Bianchi Ocelot MTB Fixa (pinhão Surly Dingle 21x17 e a altura do mov.central é 29cm)

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Como Converter Cubo de Disco em Cubo Excêntrico para Bike Fixa com Gancheira Vertical

A FixKin empresa italiana que tem desenvolvido produtos criativos (“gambitechs”) para bicicletas fixas mais uma vez inovou. Os produtos dela já foram objetos de dois post no blog, aqui.

Ela desenvolveu uma peça que converte um cubo normal de fixa ou um cubo de disco em cubo excêntrico, ou seja, o cubo pode ser usado em quadros com gancheiras verticais e não vai custar uma pequena fortuna como o cubo Eccentrico Eno da White Industries (+/- US$ 230.00 – completo, incluindo a ferramenta).

Eu suponho que isso seja um protótipo, pois está sendo leiloado no site www.fixedgarage.com , aqui. E, pesquisei na web e não encontrei mais nada sobre esse componente.

Pelas fotos abaixo essa peça não é muito complicada de reproduzir. Como dizem os chineses: “Uma imagem vale por mil palavras”, e também se aplica o nosso ditado: “Para bom entendedor meia palavra basta”.

Cubo de Disco com Adaptador Excêntrico

Detalhe do Adaptador Excêntrico
Cubo Eccentric ENO

A FixKin está vendendo também o eixo excentrico completo - avulso - sem o cubo de disco, a um preço bem razoável de Euro$ 22.00 + frete. Ressalte-se que esse eixo pode ser usado em qualquer cubo de disco que utilize o mesmo eixo (com rosca 100mm x 1mm e que utilizem esferas soltas) dos cubos de disco Shimano (Deore, Deore XT etc.) como por exemplo: ShunFeng, Quando etc. A foto do eixo excentrico avulso da FixKin está abaixo.


Eixo Excentrico FixKin para Cubo de Disco

Efetuei um desenho baseado no que vi, e a peça seria uma espécie de “retângulo ovalizado” com as seguintes medidas:
Comprimento: 30 mm
Largura: 19 mm
Espessura: Lado do Pinhão: 10 mm
                 Outro Lado: 20 mm
Obs.: É necessária uma peça para cada lado do cubo.
Nota Sobre a Espessura: Isso vai substituir os espaçadores que para uma bike de speed convertida são necessários 30 mm para transformar um cubo de disco dianteiro (100mm) em cubo traseiro cujo espaço entre gancheiras é de 130mm. Outro aspecto é que o eixo sólido será mais curto - neste caso 130mm, pois ele não transpassa a peça /gancheira. Vide o post “Como Transformar Cubo de Disco em Cubo de Fixa”.

Nota sobre a Largura: Essa medida de 19 mm é a mesma que tem o cubo Eccentric ENO da White Industries. E, além disso, deixa uma boa “parede” aonde vai rosqueado o eixo do cubo que têm 10 mm de diâmetro, sobram 4,5mm de cada lado.

Nota sobre o Comprimento: Esse comprimento foi obtido pelo somatório dos diâmetros dos furos e “paredes” (espaço entre furos), conforme segue:
1) Parede do Furo para Eixo de 10 mm: 4mm
2) Furo para Parafusar o Eixo de 10mm: 10mm
3) Espaço/Parede entre o Furo do Eixo e Furo do Parafuso de 8mm: 4mm
4) Furo para Rosquear o Parafuso Allen de 8mm (prende o cubo na gancheira vertical): 8 mm (é a mesma medida do Eno Eccentric).
5) Parede do Furo para Parafuso de 8mm: 4mm
6) O somatório disso tudo (de 1 a 5) são 30 mm.

Isso vai deixar o eixo do cubo “descentrado” em 13 mm, medido de centro a centro (= 10/2 + 4 mm de parede/espaço + 8/2); o que é mais que suficiente para tensionar a corrente.

Desenho do Adaptador Excêntrico

Para evitar que o eixo (10 mm) se desrosqueie da peça é necessário travá-lo, mas não permanentemente, pois tem que se retirar essa peça “excêntrica” para dar manutenção no cubo. Isso é feito colocando-se outro parafuso de 4 ou 5 mm na lateral (no sentido longitudinal) para travar o eixo e isso de ambos os lados do cubo.

Ressalte-se que esse tipo de peça feito em máquina CNC fica bem barato dado o volume de produção. Feito individualmente por um torneiro pode ficar caro e não compensar.

Boas Pedaladas a Todos.

By MarchaFixa

4 comentários:

  1. parabens pelo post, vai salvar alguns quadros de soldas de novas gancheiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado por incluir este blog na tua lista. Abs.

      Excluir
  2. Talvez, não sei, só testando pra verificar, olhando-se para a peça de cima, como na 4ª imagem, ao invés de rosquear o furo onde o eixo fica fixado, poderia-se cortar a peça no estilo batente, e utilizar a própria porca do eixo pra prendê-lo ao adaptador, e no lugar desse para fuso que prende o adaptador na gancheira, poderia-se furar e soldar uma ponta de eixo com a rosca pra fora, ai prenderia na gancheira. Esse sistema com roscas fica mais bonito, porém, pra os gambiarristas que não dispõem de muita tecnologia, fica difícil de fazer, pois exige a construção de roscas, coisa que não é muito fácil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre,

      Sim, é uma alternativa.. Entretanto o eixo que transpassa o cubo precisa ter rosca para possibilitar a manutenção do cubo - limpeza, troca de esferas etc. Ats, MF

      Excluir