Bianchi Ocelot MTB Fixa (pinhão Surly Dingle 21x17 e a altura do mov.central é 29cm)

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Como Ressuscitar Cubo de Fixa Espanado



O foco deste post é o uso da chaveta para prender um adaptador para freio a disco no cubo de rosca com FLANGE ALTA para colocar um pinhão parafusado. Ou ainda, salvar um cubo de fixa (Flange Alta) cuja rosca do lockring tenha espanado, ou mesmo se a rosca do pinhão estiver ruim, mas se for possível rosquear o adaptador também dá para salvar.

Ele representa uma variação do post “Como Converter Cubo de Rosca em Cubo com Pinhão Parafusado”, pois este post trata do mesmo assunto, mas explica outra maneira de prender no cubo o anel adaptador para pinhão parafusado.

Roscas para Prender o Adaptador no Cubo com Parafusos Allen


O uso de chavetas já foi objeto de um post AQUI. O titulo dele é: "Como Montar Um Cubo Fixo com Pinhão Chavetado”.

A chaveta nada mais é que uma espécie de cunha que é inserida entre duas partes móveis e com isso faz-se o travamento das mesmas. A vantagem de colocar três parafusos-chaveta é que com isso ocorre uma melhor distribuição do "stress" do pinhão sobre o cubo/adaptador.

Ressalte-se que existem muitos cubos de fixa tradicional encostados, jogados por aí por causa de alguma rosca espanada. Constatei isso quando coloquei um anuncio no grupo do Facebook dedicado à Compra e Venda de Peças para Fixas, e surgiram muitas ofertas de cubos espanados. Acabei comprando um par de cubos da Formula que tinham alguns problemas: pintados de laranja, rosca espanada e um cone traseiro com buracos, mas que era possível solucioná-los. A compra de cubos para recuperação só vale a pena se comprados a um preço bem atrativo. O custo final dos cubos ressuscitados ficou em 1/3 do custo de cubos novos equivalentes.

Abaixo estou descrevendo como eu instalei um anel adaptador para freio a disco chavetado em um cubo de rosca antigo Campagnolo Gran Sport com Flange Alta e também em um cubo Formula de fixa – Flange Alta - que comprei espanado (a rosca do lockring), o qual foi montado em minha Caloi 12 fixa após a recuperação.

Como Fazer

Material /Ferramentas Necessárias:

1 – Furadeira elétrica manual com brocas curtas de aço rápido com 3.0 mm ou 3.5 mm de diâmetro, um desbastador (ponta montada) para fazer a marca para a broca não resvalar.


2 – Bacia com 40 cm de boca para apoiar a roda; um tamanho que deixe a roda bem firme, estabilizada. 


3 - Cola Epóxi – Bi-componente , tipo Araldite. Eu uso a Profissional que tem a cura/secagem mais lenta. E, fita crepe para isolar o que não vai ser colado.


4 – Três parafusos  auto-atarrachantes de boa qualidade (aço temperados ou de inox), use aquele que tenha um diâmetro que seja 0,5 mm (meio milimetro) maior que a broca e um comprimento de 15mm.


5 – Uma chave de fenda compatível com a cabeça dos parafusos auto-atarrachantes.


6 - Um anel adaptador para freio a disco com rosca compatível com a rosca do cubo e um espaçador caso o adaptador fique muito para dentro. O adaptador da Wind Bikes vem com um espaçador.  
Ressalte-se que um adaptador para freio a disco custa cerca de R$ 18,00 + frete no Mercado Livre. Esse do ML tem um BCD (Bolt Circle Diameter) de 44 mm, que é o padrão ISO.  Fiz uma busca na web e tem vários fornecedores desses adaptadores no Sudeste da Asia (China, Hong Kong etc.), entretanto eles oferecem com dois BCD : 44 mm ou 48mm, mas o correto é o ISO com 44mm.  Tem vendedores cobrando pelo adaptador US$ 1.00 com o frete incluso!!! (Obs.: Na feirinha da Luz, que acontece no primeiro domingo de cada mês, tem gente vendendo cubos antigos de FLANGE ALTA da Caloi (Sansin), Peugeot (Normandy) a preços bem atrativos que podem ser convertidos para pinhão parafusado usando esse adaptador).

Adaptador de Freio a Disco / Pinhão Parafusado


7 - Um pinhão furado para auxiliar rosquear o adaptador no cubo. Esse da foto abaixo é um pinhão da Velo.

Pinhão Velo de Rosca Furado



8 - Um extrator de pinhão.


Extrator de Pinhão Fixo - Shimano Dura Ace


9 – Uma Roda com cubo de rosca já re-espaçado - vide post sobre esse assunto como se fosse para colocar um pinhão fixo de rosca inglesa (1.37” X 24 TPI) de modo a ter uma boa linha da corrente; ou uma roda com cubo de fixa com rosca espanada. Essa roda precisa estar montada com camara e pneu.


10 – Álcool para limpeza, assim como retalhos limpos de tecido.


11 – Mini-Retifica, se possível, ou uma lima ou lixa de ferro para eliminar a rebarba dos parafusos/chavetas.



Etapas / Procedimento da Execução:

A seguir apresentamos uma descrição da sequência de procedimentos necessários para instalar no cubo o adaptador para freio a disco e prendê-lo com chavetas. 


1 – Verificar como fica o posicionamento do adaptador na rosca do cubo. A posição correta é que ele deve ficar alinhado com o final da rosca do cubo, caso fique muito para dentro deve-se colocar um espaçador para alinhá-lo.

Cubo de Rosca c/ Adaptador & Três Chavetas



2 – Limpar bem as roscas do adaptador e do cubo. Parafusar o pinhão no adaptador.


3 – Isolar as partes que não serão coladas com fita crepe.  Aplicar a cola epóxi (funciona como graxa) em ambas às roscas. Rosquear o adaptador (c/ o pinhão parafusado) no cubo.  Apertar bem o adaptador no cubo usando o extrator de pinhão.


4 – Limpar o excesso de cola com o álcool, rapidamente.  


5 – Retirar o pinhão parafusado do adaptador e efetuar a limpeza de eventuais resíduos de cola epóxi.


6 – Aguarde o tempo indicado pelo fabricante para cura/secagem da cola epóxi.


7 – Após a cura da cola, efetue as marcações dos furos nas intersecções entre a rosca do adaptador e a rosca do cubo. É fundamental que o furo para a chaveta fique dividido igualmente entre o cubo e o anel adaptador.


8 – Apoie a roda na bacia e faça um pequeno sulco na intersecção das roscas, que vai servir de guia para a broca de 3 ou 4 mm.


9 – Faça os furos, na intersecção, de modo que as chavetas fiquem bem paralelas ao eixo do cubo. Esses furos devem ter a profundidade da largura da rosca – no caso de cubos de rosca antigos isso é ao redor de 10 mm e no caso de cubos de fixa espanados tem cerca de 6 mm a largura da rosca aonde vai o pinhão. Recomenda-se checar a largura da rosca, pois existem variações entre as marcas.


Chaveta Inserida na Intersecção

Cubo de Pista - Largura Rosca do Pinhão

Cubo de Rosca - Largura da Rosca do Pinhão

 


10 – Passe cola epóxi nos parafusos e com a chave de fenda insira-os nos furos para chaveta. Parafuse-os até quebrarem a parte que ficou de fora do furo.


11- Limpe os resíduos que sobraram de cola epóxi.


12 – Deixe a cola epóxi curar. Depois disso elimine com a lima ou mini-retifica eventuais rebarbas / restos dos parafusos-chaveta. Caso contrário isso poderá atrapalhar o assentamento do pinhão parafusado sobre o adaptador.


13 – Monte o pinhão parafusado no cubo. Depois disso, sua roda esta pronta para ser instalada na bike fixa.


Ressalte-se que esta solução para cubo de fixa espanado é muito mais econômica que utilizar o FixKin Lock , o qual foi objeto de um post aqui.



No POST ANTERIOR preparamos uma lista de Perguntas & Respostas de modo a sanar eventuais duvidas dos fixeiros.



Gambiarras não existem. O que existe são coisas mal feitas e coisas bem feitas. Simples assim.


Boas Pedaladas a Todos com o Cubo Convertido ou Ressuscitado com Adaptador de Pinhão Parafusado Chavetado.


By MarchaFixa

Nenhum comentário:

Postar um comentário