade do pneu - pelo preço voce está utilizando pneus básicos e eles duram menos. 2)Caso tua bike utilize pedivela monobloco ou voce tenha colocado um eixo "transformer" para usar pedivela com ponta quadrada de encaixe, isso ocorre com o tempo independentemente do tamanho da coroa. Porém se teu MC - movimento central é com rosca e você está utilizando um MC selado (tipo Shimano de ponta quadrada) então tem algo errado com a instalação do movimento central ou espanou a rosca ou o movimento central está gasto e precisa ser trocado. Uma boa relação custo x beneficio de movimento central são os da marca Chin Hauer. Ats, MF

      Excluir
    2. Marcha Fixa,

      ih cara, aqui no E.S. o asfalto é o péssimo, sinto bastante as alterações de piso apesar de usar banco de mola.
      Acho que vou acabar no meio termo 26x1.5, meio leve dura mais e guenta mais o que a prefeitura insiste em chamar de asfalto e ciclovia, até por isso tô resistindo a mudar pra roda 700 (só traseira).
      Sobre o MC é aquele convencional de bike de fábrica barata mesmo, vou reapertar, parar c/ os skid's até porque os joelhos não são mais aqueles de antes, e começar a usar o freio dianteiro pra ver se resolve.

      agradeço pela atenção e ajuda
      se não der certo passo pra single speed
      abrax

      Excluir
  5. parabens pelo blog é realmente muito bom tirar um tempinho pra aprender mais sobre as fixas...
    agora uma duvida, esse sistema integrado com eixo hollowtech é bom pra fixa? dizem que é resistente e evita muito as folgas, isso as MTB, mas e quanto
    ás fixas? compensa? quais as vantagens e desvantagens ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haldis,

      Obrigado pelas palavras. A SRAM tem um pedivela de pista Omnium que usa sistema similar ao eixo hollowtech. Os pedivelas de estrada com eixo hollowtech funcionam com fixa, mas você não tem flexibilidade para modificar a linha de corrente dianteira - trocando de eixo do movimento central; as alternativas para ajustar isso são: colocar a coroa pelo lado de dentro do pedivela e também colocar espaçadores para deixar a coroa mais próxima do quadro. O pedivela que usa eixo com ponta quadrada dá mais flexibilidade e são mais baratos que esses com eixo integrado. Ats, MF

      Excluir
  6. Meus parabens pelo blog.
    Montei uma faixa em 2002, mas ficou horrivel. Não funcionou.
    Agora, achei a caloi sprint 10 do meu pai no bicicletario. Ela é do começo da década de 80.
    Estou pensando em fazer uma fixa com ela.
    Vamos ver se consigo um mecanico aqui no Rio e vou seguir seus posts para ajudar.

    ResponderExcluir
  7. André,

    Se essa Caloi 10 Sprint tiver gancheiras horizontais ela vira uma fixa sem maiores problemas. Ats, MF

    ResponderExcluir