Bianchi Ocelot MTB Fixa (pinhão Surly Dingle 21x17 e a altura do mov.central é 29cm)

sábado, 14 de novembro de 2015

Bikes Fixas e Singles nas Ruas de New York



Em julho passei uns dias em NYC com a família e dentro do possível fotografei muitas bikes fixas e singles que estavam nas ruas.

O surpreendente é a diversidade das montagens das bike fixas/singles, não existe um padrão!!!

Entretanto aqui em Pindorama tem os estailantas que cismam em estabelecer de como uma bike fixa deve ser montada. Esses estailantas estão concentrados no blog dos Curitibúúús e no grupo do Facebook:  Fixed Gear Brasil.

O que é um estailanta? É um ciclista pretensioso que acha que sua visão estética do mundo é perfeita e que os demais devem segui-la sem pestanejar!!! É também alguém que dá muitíssimo mais valor para a estética do que pedalar!!!  Os estailantas sempre me lembram do questionamento da estilista Isabela Campelo: “Quem somos nós para dizer isso está fora de moda, é feio ou bonito?” Por isso ela não ousa interferir no gosto de ninguém.” Fonte: “Alfinetadas com Estilo”, Caderno Eu & Fim de Semana, página 13 – Jornal Valor Econômico,  4 de Julho de 2010.


Todos nós temos alguma percepção ou opinião pessoal, peculiar quanto a este ou aquele componente ou quadro de bike, seja fixa, MTB, hibrida etc. Entretanto alguns – ESTAILANTAS (como os "intendidus de pisteiras fajutas de curitibúúú" e alguns membros do grupo do Facebook: Fixed Gear Brasil) querem transformar isso em padrão estético, e impor isso aos demais (através do pixamento / critica das fixas que estão "desenquadradas" na opinião deles), o que discordo veementemente, pois gosto é algo pessoal, subjetivo, como bem diz o ditadoOpinião (e gosto pessoal) é igual a futebol e religião cada um tem a sua e não se discute. 

Esse ensaio fotográfico tem esse objetivo de mostrar a enorme diversidade das bikes fixas / single em uma das cidades mais ricas do mundo e formadora de modas. Ou seja, não existe um padrão estético de bike fixa ou singlespeed. E o que é realmente importante é pedalar na melhor bike do mundo que é aquela que te faz feliz.
O importante é pedalar, o resto é irrelevante.
Encontrei bikes fixas sofisticadas, estava usando correia dentada, mas a grande maioria são bikes simples que possivelmente o dono montou com muitas peças recicladas. A maioria das fotos foi tirada de dia quando passeava pelas ruas. Algumas foram tiradas no bairro Chelsea, outras na região do estádio/ginásio Madison Square Garden, Time Square, West End etc.
As fotos estão organizadas na sequência que foram tiradas.
































































2 comentários:

  1. Bacana ver a diversidade, e de bikes que estão em uso...e não somente como vitrine de albinho de facebook pra ganhar likes....hehehe. Valeu palas fotos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo,

      Obrigado pelo comentário, Você captou muito bem o espirito do post. Ats, MF

      Excluir