Bianchi Ocelot MTB Fixa (pinhão Surly Dingle 21x17 e a altura do mov.central é 29cm)

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Como Identificar a Furação de Sua Coroa ou Pedivela

Observei em algumas bicicletarias que muitas vezes os vendedores (!!!) não sabem identificar a furação de um pedivela ou coroa, caso ela não esteja escrita ou estampada na peça. No pedivela nunca vem estampada essa informação, mas, às vezes isso vem estampado em algumas coroas. Se os vendedores não sabem, imagine o cliente.

Atualmente, com o crescimento do comercio via internet ( existem muitas lojas virtuais que vendem componentes de bicicleta) faz-se necessário saber como medir a furação para evitar dissabores no pós compra.

Para identificar a furação: meça a distância (“x”) em milímetros entre dois furos adjacentes da coroa (centro a centro) conforme mostrada na figura abaixo e confira na tabela fornecida. Sheldon Brown, o guru, desenvolveu outra maneira que é medir a distância “X” conforme figura abaixo e multiplicar por 1,7x quando a coroa for de 5 furos. No caso dela ter 4 furos o multiplicador é 1,41x.  Essa maneira é muito útil quando você não tem a tabela por perto. O significado de BCD – Bolt Circle Diameter, é Diâmetro do Circulo da Furação.  

Ressalte-se que os fabricantes de componentes para bicicletas procuram ter sempre um padrão só seu, pois assim eles garantem uma boa participação no mercado de reposição das coroas.

A Shimano e a maioria dos fabricantes japoneses (Sakae, Sugino etc) adotou o padrão 130mm (BCD) e com 5 furos para bicicletas de estrada; e 110mm e com 5 furos para os pedivelas compactos.

No caso das MTBs, no passado o padrão era 110mm (BCD) com 5 furos, e hoje a Shimano adotou a furação de 104mm (BCD) com 4 furos. Essa furação de 110mm (BCD) e com 5 furos, também é utilizada nas bikes BMX.

Os fabricantes de pedivelas de Taiwan, também seguem o padrão estabelecido pela Shimano (maior fabricante mundial de grupos de componentes para bicicletas MTB e speed). O mesmo aconteceu com a SRAM fabricante americano de grupo de componentes para MTB e speed.

Na Europa temos a Campagnolo (terceiro maior fabricante, mas o mais prestigioso para bicicletas de speed) e a Miche adotaram o padrão de 135mm (BCD) com 5 furos e 110mm (BCD) com 5 furos para os pedivelas compactos. Observe que os pedivelas compactos da Campagnolo que utilizam o movimento central  ultra-torque, só podem usar as coroas fabricadas pela própria Campagnolo (desenho proprietário).

Os pedivelas específicos para velódromo tem como padrão a furação 144mm (BCD) com 5 furos, dados que os três grandes desse segmento o adotaram: Campagnolo (Record Pista), Shimano (Dura Ace Track) e a Sugino (Sugino 75 e Grand Mighty). Os pedivelas de pista da Shimano e Sugino são os aprovados pela NJS para corridas keirin.

Na Europa existem dois fabricantes que produzem boas coroas para reposição que são a Stronglight (francesa) e a Gebhardt (tcheca), e as fabricam tanto para pedivelas de estrada, MTB ou pista. Existem outras marcas européias que terceirizaram na Ásia a fabricação de coroas, as quais são vendidas com suas marcas nos mercados desenvolvidos.
Use a distancia (x) para encontrar a furação (BCD) do seu pedivela ou coroa na tabela abaixo:
 

Mediçao da Distancia Entre Furos Adjacentes

Distancia (x)
BCD
coroas com 5 furos
34.3mm
58mm
43.5mm
74mm
55.4mm
94mm
64.7mm
110mm
71.5mm
122mm
76.4mm
130mm
79.5mm
135mm
84.6mm
144mm
coroas com 4 furos (MTB)
41.0mm
58mm
45.3mm
64mm
48.1mm
68mm
73.6mm
104mm
79.2mm
112mm





























By MarchaFixa

4 comentários:

  1. Ufa, Luiz. Sabia que encontraria aqui a info que eu presiva.
    Queria saber da furação do meu Sugino messenger. Tem 76.4, ou seja, 130mm. Então pelo que eu entendi qualquer Shimano 5 furos tb cabe nele?

    Sugestão: vc poderia fazer um índice na lateral pra uma procura rápida heim, seria mais fácil pois demorei um tanto pra encontrar esse post.

    abs

    Wag

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, extremamente importante! De muita valia!

    ResponderExcluir