Bianchi Ocelot MTB Fixa (pinhão Surly Dingle 21x17 e a altura do mov.central é 29cm)

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Montar Uma Fixa Básica do Zero OU Comprar Pronta?

Até pouco tempo atrás a grande maioria das fixas eram montadas pelos ciclistas, seja usando um quadro de speed ou MTB ou ainda usando um quadro especifico para fixa ou pista; ou convertendo uma bike de speed já montada em fixa.

 

Entretanto em 2012, surgiram fixas básicas prontas com preços abaixo de R$ 1.000,00. A implicação disso é que aqueles que estão pensando em montar uma  fixa básica do zero para dar um rolê nas horas livres,  precisam  repensar as alternativas.  No passado recente a principal alternativa era basicamente pegar um quadro de Caloi 10 ou uma completa e remontá-la como fixa.

 

O custo aproximado de montar do zero uma fixa básica usando um quadro de Caloi 10 é o seguinte:

 

- Rodas:

Aros Vzan Spin 700c (2) R$ 76,00 (C)

Raios (D & T) R$ 50,00 (B)

Cubos Fórmula c/ Pinhão Fixo R$ 155,00 (K)

Fita de Aro (2) R$ R$ 10,00 (C)

Camaras (2) R$ 30,00 (D)

Pneus Kenda West (2) 700c X 28 R$ 76,00 (C)

Enraiamento das Rodas (2) R$ 50,00 (N)

A - Custo das Rodas R$ 447,00

 

Pedivela Sugino BMX 170mm R$ 65,00 (C)

Pedal Decathlon (plataforma) R$ 40,00 (D)

Firma-Pé nylon Wellgo R$ 18,00 (C)

Mov. Central (selado) Chin Haur R$ 24,00 (C)

Corrente KMC value chain R$ 20,00 (C)

Mesa Kalloy Standard R$ 24,00 (C)

Guidão Bullhorn Tre3e R$ 35,00 (T)

Caixa de Direção Neco R$ 10,00 (C)

Fita de Guidão R$ 25,00 (M)

Ferradura de Freio Caloi 10 R$ 25,00 (M)

Manete de Freio GTK R$ 23,00 (M)

Canote Kalloy 25.4mm R$ 26,00 (A)

Selim básico Calypso Ecoflex  R$ 30,00 (D)

Montagem dos Componentes R$ 70,00 (C)

B - Soma dos Custos dos Componentes R$ 435,00

 

C- Quadro + Garfo Caloi 10 R$ 150,00 (pintado epóxi)

 

Total (A + B + C) = R$ 1.032,00


Fonte dos Preços / Legenda:

A – www.andersonbicicletas.com.br

B – www.biketechmogi.com.br

C – www.ciclourbano.com.br

D – www.decathlon.com.br

K – www.dksbike.com.br

M – www.moemabikes.com.br

N – www.bicicletarianobre.com.br

T – www.tre3e.com.br

 

Obviamente, o gasto final da fixa básica acima é uma estimativa e pode ocorrer uma variação nos custos de 10 a 20% para mais ou para menos, dependendo de onde foram comprados os componentes, eventuais gastos com fretes, dos descontos obtidos se comprados em uma só loja, ou ainda utilizar componentes mais baratos ou re-utilizar algumas peças encostadas.  Ressalte-se que nesses custos não tem nenhum frete, exceto nos cubos da Fórmula que tem R$ 10,00 (a DKS fica em Mauá). No ADENDO, que fica no final deste artigo, mostramos um exemplo de Caloi 10 montada do zero com um resumo dos custos incorridos.

Caloi 10 Fixa

O Wagneta do blog Lockring diz que as únicas vantagens que ele vê em montar uma fixa do zero são: 

 

1. A diversão de escolher as peças, as cores e o quadro.

2. Montar uma bike com a sua cara pode ser muito legal pra quem gosta de por a mão na massa.

3. O lance de reciclar, reusar e restaurar tem tudo a ver com as fixas (Obs.:  as fixas começaram assim, usando bikes de pistas descartadas pelos profissionais; bikes de speed encostadas etc.).


As desvantagens:

1. Pode demorar pra encontrar as peças, o quadro do tamanho certo, etc.

2. Com o quadro de C10 existe o problema da altura do movimento central e o quadro pode estar bichado por dentro (Obs.: enferrujado por dentro e com o tempo vai quebrar)”.


Por outro lado , single speeds básicas prontas (que dá para transformar em fixa) estão sendo vendidas no Sam´s Club na promoção por R$ 597,00 conforme foto abaixo postada aqui.  Um ciclista (SJNOB - apelido no fórum do pedal) que comprou essa bike comentou suas impressões aqui  (fórum do pedal.com.br):  “Comprei uma dessas La Bici - primeiras impressões: muito honesta pelo preço pago R$600,00.  Freios Tektro ferradura, simples mas confiáveis se bem ajustados; aros aero de alumínio, brancos, pneus cst 700x28, pedivela 170mm também branco, coroa 48 branca, pinhão (roda livre) 18, quadro em aço muito confortável, absorve bem as irregularidades do piso, garfo também de aço. guidão de alumínio e mesa de aço. Comprei uma preta com detalhes em branco e vermelho, muito bonita mesmo. Achei a relação um pouco pesada, é preciso estar bem treinado. Ando de speed e MTB, média de 300KM/semana, e sofri em algumas subidas. Depois que embala no plano, é uma beleza. Selim branco vintage, com tachas, canote de alumínio”.   

Fixa La  Bici - Sam´s Club

Segundo o Poneis – membro do fórum do www.pedal.com.br - o cubo dela é para single speed ; ou seja, não possui as duas roscas para colocar o pinhão e a contra-porca, e ainda tem o agravante dos aros terem furação de 28 furos. Existem soluções para isso: 1) colocar uma roda fixa nova (+/- R$ 125,00 com cubo ShunFeng de fixa, aro Vzan, raios inox e montagem da roda); 2) colocar um anel para converter o cubo existente em fixo para pinhão parafusado – conforme detalhado neste post aqui, e isso fica em R$ 100,00 (isso foi o que gastei para fazer um) e mais um pinhão parafusado inox de R$ 60,00 a R$ 70,00  ; 3) instalar um FixKin Lock para usar um pinhão Miche, o custo do FixKin Lock com frete fica em E$ 18.50 , que é +/- R$ 45,00, e o pinhão Miche custa cerca de R$ 60,00.


Uma análise mais ampla da LaBici está neste post AQUI - "Bike Check: LaBici SS do Sam´s Club"


Algumas bicicletarias estão vendendo a fixa Viking-X fixa modelo FX-50 por R$ 990,00 (DKS em Mauá). O quadro de todas essas fixas básicas é feito de aço carbono, assim como o quadro da Caloi 10.   Entretanto, em minha opinião,  o quadro da Caloi 10 é mais bonito, pois é cachimbado e os quadros de fixas modernos de baixo custo são todos feitos com solda TIG.  A vantagem dos quadros específicos de fixa novos sobre um Caloi 10 é que o movimento central é mais alto e correm-se menos riscos de problemas de corrosão interna do quadro, que abrevia a vida útil do mesmo.

 

Comprar uma fixa pronta com movimento central baixo não vale a pena, pois não passa de uma bike de speed com gancheiras de pista e você está ainda pagando pelo modismo. É melhor adquirir um quadro de pista (usado ou novo) e efetuar a montagem ou converter um quadro de MTB  de cromoly, ou uma speed que vai sair muito mais em conta.


Uma fixa básica por R$ 600,00 não tem muito erro, pois tem muito poucos componentes que podem quebrar.  Digamos que o cubo espane, basta colocar um cubo com pinhão parafusado que o problema é eliminado.  Segundo testemunho de membro do fórum do www.pedal.com.br , o cubo ShunFeng fixo aguentou  por 6  (seis)  meses os skids.  Nas palavras dele aqui: "O Cubo shunfeng de contra-porca flip flop é um bom cubo, tem ótimos rolamentos mas se você for dar skids esquece! espanei o meu com 6 meses de uso. Se for só usar freio mesmo e no máximo pedalada contrária e trackstand aí pode usá-lo de boa". Lembrando que mesmo fixas de marcas conhecidas como a KHS (Flite 100) acontece dos cubos espanarem como é relatado aqui.  E também já ocorreram quebras dos pedivelas Sugino BMX (vulgo falsetas), que são similares aos pedivelas das fixas básicas prontas.


Eu já examinei essa Viking-X FX-50 , mas não pedalei nela. Os componentes são básicos (pedivela Dotek – não é forjado – similar ao Sugino BMX), os cubos flip/flop não têm marca, mas devem ser do nível de um ShunFeng fixo flip/flop que é vendido no varejo por cerca de R$ 40,00 (traseiro). Os tubos do quadro são oversize em aço carbono e com solda TIG, ou seja, com diâmetro bem maior que os da Caloi 10 e se aproximam de uma MTB. O diferente são os aros que tem perfil bem alto – são cópias do Velocity  B-43. O peso é de 12,4 Kgs.

Fixa Viking-X FX-50

Na mesma bicicletaria (Tutto Bikes) examinei também uma fixa da Totem , modelo Fixgear CR ao preço de R$ 1.199,00; e existe também um modelo em cromoly  denominado Fixgear SP que custa R$ 1.499,00 – esse tem guidão de pista e vem sem freios.  O peso do modelo CR é de 11 kgs e é feita de aço carbono com solda TIG. Ela tem um bom “drop” do movimento central – 40mm, mas as gancheiras são finas, poderiam ser um pouco mais grossas, dão um melhor aspecto. A maioria dos componentes são da Promax, o pedivela é da marca Mode (nunca ouvi falar) e os cubos são da marca Quando (nível dos ShunFeng), pneus Kenda , os aros tem perfil aero semelhante ao Vzan Spin etc.

Fixa Totem Fixgear CR

Outra bike que é do mesmo nível dessas é a Kombat com preço de R$ 1.299,00 na Moema Bikes.  O quadro também é de aço carbono com solda TIG e os aros são imitação dos Velocity B-43.  O peso deve ser similar ao da Viking-X, ao redor dos 12 kgs ou mais.

Bike Fixa Kombat

Ressalte-se a pobreza das descrições das fixas básicas à venda no Brasil.  A melhor delas é a do site da Totem, mas mesmo assim deixa muito a desejar.  Aspectos importantes tais como: comprimento do pedivela, “drop” do movimento central, nem pensar em informar.  O nosso atraso é vergonhoso, façamos uma comparação: Um vendedor do eBay (USA) que oferece um quadro de fixa em cromoly de US$ 70.00 disponibiliza a tabela de geometria da bike; o mesmo ocorre com vendedor do eBay (China) que vende quadros em cromoly (não certificado) para fixa de US$ 99.00 ; ele também dá todas as informações necessárias, inclusive o pêso !!!

 

O que está ocorrendo com as bikes fixas básicas é o que sempre ocorre com as novidades.  No começo os preços são bem salgados mesmo para os modelos básicos, mas com o tempo eles caem rapidamente.

 

A guisa de comparação quanto aos custos de uma bike fixa básica, temos o exemplo da Decathlon  que recentemente lançou a sua primeira bicicleta de MTB fabricada no Brasil, é bem básica, quadro de carbono, câmbios  básicos  da Shimano, usa movimento central de MTB / speed, classificada como MTB Lazer, e o  preço é de cerca  R$ 499,00.  


Por outro lado, uma fixa básica deveria custar bem menos do que isso, pois tem menos componentes.  O único componente realmente diferente da fixa é o cubo traseiro flip/flop; que são vendidos no varejo por menos de R$ 40,00, como por exemplo, os cubos fixos da ShunFeng . Entretanto,  um fabricante de bike vai comprar eles no atacado ou importar direto a um preço muitíssimo mais baixo, e o mesmo ocorre com o pedivela – existem muitos fabricantes no Sudeste da Ásia.  Ressalte-se que em uma fixa básica pode ser usado qualquer pedivela (165mm ou 170mm - caso o movimento central seja alto) desde que com um movimento central apropriado resulte em uma boa linha da corrente.   

 

Considerando a simplicidade tecnológica de uma bike fixa, uma básica não deveria custar no varejo mais do que R$ 500,00.  Lembrando que a indústria consegue produzir MTBs básicas – aquelas de supermercado, que são vendidas por cerca de R$ 300,00 no varejo (Obs.: Já vi sendo vendidas por R$ 219,00 no Supermercado Nacional (Wal Mart)); mas que usam pedivela monobloco – que no caso de uma fixa o pedivela precisa ser de outro tipo – aqueles de três componentes (braço esquerdo, movimento central e braço direito) usados nas bikes de speed , MTBs etc. com qualidade razoável.

 

Existe outro aspecto dessa questão  -  Montar VS. Comprar Pronta, que é o fato que muitos ciclistas preferem comprar uma bike pronta do que ter todo o trabalho de selecionar as peças e pesquisar de modo que tudo seja compatível e que o conjunto todo funcione bem.  A situação tem melhorado para estes que gostam de coisas prontas, pois tem muita opção de bike fixa no Brasil:  Specialized Langster,  Roll, Globe, Giant Bowery,  Masi, KHS Flite, Kona, Fuji,  Kombat, Totem, Viking-X,  e  Sam´s Club.  Em resumo, bikes para todos os bolsos.  Além disso, existem três lojas de bicicletas em São Paulo, focadas em fixas que oferecem quadros para esse tipo de bike: importados, e alguns de fabricação própria.

 

Aqueles que querem comprar uma fixa pronta, sugiro evitem os sites fuleiros (sem o mínimo de informações) da internet e vá comprar em uma loja física. Na loja você poderá medir o “drop” do movimento central, saber se o comprimento do pedivela é adequado em função do "drop" do movimento central e se o tamanho da bike é adequado para você e talvez fazer um teste drive. No post mencionado abaixo  comentamos sobre os riscos da compra online de uma bike fixa .

 

Por Que NÃO Se Deve Comprar Uma Bike Fixa pela Internet / Online?

 

Um aspecto deve ser sempre observado no quadro da fixa pronta é altura do movimento central, que idealmente deve ter um “drop” – queda - no máximo de 60mm.   Caso contrario você estará comprando uma bike de speed com gancheiras de pista – a maioria das bikes de speed tem 70mm de “drop” -  queda do movimento central. Como medir o “drop” do movimento central é mostrado nesta postagem: Como Medir o “Drop” do Movimento Central.  Depois do quadro, os itens  mais caros são o cubo de fixa traseiro e o pedivela,  e é importante que tenham uma qualidade razoável, mas só vamos saber disso depois de usar, pois muitos não tem marca.  Observe se o comprimento do pedivela  é compatível com o “drop” do movimento central.  Não faz muito sentido comprar uma fixa com “drop” de 65mm e com pedivela de 170mm, neste caso pedivela deveria ser com 165mm.


Aquele que está pensando em pedalar / montar uma fixa pela primeira vez tem neste post algumas ideias para auxiliá-lo na decisão de qual caminho tomar.  Lembre-se que não existe uma resposta correta, que seja aplicável para todo mundo; pois todos nós temos nossas idiossincrasias, preferências e limitações pessoais, ou seja, o contexto de cada ciclista é diferente do outro.

 

Boas Pedaladas à Todos

 

By  MarchaFixa 

 

ADENDO: Bike Fixa: Caloi 10 do Saddam

Caloi 10 Sprint - Fixa

Este é um exemplo de montagem de uma fixa partindo quase do zero e os custos incorridos pelo ciclista. O gasto foi próximo do que estimamos no post. Vamos ver as principais diferenças, que podem ser individualizadas, neste caso só as rodas e nos itens de número 6 na tabela abaixo, para não estender muito os detalhes.


Blog (aros Vzan, cubos Fórmula, pneus Kenda, camaras, montagem)  R$ 447,00

Saddam (aros Vzan, cubos ShunFeng, pneus Kenda, camaras montagem) R$ 425,00


Aqui em termos de custo existe uma diferença mínima (5%), mas os cubos Fórmula são melhores que os ShunFeng, apesar do dois serem fabricados em Taiwan/China.


Outros itens (grupo No. 6 abaixo) ocorreu uma diferença significativa de custo.  O maior custo nesse conjunto de itens (No. 6) da fixa do Saddam deve-se aos  manetes de freio de  triathlon que na Tre3e custam R$ 85,00 (par) e no orçamento que elaboramos  foi utilizado um GTK que custa R$ 24,00. Ressalte-se que esse Tektro é muito melhor que um GTK. O mesmo pode-se dizer das ferraduras Alhonga, são melhores que aquelas de Caloi 10 antigas e, portanto custam mais.


Blog (freio, manete, mov. Central, fita de guidão) R$ 97,00

Saddam  (freio, manete, mov. Central, fita de guidão) R$ 180,00


Resumindo, no final os gastos incorridos pelo Saddam (R$ 970,00) estão bem próximos daqueles estimados pelo blog (R$ 1.032,00). 


Recentemente o Saddam fez um upgrade na fixa e colocou um guidão bullhorn da Charge (Inglês), que é mais largo que o da Tre3e, e ficou mais confortável.


Ressalte-se que upgrades é assombração dos fixeiros, a gente sempre está modificando uma coisa ou outra da fixa.


Maiores detalhes sobre os componentes usados nesta fixa estão neste link aqui.


O que o Saddam comenta sobre a sua opção de montar a fixa:

Segue o orçamento para quem estiver pensando em montar uma.
Vale muito a pena pela curtição de garimpar as peças.
Economicamente não vi muita vantagem.

Componente
Fornecedor
Novo/Usado
 Valor

1) Frameset (quadro Caloi 10 Sprint 1986, garfo, canote, mesa e guidão)
Pedal.com.br
Usado
   200.00
2) Rodas Vzan Spin
M. Livre
Usado
   250.00
3) Cubo ShungFeng mais montagem
Pedal.com.br
Usado
     50.00
4) Pneus Kenda. cameras. Tec Tire
Decathlon
Novo
   125.00
5) Pedivela Sugino + pedais
Blue Bike
Novo
     95.00
6) Freios, manetes. movimento central. fita de guidão
TRE3E
Novo
   180.00
7) Corrente                      
TRE3E
Novo
     40.00
8) Montagem
TRE3E
   -
     30.00

Total


   970.00








Fonte:  Post do Saddam  em 19/10/2012 no tópico do forum: Single Speed (Filosofia) do site www.pedal.com.br  e o link é:  http://www.pedal.com.br/forum/single-speed-filosofia_topic1305_page82.html

Conclusão

O objetivo deste adendo ao post foi de mostrar um exemplo real de uma Caloi 10 convertida em fixa; pois no blog é somente uma estimativa (teórica) do custo da montagem baseada no quadro de Caloi 10 antiga. Esse é o quadro mais popular no Brasil para converter em fixa, pois tem gancheira horizontal e movimento central com rosca inglesa. E alguns ciclistas por razões de estética ainda trocam as gancheiras – colocam de pista e encurtam a traseira.


Outro aspecto que é importante ressaltar é a menção pelo Saddam a respeito da curtição em garimpar as peças. O mesmo aspecto foi comentado e enfatizado pelo Wagneta do blog Lockring.  


Caso você não aprecie essa etapa / processo de montagem do zero, o melhor é comprar uma fixa pronta na loja, e muita gente faz isso; ou delega para alguém (oficina de bikes) montar uma fixa para você conforme tuas especificações.


Outro aspecto  comentado pelo Saddam: “Economicamente não vi muita vantagem”. Neste caso você pode ter uma fixa pronta por um preço próximo do gasto para montar uma Caloi 10 como fixa. Nessa faixa de preço são vendidas bikes com quadros feitos com solda TIG e a Caloi 10 – é cachimbada. Não esquecendo que cachimbo VS. Solda TIG vai do gosto pessoal de cada um.


Ressalte-se que quadros NOVOS cachimbados de fixa em cromoly começam com um preço de US$ 350 – 400 no exterior – sem frete e impostos. E os cachimbados feitos no Brasil custam cerca de US$ 1,000.00. Caso você mande fazer um quadro cachimbado pelo Sr. Fiorentino Bello (a oficina fica na Av. Atlântica, 1860 – bairro Socorro em SP - capital) você terá o custo dos tubos, cachimbos e gancheiras comprados na Ceeway (UK) cujo preço é de GBP$ 130 (= US$ 200.00 com frete) que é +/- R$ 410,00 + 60% de imposto, que dá um total de R$ 656,00. O custo da soldagem e serviços de fresa do quadro irão custar uns R$ 450,00 e tem mais o garfo e a pintura. 


Por outro lado, quadros em cromoly cachimbados com garfo - Novos - importados à venda no Brasil custam cerca de R$ 1.400,00. Um quadro de fixa em cromoly com solda TIG você encontra a partir de US$ 70.00 + frete + impostos no eBay.

 

59 comentários:

  1. Parabéns, ótimo post...e obrigado pela referência.

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  2. Parabéns, muito esclarecedor para que está pensando em montar ou comprar sua primeira fixa!

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  3. otimo post! no fixieyou.com fiz o review de uma CREATE (similar as viking x / kombat) que acabou de chegar, confira!

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  4. Cara, simplesmente show esse post, traz muita informação pra quem quer começar nas fixas e não tá com tempo/conhecimento pra partir do garimpo de peças!!

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  5. Estou com um quadro de C10 tamanho 54, posso usar o pedivela 170mm ?? o tamanho da certo nas rodas? Obrigado.

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    1. Gabriel,

      Muita gente usa pedivela com 170mm na C10, sem problemas.

      Ats,

      MF

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  6. O que você acha da Kombat FX1103 que está sendo vendida por R$999,00 ??? Vale a pena para iniciar???

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  7. Carlos,

    Frente aos custos de montar uma do zero é uma boa opção. Ats, MF

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  8. Olá, primeiramente parabéns pelo blog. Sou mais um querendo comprar/montar uma fixa, e não tenho achado muita informação sobre a Kombat FX1101 Preta. Acho a mais estilosa delas. Saberia me informar alguém que tenha uma dessas e que eu possa entrar em contato?

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    1. Elas estão a venda em algumas bicicletarias , onde voce pode examiná-las. No tópico "Single Speed (filosofia) no forum do www.pedal.com.br - voce pode pedir mais informações para quem possui uma. Abs, MF

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  9. Olá, também estou interessado em uma fixa e o seu blog está sendo uma ferramenta poderosa para me familiarizar com o assunto. Sou amador quando se trata em ciclismo, só sei pedalar, quanto ao equipamento sou leigo total, mas o exercício envolvido e a estética clean da fixa me atraíram muito.

    Estou analisando as alternativas (pronta x montada) e acredito que não consiga fugir da alternativa montada visto que estou em Florianópolis e por aqui não acharei nenhuma fixa a venda.

    Andei achando umas Caloi 10 usadas nas redondezas, girando entre R$400 e R$500, com um orçamento de R$1.000, incluindo o quadro/bike, consigo montar uma fixa estilo clean?
    Estou um pouco perdido em questões como por exemplo, comprando uma Caloi 10 com os pneus e aro speed, se estiverem razoáveis consigo reaproveitá-los tranquilamente? O que mais seria possível de reaproveitamento? Na 'reforma' do quadro, apenas com spray (ex. preto) consigo um visual bonito, aquela pintura brilhante nas peças? Se não, quais seriam as outras alternativas?

    Já li a maioria dos posts mas essas questões e algumas outras ainda não foram esclarecidas.

    Obrigado pelos excelentes posts.
    Abs!

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    1. Guilherme,

      Obrigado pela audiência.Voce partindo de uma Caloi 10 já montada em bom estado, voce consegue deixa-la fixa por menos de R$ 1.000,00 veja o post do blog: http://bikefixabr.blogspot.com.br/2011/03/como-montar-uma-bike-fixa-de-baixo.html . Se aros e pneus estão OK voce re-aproveita tudo, veja o post no link acima - lá diz tudo que dá para re-aproveitar. Inclusive o guidão - caso voce queira dá para transformar em mini-bullhorn - veja as dicas em dois posts. Quanto a pintura, eu não sou especialista, mas uma pintura epoxi preta custa em São Paulo ao redor de R$ 50,00 R4 60,00 e vai deixar no estilo que voce quer. Provavelmente em Floripa a pintura epoxi seja mais barata. Ats, MF

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  10. Olá,

    Primeiramente parabéns pelo blog, é excelente.

    Algumas dúvidas de um leigo no assunto.

    - Quais seriam essas três lojas especializadas que você mencionou?

    - Qual a sua opinião sobre esses quadros da marca Tre3e (www.tre3e.com.br) ?

    Obrigado.

    Rafael

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    1. Rafael,
      As lojas focadas no segmento são A CicloUrbano, Tag & Juice e a Tre3e. Eu não pedalei neles para dar uma opinião. Entretanto no exterior quadros similares são bem mais baratos, por exemplo os da Eightinch que muita gente importa direto. Ats,MF

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  11. boa tarde galera não sei se eu possa fazer isso mais eu tenho em no nosso site bike fixa marca airwalk algum interesse confira www.alfacicles.com.br

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    1. Alfacycles,

      Voce não deveria fazer isso, principalmente porque teu site não atende aos nossos requisitos para venda via internet conforme o post: "Por Que NÃO Se Deve Comprar Uma Bike Fixa pela Internet / Online?". Neste post enfatizamos a necessidade de ter um detalhamento completo da geometria das bikes fixas à venda, coisa que não encontramos no teu site.

      PORTANTO NÃO RECOMENDAMOS QUE POTENCIAIS FIXEIROS COMPREM NO TEU SITE.

      Ats,

      MarchaFixa

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  12. Amigo muito bom teu Blog. Moro no RJ e quero montar uma uma fixa. Tenho uma Caloi sprint 10 na casa de minha mãe em Porto Alegre. Tens algum contato de Porto Alegre ou Rio de Janeiro onde posso fazer esta transformação.

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    1. Pedro,

      Em Porto Alegre conversa com o Roberto do blog Bikes do Andarrilho, ou pede dicas para o pessoal do grupo Bike Fixa RS no Facebook. Ats, MF

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  13. Prezados, parabéns pelo blog! Vou entrar no mundo das fixas/SS, mas quero uma pronta. Vcs já testaram as bikes da www.colorbikes.com.br ?

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    1. Olá,

      Não testamos e olhando o site vimos que a tabela de geometria é muito pobre - não tem informação importantissima: qual é o "drop" do movimento central. Além disso, os angulos (mostrados na tabela de geometria) dessa bike são bem esquisitos - são distantes mesmo dos angulos de uma bike de estrada, e muito mais de uma bike de pista. O melhor é fazer um teste drive antes de comprar para evitar surpresas desagradáveis. Ats, MF

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    2. Obrigado pelo pronto retorno MF! Em emails que troquei com eles, afirmam que eles são a mesma fabrica que a CREATE Bikes. Não entendi o que eles quiserem dizer com isso: se eles importam o quadro ou usam a mesma geometria de forma autorizada. Vou sondar!!! Abs!

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    3. Olá,

      O que eles querem dizer é que quem fabrica as bikes para eles é a mesma fabrica em Xing-Ling City (algum lugar na China/Taiwan) que também produz os quadros para a Create. Ressalte-se que a tabela de geometria da Create é muito pobre, faltando informações importantes para uma fixa de uso urbano. Para não ter surpresas desagradáveis, faz um teste drive, arruma uma bike emprestada de alguém. Ats, MF

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    4. Pois é MF, foi o que eu tb pensei. Infelizmente não encontro nenhuma bike para fazer o testdrive, pois a "fábrica" é no RJ e eu estou em SC (Floripa). Muito obrigado mesmo pela atenção!!!
      Abs
      Eduardo-Fpolis!

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    5. Desculpem ser insistente, mas vcs já testaram as bikes da black flea? Começou a ser vendida agora aqui em Fpolis. Achei os modelos street e rush bem acabados!

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    6. Muito obrigado pela resposta LCSOBRIN! Eu tenho vontade de montar uma. Seria uma bela terapia!! O problema que já vi é que vou ter uma certa dificuldade em encontrar um quadro de C10 aqui em Florianópolis, por isso uma pronta seria uma solução mais viável de ter uma fixa/SS!!! Vou começar minha busca em bicicletarias de bairro, mais afastadas do centro!!! Abs!

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    7. Olá,

      Para falar a verdade eu nem sabia dessa nova marca de bike fixa. Não testamos, isso foge um pouco do foco do blog que é a montagem de bikes fixas pelo próprio ciclista. Mencionamos bikes fixas prontas para fornecer um contra-ponto para o ciclista poder escolher o que é melhor para ele dado o contexto individual de cada um - gosto por mecãnica, preferencia por customização, recursos financeiros etc. Ats,MF

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  14. Olá Marcha Fixa, eu gostava muito de andar de bicicleta quando garoto, e depois que cresci, perdi um pouco a vontade, recentemente andando na MT e depois tendo andado numa Caloi poti, descobri que não eu não gosto é de andar com bicicleta com marcha, que fica engasgando e com aquele ruído e tudo mais. Aí descobri esse negócio de bicicleta fixa e tudo mais e fiquei muito interessado, mas ao ler o seu blog fico com muitas dúvidas, pois eu não sei o significado da maioria dos termos que utiliza. Entretanto eu gostaria de montar uma, mas eu moro no subúrbio do Rio de Janeiro e não conheço pessoas com competências para soldar gancheiras e etc. Eu gostei muito da sua fixa vinda de MTB, e para mim seria algo assim, mas talvez com um cubo flip-flop, pois assim posso me adequar aos poucos a esse novo estilo. Vou procurar um jeito de montar uma e vou precisar de sua ajuda, com pitada de paciência. Considero que o seu blog é de verdadeira utilidade para o esporte e ciclismo com fixa, bem diferentes de estereótipos culturais imbecis que circulam pelo mundo hipster de modinha superficial. Meus parabéns.

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  15. Ressalte-se que quadros NOVOS cachimbados de fixa em cromoly começam com um preço de US$ 350 – 400 no exterior – sem frete e impostos. A onde é possível comprar esses quadros? No ebay?

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    1. Walter,

      Sim, as vêzes eles aparecem no eBay. E tem no Craiglist. Você terá de procurar na web, tenta na BikesDirect e a BLB - Brick Lane Bikes . Ressalto que são poucos os vendedores que tem quadros cachimbados com preços atrativos. No Brasil tem a Ring53 e o quadro cachimbado está por um bom preço sendo vendido no Brasil - com a taxa de cãmbio de 2.30 , os quadros estão por US$ 630.00 . Lembrando que se voce comprar um quadro no exterior por US$ 300.00, voce ainda vai pagar frete + imposto de 60%, que dá no total uns US$ 580.00 e a tubulação não será Columbus. Pesquise bastante antes de tomar uma decisão. Ats, MF

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  16. Salve Marcha Fixa!

    Tenho este quadro Peugeot:
    http://imageshack.com/a/img713/9154/h9sv.jpg
    e quero montar uma bike lado fixa/lado livre.

    Preciso fazer alguma modificação?

    Muito obrigado pelo espaço!

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    1. Juareiz,

      Pelo que vi na foto dá para montar como fixa, pois tem gancheiras horizontais. Aparentemente não precisa de nenhuma modificação. Ats, MF

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    2. Juareiz, se mudar de ideia compro o teu quadro! Me adiciona facebook.com/thiagofortunato

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  17. Alexandre,

    Pedivela monobloco não aguenta o torque da fixa e dá folga. Ats, MF

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  18. Boa tarde, sou leigo no assunto, quero minha primeira bike fixa em torno de 1000R$, mas quero uma já montada, tenho um problema q é minha altura, tenho 1,66, sabe me indicar qual a fixa mais indicada em torno desse orçamento e que tamanho de quadro eu deveria usar, se um 52 seria bom ou tem que ser menor? estou em dúvida na tre3e, black flea etc

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    1. Filipe,

      Bikes abaixo de R$c 1000,00 voce consegue em promoções da Airwalk, ou ainda nos classificados do ML, Pedal.com.br ouno grupo do Facebook de compra e venda de peças e Bikes Fixas. Quanto ao tamanho adequado tem varios sites na internet que oferecem uma calculadora para isso , basta voce colocar teus dados. Ats, MF.

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    2. Eu achava que problema era precisar de quadro grande. Tenho 1,84 m e geralmente o quadro de bicicleta de montanha, para mim, tem de ser até maior do que 21''. Não sei se é falta de proporção em meus membros...

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    3. O melhor para definir os tamanhos das peças é sentar em bicicletas de mostruário, acompanhado de um ciclista experiente que lhe oriente, ou numa bicicletaria honesta com vendedor entendido (que pedale).

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    4. Alexandre,

      Sim, isso é uma boa. Porém vá em varias bicicletarias. para ter certeza. Ats, MF

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  19. Olá, parabéns pelo site. Riquissimo em informações valiosas. Gostaria de saber sua opnião sobre a opção de converter a SS Urban Soul KHS http://www.mtbtrip.com.br/bicicleta-khs-urban-soul-2013.html para fixa. Me parece um ótimo custo beneficio e estou bastante tentado em comprar uma com esse objetivo. Desde já agradeço a atenção

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    1. Felipe,

      Pelo que vi no site indicado e no site da KHS nos USA as rodas são com 20 e 24 furos, e caso você precise trocar o cubo traseiro e' difícil achar cubos de fixa avulsos com 24 furos!!! Convém checar isso antes. Outro aspecto: O que voce esta' buscando? A) Uma fixa com estilo de pista? Ou B) uma fixa mais urbana com geometria menos agressiva e mais confortável? Não existe uma resposta certa, o que conta e' o teu gosto /preferencia pessoal. Se a tua preferencia e' pela opção "A" então e' melhor você considerar a KHS Flite 100, na situação "B" essa Urban Soul e' uma opção. Sugiro que você leia o post "A Escolha do Quadro da Fixa: Geometria de Fixa vs. Pista vs. Estrada " assim você pode ter uma ideia melhor do que voce esta' buscando em pedalar numa bike fixa. Ats. MF

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  20. Olá MarchaFixa. Estou bastante interessado em entrar no mundo das fixas e pretendo comprar/montar uma bicicleta em breve. Gostaria de saber, na sua opinião, vale mais a pena comprar uma Caloi 10 completa e trocar as peças necessárias (http://cidadesaopaulo.olx.com.br/caloi-10-bicicleta-corrida-speed-iid-698510509#) ou comprar uma Caloi 10 já montada como fixa (http://cidadesaopaulo.olx.com.br/bike-fixa-fixed-gear-caloi-10-iid-670654301)? Obrigado e um abraço!

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    1. Olá,

      Atualmente voce encontra bikes fixas prontas com preço abaixo de R$ 1 mil. Recentemente estavam vendendo fixas da marca Airwalk por menos de R$ 800,00 (www.smcomex.com). Uma fixa de Caloi 10 por R$ 700,00 usada, não compensa por esse preço. Voce compra a Airwalk e depois aops poucos faz uns "upgrades". Pesquisa na internet. Ats, MF

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  21. Olá. Sei que o tópico é antigo, mas eu gostaria de saber se vocês já pedalaram aquela fixa/single speed da Caixa, vendida no passeio Night Riders 2015. Eu comprei uma e estou gostando (só que estou usando com roda livre), mas não entendo muito das peças, e desconfio que sejam fracas por causa do preço (paguei 299 na bike). Ouvi dizer que o frameset dela dá para usar bem, então eu penso em trocar os outros componentes pelos que encontrei nesse post, deve ficar razoável?

    Muito obrigado!

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    1. Oi Lê,

      Não pedalei nela, mas olhando os componentes eles são bem básicos e alguns ruins mesmo. Esse preço não tem erro, pois um par de rodas de fixa básico do básico não sai por menos de R$ 300,00!!! Lembre-se disto: Essa bike da Caixa não foi feita para aguentar skids, assim como uma Caloi 10. Se voce evitar skids, use o freio ela vai funcionar a contento. Ela vem meia "seca", é melhor dr um trato na lubrificação / engraxamento dos componentes - onde for necessário. De imediato troca o movimento central, põe um selado, e as demais trocas vai fazendo a medida que os componentes vão se desgastando. Ats, MF

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  22. No fórum Pedal, vi pessoas afirmando que nessa bicicleta da Caixa tudo é aço. Outro chegou lá e disse que tem peças em alumínio. Fiquei sem saber o que. Não quero criar uma conta no fórum só pra perguntar dessas supostas peças de alumínio. Alguém sabe quais são?

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    1. Alexandre,

      Quando você ver uma na rua pergunta para o dono. Ats, MF

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  23. Olá! Tenho muito interesse em entra para o mundo das fixas, e a um ano comprei um quadro e garfo Caloi sprint 10 para começar a montagem da minha fixa, mas como na cidade onde resido não tem como encontrar todas as peças, venho pesquisando e me encorajando para comprar muitas delas pela internet. Mas sempre me vem à cabeça de comprar uma fixa montada de boa qualidade e com preço justo, porém não achei essa busca fácil. Hoje vi uma bike Scott grems em um site, achei muito bonita, estilosa, preço razoável, e a marca me chamou atenção. Vcs conhecem essa bike? Ela é boa? O site é confiável?Melhor montar a minha Caloi ou comprar essa Scott?
    Segue o link dela:http://loja.banner-link.com.br/loja.asp?loja_id=1400&Pedido_Id=1205397&produto_id=99042
    Desde já agradeço as respostas de vc e parabéns pelo conteúdo do Blog.

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    1. Cleber,

      Eu não conheço a loja portanto não posso opinar. A marca Scott e' conceituada. Considerando que a fixa usa um pedivela Lasco , pode-se inferir que os componentes são básicos. O pedal e' de nylon transparente, o canote e' da Kalloy. O quadro e' o ponto positivo , pois e' de cromoly. Montar do zero uma fixa básica com quadro Caloi 10 vai custar ao redor de R$ 1200,00 e o quadro deixa a desejar. O melhor e' você ir na loja , ver a bike e se for num tamanho adequado você compra. Assim evita frustrações. Ats, MF

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    2. Obrigado!
      Entendi que essa Scott, é uma bike de entrada, mas que o quadro vale a pena. Se eu fosse optar por ela, eu não teria como ir até a loja por que estou na Bahia e a loja é em SP, minha opção seria fazer um bike fit e ligar para loja para ter mais informações.
      Agora, no caso da Caloi sprint 10, fiquei animado com esse valor de 1200,00, porém vc disse que o quadro deixa a desejar... O meu quadro Sprint 10 que deixa a desejar, ou todos os o quadros Caloi 10 que deixam a desejar?

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    3. Cleber,

      O que me falaram e' que deve ser boa a loja, pois tem oficina credenciada pela Shimano, e ela fica em Osasco - cerca de 20 Km de Sao Paulo. Quanto a Caloi 10 Sprint - o quadro deixa a desejar por que tem uma altura de MovCentral baixo - pode bater o pedivela/pedal no chao ao fazer uma curva; e e' um quadro antigo e nunca se sabe com certeza se nao tem ferrugem internamente e se tiver uma hora o quadro vai quebrar. Tem a fixa da Night Riders da Caixa (federal) que e' uma otima opcao para se iniciar nas fixas - custa na loja da web entre R$ 250,00a R$ 350,00 dependendo se voce tem um voucher de desconto - e' bem basica mesmo - mas esta pelo custo de um par de rodas sem pneus. Pesquisa na web e nos grupos de fixa do Facebook. Ats, MF

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  24. Boa noite!
    Desculpe a demora para responder. Gostei muito da fixa da Night Riders, achei uma ótima opção para iniciar. Tentei comprar, mas estou tendo dificuldades com a entrega, que inclusive não consigui entender sendo que moro a 40km de Salvador, e nunca tive problemas com endereço. Vou continuar tentando resolver a compra pelo telefone informado no site, mas infelizmente esses dias tá sem estoque.
    Se eu não consegui concluir a compra montar uma, mas ainda estou na dúvida sobre o meu quadro Sprint 10, que vc falou que o movcentral é baixo. O movcentral do Sprint 10 é mais baixo que o Caloi 10? Se for melhor compro um quadro Caloi 10.

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  25. Cleber,

    Todas as Caloi 10 tem mov. central baixo, pois são de speed. Se você já tem esse quadro Sprint, usa ele; comprar outra Caloi 10 não vai mudar nada. Ats, MF

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  26. Posso andar com a fixa em lugares não asfaltados

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    1. Victor,

      Sim, não tem problema. Entretanto, e' melhor usar pneus de speed mais largos tipo 700x28, ou maior se couber: tipo 700x32 ou 700x35. Ats, MF

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  27. Olá amigo, acabei de descobrir o blog e estou lendo muitas coisas e aprendi algo sobre diferenças de bicicletas que para mim era tudo igual. Estou na dúvida entre comprar uma bicicleta pronta ou montar uma. Fui em uma loja especializada em bicicletas aqui na zona leste de São Paulo e pelo preço pensei que o cara queria me vender uma moto. Eu tenho 1,83, estou acima dos 100 kgs e não sei por onde começar. Pretendo andar diariamente após o trabalho justamente para perda de peso e ganho de resistência e não sei se uma fixa seria interessante pra mim, visto que em São Paulo existem muitas ladeiras e tudo mais. Será que você poderia me dar um norte por onde começar? Obrigado e parabéns pelo trabalho.

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    1. Ola',

      Depende da topografia da região aonde voce pretende pedalar. A vantagem da fixa e' que não tem moleza, ou pedala ou pedala, a roda traseira girando e voce esta' pedalando seja na subida ou na descida. Se voce não sabe se vai se adaptar começa com uma de baixo custo. Ats, MF

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    2. Ola',

      Depende da topografia da região aonde voce pretende pedalar. A vantagem da fixa e' que não tem moleza, ou pedala ou pedala, a roda traseira girando e voce esta' pedalando seja na subida ou na descida, ou seja fazendo muito exercicio. Se voce não sabe se vai se adaptar começa com uma de baixo custo. Ats, MF

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