Bianchi Ocelot MTB Fixa (pinhão Surly Dingle 21x17 e a altura do mov.central é 29cm)

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Como Converter Pedivela Triplo de MTB em Pedivela para Bike Fixa

A reciclagem dos pedivelas TRIPLOS de MTB, principalmente os antigos com 170mm de comprimento, faz sentido porque a furação deles é de 110mm BCD e com 5 furos, e existem coroas em abundancia nessa furação (a mesma de BMX e dos pedivelas compactos de estrada). Além disso, muitos vem com coroas de aço que são ótimas para fixa, e eles tem encaixe de ponta quadrada e para isso existem movimentos centrais com eixos mais curtos ( deixam a transmissão com uma boa linha da corrente) que permitem que esse tipo de pedivela seja  usado em uma fixa ou singlespeed.

Existe uma maneira de descobrir a furação de um pedivela ou coroa para isso basta medir a distancia de centro-a-centro de dois furos contíguos em milímetros e multiplicar por 1,7. Um pedivela / coroa com furação de 110mm BCD tem uma distancia entre furos de 64,7mm, e um de 130mm BCD (padrão Shimano de estrada) tem 76,5mm, multiplicando-se essa distancia por 1,7 teremos 130mm BCD.

Tabela p/ Identificar Furação da Coroa (c/ 5 furos)


Os pedivelas que usam o sistema Octalink da Shimano ou ISIS ou outro tipo de movimento central estriado, não oferecem muitas opções de comprimento de eixo, e, portanto o trabalho de reciclá-los não vale à pena. A exceção é o pedivela XTR que usa a mesma versão de movimento central Octalink do grupo Dura Ace de estrada, que neste caso o MC tem um eixo de 109.5mm de comprimento.

Muitos dos pedivelas TRIPLOS de MTB da Shimano, Suntour, Sugino e Sakae produzidos nos anos oitenta e noventa vinham com uma furação de 110mm BCD e com 5 furos, que também é muito usada pelas BMX e hoje é a furação padrão dos pedivelas duplos compactos de estrada, que em geral tem uma relação 50 x 34 dentes . Em suma, essa furacão de 110mm BCD e com 5 furos,  têm uma boa oferta / disponibilidade de coroas com variados números de dentes. Além disso, muitos têm coroas de aço que são ótimas para bike fixa, pois são mais rígidas e resistentes que as de alumínio, ou seja, são mais adequadas para dar conta do alto torque da pedalada ou freada, e uma única coroa de aço não acrescenta muito peso a bike. Porém, o que se ganha em longevidade mais que compensa às poucas gramas adicionais, neste tipo de aplicação uma coroa de aço dura cinco vezes mais que uma de alumínio (fonte: http://www.63xc.com/mattc/surlyring.htm ) . Ressalte-se que a Surly está fabricando coroas em aço inox destinada à bikes fixas e singlespeed nas furações mais populares: 94mm (MTB); 104mm (Shimano MTB); 110mm (BMX, MTB Antiga) e 130mm (Shimano / SRAM estrada).

Pedivela Deore LX Triplo - FC-M550 (110mm BCD)
Pedivela Triplo SEM as Coroas

Outro aspecto é que a Shimano mudou a furação dos seus pedivelas de MTB, atualmente o BCD (Bolt Circle Diameter) é menor (104mm) e agora eles tem 4 furos e com isso muitos ciclistas abandonaram aqueles com a furação antiga – 110mm BCD e 5 furos, e, portanto eles são bons candidatos para uma conversão. Ressalte-se que esses pedivelas antigos da Shimano são de melhor qualidade, pois são forjados, do que esses da Sugino para BMX vendidos nas bicicletarias de bairro. 

O pedivela mais popular entre os fixeiros brasileiros é o da Sugino para BMX que usa movimento central ponta quadrada, e vem com uma coroa de 44 dentes e tem 170mm de comprimento e cuja furação é 110mm BCD, cujo preço fica entre R$ 60,00 a R$ 75,00. Esse pedivela não é forjado, e por isso é mais em conta. 

Pedivela Sugino p/ BMX (110mm BCD; 170mm e Não é Forjado)


A reciclagem ou re-aproveitamento de um pedivela TRIPLO em uma bike fixa consiste em eliminar os suportes para a terceira coroa, que é a menor coroas das três e que tem uma furacão de 74mm BCD, enquanto que as duas coroas maiores compartilham a furacão 110mm BCD.

Faz-se necessário eliminar os suportes da furação de 74mm BCD (da TERCEIRA COROA , a MENOR das três) porque usando-se um movimento central com eixo mais curto (requerido em uma fixa por causa da linha da corrente) eles fatalmente irão roçar o “chainstay” (tubos que vão da caixa do movimento central às gancheiras).

É importante ressaltar que o foco desta reutilização é aproveitar aquele pedivela Triplo que você não vê mais uso, ou está abandonado, ou ainda você está transformando em fixa uma MTB antiga, em uma bike fixa de baixo custo; e, portanto esse pedivela não precisa ser necessariamente com furação de 110mm BCD e 5 furos.  Ressalte-se que a Campagnolo lançou no passado pedivelas TRIPLOS de estrada (encaixe ponta quadrada) com furação de 135mm BCD para as duas coroas maiores e 74mm BCD para a coroa menor.

Focamos nos pedivelas TRIPLOS com furação 110mm BCD para MTB porque eles são mais abundantes que as demais furações e que em geral são para movimento central de ponta quadrada. Entretanto, o que discutimos do processo aplica-se a qualquer tipo de pedivela TRIPLO que você queira usá-lo em uma fixa.

A eliminação dos suportes da terceira coroa requer os serviços de um torneiro para que tudo fique bem acabado, simétrico /nivelado.

Pedivela com Suportes Eliminados e Extrator de Pedivela da Shimano

O importante nesse processo é ter um extrator de pedivela que possa ser preso adequadamente no torno, caso contrário podem acontecer três coisas: 1) o torneiro não fazer o serviço – pela dificuldade em prender o pedivela; 2) sugerir fazer um suporte ou ferramenta para prender o pedivela no torno – o que era simples e barato, torna-se caro e complicado; 3) prender a aranha do pedivela diretamente no torno, o que vai causar riscos profundos e indesejados, afetando a estética. Abaixo mostramos na foto alguns dos tipos de extratores de pedivela: 


Extratores de Pedivela

O da esquerda é da marca Shimano, o do meio é o da Park Tool mas o cabo está desrosqueado e o da direta  é da Campagnolo.

Pedivela com Extrator Rosqueado

Na foto abaixo está um pedivela triplo no qual foi eliminado o suporte para a terceira coroa.

Pedivela c/ Suporte da 3a. Coroa Eliminado

Pedivela Exage 300 Convertido (110mm BCD e 5 furos)
Resumindo, esse reaproveitamento vai custar bem menos que a compra de um pedivela barato disponível nas bicicletarias de bairro, e em termos de estética e durabilidade ( os Shimano, Suntour e Sakae são forjados), será muito melhor.

By MarchaFixa

5 comentários:

  1. Entrei a pouco tempo pro time das fixas, converti uma antiga mountain bike da Caloi em fixa, o resultado ficou muito bom e barato, porem tenho tido problemas com as porcas de fixação do pé de vela que insistem em afrouxar, qual a melhor solução pra resolver isso?

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    1. Raphael, Quais porcas parafusos? As que prendem o pedivela no eixo do movimento central? Ou as porcas que fixam as coroas no pedivela?

      Os pedivelas de ponta quadrada modernos usam um PARAFUSO para fixa-los no eixo do movimento central - se está folgando pode ser que a rosca do eixo esteja espanada. Se voce está utilizando aqueles mov. centrais antigos cujo eixo tenha uma rosca na ponta para parafusar uma porca - também pode ser que esteja espanado. Outra causa pode ser que o pedivela esteja rachado. A solução no caso de parafuso ou eixo do mov. central espanado é trocar tudo. Caso estejam espanadas as porcas/parafusos da coroa - também é preciso trocar. Se o pedivela está com problemas - rachadura- é melhor trocar para evitar acidentes. Ats, MF

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    2. Faltou acrescentar outra situação, caso as roscas e o pedivela estejam OK, e a folga é devido a vibração, sugiro colocar trava-rosca de MÉDIO torque e se for possivel arruelas de pressão. Ats, MF

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  2. Olá,
    Primeiro parabéns pelo blog tem sido de muita ajuda na minha pesquisa sobre o mundo fixed gear..

    Estou em busca de dicas sobre quadro para montar minha primeira fixed, tenho um quadro de alumínio da caloi supra 26"(semelhante a este: http://img.olx.com.br/images/29/295629002900521.jpg ), hoje utilizo esta como híbrida e para treinos de estrada, esta é equipada com o grupo Deore 9V, pedivela integrado, estou com a ideia de transformá-la em fixed, o uso será maior em estrada para treino.

    Minha primeira ideia é mudar rodas, garfo, freio, adaptar pedivela, explicarei abaixo, continuar com quadro, mesa, guidão e retirar o que ficar desnecessário..

    *GARFO: CALYPSO 'carbono com espiga alumínio' ou mesmo o VICINI ROUBAIX II 'full carbono', vi este último com preço semelhante ao da CALYPSO.

    *RODAS: Trocar o jogo de rodas 26" para 27" com aros Vzan Team Flyer.
    -roda dianteira: cubo deore 32F (já tenho)
    -roda Traseira: cubo flip-flop (fórmula ou MOB - você indica algum? 'Custo x Benefício'), vi modelos que permitem fixa e single ao mesmo tempo, tipo esse ( http://bikeadventuremg.com.br/products/Cubo-MOB-para-bike-fixa.html ), certo isso?

    *PEDIVELA: A ideia é usar o Deore integrado e retirar as coroas de 24 e 32, deixando a de 42.

    Outra possibilidade que tenho estudado é comprar um quadro novo, pensei neste da vicini, que está abaixo, mas daí todo o planejamento mudará:

    http://www.turnesbikeshop.com.br/produto/Quadro-Garfo-de-carbono-Vicini-Roubaix-II/302/

    Vi uma fixed montada em um quadro da specialized, acho que nesta do link abaixo, mas, para este modelo o valor não ajuda..

    http://www.bikepointsc.com.br/produto/Quadro-Specialized-Tarmac-Comp-SL2-2780

    O que você acha desta ideia, estou indo pelo caminho certo?
    Agradeço, novamente pelas matérias do blog.

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    1. Thiago,

      O quadro que você mostrou tem gancheiras verticais e isso complica como você pode ver em outro post do blog. E' MTB e vai requerer muitos ajustes - freio , pois troca rodas de 26 para 700c.

      Essa bike da Vicini também nao serve pois tem gancheiras verticais e nem essa Tarmac da Specialized - mesmo problema.

      E' difícil recomendar alguma coisa sem saber o quanto se quer gastar. Voce fala que vai usar para treino.

      A Vicini tem uma de Pista que vai servir perfeitamente para voce. A outra alternativa e' comprara um quadro de fixa ou uma fixa usada - tem muitas ofertas no grupo do Facebook - https://www.facebook.com/groups/191318957665494/

      ou no Forum Cromoly que esta tambem no Facebook; e tem ainda o www.pedal.com.br. Ats, MF

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