Bianchi Ocelot MTB Fixa (pinhão Surly Dingle 21x17 e a altura do mov.central é 29cm)

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Cubo Espanado é Lixo? Não, Ele Pode Ressuscitar com Lock ou Pinhão Chavetado

Encontramos a prova definitiva que cubos de pista com pinhão parafusado espanam. Um “gambiarrista” italiano inventou um dispositivo Fixkin Lock que permite ressuscitar um cubo de pista com rosca espanada. Antes disso, o destino desse cubo espanado era a lata do lixo.

Ressalte-se que para um dispositivo desses ser comercializado, é por que existe uma grande quantidade de cubos de pista que espanaram, seja por causa dos Skids, ou porque pinhão/lockring não estavam devidamente apertados no cubo para fazer frente ao acelera/skid.

Como ele funciona:

O dispositivo é fabricado em alumínio T6 7075, o qual é rosqueado no que sobrou da rosca espanada (onde estava fixado o pinhão) e é mantido fixo por 7 parafusos que perfuram o corpo do cubo.

O pinhão que esse cubo passa a utilizar é o da Miche (para “carrier” ), pois o dispositivo tem o mesmo tipo de encaixe do “carrier”, e o pinhão é mantido no lugar por um "lockring" (sem rosca) ou anel de retenção que tem 7 parafusos que são fixados no corpo do dispositivo. O menor pinhão para instalar nesse dispositivo é de 16 dentes. As fotos são mais eloqüentes que a minha descrição.

FixKin Lock





Fixkin Lock com Pinhao Montado com o Anel de Retenção (Lockring)


Detalhes do Fixkin Lock

FixKin Lock com Pinhão de Encaixe Miche

FixKin Lock Montado no Cubo Espanado



Esse dispositivo muda a linha da corrente de 42mm para 45mm. Caso a bike fixa tenha sido montada com base numa bike de pista/velódromo, talvez seja necessário colocar espaçadores na coroa do pedivela.

O custo do Fixkin Lock é de € 18.50 com frete incluso, mais o custo do pinhão da Miche de $ 17.00 + frete, o que é bem razoável dado o custo de um cubo de pista novo de boa qualidade.





 Ressalto que o sistema de chaveta como trava do pinhão fixo pode ser usado para dar uma sobrevida ao cubo tradicional de fixa (FLIP/FLOP) espanado.  Basta montar o pinhão chavetado na rosca da roda livre. É uma solução muito mais barata que o FixKin Lock.



Pinhão Travado no Cubo com Parafuso-Chaveta


P.S.: Finalmente consegui adquirir um desses  para converter para cubo fixo um cubo de MTB antigo (usa roda-livre) SuntourXC-Pro, que era o top deles nos anos 90; inclusive tem os furos similar ao Campagnolo Record antigo para injetar graxa no cubo sem desmontá-lo.

Esse dispositivo pode ser adquirido na loja da internet Fixed Garage.

Boas Pedaladas à Todos

By MarchaFixa


Nenhum comentário:

Postar um comentário