Bianchi Ocelot MTB Fixa (pinhão Surly Dingle 21x17 e a altura do mov.central é 29cm)

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Como Medir a Linha da Corrente da sua Bike Fixa

A medição da linha da corrente referente ao pedivela/coroa é baseada parcialmente em uma tradução do texto do Sheldon Brown, neste link aqui e com adições e explicações adicionais feitas por mim.

Inclui umas fotos que tirei especialmente para ilustrar a descrição. E também uma ilustração da Campagnolo sobre a linha da corrente da bike de pista e que se aplicam igualmente a uma fixa.

Volto a enfatizar, uma linha da corrente alinhada é de suma importância em uma bike fixa, por três motivos: 1) corrente desalinhada desengrena / cai com mais facilidade e isso pode causar uma acidente sério e ainda mais se você anda sem freios; 2) o desalinhamento provoca o desgaste prematuro da transmissão: corrente, pinhão e da coroa; 3) a pedalada na fixa fica mais barulhenta devido ao maior atrito da corrente com o pinhão e a coroa.

Na fixa esse aspecto é mais importante do que numa bike de pista, pelo seguinte motivo: as fixas são muitas vezes produtos de uma conversão, na qual, em geral, é trocado somente o cubo traseiro e os demais componentes são re-utilizados. Ou seja, faz necessário compatibilizar uma miscelânea de peças que compõe a transmissão (cubo de fixa – tradicional ou de pinhão parafusado, pedivela de estrada e movimento central – eixo longo). Por outro lado, numa bike de pista (para uso no velódromo), por exemplo, você monta ela com o grupo Campagnolo Record de Pista completo com rodas de pista Campagnolo Ghibli – a linha da corrente vai ficar ótima, você não precisa nem medir, pois tudo foi feito para casar perfeitamente.

Padrões de Linha de Corrente: Fixa / Pista / SS
Aplicação
Dimensão
Notas
Track/Coaster Brake
Traditional One-Speed
Most internal gear hubs
40.5-42 mm
Bikes antigas com espaço entre gancheiras de 110 mm (spacing) estarão mais perto do valor menor desse intervalo.
Bikes novas com 120 mm de espaço na traseira, normalmente têm uma linha da corrente de 42 mm.
Singlespeed MTB
52 mm
Necessitam de uma linha de corrente mais ampla por causa dos “chainstays” mais largos das MTB. O cubo KISS para MTB da Phil Wood usa 52 mm.


Singlespeed MTB /
Outras
47.5 mm
 O cubo ENO - White Industries usa esse “chainline”, que alinha com a posição da coroa do meio do pedivela triplo de MTB. Isso é também bem próximo da coroa externa do pedivela duplo de estrada.
Fonte:  Sheldon Brown e Adições de Bike Fixa Brasil



A Medição da Linha da Corrente Frontal da Bike Fixa ou Pista

A linha da corrente frontal é medida a partir da linha central do quadro até ao centro dos dentes da coroa (veja o desenho da Campagnolo abaixo). A qual deverá ser comparada com a medida traseira da linha da corrente. Caso ocorra uma discrepâncias acentuada, ela deve ser corrigida.

Você pode medir a linha de corrente dianteira ou frontal diretamente com uma régua ou paquímetro. Basta colocar a régua contra o tubo do selim na altura da coroa do pedivela e medir a distância do meio dos dentes da coroa até o meio do tubo do selim. A foto abaixo é bem ilustrativa.

Medindo a Linha da Corrente Frontal

A outra maneira, que é mais precisa, tem três etapas: 1) primeiro meça a distância do meio dos dentes da coroa até a lateral do tubo do selim - por exemplo: você obteve 28 mm ; 2) a seguir meça o diâmetro do tubo do selim com um paquimetro e divida por 2 esse valor - por exemplo: 28,6mm / 2 = 14,3mm ; 3) a linha da corrente frontal será o somatório  das medidas obtidas nos dois passos anteriores, ou seja, ela terá uma medida de 42,3 mm que é bem próximo da linha da corrente padrão das bikes para velódromo e de muitas fixas que utilizam pedivela / movimento central de pista / velódromo.

       Como Ajustar a Linha da Corrente Frontal - Fixa ou Pista

Caso seja necessário ajustar a linha da corrente frontal, existem as alternativas abaixo:

1) Trocar o Movimento Central (MC)
A maioria dos MC produzidos desde meados dos anos 90 é simétrica, isto é, a porção do eixo que sai (para fora) é igual em ambos os lados. Caso você substitua o MC por um que tenha um eixo menor em 4 mm, ele irá mover em 2mm a linha da corrente para a esquerda, ou seja vai ficar mais próxima do quadro, porque esse novo MC é 2 mm mais curto em cada lado.
Se você utilizar essa alternativa para estreitar a linha da corrente, certifique-se que não haverá um problema do pedivela ou coroa roçar / bater no quadro. Esse aspecto já foi abordado no post: “A Conversão de MTB de Aço/ Cromoly em Fixa com Rodas 700c (speed).

2) Usar Espaçadores no Movimento Central
Se você precisa ampliar a linha da corrente, ou seja, mover o pedivela/coroa para direita (ou seja, distanciar do quadro), é possível adicionar um espaçador de Movimento Central que vai ficar entre o copo direito do MC e o quadro (caixa do movimento central). Ressalte-se que esses espaçadores não são facilmente encontráveis no Brasil. No post: "Adaptador SPNKpara Conversão de Cubo de Rosca em Cubo com Pinhão e Lockring" mostramos uma situação onde foi necessário usar esses espaçadores.   


Movimento Central com Espaçadores




Movimento Central com Espaçadores Montado no Quadro


3) Usar Espaçadores no Pedivela/Coroas
Você coloca espaçadores entre a coroa e as hastes (aranha) do pedivela aonde vão os parafusos que prendem a coroa.
Se a sua coroa é montada na parte externa da “aranha”, você pode movê-la para a direita desta forma. Se for montada no lado de dentro da “aranha”, você pode movê-la para a esquerda (+ perto do quadro - diminui a linha da corrente) como mostrado na foto abaixo.

Coroa Montada com Espaçadores

Os espaçadores usados são aqueles mesmos usados no eixo de 10 mm de diâmetro do cubo traseiro. Ou, você pode usar arruelas de pressão como mostrado na Dica 1 do post: “BIKE FIXA: Dicas, Macetes e Gambitechs”.

Espaçadores adequados estão disponíveis (fora do Brasil) em 1, 2 e 3 mm de espessura. Você pode precisar usar parafusos de coroa mais longos, ou seja, aqueles para pedivelas de estrada para duas coroas, especialmente se o espaçador for de 3 mm.

4) Colocar um Movimento Central Regulável
Hoje em dia existem poucos movimentos centrais reguláveis. A Miche (Itália) produz um que é de boa qualidade que faz parte do grupo de componentes para fixa / velódromo com diversos comprimentos de eixo: 107mm, 110mm e 113mm.

A Phil Wood (USA) também fabrica MCs que são reguláveis e eles têm uma excelente qualidade ( e são mais caros que a média), e em diversos comprimentos de eixo. Esses MCs também possuem a capacidade de ajustar a linha da corrente em um intervalo de alguns milímetros.

 

A Medição da Linha da Corrente Traseira de Bike Fixa ou Pista

A linha da corrente traseira é medida a partir da linha central do quadro até ao centro dos dentes do pinhão (veja o desenho da Campagnolo abaixo). A medição da linha da corrente traseira tem os seguintes passos:

1) Medir o espaçamento entre as gancheiras traseiras (frame spacing) ou medir a distancia “entre-porcas” (-over-lock-nut dimension-) do cubo, que deve ser o mesmo. (Exemplo: 120 mm (quadro de pista) ou 130 mm (quadro de estrada))

2) Dividir o resultado pela metade, que resulta na distancia da linha de centro do quadro (veja o desenho da Campagnolo) até ao lado de dentro da gancheira traseira. (Exemplo: 120 mm /2 = 60 mm (pista) ou 130 mm /2 = 65 mm (estrada))

3) Medir a distância entre o lado de dentro da gancheira traseira (ou da parte externa da contra-porca do eixo que encosta na gancheira – pelo lado de dentro) até ao meio/centro do dente do pinhão fixo. (Exemplo: 18 mm (quadro de pista) ou 23 mm (quadro de estrada convertido para fixa)).

4) Subtrair a distancia da gancheira até ao meio/centro do pinhão fixo (calculado no passo 3) (Exemplo: 18 mm (pista) ou 23 mm (estrada)) da distancia da gancheira até a linha de centro do quadro (calculado no passo 2), o resultado dessa subtração é a linha de corrente traseira. (Exemplo: 42 mm em ambos os casos (pista ou estrada)).

Para linha da corrente da fixa estar alinhada , as duas medições devem ser iguais (dianteira e traseira).




Como podemos ver na tabela acima, a diferença de distancia entre eles deve-se ao maior número de espaçadores no eixo do cubo, mas todos têm a mesma linha de corrente, isto é: a distancia do pinhão até a linha de centro é sempre a mesma, desta marca de cubo de fixa . Essa linha da corrente (42 mm) foi obtida em cima de um cubo de fixa tradicional flip/flop com pinhão/lockring da marca Kore. Um cubo de pinhão parafusado Shimano Deore XT (convertido) tem uma linha da corrente de 46 mm, segundo o site da Velosolo Bikes.

As fotos em anexo mostram a medição da distancia do lado interno da gancheira até ao centro/meio do dente do pinhão, usando um paquímetro digital. Observe que tem 2 espaçadores de 5mm de cada lado para deixar o cubo compatível com o espaçamento de uma bike de estrada (130mm= 120mm (pista) + 5mm + 5mm). Esse pinhão é um Suntour com 13 dentes que está num cubo de fixa (flip/flop) da marca Kore. As gancheiras são da Tecnociclo (Itália), as quais são usadas nos quadros da Mercian (UK) e Rivendell (USA).

Cubo Kore p/ Fixa nas Gancheiras



Medindo a Distancia do Pinhão até a Gancheira (Valor de "B")

Espaçador de 5mm em Cada Lado (= 130 mm)


Vista Lateral do Cubo / Gancheira

Ressalte-se que não é necessário um paquímetro digital para fazer a medição, ele foi usado porque a medida sai melhor nas fotos. Caso você esteja comprando um cubo de fixa, para facilitar a medição da linha de corrente do cubo, prenda uma régua (que vai fazer o papel da gancheira) com a porca e assim a medida sai mais precisa.

Como Ajustar a Linha da Corrente Traseira

Infelizmente se você usar cubos de fixa ou pista  tradicionais (pinhão com lockring) não é possível fazer ajustes na linha de corrente traseira.

Bem, existe uma maneira, que é fazer o “chapéu chinês”, mas a roda não fica tão robusta como uma na qual não tenha isso. Vai ficar meio esquisito na aparência.

Existem dois tipos de cubo de fixa em que é possível fazer ajustes na linha da corrente traseira:

1) cubo de disco convertido em fixo, no qual coloca-se arruelas entre o cubo e o pinhão, com isso aumenta-se a linha da corrente; e

2) cubo Halo Fix-G, que usa um sistema inovador, parecido com k-7 de estrada, no qual basta movimentar os espaçadores / pinhão estriado. Esse cubo foi descrito no post: “As Diversas Opções de Cubos Traseiros para Montar uma Bike Fixa “.

Resumindo, calcule primeiro a linha da corrente traseira e depois veja qual é a dianteira, para decidir o que vai ser necessário para compatibilizar a DIANTEIRA com a Traseira.

By MarchaFixa

10 comentários:

  1. Consegui uma boa linha de corrente colocando a coroa para o lado de dentro dos braços do pedivela [como não foto do post, mas sem os espaçadores], no entanto, isso faz com que se perca o apoio dos ressaltos dos braços. Pergunto: isso pode ser perigoso para o sistema? Lembrando que utilizei colantes de torque nos 5 parafusos. Vlw.

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    1. Augusto,

      Eujá fiz isso em uma fixa e não dá problemas. Use parafuso de aço, pois de aluminio pode não aguentar. Ats, MF

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  2. Ola amigos, estou com um dilema daqueles em minha fixa !!!
    A corrente de transmissão0 fica oscilando muito (alto, baixo), e nao consigo regular a tensão da mesma....se fica barriga na corrente ao corrigir, qdo ela oscila fica muito duro, e se solto ela fica muito frouxa....
    O que fazer ??
    Estou parado com ela, devido a isso (tenho receio de estourar a corrente ou a mesma escapar).
    Ja troquei pes de vela, volante...pinhao traz, mas continua a mesma coisa !!
    Att. por favor, peço ajuda para resolver este enigma !!

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    1. Helio,

      O eixo do cubo e/ou do movimento central não estão tortos? A coroa esta' bem centralizada em relação ao eixo do MC? Precisa verificar toda a transmissao, para ver se algo esta' fora do centro. Ats, MF

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  3. Qdo o eixo(cubo) esta torto, a corrente fica oscilando ?
    A coroa, sempre tem alguma oscilação, mas eh bem pouco(qz nada).
    Sim, a coroa esta na mesma direçao do pinhao traz(fixo).
    A oscilaçao esta na posiçao vertical, pois lateral esta ok !!!
    Sera que o eixo(MC), esta torto ?
    Puxa, me ajudem....ta um enigma isso !!
    Att ...agradeço !!

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    1. Helio,

      E' difícil dar uma solução sem ver a bike no stand funcionando. Sugiro que você leve a uma bicicletaria que tenha um mecânico que pedale com bike fixa. Ats, MF

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  4. Minha fixa, é um qdro VICINI PISTA X (aluminio) !!!
    Show....porem parada ate resolver o problema (oscilaçao vertical) !!
    To andando soh com a speed, e tenha TARA por fixa, alias só ando com ela o tempo todo !!
    Att.

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  5. Ola (MF), Depois de varias tentativas, acabei resolvendo o problema !!
    Fica a dica ai para nossos amigos FIXEIROS....
    Qdo se ve oscilaçoes no volante (coroa), eu soltei os parafusos que prendem a coroa e deixei ela manter sua forma, conforme o conjunto de transmissao...e fui regulando de forma de fique com menos oscilaçoes possiveis (verticais).
    Sendo assim, consegui resolver consideravelmente !!
    Fica ai esta dica para nossos amigos que tem FIXAS ...
    Att.

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  6. ola, boa noite, estou montado minha fixa, acho que a única de minha cidade, Divinópolis, mg, e sem duvida esse é o melhor espaço para mim conseguir sucesso no projeto. minha duvida é se eu colocar ao invés de um cubo dianteiro de disco colocasse um traseiro, não ficaria a linha da corrente mais exata?

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    1. Ezio,

      O cubo traseiro de disco convertido para fixa fica com uma boa linha de corrente, mas o outro lado com rosca para roda-livre nem sempre fica boa a linha da corrente e isso varia de marca para marca - (distancia entre flanges etc.); isso no caso de voce querer fazer um cubo flip/flop, ou seja fixo de um lado e "free" do outro. Ats, MF

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