Bianchi Ocelot MTB Fixa (pinhão Surly Dingle 21x17 e a altura do mov.central é 29cm)

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Será Que Vou Gostar de Pedalar uma Fixa ??? Faça um Teste

Você pode pedir emprestada uma fixa de um amigo para isso, a despeito de que nos Dez Mandamentos da Bicicleta de Roda-Fixa do titio Canna , ele diz: 8 - MI FIJA NO ÉS TU FIJA: Cuidado ao emprestar sua bicicleta, ao ser gentil com um amigo você poderá matá-lo. De verdade.

Isso é para evitar que o “marinheiro” de primeira viagem se acidente. Ressalte-se que para apreciar uma fixa, as vêzes, é preciso de um certo tempo e talvez com uma fixa emprestada por um curto periodo não seja o suficiente.

Antes de começar a experimentar uma bike fixa sugiro a leitura do post: Por Que Ter Uma Bike Fixa? Sete ou Mais Motivos para Pedalar uma Fixa , onde tentamos explicar os motivos da crescente popularidade das bike fixas.

A outra alternativa é pegar a sua bike de marchas e transformá-la temporariamente em fixa.  Para fazer isso, voce vai precisar do seguinte: 1) bike speed com gancheira horizontal; 2) uma roda fixa. Este post vai mostrar como montar uma roda fixa super barata para teste.

Obviamente é possivel montar uma roda de fixa muito barata, desde que seja utilizada uma roda de speed encostada - sem uso - cujo cubo seja de rosca para roda-livre, por exemplo o cubo das Caloi 10 antigas, pois nesse caso basta re-espaçar o cubo (transferir espaçadores do lado direito para o esquerdo) e colocar um pinhão fixo colado com trava-rosca de alta e com um lockring de movimento central. Esse é o famoso “suicidal hub”, que de “suicidal” não tem nada - desde que voce não dê skids (brecar a bike no contra-pedal) com ele para evitar do pinhão desrosquear e usar sempre os freios para brecar a fixa.

Numa cidade na fronteira com a Argentina, quando estava procurando espuma descartada que vem nas caixas de embalagem de bicicletas, perguntei por curiosidade se eles tinham um cubo traseiro de rosca. Tinham. Ele era um ShunFeng de aço, era bem rustico e com  esferas, que custava R$ 6,00 (seis “real”). Esse era caro, pois em outra bicicletaria encontrei por R$ 4,90. Fiz uma pesquisa no site Buscapé / Internet e encontrei o traseiro por R$ 10,00 e também o par por R$ 10,00  em São Paulo.

Cubo de Aço Shun-Feng




Monte uma roda com esse cubo ShunFeng de aço. Primeiro faça o re-espaçamento do mesmo, isto é: deixe as contra-porcas do eixo equidistantes do centro do cubo - deixando ele do mesmo jeito que um cubo dianteiro, para isso basta transferir espaçadores do lado direito para o esquerdo. O processo de re-espaçamento do cubo é detalhado neste post: “COMO RE-ESPAÇAR UM CUBO DE FIXA OU SIMILAR”.

Na sequência, faça o enraiamento desse cubo de aço no aro. Depois rosqueie e cole com epoxi bi-componente o pinhão fixo no cubo e dê 6 (seis) pontos de solda MIG ou TIG de modo que eles peguem a junção do cubo com o pinhão, imobilizando-o definitivamente. A melhor é a solda MIG, ou então a TIG, não use solda elétrica. Nessa cidade de fronteira visitei uma metalurgica que fazia manutenção e também implementos agricolas (arados etc) e os mesmos eram soldados com solda MIG.

O inconveniente dessa solução é que caso voce quebre algum raio do lado do pinhão vai ser quase impossivel substitui-lo, e também a relação traseira fica permanente.


Visando minimizar a possibilidade de quebra de raios no lado onde foi soldado o pinhão, sugiro que sejam usados raios mais grossos de 2.5 mm. O raio mais comum é o reto de 2.0 mm. Esse raio mais grosso você poderá encontrar naquelas bicicletarias que fazem manutenção de bikes cargueiras.


ADVERTÊNCIA: Ressalto que não testei essa solução para ver se ela aguenta skids e não tenho elementos para afirmar se a solda provoca ou não algum enfraquecimento da parede de aço do cubo. Conclusão: Sejam bem comedidos nos skids, para evitar eventuais acidentes de maior proporção.


Para transformar temporariamente sua speed em fixa será necessário o seguinte:

- retire os cambios traseiro e dianteiro;

- retire as alavancas de cãmbio do quadro / guidão (MTB), se houver, caso tenha STI ou Ergopower deixe eles por causa dos freios;

- para evitar de encurtar / cortar a sua corrente de marchas, substitua por uma de cargueira. Existem umas bem baratas da KMC.

A escolha do numero de dentes do pinhão vai depender do tamanho da coroa que voce tem no pedivela, mas provavelmente será 39 ou 42 dentes - que é a coroa menor do pedivela que fica mais junto do quadro - é melhor usar essa na posição original - pois vai proporcionar uma melhor linha da corrente.

Como isso é um teste , utilize um pinhão que resulte em uma relação entre 2,2 a 2,5 - por exemplo: uma coroa de 42 dentes e um pinhão de 17 dentes resulta em uma relação de 2,47 (= 42 / 17). Como a maioria dos pedivelas de speed vem com coroas: 53 x 39 ou 52 x 42. Uma relação de aproximadamente 2,2 (+/- = 39 / 18) seria obtida usando-se uma coroa de 39 dentes com um pinhão de 18 dentes. é uma relação razoável para começar, é leve no plano, mas permite enfrentar algumas subidas.

Tendo em vista que isso é um simples teste, voce irá usar uma única coroa e para não precisar trocar os parafusos para coroa dupla, deverão ser usados como espaçadores arruelas de pressão para parafusos de 10mm (mas elimine a pressão, para isso basta usar 2 alicates para nivelar as arruelas). Essas arruelas irão deixar a coroa mais perto do quadro para melhorar a linha da corrente. Sobre o uso de arruelas de pressão como espaçadores vejam a Dica No. 1 (um) do post:  BIKE FIXA: Dicas, Macetes e Gambitechs .


Vejamos a lista de compras /serviços do que é necessário para fazer o teste:

- cubo traseiro Shun-Feng de aço com roscas e de esferas soltas - re-espaçado;

- pinhão de rosca - existem bem baratos  para cargueiras que custam entre R$ 5,00 a R$ 10,00 - em São Paulo tem na Casa Alberto no centro da cidade;

- aro compativel com o cubo/quadro da bike e pode ser um já usado que é mais barato, mas que esteja alinhado;

- corrente grossa de cargueira, pois o pinhão de cargueira só entra na corrente grossa;

- raios - os chineses de inox em bicicletarias de bairro vão custar cerca de R$ 20 a 25,00 para uma roda.

- arruelas de pressão (10 unidades - as de inox tem 2mm de espessura - vão duas em cada parafuso das coroas) para ocupar o lugar de uma das coroas e que deixará a coroa remanescente mais próxima do quadro - melhor linha da corrente.

 

- caso voce não use pedal clip ou firma-pé, será necessário colocar um firma-pé ou faça um caseiro como explicamos no post: Como Fazer Um Firma-Pé Caseiro - Estilo Power Grips.


- Serviços: Enraiamento da roda e solda MIG ou TIG.


Antes de fazer o teste recomendo a leitura deste post: As Sete Regras das Fixas, mas Bike Fixa tem Regras???

E caso você não aprecie pedalar uma fixa, voce não gastou muito dinheiro (+/- R$ 100,00), e se divertiu na experiência e vendendo essa roda fixa irá recuperar quase toda a grana despendida.


Boa Diversão à Todos.


by MarchaFixa

12 comentários:

  1. fiz uma bike de baixo custo com esses cubos shunfeng, com pinhao coladi e soldado, ficou otimo! perfeito para iniciantes!

    http://fixieyou.com/2013/01/14/fixed-gear-low-cost/img_0692

    Romaldus
    //fixieyou.com

    ResponderExcluir
  2. Olá. Estou atualmente pensando na relação da fixa. Sou iniciante e ando de barra forte. Achei interessante a relação que tu cita: 39x18. Tipo, eu encaro algumas subidas aqui na minha cidade, essa seria a idela para esse tipo de terreno? Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JonasRS,

      A recomenedação de 39 x 18 é que ela permite aproveitar a coroa de 39 dentes que vem nos pedivelas de speed. No exterior, nas MTBs fixas é usada uma relação 2:1; ou seja , coroa de 34 dentes e um pinhão de 17 dentes. É dificil recomendar uma relaçãopara alguém, pois ela depende de vários fatores: condição física do ciclista; topografia da região onde ele mais pedala, peso da bike . Ats, MF

      Excluir
  3. Realmente estou com a pulga atrás da orelha. Pelo que ando lendo, uma coroa menor no pedevela garante uma saída mais rápida de um sinal fechado e outras situações sem "zoar" o joelho do ciclista. Estava calculando aqui, talvez algo com 42 dentes seja o ideal para mim, pois acho que é um meio termo entre o muito leve ao muito pesado, correto?

    To pensando em 42x18 para encarar algumas lombas aqui de casa. A questão é se a coroa de 42 dentes faz a pessoa "girar muito" em partes planas para desenvolver velocidade?

    Aliás, seria interessante um artigo apenas para tratar de relações, que você acha? hehe. Valeu e até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jonas,

      Uma relação 42 x 18 é leve para pedalar no plano. Já pedalei no verão em Xangri-Lá com uma relação 48 x 18 e era muito leve. Com essa relação 42 x 18 voce vai sofrer nas descidas. Porto Alegre tem umas subidas e descidas insanas no bairro Moinho de Ventos, Bela Vista, Morro santa Tereza etc. No final a condição fisica é quem manda e essa só voce sabe. Ats, MF

      Excluir
  4. Outra questão sobre a relação ficar pesada: Até que ponto a coroa da parte traseira influencia? Já fiz vários cálculos e muitas vezes uma coroa maior apresenta uma velocidade bem menor. Então se eu usasse 47x20 não teria uma bike boa para subir lombas e que não ficasse girando muito quando desenvolvesse velocidadE? Valeu :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jonas,

      A relação medida no "Gear Ratio" é resultado da interação de três variáveis: número de dentes da coroa e do pinhão e a circunferência da roda. O gear ratio de um pinhão com 20 dentes e uma coroa de 50 dentes e mantida amesma roda 700c (pneu 700c X 25) é igual a uma pinhão de 18 dentes e coroa de 45 dentes. No post sobre montar uma fixa do zero tem um link para um calculador de relação na web e lá voce pode testar todos os tipos de relação com diversos tamanho de rodas. Ats, MF

      Excluir
  5. Oi MarchaFixa!

    Vou te entelhar uma última vez, hehe. Eu postei isso em um forum e ngm ainda me soube responder. É com relação exatamente de até que ponto as relações equivalentes podem ter o mesmo peso:

    Se eu uso uma relação com coroa de 44 dentes, digamos com um gear ratio de 2,4. Se eu faço uma outra relação com coroa de 51 mas com a mesma gear ratio de 2,4, no minimo o pedivela não deve ter um comportameto igual ao peso do 44?

    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jonas,

      A relação é a mesma, então o esforço será o mesmo. Ats, MF

      Excluir
  6. Olá amigo...gostaria de saber se consigo montar uma fixa com quadro de monark sueca...abrçuuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. R afael,

      Sim dá para montar , se tiver gancheira horizontal. A maior dificuldade é o movimento central que usa um que não é com rosca inglesa e tem um diametro avantajado. Tem um post sobre isso no blog. Ats, MF

      Excluir