Bianchi Ocelot MTB Fixa (pinhão Surly Dingle 21x17 e a altura do mov.central é 29cm)

sábado, 26 de abril de 2014

BIKE FIXA SEM FREIO = É Uma Grande Burrice, Mas Os Fixantas Adoram !!!




Vejamos o que alguém com bom-senso comentou no Facebook sobre fixas sem freio.


https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-ash3/t1.0-1/c28.0.85.85/s48x48/1619278_820474024635001_1865174283_s.jpg

José Augusto Edom Castelan shared a link.

Dê uma olhada aí você, ciclista pimpão, que anda com sua bicicleta fixa sem freio pela cidade, a burrice que você está fazendo. Aí nessa pesquisa são só alguns dos diversos exemplos de problemas que uma bicicleta sem freios causa no trânsito.

Esqueça os modismos e lembre que você está no trânsito, o que não é brincadeira nenhuma. As suas cartinhas no aro e a sua bike super tendência não ajudam o trânsito, reveja seus conceitos e reajuste seu foco.

Lugar de bicicleta sem freio é no velódromo, não no trânsito.


Lugar de tendência e modismo é na passarela, não na avenida.

Comentário do Blog:
Ele disse tudo, curto e direto ao ponto. E o melhor é que seu comentário vem amparado nos fatos e evidências. Ou seja, exatamente ao contrario dos fixantas que adoram pontificar baseados na “achologia”, e passam recibo da sua burrice e ignorância.
Vejam o link da pesquisa no JusBrasil sobre bicicletas sem freios feita pelo José Augusto:

Boas Pedaladas à Todos com Fixas COM FREIOS

by MarchaFixa

8 comentários:

  1. mais do que as fixas sem freio o que me preocupa são as bicicletas de roda livre sem freio, aqui por niteroi quase nao temos fixas, mas temos aos montes bicicletas caindo aos pedaços sem freios furando o sinal, nao respeitando em nada a CTB. Quantos destes processos são realmente sobre bikes fixas e não sobre essas bicicletas de roda livre sem freios?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João,

      Não vou entrar na distinção entre fixa e singlespeed, por uma simples razão: vai ser aplicada as fixas a jurisprudência das singlespeed sem freio mas acho que com um agravante no caso das fixas - o ciclista optou por andar sem freio!!! e isso pode ser considerado doloso. No caso das SS isso do mal funcionamento dos freios e' meio ser relapso ou o freio quebrou e não foi consertado e pode ser encarado com mais benevolência que uma bike fixa de ciclista HIPSTER que não usa freio porque e' moda em New York e San Francisco (!!!) no caso de um acidente que o fixeiro seja culpado. No final, ambas as situações são lamentáveis pois terceiros são prejudicados pelo individualismo de alguns poucos. Ats, MF

      Excluir
  2. Comecei há pouco tempo no mundo das fixas e não consigo compreender essa ideia de não ter freio. OK, mantive apenas o freio dianteiro, e entendo que seja suficiente para combinar a capacidade de frenagem. Mas mesmo assim, imprescindível. Nem precisamos falar em lei. Acho que quem tira o freio só pensa no modismo, não no uso. Mas esse cara não sai do Ibirapuera. Quem quer USAR a fixa, coloca freio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ulisses,

      Obrigado pelo comentário. Tem muita gente de fixa que anda sem freio e não andam somente no Ibirapuera. Numa cidade como São Paulo, onde temos um transito meio caótico, pouco respeito pelo ciclista e muitas motos nas ruas, fica ainda mais perigoso andar sem freios. A fixa quanto mais limpa (sem freios) é mais bonita, porém isso nao vale o risco de atropelar alguém ou de se acidentar. Além disso, dar skids consome muito pneu e "estressa" desnecessariamente os componentes das bikes. As minhas fixas tem freios sempre. Ats, MF

      Excluir
  3. muito bom o texto. onde eu comprei as peças para montar minha fixa, o vendedor ficou dizendo o seguinte.. "pra que comprar freio se vc já comprou o contrapedal?" ..
    e é por esse motivo que eu queria sua opinião em relação a eles. o contrapedal. de minha parte eu preferi pelo fato de poder parar de pedalar sem problemas. mas espero seu texto sobre isso. se já tiver algum texto, por favor, envia para meu email: eniomaciel.dg@gmail.com ;)
    parabéns mais uma vez e muito obrigado parceiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola',

      Eu não tenho texto especifico sobre cubo contra-pedal. Eu comento sobre eles no post sobre bikes singlespeed. Usando um cubo de contra-pedal você não precisa de freios, o freio embutido no contra-pedal e' suficiente. Entretanto se você quer ter mais segurança (psicologicamente) nada impede de você colocar um freio dianteiro. Ats, MF

      Excluir
  4. Olá MF,
    Estou com um problema relacionado a freios. Como já relatei para você, adaptei um quadro de Monark 10 e montei com rodas aro 27. Gostei do resultado pois isso, mais os pneus um pouco mais altos deixaram a bike com uma boa altura do chão, o que compensou o pedivela 175mm que usei. Já andei um bocado e zero de problemas com curvas ou lombadas.
    Mas os freios... como o perdão da palavra, uma bosta. Só consegui achar pinças de freios muito ruins. Dificeis de regular e muito moles. Tentei adaptar freios de aro 700, mas não dá, as pinças não alcançam. Antes de tentar alguma gambiarra no quadro e garfo, queria saber se você recomenda algum freio. Dei uma busca no google e uma peneirada no ML mas não consigo achar.
    Melhorei a transmissão, consegui deixar uma linha de corrente ótima, troquei o pinhão por um da Problem Solvers que ficou perfeito e me permite usar corrente um 3/32. Tinha um problema de fabricação no quadro que deixava o eixo traseiro um pouco desalinhado mas que também ajeitei, enfim a bike está cada vez melhor. Falta ainda trocar o conjunto mesa/guidão, mas quero achar a solução para os freios. Concordo integralmente com você que lugar de fixa sem freios é apenas na pista.
    Abraço!
    Paulo Barros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo,

      A primeira coisa que voce deve fazer é medir verticalmente a distamcia do centro do furo para freios no garfo até ao centro da banda de frenagem do aro. Com isso voce vai saber o alcance que deve ter a pinça de freio. Sugiro você usar freio com Pivot Duplo, os quais são fabricados pela Shimano, Campagnolo, Sran, Tektro e Dia-Compe - esses são os mais conhecidaos e tem boa qualidade, mesmo os de grupos mais simples Sora Shimano, Xenon / Mirage Campagnolo etc. A Tektro vende freios com pinças longas até 73mm de alcance. Ats, MF

      Excluir