Bianchi Ocelot MTB Fixa (pinhão Surly Dingle 21x17 e a altura do mov.central é 29cm)

quinta-feira, 31 de março de 2011

Guidões & Mesas para Bikes Fixas Urbanas

É importante lembrar que gosto não se discute; e existe uma enorme variedade de guidões que são usados em bikes fixas e o foco aqui não é o aspecto estético, não que ele não seja importante, mas em minha opinião o aspecto conforto e adequação ao contexto onde vai ser usada a fixa têm precedência.

Os fixeiros muitas vezes miram-se nas bicicletas de pista, porém elas foram montadas tendo em vista um contexto: velódromo /competição. Consequentemente, a aerodinâmica da bike é muito mais importante que conforto ou estética, e, além disso, o tempo em que o pisteiro pedala em uma competição no velódromo é muito menor que alguém que usa a sua fixa para ir/voltar do trabalho.

Por outro lado, tem fixeiros e também o pessoal de singlespeed (que talvez sejam milhões no dia a dia no Brasil, com suas Barra Forte e Barra Circular etc.) – pessoal que vai trabalhar de bike, que enfrentam diariamente outro contexto, que são as ruas cheias de carros, motos , caminhões, ônibus etc., onde existem faróis, cruzamentos, lombadas, buracos e grelhas de esgoto assassinas etc. Nada mais distante do contexto asséptico do velódromo: sem faróis, sem cruzamentos, sem lombadas e buracos etc.

Os fixeiros puristas preferem emular uma bike de pista, então a mesa /avanço é de 72 graus (paralela ao solo – caso a bike tenha geometria tradicional) ou ainda usam uma mesa mais agressiva, de 58 graus – tipo a Nitto Jaguar (certificada NJS) que é usada em competições de pista (Keirin) no Japão. Essa mesa Nitto deixa o ciclista em uma posição mais aerodinâmica. Obviamente, essa mesa faz parceria com um guidão de pista (“drop down”). Isso é ótimo no velódromo pela aerodinâmica, mas nas ruas Paulistanas e de outras grandes cidades o ciclista nessa posição não percebe totalmente o seu entorno e prejudica em muito uma direção defensiva por parte dele, e muitos não usam nem freio dianteiro.

Mesa Nitto Jaguar NJS - 58 graus

Guidao Nitto Pista /Track NJS



Bike de Pista c/ Mesa Jaguar e Guidao Nitto Pista/Track


A combinação de mesa/guidão “drop down” de pista (foto acima) tem outra desvantagem, além da apontada acima, eles pioram muito a posição para pedalar em pé na subida de modo a não forçar o joelho. Lembrando que velódromo não tem subida e nem descidas.

Uma alternativa muito popular é o “mini-bullhorn” que é feito cortando-se um guidão de estrada “drop down” e invertendo-o. O resultado é um tipo de guidão similar ao de MTB, reto com “bar ends” integrados. Nesta alternativa, o ciclista fica em uma posição mais alta e percebe melhor o seu entorno e tem uma posição mais adequada para pedalar em pé nas subidas; adicionalmente esse tipo de guidão oferece três posições para as mãos. Em geral, usa-se uma mesa de estrada (72 graus) – que vem com a bike de speed que foi convertida em fixa; mas nada impede de usar com uma mesa que tenha inclinação positiva – mesa de hibrida ou de MTB. 

A popularidade do bullhorn deve-se à posição que proporciona, que é muito similar à de bike de estrada - segurando o manete de freio/marchas - STI (Shimano) ou Ergopower (Campagnolo), como pode ser visto nas fotos abaixo. 

Guidao "Drop" Estrada com Manete STI - "chifre"

Observe na foto acima que o formato do manete adiciona o "chifre" ao guidão "drop" de estrada, proporcionando essa posição muito confortavel de segurar nos manetes. Os guidões "bullhorn" simplesmente replicam essa posição / formato, no lugar do manete vai a continuação do tubo do guidão para formar o "chifre", e o "deep drop" é eliminado.



Guidao "Drop" Estrada com Manete STI - Visão Geral


Mini-Bullhorn (guidão de estrada cortado/virado)

KHS Aero Track com Bullhorns


Existem guidões "bullhorn" (também denominados de "time trial" e/ou triathlon) à venda, e muitos são feitos para competições de “time trial” (prova de contra-relógio), e provas de triathlon, e eles são fabricados pela Profile Design, Syntace, Deda, Cinelli, e 3T entre outras. A Nitto (Japão) fabrica guidões "bullhorn" voltados para o uso em fixa urbana, assim como a Charge (UK), a Soma (USA) etc., e todos sem o sulco para o conduite de freio.


Nitto Bullhorn (sem sulco p/conduite de freio)


Eu gosto de usar os guidões bullhorn ou mini-bullhorn (guidão de speed cortado & virado) e também os de MTB com “riser” em uma mesa com ângulo de 90 graus, como essa mesa da Nitto modelo Dynamic II, para pedalar nas ruas de São Paulo. É importante lembrar, que é aconselhável utilizar uma mesa mais curta do que você está acostumado quando usa-se um guidão bullhorn original (no caso do mini-bullhorn isso não é necessário), pois os “chifres” são mais cumpridos e colocam o ciclista numa posição mais estendida do que um guidão tradicional de estrada (“drop down”).


Mesa Nitto Dynamic II - 90 graus
 
Alternativa muito popular entre fixeiros são os guidões de MTB com riser, e cortados curtos – ao redor de 46 a 50cmm, ao gosto do freguês. Eles são baratos e podem ser usados com mesa de speed ou de MTB; ou ainda de BMX. Nas bicicletarias de bairro existem uns guidões de alumínio com reforço interno e que tem “riser” que são ótimos para fixa.


Fixa F.Bello com Guidão Riser e Mesa 90 graus



Abaixo tem a foto de um guidão para fixa da Charge (UK) inspirado nos guidões de MTB, esse é o modelo Spit com comprimento de 48cm e inclinação (riser) de 50mm. 
Charge Spit Bar - 49cm e 50mm riser

Esses guidões com “riser” e acoplados a uma mesa com grau de inclinação superior a 72 graus, por exemplo, uma mesa para MTB, ou uma mesa para speed com 90 graus, que permitem que o ciclista tenha uma melhor visão do seu entorno, possa fazer uma direção defensiva e possa pedalar de pé mais confortavelmente nas subidas. O inconveniente é que eles têm basicamente uma única posição para as mãos, mas isso pode ser melhorado usando-se manoplas que tenham o “bar end” integrado.

Manopla c/ Bar End Integrado

Outra alternativa a considerar são os guidões denominados de “moustache bar”, ou aqueles mais tradicionais usados nas bikes inglesas de três marchas (guidão tipo North Road), alguns muito populares são feitos pela Nitto e tem uma cópia mais econômica da Origin. Eles oferecem muitas pegadas, ou seja, posicionamento das mãos, e quando o trajeto é longo permite descansar as mãos pela troca de posições. Além disso, eles dão uma boa posição para o ciclista visualizar o seu entorno e também para pedalar em pé. Infelizmente, são basicamente encontrados no exterior e às vezes no Mercado Livre.

Guidao Nitto tipo Moustache

Tipos de Guidões - Fixa e Outros Tipos de Bikes

Resumindo, existem muitas opções para equipar a sua bike fixa em termos de mesas e guidões e algumas não foram comentadas (por exemplo: guidão praiano etc.). Não existem regras, mas deve-se considerar seriamente o contexto onde se pedala, e o conforto ao pedalar.  Nada estraga mais o prazer de pedalar do que chegar em casa com os músculos doloridos devido a má posição.


Boas Pedaladas à Todos
 

By MarchaFixa

47 comentários:

  1. Boa noite, tem como montar uma single-speed com um quadro de caloi 10 modelo novo, utilizando um esticador de corrente?

    ResponderExcluir
  2. e montar uma singlespeed com um mtb? mas nao queria o esticador de corrente, teria como trocar a corrente e todo o sistema de cambios?

    ResponderExcluir
  3. Tardes Ensolaradas,

    A maioria das MTBs tem gancheira vertical, consequentemente para virar singlespeed é necessário tensionar a corrente e a maneira mais simples é utilizar um tensionador de correntes. Caso contrario sobram aquelas alternativas ds como tensionar a corrente discutidas no post deste blog - link é:

    http://bikefixabr.blogspot.com/2011/04/bike-fixa-com-quadro-de-gancheira.html

    Ats, MarachaFixa

    ResponderExcluir
  4. Olá

    Estou montando uma single speed com quadro de monark 10. Pode me dar dicas de pedivela, coroa e catraca. Parece que terei de adaptar o cubo central.

    Att. Magno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Magno,
      Monark 10 usa pedivela monobloco então não existem muitas opções. A relação coroa x pinhão depende do teu condicionamento fisico e da topografia da região que voce pedala. Olhe o post sobre Como Montar Uma Fixa do Zero" onde comento sobre a relação coroa x pinhão. Ats, MF

      Excluir
  5. boa tarde!"

    Comprei um quadro Venzo sprint R3 e rodas shimano RS 500.
    Gostaria de sugestão sobre pedivela , e cambios, mas gostaria de estilo black ( todas as peças pretas ).

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernando,

      Obrigado pela audiência. Ressalto que o blog é sobre bike fixas urbanas e portanto não usam cãmbios (marchas), consequentemente isso está fora do escopo do blog. Sugiro que voce vá no forum do www.pedal.com.br e refaça su a pergunta. Ats, MF

      Excluir
  6. Olá, você saberia me dizer onde encontrar mesas riser aqui no Brasil? Procuro a Nitto Periscopa e não acho em lugar nenhum. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hermes,

      Mesas riser bonitas (na minha opinião) voce só encontra no exterior. Aqui temn aquelas mesas que dá para regular o angulo - a mais bonita é aquela feita pela Giant. Ats, MF

      Excluir
  7. Olá, onde encontro os produtos da nitto aqui no brasil?

    ResponderExcluir
  8. tem alguma outra marca de mesa que vcs indiquem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João,

      Tudo depende de quanto voce quer gastar e da finalidade da mesa, estética que voce goste,nível das demais peças etc. Pensando em termos de estética / qualidade eu prefiro Nitto, Sakae e 3TTT (modelo Record 84)- todas para garfo com rosca - não gosto de aheadset . Se voce fizer essa pergunta para outro blogueiro voce provavelmente obterá respostas bem diferentes. Mesa é uma questão de gosto pessoal e portanto muito subjetiva. Ats, MF

      Excluir
  9. Como eu faço pra saber se uma mesa é compatível com meu quadro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno,

      Na verdade o tipo de mesa deve ser compativel com o garfo. Existem mesas para garfo de rosca standard (1" polegada) e oversize com rosca/diametro 1 1/8". E existem garfos SEM rosca (aheadset)com diametros standard (1" polegada) e oversize com rosca/diametro 1 1/8", e ainda tem o Mega-Over usado em MTBs (1 1/4" de diametro). Para cada tipo de garfo existem um tipo de mesa que serve - voce precisa medir o diametro do teu garfo para saber a mesa que é apropriada para ele. Ats, MF

      Excluir
  10. Olá amigo, montei uma fixa e gostaria de lhe enviar umas fotos...tem algum email que eu possa enviá-las?
    Abraço

    ResponderExcluir
  11. Oi Silvio,

    Faz o upload no Flickr, Picasa, ou Photobucket e me envia o link. Ats, MF

    ResponderExcluir
  12. Acho que é este o link, qualquer coisa avisa ae.
    Montei ela basicamente lendo teu Blog, até o mecânico foi dica tua, quando indicou o Blog do Andarilho.
    Obviamente vou aprimorando e fazendo alguns ajustes nela com o tempo, conforme eu for evoluindo no assunto.

    Valeu ae
    Abraço

    http://www.flickr.com/photos/107789420@N03/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvio,

      Obrigado pelo feedback e pelas fotos. É um testemunho apreciado pois mostra que dá para montar uma fixa seguindo as dicas do blog. Boas Pedaladas com a nova fixa. Abs, MF

      Excluir
  13. ola amigo, onde comprar um Guidao Nitto Pista /Track NJS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andre,

      Tem grupo no Facebook dedicado a compra e venda de peças para fixas. A outra alternativa é o Mercado Livre ou no eBay ou ainda na Ben´s Cycle ou Velosolo (UK). Ats, MF

      Excluir
    2. JF Gama ,

      O grupo está neste link aqui: https://www.facebook.com/groups/191318957665494/

      É o grupo "Fixed gear Brasil compra e venda" no facebook. Ats, MF

      Excluir
  14. Qual o diâmetro do guidão da Roll 1?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gigiba,

      Eu nunca medi. Provavelmente o diametro aonde vai a braçadeira da mesa seja 25.4mm ou 26 mm. Faz uma busca no site da Specialized, pode ser que lá tenha essa informação. Ats, MF

      Excluir
  15. Ola, estou no Rio de Janeiro e gostaria de saber se tem algum distribuidor de guidom Bullhorn aqui. Att.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frederico,

      Eu não sei de nenhum. Tem na CicloUrbano em SP-capital, grupos de compra-e.venda no Facebook, Mercado Livre e OLX. Ats, MF

      Excluir
  16. Comprei o meu no mercado livre. Muito bom. Leve e resistente. Não lembro o nome do vendedor.

    ResponderExcluir
  17. Estou montando um fixa com C10. Minha dificuldade está em conseguir um pinhão fixo. Hoje no mercado só existem estes flip flop. Podes me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luís,

      Fora o ML você consegue cubo para pinhão fixo nas lojas especializadas em bikes fixas: Bike Ink Brasil; CicloUrbano, Las Magrelas. E algumas outras bicicletarias: Casa Alberto em SPaulo - capital. Ats, MF

      Excluir
  18. Estou começando com a fixa, peguei uma C10 e vou deixa-la fixa em breve. Senti dores por causa da mesa com inclinação negativa 70 (aprendi lendo o post acima), eu acho, pois a posição não está confortável. Tenho 1,94 de altura e minha C10 tamanho 56, será que uma mesa inclinação 90 e um mini bullhorn podem me ajudar a sentir menos dores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João,

      Em primeiro lugar, o quadro tamanho 56 e' pequeno para você que mede 1,94 cm. E'possivel dar um jeito, isto e' minimizar o problema, mas nao vai ficar perfeito. O mini-bullhorn nao vai ajudar, e' melhor usar um um guidão riser com uma mesa longa com 90 graus - veja o exemplo da foto da bike F. Bello. Ats, MF

      Excluir
  19. Boa tarde.
    Tenho uma fixa com o garfo over 1 1/8, e estava querendo usar uma mesa tipo quill, como as da Nitto.
    Gostaria da sua ajuda pra saber se há a possibilidade de adaptá-la, ou alguma alternativa de mesa deste tipo original para o over.
    Obrigado desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe,

      Nao sei se a Nitto faz quill com 1 1/8, precisa verificar no site deles. Em primeiro lugar, uma mesa quill requer garfo com ROSCA, e provavelmente o teu garfo é para aheadset. Essa mudança é cara em termos de $$$$ O que dá para fazer é o seguinte: 1) troca o garfo para standard com Rosca; e 2) instala um redutor de tubo frontal; depois 3) coloca uma nova caixa de direçao standard com Rosca e aí esta pronto para voce colocar a mesa quill dos teus sonhos. O uso do redutor do tubo frontal está descrito no post sobre Gambitechs. Ats, MF

      Excluir
  20. Olá, gostaria de saber se preciso utilizar algum manete de freio específico em um drop de pista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cassiel,

      No drop de pista você usa a opção que e´mais conveniente para você. No drop de pista que tenho eu uso um manete do tipo cross-lever - manete auxiliar e tem de varias marcas - Salsa, Tektro etc. Ats, MF

      Excluir
  21. Olá, tenho uma C10 antiga tamanho 56 e ela é um pouco grande pra mim (tenho 1,71). Procurei em várias bicicletarias um suporte de guidão ou mesa compatível com o garfo e que tivesse um avanço mínimo mas não consegui encontrar nada. Teria alguma dica para ajudar? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo,

      Existem no mercado um da marca Kalloy mas o avanço minimo e'de 80mm. Algo mais curto que isso só' da Nitto e tem no exterior. Existem avanços aheadset que sao bem curtos 60mm aqui no Brasil da marca Uno ou Epic. Ats, MF

      Excluir
  22. bom dia comecei a montar uma bike fixa com quadro de caloi 10 sportissima, contudo nao tenho garfo. o garfo original é de rosca é possivel o quadro passar a ser aheadset?

    ResponderExcluir
  23. Ola tem como montar fixa com bike de armotecedor central

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola',

      Sim, e' possível desde que tenha gancheira horizontal e que esse amortecedor não afete o comprimento da traseira - para não afetar o esticamento da corrente. Ats, MF

      Excluir
  24. Boa noite...
    Sei que minha pergunta não tem a ve com fixa, ms foi um dos poucos locais onde achei informações sobre o guidão moustache. É possível usar o guidão moustache com freios flat usando alavanca de fricção? Ou seria só STI mesmo?
    Grato
    Marcelo Castro
    Maringá-PR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola',

      Salvo engano, o guidão Moustache tem diâmetro de 24mm na parte aonde vão os manetes de freio, consequentemente manetes de freio tipo de MTB não vão entrar (diâmetro 22.2mm). Veja na foto do post aonde e' mostrado um manete de freio de speed simples. As alavancas de fricção não interferem com o guidão moustache. Ats, MF

      Excluir
  25. usar fitas e manopolas juntas será que fica estran
    o?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola',

      O blog não se mete em questões estéticas. Isso e' com voce. Ats, MF

      Excluir