Bianchi Ocelot MTB Fixa (pinhão Surly Dingle 21x17 e a altura do mov.central é 29cm)

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

MEDIDAS DOS EIXOS PARA CONVERSÕES DE CUBOS EM FIXOS


Esse artigo surgiu de uma conversa com um sócio de uma bicicletaria especializada em fixas e bikes urbanas que comentou que aparecem rodas com cubos convertidos cujos eixos estão “bambas”, ou seja, você não consegue dar aperto/ajustar. O motivo é que o eixo sólido utilizado tem uma rosca que não é compatível com as dos cones/porcas que mantém o cubo sem folgas.

O artigo tem por objetivo detalhar as principais medidas dos eixos sólidos utilizados nas conversões de cubos para uso nas fixas/singlespeed.
Os Eixos dos cubos são medidos por:

Diâmetro: Os diâmetros mais comuns são: 1) dianteiros: 8 mm, 9 mm; e 2) traseiros: 9,5 mm e 10 mm,  5/16”  e  3/8” (este último é geralmente intercambiável
​​com 9,5 mm.). Existem quadros de pista japoneses (NJS) cujo espaçamento entre gancheiras é de 110mm e o diametro do eixo para entrar na gancheira precisa ser de 8mm – neste caso é um eixo especial – que medido numa posição tem 8mm e na outra posição tem 10mm.

Ressalte-se que os cubos de disco dianteiros p/ furação ISO da Shimano (modelos Deore HB-M525, XT HB-M756) usam eixos vasados que nas extremidades tem 9mm de diametro, mas a parte central tem 10mm de diametro e um passo de rosca de 1mm por fio de rosca. Na conversão dos cubos de MTB da Shimano para cubo fixo com pinhão parafusado deverá ser usado um eixo com diametro de 10mm com passo de rosca de 1 fio por milimetro.

Comprimento: No caso dos eixos sólidos (que usam porcas) o  comprimento varia de 155mm (espaçamento entre gancheiras de 110mm) até 180mm (espaçamento entre gancheiras de 135mm – MTBs modernas). No post Como Converter Cubo de Disco em Cubo de Fixa é mostrada uma tabela do comprimento de eixo sólido necessario em função do espaço entre gancheiras do quadro.

Passo de rosca: Esta é medida em FPP (fios por polegada) ou FPM - fios por milímetros de rosca. (Passo de 1 mm = 25,4 FPP).

Nas tabelas abaixo mostramos os detalhes dos eixos sólidos mais comuns e que podem ser utilizados na conversão de um cubo que utiliza eixo vasado em um de fixa de eixo sólido. Lembrando que não é necessário trocar o eixo vasado (p/blocagem) do cubo dianteiro por um sólido para colocar porcas; entretanto alguns ciclistas fazem isso por razões de estética.

Ressalte-se que é importante checar sempre a rosca dos eixos, pois algumas marcas de cubos mudaram o passo e/ou diâmetro do eixo; ou seja, no passado usavam 3/8” (+/- 9.5mm) de diâmetro e depois passaram a usar eixos com 10mm de diâmetro. Isso foi feito pela Shimano nos cubos de MTB.


Informações adicionais sobre roscas utilizadas em outros componentes de uma bike fixa e de marchas podem ser vistas neste post AQUI : "As Roscas das Bikes Fixas e Correlatas".

Boas Pedaladas à Todos.

By MarchaFixa

Nenhum comentário:

Postar um comentário