Bianchi Ocelot MTB Fixa (pinhão Surly Dingle 21x17 e a altura do mov.central é 29cm)

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Bike Check: Quadro Artesanal de Fixa F. Bello



Depois de rodar quase um ano com o quadro misto fixa/marchas feito pelo Fiorentino Bello, resolvi fazer um quadro tradicional de fixa com tubos Columbus SL Niobium e cachimbos em inox – modelo Arrowhead,  assim como as gancheiras. O garfo também foi confecionado pelo Sr. Bello e é um com cachimbo Cinelli no qual as laminas encaixam nele e tudo fica no mesmo plano – ou seja, não existe um degrau entre o cachimbo e os tubos. Outro aspecto é que o cachimbo do movimento central foi modificado e foram retiradas as guias para os cabos de câmbios. Basicamente entreguei para o Sr. Bello um desenho com as medidas e os ângulos são aqueles estabelecidos no gabarito dele; os quais funcionaram muito bem no quadro misto fixa/marchas.

 
Componentes do Quadro Antes da Solda

Cachimbos e gancheiras do Quadro


Um quadro similar é o S1 da Kinoko / Tokio Fixed vide aqui: http://www.kinokocycles.com/brands/tokyo-fixed-1/s1-2012.html  O quadro S1 tem tubos superiores (Columbus Spirit Keirin)  a este do F.Bello e o peso é de 2390 gramas (tamanho 53 cm).

A etapa de acabamento do quadro não foi feita pelo Sr. Bello. E que consistiu no seguinte: os cachimbos de inox foram polidos assim como as gancheiras antes da solda; depois do quadro finalizado foram jateadas as partes que foram soldadas com latão (”brake bridge” – ponte de freio; e o cachimbo do movimento central); novamente foram polidas as partes de inox para retirar os resquícios do fluxo da prata; limpeza/lixamento de todas as soldas; e novamente retoque do polimento das partes em inox; foi frezado o tubo frontal para instalar a caixa de direção; foram limpas com um “macho” as roscas do movimento central e foi dado um passe com o "alargador expansivo" (isso é jargão de torneiro)  no tubo do selim para deixar bem liso e assim facilitar a inserção do canote de 27.2mm. E, além disso, foi necessário frezar a pista do garfo, pois ela originalmente tem cerca de 27.5 mm de diâmetro (diâmetro para ser soldada) e precisa ficar com 26.4mm para instalar uma caixa de direção Campagnolo.

O Sr. Fiorentino Bello Verificando as Medidas




Quadro Antes da Montagem das Peças


Aprendi uma coisa nesse processo: usar componentes de inox implica em usar solda prata com 45% (preço do kilo é de R$ 3.360,00) e se gasta cerca de 40 gramas de varetas de prata, sem contar o tempo e o custo do polimento do inox – os cachimbos vêm cru, isto é sem acabamento/polimento.  Talvez seja melhor utilizar cachimbos de ferro fundido (os cachimbos Arrowhead existem em ferro fundido ou inox) e depois cromar todo quadro. Os cachimbos em inox custam cerca de 50% a mais do que o mesmo modelo feito em ferro fundido.  No caso de ferro fundido o acabamento e o custo da solda (latão) são muito mais baixos – basta jatear o quadro e dar um acabamento/lixada nas soldas e está pronto para a pintura.

Outro aspecto é a interação entre o “rake” (avanço) do garfo e o tubo superior e o impacto no “overlap” da sapatilha com pneu. Examinando a geometria de quadros keirin de pista constatei que muito deles não tem a geometria “quadrada”, isto é a medida de centro-a-centro do tubo do selim é igual a do tubo superior. Ou seja, o tubo superior é ligeiramente maior que o tubo do selim e obviamente isso pode ser compensado com uma mesa ligeiramente menor, mas o tubo superior mais longo alivia o “overlap”, mas isso tem que ser comedido para não aumentar em demasia a distancia entre eixos, que prejudica a performance.

Vou usar o quadro no estado cru, por enquanto, só com uma passada de graxa branca para proteção. Temporariamente vou usar uma caixa de direção FSA para evitar o coloca/tira quando mandar pintar em definitivo o quadro. Novamente vou usar as peças que tenho guardadas e algumas que serão retiradas da bike mista F. Bello. Afinal das contas, a bike mista pode ser utilizada com marchas algum dia e essas peças não serão definitivas.

Fixa F.Bello Finalizada




Foto Frontal da Fixa F. Bello

Componentes da F. Bello Fixa

Quadro: F. Bello com tubos Columbus SL Niobium - peso de 1740  gramas com cachimbos Arrowhead. O peso total (quadro+garfo)  é de: 2420 gramas.
Garfo: F. Bello com cachimbo Cinelli com 680 gramas.
Cubo Traseiro: Campagnolo Record Pista flange baixa – 28 furos.
Cubo Dianteiro: Campagnolo Record Pista flange baixa - 28  furos.
Caixa de Direção: 1) Definitiva: Campagnolo Gran Sport/ Pista. 2) Temporaria: FSA com contra-porca Dura Ace NJS.
Guidão: Nitto bullhorn – modelo RB-018 HT – 42cm.
Mesa: Nitto – 100 mm.
Fita de Guidão: Bike Ribbon.
Manete de Freio: Salsa Cross Lever (direito).
Freio Dianteiro: Campagnolo Chorus Monoplaner (traseiro c/porca longa para garfo de carbono).
Canote: Campagnolo Record Aero 27.2 mm .
Selim: Selle San Marco Concor.
Movimento Central: Campagnolo Centaur AC-H – 111mm - BSC.
Pedivela: Campagnolo Record Pista 165 mm – polido (144BCD).
Parafuso do Pedivela: Campagnolo c/ Dustcaps.
Parafuso da Braçadeira do Canote: Campagnolo.
Coroa: Sugino 75 - NJS – 44 dentes.
Corrente : Miche Pista – 1/8”.
Pedal / Firma-Pé: Campagnolo Chorus Aero.
Correias: Campagnolo Chorus.
Aros: Mavic Open Sport – 28H (polidos).
Raios: DT Swiss / Wheelsmith.
Pinhão: EAI cromado 1/8” – 18 dentes.
Contra-Porca do Pinhão (Lockring): Campagnolo
Pneus: Michelin Dynamic II – 700 x 25.

Fixa F. Bello na Praça do Ciclista (Av. Paulista)


As peças retiradas da F.Bello Mista foram as seguintes: canote Record Aero; pedivela Campagnolo Record com pedais Chorus; os quais foram substituídos respectivamente por: canote Chorus Aero (fica mais compatível com o resto dos componentes – o freio é Chorus, assim como a caixa de direção); pedivela Campagnolo Record Strada c/ 165 mm e 144 BCD; pedal Suntour Superbe Pro Track NJS com firma-pé Galli (italiano) e com correias Campagnolo.  Abaixo tem algumas fotos da fixa mista com esses componentes. Originalmente a bike mista tinha um selim Selle Italia Turbo Pro Team – Indurain., mas troquei por um Brooks que é muito mais confortável, e mais detalhes sobre ela estão AQUI.

Bike Mista F. Bello - Montada como Fixa

By MarchaFixa

9 comentários:

  1. olá, adorei o blog, fiquei horas lendo sobre bicicletas fixas, recentemente adquiri uma singlespeed/fixa da marca eightbike, gostaria se possivel de saber sua opiniao (bem superficial) dos componentes/estilo da bici :)
    http://www.eightbike.com.br/monta.asp?link=geometria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alok,

      A Eightbike fixa é bem básica dado o nível dos componentes: cubos Men Joy, Neco, Promax e pedivela de 170mm de marca própria. Os cubos Men Joy são do nível do ShunFeng e não devem aguentar skids por muito tempo. Ats, MF

      Excluir
  2. Para bicicletas de marcha única, não existem quadros de alumínio novos com gancheiras horizontais e medidas convencionais de bicicleta de montanha (conote de selim, caixa de direção e movimento central)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre,

      Eu não tenho informações sobre quadros de aluminio, pois não gosto deles - são muito duros e portanto desconfortáveis. Ats, MF

      Excluir
  3. Olá, acompanho o seu blog sempre, e você está de parabens, estou aprendendo muito. Mas você pode me tirar uma dúvida por favor? Eu tenho uma Caloi 12 super italy, no caso, uma bike italiana, que precisa de movimento central com rosca italiana, assim como essa sua. A minha dúvida é a seguinte: eu comprei um movimento central do mesmo tamanho que esse seu (111mm), você sabe me dizer qual o tamanho do eixo de cubo eu devo usar? eu to preocupado com a linha da corrente, lembrando que o espaço entre gancheiras da super italy é de 130mm. E uma outra dúvida, no e-bay e em outros sites de compra, eles anunciam o movimento central shimano com rosca italiana, mas na foto aparece um MC com as medidas inglesas, é assim mesmo? A shimano vende seus MC italianos escrito com as medidas inglesas?

    ResponderExcluir
  4. Luiz Felipe,

    O eixo sólido para um espaçamento entre gancheiras de 130mm tem de ser de 174mm. A bike acima usa movimento central com rosca inglesa (BSC) (1.37" X 24 TPI). A Shimano fabrica movimento central com rosca italiana (36 X 24 TPI) e isso deve estar inscrito nos copos do movimento central . Ats. MF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, mas e então, no meu caso qual o tamanho de movimento central usar? o 111mm serve? ou qualquer outra curto serve? depois é só fazer um ajuste no espaço do cubo no eixo? Sobre o MC shimano, é justamente no copo do movimento central que vem a medida 1.37 x 24 TPI, e no anuncio diz rosca italiana

      Excluir
  5. Luis Felipe,

    O comprimento do eixo do MC depende da linha da corrente traseira e da linha da corrente do pedivela - muitos fabricantes dão essas informações, Caso voce não tenha elas, então vai ser um pouco de tentativa e erro , infelizmente. Leia o post: http://bikefixabr.blogspot.com.br/2011/05/comentario-sobre-movimento-central.html Ats, MF

    ResponderExcluir
  6. ficou top demais esse quadro

    parabens pelo blog, sem duvida um dos melhores sobre fixa

    ResponderExcluir