Bianchi Ocelot MTB Fixa (pinhão Surly Dingle 21x17 e a altura do mov.central é 29cm)

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Pinhão Boone (titânio) Parafusado no Cubo de Disco

By Tom Chow


Pinhão Boone Ti Parafusado no Cubo de Disco


Enquanto eu estava pedalando minha bike fixa está manhã indo para o trabalho, eu tentei lembrar a última vez que tinha feito a manutenção dela. Exceto a época que eu removi a roda para tirar algumas fotos para um artigo na Fixed Gear Gallery, eu não acho que eu tenha tocado nela desde o tempo de dois invernos atrás, quando eu montei o pinhão parafusado no cubo. Isso está em completo contraste com a minha bike singlespeed, cuja roda-livre singlespeed e os rolamentos do cubo precisaram de serviços de manutenção. A história é assim ...

Três anos atrás, eu estava me sentindo um pouco desesperado, tendo detonado alguns cubos de fixa devido a uma combinação de pinhões de qualidade questionável e baixa relações de pinhão/coroa. Então eu li o artigo seminal de Jason Millington (
Disk Hub / Fixed Hub - http://www.63xc.com/jasom/milldisc.htm ) neste site. Eu consegui um cubo de disco dianteiro, substitui o eixo original (100mm) por um eixo traseiro com 135 milímetros, e o cubo foi re-espaçado e montado/enraiado como uma roda traseira. Então eu peguei um pinhão singlespeed, fiz seis furos nele e montei/parafusei ele no cubo de disco.

Bem, o pinhão parafusado funcionou tão bem, que eu decidi fazer uma extravagancia e comprei um pinhão com seis furo da  Boone Ti (titânio). Na época, o Boone era o único pinhão parafusado disponivel comercialmente.

O Boone estava fadado a ter uma vida dura. Meu trajeto no inverno era uma mistura de estradas e trilhas. Eu pegava chuva, as vêzes chuva gelada e neve. As nossas estradas que são regularmente salgadas quando a temperatura cai abaixo de zero, e é jogado areia quando cai abaixo de -10 ° C.  Os ciclistas recebem uma mistura de areia, sal e água semi-congelado pulverizadas por todo o “drivetrain” (cubo, pinhão, corrente e pedivela/pedais).

As trilhas são bem mais limpas desde que a temperatura fique abaixo do congelamento. As ciclovias e as trilhas rochosas são todas pedaláveis na chuva, e a chuva na verdade leva para fora da estrada o sal e limpa a bicicleta. É mais ou menos isso. (Isso ajuda se você não se importa com um pouco de lama.)

Considerando que eu não tenho o luxo de ter água aquecida fora de casa, ou a possibilidade de lavar a bike dentro de casa, a bicicleta passa o inverno apenas encostada após a porta, descongelando, pingando e secando até a sua próxima viagem de duas vezes por dia. Você pode imaginar o estrago que esse tratamento traz para ela. Peças de aço e alumínio corroem e se grudam umas as outras. Eu tenho os pedais que não vão desrosquear dos braços do pedivela, os “nipples” que não vão desapertar dos raios, canote do selim que se torna parte permanente do quadro ...

Ao longo dos anos, este regime duro levou-me a desenvolver uma configuração que resiste ao desgaste do inverno. Os elementos cruciais são um quadro de Ti (titânio), cubo de esferas com copo/cone, e um sistema de transmissão fixo. O pinhão Boone para parafusar se encaixa perfeitamente nisso.

Pinhão Boone de Titânio

Após uma temporada de uso e três correntes, o pinhão parafusado apresenta apenas leve desgaste. A abrasão aparece nas pontas dos dentes, e um pouco de marcas dos elos da corrente onde eles tocam a base do pinhão. A transmissão (cubo, pinhão , corrente e pedivela/coroa) gira suave e silenciosamente, quase como novo (sempre que substituo a corrente, é isso que acontece).

Esse pinhão parafusado funciona bem. Eu não posso reclamar. Que mais para dizer?

COMENTÁRIO:

A razão para traduzir este artigo foi de relatar a experiência / testemunho de uso do cubo de disco com pinhão parafusado em condições realmente extremas. Condições infinitamente opostas do ambiente limpo e asséptico do velódromo. O autor relata também que teve problemas com os cubos de fixa tradicionais, e por isso ele fez essa mudança. Isso mostra que o cubo de disco é uma alternativa muito viável e segura para montar uma fixa. O ambiente em que esse cubo/pinhão foi testado é infinitamente distante da realidade brasileira. No Brasil, no máximo vamos ter um banho de areia / água quando pedalamos em dia de chuva em uma rua perto do mar, mas não o sal na quantidade que é jogado nas ruas durante o inverno nas regiões do norte dos Estados Unidos.

Mesmo no nosso clima aprazivel, acontecem desastres com cubos de pista tradicional (duas roscas) como pode ser visto na história abaixo que apareceu  no site www.pedal.com.br nesta página.

"Boa tarde! Estou vendendo minha bicicleta de pista /roda fixa. É uma KHS flite 100, com quadro de cromo, tamanho 53. Esta bike é de roda fixa originalmente de fábrica. Como podem ver nas fotos, troquei o selim e o guidon original. Troquei também o cubo traseiro original por um cubo fórmula, que é mais resistente. O cubo original espanou com os skid stops, por isso troquei. Como o cubo fórmula é de 32 furos, e o original é 36 furos, precisei trocar também o aro traseiro . . . ." 

Neste caso, o problema pode ter ocorrido porque provavelmente o pinhão e o lockring não estavam bem apertados e dando skids eles espanaram. Além disso, para evitar de espanar, é preciso que o pinhão e o lockring sejam de boa qualidade em termos de espessura, passo/diâmetro da rosca.

Outro aspecto é que provavelmente o fabricante do cubo original dessa bike seja a própria Fórmula, pois eles fabricam para muitos produtores/montadores de bikes que colocam o seu próprio nome no cubo (por exemplo: IRO, Alien, Nasbar, Harrys Cyclery etc.).

No site da Surly (fabricante de cubos de fixa, pinhões e lockrings) eles comentam que testaram muitos pinhões/lockrings de outros fabricantes e descobriram que muitos não seguem os padrões adequados quanto as roscas, espessura do pinhão na parte rosqueada etc.  Além disso,  convém não esquecer que pinhão e lockrings são de cromoly ou aço temperado vs. aluminio da rosca do cubo, quem será que resiste melhor (sem espanar) esse jogo de forças que eles são submetidos?

Neste post do MTB Forum tem mais experiências positivas sobre o uso de cubo de disco convertidos:

http://forums.mtbr.com/showthread.php?t=383068

Fica uma pergunta para os céticos sobre a resistência / durabilidade do cubo de disco convertido para pinhão parafusado:  Será que um cubo tradicional de pista / fixa aguenta o tratamento dispensado pelo Tom Chow nesse ambiente agreste? 



Nota: Tom Chow escreveu outro artigo para o Fixed Gear Gallery onde ele conta como transformou um cubo de disco dianteiro em cubo de fixa com pinhão parafusado. O link é: http://www.fixedgeargallery.com/articles/tomchow/dischub/

No blog também tem as etapas de como re-espaçar um cubo de disco para receber um pinhão parafusado, e o link é:  Como Transformar Cubo-de-disco em Cubo de Fixa.


Esta tradução foi possível porque gentilmente Mr. Will Meister, do site http://www.63xc.com e também da http://www.hubjub.co.uk - loja virtual especializada em bikes  e componentes para fixas, nos deu a autorização.

By MarchaFixa

Um comentário:

  1. Era disso que estavamos falando outro dia. Apesar das suapeitas que tinha estarem certas, que peças de pista funcionam bem em pista e não necessáriamente bem na rua.
    É realmente uma questão de se pensar como e quantas vezes por dia vão ser usadas e também a kilometragem. Aí sim, depois disso decidir como e com quais peças montar uma fixa.

    ResponderExcluir