Bianchi Ocelot MTB Fixa (pinhão Surly Dingle 21x17 e a altura do mov.central é 29cm)

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Bike Check: Swan Fixa



Essa bike já foi descrita em um apêndice de um post.  Efetuei alguns upgrades nela, então resolvi postar novamente, mas com uma descrição melhorada dos componentes utilizados.
O quadro foi feito artesanalmente por Glenn Swan – (Swan Cycles - USA). Ele também é um ciclista da classe master. Ele utilizou tubos True Temper modelo Velo, que tem formato aerodinâmico e gancheiras de pista Sub 11.0 (a antecessora das Surly). Esta tubulação foi desenvolvida por Koichi Yamaguchi, a qual ele usou nas bikes da equipe Olímpica dos EUA nos anos 90. O tubo do selim, o tubo inferior e os seatstays têm formato aerodinâmico. A distância do movimento central ao chão é no padrão de pista. O garfo é todo de titânio (padrão JIS) e o tubo é redondo para ter mais rigidez lateral.

Bike Fixa Swan


Obviamente, alguém vai pensar que a Swan é uma KHS Aero Turbo convertida, mas não é. O tubo da KHS é o True Temper RC2 (inferior ao Velo), e os “seatstays” e o tubo do selim são redondos, enquanto que esses mesmos tubos no conjunto Velo têm forma aerodinâmica.

Tubos True Temper VELO

O quadro foi construído para uso misto: 1) como bike de contra-relógio com marchas só atrás – ela tem um único suporte (“braze on”) para alavanca de marchas ou “stopper” do cabo do STI / Ergopower; 2) bike de pista. Essa combinação não é rara, pois neste quadro fabricado pela Vanilla Bicycles (lista de espera de cinco anos) possui gancheira mista (pista/speed); outro exemplo é um quadro artesanal da Moyer Cycles que também tem gancheiras mistas (pista/speed).

Gancheira Mista Sub 11.0


Gancheira Mista da Vanilla



Quadro da Moyer Cycles - gancheira mista (fixa/speed)

 
Os componentes sempre que possíveis são do Grupo Dura Ace seja de pista ou de speed. As exceções são: o movimento central Syncros Titanium (canadense) com 103 mm, existe um Dura Ace com 103mm – modelo BB-7410, mas é mais pesado; a coroa Blackspire (sólida – sem recortes é mais rígida) que a equivalente da Dura Ace e custa menos;  os pinhões Halo (17 e 20) na côr prata fosca (Obs.: A Halo também fabrica o cubo de fixa Fix-G – para pinhão estriado), mas infelizmente não existe Dura Ace com esses números de dentes e não utilizamos uma mesa Dura Ace (72 graus) e sim uma Sakae – que é mais confortável (90 graus) para pedalar nas ruas. Segundo a Rivendell (vide lista de blogs) deixando a altura do guidão no mesmo nível do selim, aumenta muito o conforto, e ainda mais que ela não é uma bike de competição, mas sim de curtição. Esses pneus da Schwalbe são muito leves, e não aguentam skids. O cubo dianteiro de pista Dura Ace da série 7710 (flange baixa) não tem muita diferença do cubo Dura Ace de estrada da série 7400; exceto a vedação e o eixo sólido com porcas. Obviamente o cubo de estrada é mais barato, mas a estética ficou parecida, pois foi usada uma blocagem com parafuso Allen que tem a aparência de porcas.

Pedivela (FC-7600 NJS) + Pedal Dura Ace (PD-7400)



Modelo do Pedivela (FC-7600 NJS - 165mm) Estampado Atrás


Cubo de Pista Dura Ace HB-7710 (flange baixa)



Guidão Nitto bullhorn RB-018 HT + Manete Paul Cross Lever



Caixa de Direção Dura ACe HP-7200


 Componentes da Swan

Quadro: Swan com gancheiras mistas (pista/speed) em cromoly da marca Sub 11.0 (antecessora da Surly).
Garfo: All Titanium.
Cubo Traseiro: Shimano Dura Ace Track modelo HB – 7710 fixo duplo.
Cubo Dianteiro: Shimano Dura Ace Road modelo FH –7402.
Caixa de Direção: Dura Ace HP – 7400 / 7200 (Lower Part – JIS).
Guidão: Nitto bullhorn – modelo RB-018 HT – 42cm.
Mesa: Sakae X – 100 mm.
Fita de Guidão: Brooks .
Manete de Freio: Paul Components Cross Lever (USA).
Freio Dianteiro: Dura Ace BR-7403 .
Canote: Dura Ace SP-7410 27.2 mm .
Selim: Brooks Professional.
Movimento Central: Syncros Titanium (Canadá) – 103mm.
Pedivela: Dura Ace FC-7600 NJS 165 mm – polido (144BCD).
Parafuso do Pedivela: Royce (UK) em inox.
Coroa: Blackspire (Canadá) – 44 dentes.
Corrente : Miche Pista.
Pedal / Firma-Pé: Dura Ace modelo PD-7400.
Correias: Dura Ace EX (nylon azul) dos pedais PD-7300.
Aros: Velocity Deep V.
Raios: DT Swiss .
Pinhões: Halo (Inglês) – 17 e 20 dentes.
Contra-Porcas do Pinhão (Lockrings): Dura Ace (2)
Pneus: Schwalbe Ultremo R.1 – 700 x 23 (188 gramas).

Boas Pedaladas a Todos

By MarchaFixa

P.S.: Segundo os “estailantas de coritibúúú” essa fixa tem alguns “defeitos” graves, que são os mesmos apontados no post: Bike Check: Alien Fixa. Ressalto que essa fixa não utiliza nenhum componente Xing-Ling, os quais são a marca registrada do estilo Xing–Ling Pistês de Coritibúúú, que sempre “ornam” as fixas (Oops! pisteiras fajutas) dos “intendidus de coritibúúú”.

5 comentários:

  1. Olá, cara queria saber se pode me ajudar ( pessoalmente ) a montar ou melhor transformar minha MTB numa Single Speed, vc tem oficina? É daqui de SP?

    Eu tenho uma MTB Trek modelo 3900 ( ano 2006 ) e queria transformar ela usando a opção de Magic Gear e se possível usar a própria coroa que esta no pedivela atual. Queria gastar o mínimo possível nesta transformação.
    Outra coisa é que queria trocar a Suspensão dela por um garfo rigido. Será que fica bom esta transformação?

    Outra pergunta, conheçe uma Speed de marca BERTONI VITUS ULTRA LEGGERA, daria pra fazer uma fixa a partir dela? Estava vendo a gancheira e acho que ela não é horizontal!?!

    Cara obrigado por sua atenção e por toda a informação que compartilha aqui no seu Blog que é fantástico.
    Valew.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fábio,
      Obrigado pelas palavras e pela audiência. Eu não tenho oficina e não faço serviços para terceiros, pois o blog é um hobby.O pessoal da CicloUrbano pode te ajudar nisso.

      A Trek 3900 dá para transformar em single speed com pouquíssimo gasto. Fazendo Magic Gear talvez você precise de UM elo “Half-Link” que tem no exterior, ou fazer um com o resto de uma corrente “half link” – um único “half-link” – veja o post sobre singlespeed: http://bikefixabr.blogspot.com.br/2013/01/como-montar-uma-bike-singlespeed-de.html e comprar uma corrente grossa na qual você vai usar esse único “half-link” para fazer o ajuste fino do “Magic Gear”. Lembrando que correntes toda “half-link” são caras e laceiam rápidamente, você obtem o mesmo efeito usando uma corrente normal + um único “half-link”. Voce pode usar o seu pedivela sem problemas, e como a roda dessa Trek usa K-7 voce pode reposicionar o único pinhão naquela posição ótima em termos de linha da corrente.
      Você pode colocar um garfo rígido na Trek 3900, e provavelmente vai haver uma mudança da geometria da bike – agora eu não tenho como afirmar a priori se essa mudança é para melhor ou pior em termos de manobralidade da bike – só testando você vai saber disso.
      Com relação ao quadro BERTONI VITUS ULTRA LEGGERA ser transformado em fixa, 1) as gancheiras são verticais – você vai precisar de Magic Gear ou cubo excêntrico ou movimento central excêntrico com pedivela compatível. Tem um post - http://bikefixabr.blogspot.com.br/2011/04/bike-fixa-com-quadro-de-gancheira.html - sobre o caso de bikes com gancheira vertical para serem transformadas em fixa.
      Ats, MF




      Excluir
  2. bom dia
    queria uma opinião de vcs

    Aquela bike fixa kombat 1103 que tem no submarino e americanas
    oque vcs acham é boa vcs recomenda ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elton,

      É uma fixa básica, quadro parece ser de aço carbono e as peças são básicas - maioria Promax. . Eu nunca pedalei nela para emitir uma opinião Busque nos foruns de bicicletas alguém que já tenha comprado uma. Ats, MF

      Excluir
    2. obrigado e parabéns pelo blog

      Excluir