Bianchi Ocelot MTB Fixa (pinhão Surly Dingle 21x17 e a altura do mov.central é 29cm)

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Como Converter Pedivela Triplo de MTB em Pedivela para Bike Fixa

A reciclagem dos pedivelas TRIPLOS de MTB, principalmente os antigos com 170mm de comprimento, faz sentido porque a furação deles é de 110mm BCD e com 5 furos, e existem coroas em abundancia nessa furação (a mesma de BMX e dos pedivelas compactos de estrada). Além disso, muitos vem com coroas de aço que são ótimas para fixa, e eles tem encaixe de ponta quadrada e para isso existem movimentos centrais com eixos mais curtos ( deixam a transmissão com uma boa linha da corrente) que permitem que esse tipo de pedivela seja  usado em uma fixa ou singlespeed.

Existe uma maneira de descobrir a furação de um pedivela ou coroa para isso basta medir a distancia de centro-a-centro de dois furos contíguos em milímetros e multiplicar por 1,7. Um pedivela / coroa com furação de 110mm BCD tem uma distancia entre furos de 64,7mm, e um de 130mm BCD (padrão Shimano de estrada) tem 76,5mm, multiplicando-se essa distancia por 1,7 teremos 130mm BCD.

Tabela p/ Identificar Furação da Coroa (c/ 5 furos)


Os pedivelas que usam o sistema Octalink da Shimano ou ISIS ou outro tipo de movimento central estriado, não oferecem muitas opções de comprimento de eixo, e, portanto o trabalho de reciclá-los não vale à pena. A exceção é o pedivela XTR que usa a mesma versão de movimento central Octalink do grupo Dura Ace de estrada, que neste caso o MC tem um eixo de 109.5mm de comprimento.

Muitos dos pedivelas TRIPLOS de MTB da Shimano, Suntour, Sugino e Sakae produzidos nos anos oitenta e noventa vinham com uma furação de 110mm BCD e com 5 furos, que também é muito usada pelas BMX e hoje é a furação padrão dos pedivelas duplos compactos de estrada, que em geral tem uma relação 50 x 34 dentes . Em suma, essa furacão de 110mm BCD e com 5 furos,  têm uma boa oferta / disponibilidade de coroas com variados números de dentes. Além disso, muitos têm coroas de aço que são ótimas para bike fixa, pois são mais rígidas e resistentes que as de alumínio, ou seja, são mais adequadas para dar conta do alto torque da pedalada ou freada, e uma única coroa de aço não acrescenta muito peso a bike. Porém, o que se ganha em longevidade mais que compensa às poucas gramas adicionais, neste tipo de aplicação uma coroa de aço dura cinco vezes mais que uma de alumínio (fonte: http://www.63xc.com/mattc/surlyring.htm ) . Ressalte-se que a Surly está fabricando coroas em aço inox destinada à bikes fixas e singlespeed nas furações mais populares: 94mm (MTB); 104mm (Shimano MTB); 110mm (BMX, MTB Antiga) e 130mm (Shimano / SRAM estrada).

Pedivela Deore LX Triplo - FC-M550 (110mm BCD)
Pedivela Triplo SEM as Coroas

Outro aspecto é que a Shimano mudou a furação dos seus pedivelas de MTB, atualmente o BCD (Bolt Circle Diameter) é menor (104mm) e agora eles tem 4 furos e com isso muitos ciclistas abandonaram aqueles com a furação antiga – 110mm BCD e 5 furos, e, portanto eles são bons candidatos para uma conversão. Ressalte-se que esses pedivelas antigos da Shimano são de melhor qualidade, pois são forjados, do que esses da Sugino para BMX vendidos nas bicicletarias de bairro. 

O pedivela mais popular entre os fixeiros brasileiros é o da Sugino para BMX que usa movimento central ponta quadrada, e vem com uma coroa de 44 dentes e tem 170mm de comprimento e cuja furação é 110mm BCD, cujo preço fica entre R$ 60,00 a R$ 75,00. Esse pedivela não é forjado, e por isso é mais em conta. 

Pedivela Sugino p/ BMX (110mm BCD; 170mm e Não é Forjado)


A reciclagem ou re-aproveitamento de um pedivela TRIPLO em uma bike fixa consiste em eliminar os suportes para a terceira coroa, que é a menor coroas das três e que tem uma furacão de 74mm BCD, enquanto que as duas coroas maiores compartilham a furacão 110mm BCD.

Faz-se necessário eliminar os suportes da furação de 74mm BCD (da TERCEIRA COROA , a MENOR das três) porque usando-se um movimento central com eixo mais curto (requerido em uma fixa por causa da linha da corrente) eles fatalmente irão roçar o “chainstay” (tubos que vão da caixa do movimento central às gancheiras).

É importante ressaltar que o foco desta reutilização é aproveitar aquele pedivela Triplo que você não vê mais uso, ou está abandonado, ou ainda você está transformando em fixa uma MTB antiga, em uma bike fixa de baixo custo; e, portanto esse pedivela não precisa ser necessariamente com furação de 110mm BCD e 5 furos.  Ressalte-se que a Campagnolo lançou no passado pedivelas TRIPLOS de estrada (encaixe ponta quadrada) com furação de 135mm BCD para as duas coroas maiores e 74mm BCD para a coroa menor.

Focamos nos pedivelas TRIPLOS com furação 110mm BCD para MTB porque eles são mais abundantes que as demais furações e que em geral são para movimento central de ponta quadrada. Entretanto, o que discutimos do processo aplica-se a qualquer tipo de pedivela TRIPLO que você queira usá-lo em uma fixa.

A eliminação dos suportes da terceira coroa requer os serviços de um torneiro para que tudo fique bem acabado, simétrico /nivelado.

Pedivela com Suportes Eliminados e Extrator de Pedivela da Shimano

O importante nesse processo é ter um extrator de pedivela que possa ser preso adequadamente no torno, caso contrário podem acontecer três coisas: 1) o torneiro não fazer o serviço – pela dificuldade em prender o pedivela; 2) sugerir fazer um suporte ou ferramenta para prender o pedivela no torno – o que era simples e barato, torna-se caro e complicado; 3) prender a aranha do pedivela diretamente no torno, o que vai causar riscos profundos e indesejados, afetando a estética. Abaixo mostramos na foto alguns dos tipos de extratores de pedivela: 


Extratores de Pedivela

O da esquerda é da marca Shimano, o do meio é o da Park Tool mas o cabo está desrosqueado e o da direta  é da Campagnolo.

Pedivela com Extrator Rosqueado

Na foto abaixo está um pedivela triplo no qual foi eliminado o suporte para a terceira coroa.

Pedivela c/ Suporte da 3a. Coroa Eliminado

Pedivela Exage 300 Convertido (110mm BCD e 5 furos)
Resumindo, esse reaproveitamento vai custar bem menos que a compra de um pedivela barato disponível nas bicicletarias de bairro, e em termos de estética e durabilidade ( os Shimano, Suntour e Sakae são forjados), será muito melhor.

By MarchaFixa

7 comentários:

  1. Entrei a pouco tempo pro time das fixas, converti uma antiga mountain bike da Caloi em fixa, o resultado ficou muito bom e barato, porem tenho tido problemas com as porcas de fixação do pé de vela que insistem em afrouxar, qual a melhor solução pra resolver isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raphael, Quais porcas parafusos? As que prendem o pedivela no eixo do movimento central? Ou as porcas que fixam as coroas no pedivela?

      Os pedivelas de ponta quadrada modernos usam um PARAFUSO para fixa-los no eixo do movimento central - se está folgando pode ser que a rosca do eixo esteja espanada. Se voce está utilizando aqueles mov. centrais antigos cujo eixo tenha uma rosca na ponta para parafusar uma porca - também pode ser que esteja espanado. Outra causa pode ser que o pedivela esteja rachado. A solução no caso de parafuso ou eixo do mov. central espanado é trocar tudo. Caso estejam espanadas as porcas/parafusos da coroa - também é preciso trocar. Se o pedivela está com problemas - rachadura- é melhor trocar para evitar acidentes. Ats, MF

      Excluir
    2. Faltou acrescentar outra situação, caso as roscas e o pedivela estejam OK, e a folga é devido a vibração, sugiro colocar trava-rosca de MÉDIO torque e se for possivel arruelas de pressão. Ats, MF

      Excluir
  2. Olá,
    Primeiro parabéns pelo blog tem sido de muita ajuda na minha pesquisa sobre o mundo fixed gear..

    Estou em busca de dicas sobre quadro para montar minha primeira fixed, tenho um quadro de alumínio da caloi supra 26"(semelhante a este: http://img.olx.com.br/images/29/295629002900521.jpg ), hoje utilizo esta como híbrida e para treinos de estrada, esta é equipada com o grupo Deore 9V, pedivela integrado, estou com a ideia de transformá-la em fixed, o uso será maior em estrada para treino.

    Minha primeira ideia é mudar rodas, garfo, freio, adaptar pedivela, explicarei abaixo, continuar com quadro, mesa, guidão e retirar o que ficar desnecessário..

    *GARFO: CALYPSO 'carbono com espiga alumínio' ou mesmo o VICINI ROUBAIX II 'full carbono', vi este último com preço semelhante ao da CALYPSO.

    *RODAS: Trocar o jogo de rodas 26" para 27" com aros Vzan Team Flyer.
    -roda dianteira: cubo deore 32F (já tenho)
    -roda Traseira: cubo flip-flop (fórmula ou MOB - você indica algum? 'Custo x Benefício'), vi modelos que permitem fixa e single ao mesmo tempo, tipo esse ( http://bikeadventuremg.com.br/products/Cubo-MOB-para-bike-fixa.html ), certo isso?

    *PEDIVELA: A ideia é usar o Deore integrado e retirar as coroas de 24 e 32, deixando a de 42.

    Outra possibilidade que tenho estudado é comprar um quadro novo, pensei neste da vicini, que está abaixo, mas daí todo o planejamento mudará:

    http://www.turnesbikeshop.com.br/produto/Quadro-Garfo-de-carbono-Vicini-Roubaix-II/302/

    Vi uma fixed montada em um quadro da specialized, acho que nesta do link abaixo, mas, para este modelo o valor não ajuda..

    http://www.bikepointsc.com.br/produto/Quadro-Specialized-Tarmac-Comp-SL2-2780

    O que você acha desta ideia, estou indo pelo caminho certo?
    Agradeço, novamente pelas matérias do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago,

      O quadro que você mostrou tem gancheiras verticais e isso complica como você pode ver em outro post do blog. E' MTB e vai requerer muitos ajustes - freio , pois troca rodas de 26 para 700c.

      Essa bike da Vicini também nao serve pois tem gancheiras verticais e nem essa Tarmac da Specialized - mesmo problema.

      E' difícil recomendar alguma coisa sem saber o quanto se quer gastar. Voce fala que vai usar para treino.

      A Vicini tem uma de Pista que vai servir perfeitamente para voce. A outra alternativa e' comprara um quadro de fixa ou uma fixa usada - tem muitas ofertas no grupo do Facebook - https://www.facebook.com/groups/191318957665494/

      ou no Forum Cromoly que esta tambem no Facebook; e tem ainda o www.pedal.com.br. Ats, MF

      Excluir
  3. Da pra usar pedivela integrado com central hollowtech na bike fixa???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unknown,

      Sim da', desde que ele propicie uma boa linha de corrente. Ats, MF

      Excluir