Bianchi Ocelot MTB Fixa (pinhão Surly Dingle 21x17 e a altura do mov.central é 29cm)

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Como Tensionar Facilmente A Corrente da Bike Fixa Sem Usar Tensionador



Na maioria das vezes quando tentamos puxar a roda traseira para trás para apertar as porcas e deixar a corrente bem tensionada, não somos bem sucedidos, pois após o aperto constatamos que a corrente não ficou bem tensionada.

O pessoal da Uruguay Fixed inventou uma maneira fácil e prática de tensionar a corrente: coloque uma bola de tênis usada/desgastada entre a roda e o tubo do selim, e aí você aperta as porcas, que a corrente irá ficar bem tensionada. Vejam a foto abaixo.


Bola de Tênis entre o Pneu e o Tubo do Selim


Outro aspecto é que a bola de tênis por ter uma "pelugem" não danifica a pintura do tubo do selim. 

Existe também uma alternativa mais simples que é usar um pedaço de tubo de espuma - aquele que vem embaladas as bikes e é até mais fácil de colocar entre o pneu e o tubo do selim, conforme foto abaixo.

Tubo de Espuma (embalagem de bike) Entre Pneu e o Tubo do Selim


Existe também a alternativa de usar permanentemente um tensionador /esticadores de corrente específicos para gancheiras de pista, como esse da foto abaixo. Entretanto não é imprescindível, o sistema da bola de tênis é suficiente.

Tensionador para Gancheira de Pista


Boas Pedaladas à Todos


by MarchaFixa

3 comentários:

  1. Estou carregando o meu tablet para fotografar minha nova bike fixa montada no fundão de casa. Uma monark Ranger anos 80 (acho) ficou extraordinário! O valor não da nem pra contar! para vcs terem uma ideia paguei R$10,00 (Dez Reais) no quadro velho que estava jogado em uma casa.ACM DO MS

    ResponderExcluir
  2. Concordo que não é necessário esse sistema de tensionador na gancheira, mas mexi numa fixa com esse esquema e achei muito fácil.
    Alguém sabe onde encontrar aqui no Brasil? Pesquisei na internet e só achei peças na Amazon/ebay.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toshiba,

      Voce encontra dos mais simples no Brasil. Veja nas bicicletarias de bairron ou lojas focadas em BMX, ou ainda no Mercado Livre , veja o link:http://esportes.mercadolivre.com.br/ciclismo/esticador#D[C:%27MLB1292%27] Ats, MF

      Excluir