Bianchi Ocelot MTB Fixa (pinhão Surly Dingle 21x17 e a altura do mov.central é 29cm)

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Como Converter Gancheira Vertical em Horizontal: Use o Adaptador Road2Pista

O RoadToPista é um adaptador para gancheiras verticais que as transforma em gancheiras horizontais, sem muito trabalho envolvido. Esse adaptador permite colocar uma roda traseira de fixa com eixo para um espaçamento de 120mm em uma bicicleta de estrada que tenha um espaçamento de 130mm. Além disso, reduz o ângulo do tubo do selim, ângulo do tubo frontal e levanta o movimento central, deixando uma bicicleta de estrada com ângulos mais semelhantes a uma bicicleta de pista. Vide as fotos abaixo:


 






O adaptador adiciona um peso de cerca de 210 gramas ao quadro. E provavelmente será necessário cortar a parte da gancheira vertical onde vai parafusado o câmbio traseiro.

Isso foi inventado por um italiano e é comercializado no eBay, neste link aqui. Maiores informações existem neste outro link da Biciclaggio. Além disso, eles vendem também o “blueprint” em arquivo digital CAD file (formato DXF) que permite você cortar no material que você quiser numa maquina CNC computadorizada. 

É uma boa solução para converter em fixa um quadro de aluminio que esteja encostado / largado, pois não precisa fazer nenhuma solda, pois a solda em aluminio enfraquece o quadro.

Alguns vão achar que a estética é sofrível. Porém um dos objetivos do blog é informar o que existe em termos de ”gambitechs”  e não gambitechs para você montar a sua fixa, caso você queira utilizar essa opção.

By MarchaFixa

10 comentários:

  1. mas é seguro montar uma fixa com essa gambitche?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é seguro se for bem feita a insrtalação. Eu prefiro trocar a gancheira se o quadro for de aço. Ats, MF

      Excluir
  2. por que não posso montar uma bike fixa com a gancheira vertical?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro,

      A dificuldade reside em tensionar a corrente. Existem 2 solucoes para o problema: 1) Magic Gear ; ou 2) usar cubo/eixo excentrico. Ats, MF

      Excluir
  3. Por que não incluir o RoadToPista como solução 3?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre,

      Esse adaptador precisa ser bem instalado para não dar zika, e ocorrer um acidente. Ats, MF

      Excluir
  4. Bom dia, se eu cortar a gancheira, e depois quiser colocar marcha, tem alcunha solução?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato,

      Sim, tem solução. Sera' necessário trocar a gancheira por uma de spedd (que tem o suporte para cambio). Ats, MF

      Excluir
  5. Cara, me responde uma pergunta. Para transformar uma Caloi 10 desses modelos mais recentes que possui gancheira vertical, em uma single-speed, não poderia simplesmente colocar um esticador tensionador de corrente ou simplesmente ir tirando os elos da corrente até dar a tensão certa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilberto,

      Sim, e' isso. Fazer singlespeed com a C10 Nova e' possível e um esticador de corrente ajuda muito e simplica tudo. Ats, MF

      Excluir