Bianchi Ocelot MTB Fixa (pinhão Surly Dingle 21x17 e a altura do mov.central é 29cm)

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Livros sobre Manutenção de Bikes com Marchas e Fixas



Recentemente vi um livro atualizado sobre a manutenção de bicicletas em geral. O titulo do livro é: Bicicletas Manual de Manutenção e Reparo e o autor é Chris Sidwells.



Originalmente  (“Bicycle Repair Manual”) foi publicado pela editora Dorling Kindersley (UK) , que é famosa pelas ilustrações detalhadas do assunto abordado e mostra tudo no passo-a-passo. Isso facilita muito o entendimento por parte do leitor. Como diz um ditado chinês: Uma imagem vale por mil palavras.

Esse não é um livro especifico sobre a manutenção de bikes fixas, mas aborda muitas coisas que são úteis para os fixeiros, tais como: manutenção em geral, movimento central, caixas de direção, freios, cubos, pedais, guidão etc. O livro cobre também coisas que não interessam o ciclista de fixa: regulagem das marchas, cubos K-7, suspensão dianteira e traseira etc.

No site da Amazon, aparece o índice completo do livro. As avaliações feitas pelos leitores publicadas pela Amazon mostram que o livro teve boa aceitação, tendo recebido notas na maioria de 5 e 4 estrelas. Ele está em décimo lugar entre os livros sobre manutenção de bikes. Eu li pequenas partes desse livro enquanto esperava algumas peças na bicicletaria, mas já li outro livro similar a este (“Richards' Bicycle Repair Manual”) só que é mais antigo, e que também foi publicado pela Dorling Kindersley (UK).

O livro tem 160 páginas e custa R$ 49,00; e a data da edição original em inglês é de 2008.

O segundo livro cujo titulo é: One Gear: Converting and Maintaining Single Speed & Fixed Gear Bicycles , que tem diversos autores mas nenhum é citado na capa.



O livro começa dando dicas de como comprar uma bike speed usada, ideias sobre o “bike fit” e depois restaurá-la como bike fixa. O tratamento dado ao cubo traseiro é muito pobre, considerando que é a parte essencial de uma fixa !!! Nenhum comentário sobre o uso do cubo de disco convertido em fixo. No caso do “suicidal hub” o livro recomenda cola e o método Pettenella (o inconveniente é que ele provavelmente vai estragar a pintura na região onde está o movimento central – em vez disso prefiro usar a ferramenta que criei para apertar o pinhão – vide Dica 3 aqui).

No próximo capitulo o foco são as ferramentas necessárias para desmontar /montar uma bike speed / fixa com explicação de qual é a finalidade de cada uma delas.

No capitulo seguinte é detalhado processo de desmontagem de cada componente da bike que será convertida em fixa. Fornecendo dicas do que fazer quando algum componente está difícil de tirar.

O próximo tópico é o processo de restauração do quadro, limpeza do quadro, retoques da pintura, e ainda pintar o quadro todo, colocação dos decalques, grafismos etc.

Na sequência vem o processo de remontagem da bike como fixa, onde é detalhada a montagem de cada componente no quadro e dá os nomes das sub-partes de um conjunto. E, também é abordado o processo de determinação da linha da corrente.

O livro é fartamente ilustrado e conta algumas histórias sobre a Campagnolo, Cinelli e DeRosa, Icarus (Ian Sutton framebuilder). 

Nada é mencionado sobre a relação coroa x pinhão mais adequada e não dá dicas sobre isso.

É um bom livro para o ciclista novato que se encantou com as fixas e gosta de botar as mãos na graxa.

O livro é capa-dura, tem 224 páginas e custa US$ 22.00 na Amazon. Ele já foi traduzido para o Italiano.

Boa Leitura a Todos

By MarchaFixa

2 comentários:

  1. Este aqui esta um baita blog... tá show mesmo! Parabéns! Estou acompanhando! Abraços do Andarilho!

    ResponderExcluir
  2. Oi Roberto,

    Muito obrigado pelas palavras. Abs, MF

    ResponderExcluir