Bianchi Ocelot MTB Fixa (pinhão Surly Dingle 21x17 e a altura do mov.central é 29cm)

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Perguntas & Respostas sobre Como Ressuscitar Cubo de Fixa Espanado



Estas Perguntas & Respostas são para complementar o post  aonde descrevemos o processo de instalação do anel adaptador para freio a disco / pinhão parafusado usando chavetas para prendê-lo no cubo.


1) Antigamente você adotava outra maneira de prender o anel adaptador no cubo – que era colocar seis parafusos allen sem cabeça (3 ou 4mm de diâmetro) os quais transpassavam o anel adaptador e cravavam na rosca do cubo,  Qual a razão da mudança?
O método anterior funciona bem, mas é mais caro e complicado que prender com chaveta. Explico. Ele requer que se façam seis roscas no anel adaptador. E, para isso é necessário ter um macho e fazer o furo prévio na furadeira de bancada (que poucos tem em casa) para o mesmo ficar perfeitamente paralelo.  Por outro lado, no caso de chavetas, você consegue fazer os três furos das chavetas utilizando uma furadeira elétrica manual comum. E foi isso que usei para fazer os furos das chavetas nos cubos que recuperei/converti.
O outro método de prender o adaptador de freio a disco no cubo de rosca utiliza seis (6) parafusos Allen que com isso evita dele se desrosquear acidentalmente ou por um skid de emergência. Esse processo está descrito no post: Como Converter Cubo de Rosca em Cubo com Pinhão Parafusado”.

2) Por que você recomenda que se use o adaptador para freio a disco somente em Cubos com Flange Alta?
Nos cubos de Flange Baixa, o adaptador impede que o raio seja instalado, ele fica bem em frente ao furo para o raio. E, isso inviabiliza a eventual troca de um raio quebrado no lado do adaptador.

3) Por que usar uma bacia para apoio da roda no momento da furação?
Essa foi a solução que encontrei para manter a roda nivelada (assim o eixo não atrapalha) e bem apoiada para efetuar os furos com furadeira manual para inserir as chavetas (parafusos auto-atarrachantes).
Isso não impede de ser usada outra alternativa desde que você tenha uma posição / estabilidade adequada da roda para a execução dos furos.

4) Poderia furar o encaixe das chavetas usando uma furadeira de bancada?
A roda, devido ao diâmetro, não cabe em uma furadeira de bancada normal.

5) Qual a razão para montar o adaptador para freio a disco no cubo depois dele estar enraiado no aro e com o pneu montado?
O motivo é que se tem mais alavanca para apertar bem o anel adaptador nas roscas do cubo.
Colocando o adaptador antes de enraiar o cubo - a “pegada” no cubo para apertar o anel adaptador é menor.  Então visando evitar danificar ou prejudicar a estética do cubo com arranhões é melhor colocar o adaptador com a roda montada com pneu.

6) Por Que colocar 3 chavetas?
É uma maneira de distribuir melhor o torque do pinhão sobre o adaptador/ Cubo.

7) Por Que usar também cola epóxi para prender o adaptador no cubo?
A cola funciona como "graxa" e também elimina o impacto da vibração, que pode afrouxar o adaptador e/ ou chavetas. A cola preenche todos os micro-espaços entre os componentes e isso minimiza o impacto da vibração. Ela aumenta a adesão do adaptador ao cubo.

8) Qual é a melhor opção? Adaptador de freio a disco (pinhão parafusado) chavetado ou pinhão chavetado?
O adaptador para freio a disco chavetado é melhor, pois fica muito mais firme que o pinhão chavetado (por não existir a diferença de dureza entre os materiais), ou seja, a chaveta/parafuso entra mais justinho (e consegue fazer rosca) e uma eventual troca de pinhão é muito, mas muito mais fácil.
No caso do pinhão chavetado, como os dois componentes tem graus de dureza diferentes não se consegue fazer um furo para a chaveta simultaneamente, isto é pegando as duas peças. Primeiro é preciso fazer um MEIO furo no pinhão de aço, rosquear o pinhão no cubo e aí usando o MEIO furo do pinhão como guia fazer a outra metade do furo no cubo de alumínio. E com certeza SE usar como chaveta um parafuso auto-atarrachante, isso não vai funcionar a contento - pois os pinhões são feitos de aço - e não vai fazer rosca, e assim só vai fazer rosca no MEIO furo do cubo que é de alumínio!!!  E, além disso, a troca de pinhão vai ser bem trabalhosa e pode implicar em folga que vai requerer um parafuso/chaveta com diâmetro ainda maior.

9) No passado você recomendou o adaptador somente para cubo antigos top de linha, mas agora você usa em qualquer cubo de Flange Alta. Qual a razão da mudança?
A razão era o custo do adaptador. Um adaptador da Montanovelo (California, USA) de alumínio custa US$ 35 + frete. A alternativa de mandar fazer por um torneiro em Sampa custava em 2012/2013 cerca de R$ 100,00.
Depois descobri que a Wind Bikes vende no Mercado Livre o adaptador por R$18,00 + frete, um preço bem razoável, inferior ao custo de uma câmara para pneu de speed (700c), exceto as da Decathlon.
Recentemente fiz uma busca na web e descobri vários fornecedores desses adaptadores para freio a disco no Sudeste da Asia (China, Hong Kong etc.), com preços arrasadores. Tem vendedores cobrando US$ 1.00 /unidade com o frete incluso pelo adaptador!!!
Ressalte-se que o custo mais baixo de cubos para fixa (sem marca) na Deal Extreme ou Aliexpress é ao redor de US$ 25.00, mas você pode cair na malha fina e terá de pagar imposto de importação (60%) e a taxa dos Correios (R$ 12,00).
Esse baixo custo do adaptador permite a recuperação de cubos de fixa tradicionais de boa qualidade, assim como os mais simples que tenham espanado a rosca do lockring. Eu já reciclei/recuperei um cubo Fórmula de fixa – Flange Alta - com a rosca do lockring espanado usando o adaptador para freio a disco. A reciclagem só vale a pena se o cubo espanado é comprado a um preço convidativo.

10) Dá para usar o anel adaptador para freio a disco em qualquer cubo de rosca com Flange Alta?
Sim, desde que o cubo tenha a mesma rosca que o anel adaptador. A rosca do anel é o padrão ISO/BSC/Inglês cuja rosca é 1.37’ x 24 TPI.
No caso de cubos com rosca francesa (35mm x 1 mm) é preciso que o adaptador seja feito por um torneiro.
Cuidado com os cubos com rosca italiana, que neste caso existe uma diferença de 0,3 mm (três décimos de milimetro) no diâmetro da rosca em relação ao padrão inglês /ISO. A rosca italiana é 35mm X 24 TPI enquanto que a inglesa é 34.7mm (1.37 polegadas) x 24 TPI. Essa pequena diferença é grande. Uma maneira de resolver isso é usar um pinhão de cromoly com rosca inglesa para rosquear no cubo com rosca italiana – ressalte-se que o cubo precisa estar montado/enraiado na roda de modo a ter alavanca para girar o pinhão e assim desbastar a rosca. É um pouco trabalhoso esse processo manual de desgaste da rosca do cubo.

11)  É possível desfazer a chaveta  para dar outro uso ao cubo?
É muito difícil desfazer. Considerando que a chaveta está rosqueada e colada com epóxi super-resistente, e a cabeça do parafuso/chaveta foi eliminada.

12) O adaptador para freio a disco da Wind Bikes aguenta skids?
A resposta honesta é Não Sei.
A Wind Bikes não informa o tipo de liga de alumínio que é feito o adaptador, e nem informa se foram feitos testes de resistência do adaptador sendo usado com freio a disco.
O adaptador da Montanovelo (USA) é mais robusto que o da Wind Bikes e é feito de alumínio 7075 T6 com tratamento térmico para aumentar a resistência, e não tem os recortes como o da Wind Bikes. E vai aguentar melhor o torque dos skids.
Tenho em uso duas rodas com o adaptador da Wind Bikes e não tive problemas, mas não dou skids.
 

Adaptador MontanoVelo (dir.) e Copia do Adaptador Brasil (esq.)

 

Adaptador Wind Bikes & Similares - 1


Adaptador Wind Bikes & Similares - 2

        
Boas Pedaladas a Todos,

By MarchaFixa

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