Bianchi Ocelot MTB Fixa (pinhão Surly Dingle 21x17 e a altura do mov.central é 29cm)

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Vinte Minutos para Montar uma Fixa !!!

Esse foi o tempo que o mecânico da Tre3e levou para montar uma fixa (quadro Swallow da Tre3e) com os componentes abaixo.

Anatomia da Bike Fixa

Quadro e Componentes - Prontos para Montagem Final

Entretanto é preciso dar alguns descontos, ou seja, adicionar um pouco mais de tempo. Considerando que, conforme pode ser visto nas fotos, as rodas já estavam enraiadas e com os pneus montados e a espiga do garfo já estava cortada e com a “aranha” instalada. E foi usada uma caixa de direção aheadset que é mais simples para ajustar que uma tradicional de rosca. Além disso, essa fixa está sem freios, menos um componente para ajustar. Mesmo assim, foi rápido.

Oficina e Uma dos Fotógrafos


Ressalte-se que enraiar roda de fixa é mais simples que montar roda de speed ou MTB, pois a traseira não tem “chapéu chinês”.

A ferramenta mais cara para montar uma fixa é a prensa (mas que pode ser feita por um torneiro) para instalar os copos da caixa de direção. O resto são ferramentas simples e preços razoáveis: chave para emendar/quebrar correntes, chaves allen (5mm, 6mm 8mm), ferramenta para instalar movimento central (varia conforme o fabricante do MC), chave 15mm para colocar os pedais, ferramenta para apertar/desrosquear pinhão/lockring (imprescindível, caso você use um cubo de fixa tradicional – duas roscas). 

Prensa para Caixa de Direçao

Ferramenta Multipla

Ferramenta para Movimento Central - Tipo Shimano


Multi-Ferramenta para Bike Fixa (pinhao, lockring, porcas dos cubos e pedal)

As ferramentas mostradas nas fotos acima são meramente ilustrativas e não se constituem em uma recomendação e especificamente não foram utilizadas na montagem da fixa, mas poderiam. Foram utilizadas ferramentas similares. Abaixo temos a bike fixa montada.


Bike Fixa Finalizada


Bike Fixa Pronta

Agora é sair pedalando. Em breve no blog da Tre3e haverá as fotos /video do ensaio completo da montagem dessa fixa.


By MarchaFixa

P.S.: Existe este video onde é mostrada a montagem de uma fixa nova:  http://vimeo.com/25011307

Outro Video interessante é:  http://vimeo.com/7873373




2 comentários:

  1. Como faço pra conseguir uma como esta que foi montada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem 3 lojas especializadas em fixas em SP: Ciclo Urbano, Tre3e e Tag & Juice. Todas tem website. Essa do post é um quadro Swallow da Tre3e. Abs. MF

      Excluir