Bianchi Ocelot MTB Fixa (pinhão Surly Dingle 21x17 e a altura do mov.central é 29cm)

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Movimento Central e Pedivelas com Padrão JIS ou ISO

A finalidade do post é alertar aquele futuro fixeiro que está montando a sua fixa utilizando uma miscelânea de peças, para as peculiaridades do movimento central/pedivela, de modo que a coroa do pedivela fique o mais próximo possível da linha da corrente ideal. Este post está relacionado com a segunda regra do post “As Sete Regras das Fixas, mas Bike Fixa tem Regras???”

Hoje no mundo existem 2 padrões de inclinação ("taper") do eixo para os pedivelas de ponta quadrada; o padrão ISO (Campagnolo e demais fabricantes europeus que sobraram: Stronglight, Miche etc); e o padrão JIS (padrão japones - Shimano, Sugino, Sakae, Suntour, SRAM (USA) e o resto dos Xing-Ling). Entretanto, o pedivela Sugino 75 (NJS - certificação Keirin)- um dos top de pista da Sugino, inacreditavelmente é padrão ISO !!! Na foto abaixo retirada do site da Phil Wood é mostrada as diferenças entre eles.


Pontas de Eixo QUADRADAS do MC: Três Padrões !!!


Em termos de rosca do movimento central existem atualmente 2 medidas: Inglesa (1.37” x 24 TPI) e a Italiana (36mm x 24 TPI). O primeiro numero informa o diâmetro da rosca e o segundo quantos fios de rosca ela tem por polegada. No passado( até o final dos anos 70) cada país europeu tinha o seu padrão, que era incompatível com o do vizinho, assim eles criavam uma reserva de mercado. 

Existia ainda o padrão de rosca francesa - que a Peugeot, Gitane, Vitus, Motobecane etc. usaram até o final dos anos 70, essa medida é 35mm x 1mm ; ou seja, o diametro da caixa do movimento central têm 35mm e o passo da rosca é 1 fio de rosca por milimetro. O movimento central para essas bicicletas francesas podem ser encontrados no eBay e na Velo Orange - especializada em peças para bikes francesas antigas. Ressalte-se que essas peças dada a sua escassez são mais custosas que a média.



Roscas dos Movimentos Centrais + Utilizados
Padrão
ROSCA
Copo
(esquerdo) Ajustável -
Direção da
 rosca
Copo
(direito) Fixo -
Direção da rosca
Largura da
 Caixa Mov. Central
Usos / Notas
Inglês
I.S.O.
1.370" X 24 tpi
1.375" X 24 tpi
direita
esquerda
Padrão 68 mm
O.S. 73 mm
A maioria das bikes em produção atualmente usam este padrão. Inglês e I.S.O. são intercambiáveis.
Italiano
36 mm X 24 tpi
direita
direita
(errado!)
70 mm
Bikes Italianas e algumas top francesas. Propensas a problemas devido ao copo fixo (direito) ter rosca no sentido horário, o que tende a desapertar-se em uso.
Francês
35 mm X 1mm (25.4 tpi)
direita
direita
(errado!)
68 mm
Obsoleto, usado em antigas bikes francesas. Propensas a problemas devido ao copo fixo (direito) ter rosca no sentido horário, o que tende a desapertar-se em uso.
Fonte: Sheldon Brown http://sheldonbrown.com/cribsheet-bottombrackets.html

Em termos práticos, você pode misturar ISO com JIS, mas lembrando sempre do seguinte detalhe (segundo o Sheldon Brown) AQUI:

"Se voce instala um pedivela JIS em um MC com eixo ISO, esse pedivela ficará + proximo do quadro 4.5mm do que ele ficaria se fosse montado em um eixo JIS que tenha o mesmo comprimento. No contrario, isto é um pedivela ISO montado em um MC com eixo JIS, ele ficará + afastado do quadro 4,5mm do que ele ficaria se fosse montado em um MC com eixo ISO que tenha o mesmo comprimento".

Conclusão: No caso de Pedivelas Campagnolo (ISO) e similares é melhor usar o eixo com ISO; ou usar um eixo JIS com 107mm que equivale ao eixo ISO de 111mm. Caso seja possível (isto é, se a coroa ou pedivela não bater/roçar no quadro/chainstay), pode usar com eixo JIS de 103mm ( a Tange , e a Sugino fabricam), que fica + próximo ainda do quadro.

 Ressalte-se que fabricantes de movimento central padrão ISO são poucos: Token, Stronglight, Miche e a Campagnolo (acho (???) que atualmente só fabricam o MC Record para reposição, pois hoje é tudo ultra-torque, exceto o pedivela de pista que usa MC de ponta quadrada). E nestas bandas esses MC são difíceis de conseguir.

No caso de pedivelas JIS (Shimano & cia) existem + opções e ainda eles podem ser montados com eixo ISO, com os quais ficam + proximos do quadro. Os MC com eixo ISO são fabricados nas seguintes medidas: 102mm (Campy), 107 , 110 e 115mm (Miche / Stronglight); 111mm e 115mm (Campy). Outro aspecto é que existem diferenças nos MCs da Campagnolo dos grupos Record e Chorus de 8V e aqueles para 9 e 10V - no primeiro caso, usa-se um MC com 111mm e para 9 e 10V usa-se 102mm no caso do pedivela com coroa dupla e nos de coroa tripla é de 111mm; e do grupo Centaur para baixo os de coroa tripla usam um MC com 115mm. Esses eixos longos com 115mm não são utilizados em bike fixa, pois deixam a coroa/pedivela muito longe do quadro/ da linha de corrente ideal.

O importante disso tudo é ter a melhor linha de corrente possível, para evitar da corrente cair e sofrer um acidente, que no caso de fixa é bem dolorido no corpo e no bolso.

Ressalte-se que essas misturas práticas implicam, às vezes, em uma boa dose de tentativa e erro. 

É importante mencionar que a mistura de JIS com ISO, provoca uma pequena deformação no encaixe quadrado do pedivela. Isso hoje não é relevante como foi no passado, pois quando os MC não eram selados, havia um enorme tira e coloca o pedivela, para dar manutenção nos colares de esferas do MC e isso provocava o alargamento do encaixe quadrado.  Hoje, você coloca um MC selado de boa qualidade e vai tirar o pedivela se for necessário trocar o MC por causa de desgaste/folga; ou para trocar a coroa, o que não ocorre com muita frequência, ao contrário do que ocorria no passado.

Existem ciclistas que abominam essas misturas práticas, eles são os puristas que prestam culto à Campagnolo, e julgam que é blasfemia colocar um pedivela Campagnolo em um movimento central que não seja da Campagnolo; e num Shimano então é "vade retro" Satanás. Para mim isso é irrelevante, o importante é ter uma bike fixa com uma boa linha de corrente a fim de evitar um acidente devido à queda ou desengrenagem da mesma.

Eu já fiz algumas misturas, por exemplo: pedivela Shimano Dura Ace FC-7410 que utiliza movimento central (MC)  Dura Ace BB-7410 que tem 103mm, mas em vez do MC da Shimano, utilizei um MC Campagnolo Chorus que tem 102mm e ficou ótima a linha da corrente, e isso foi numa fixa com uma única coroa no pedivela. Entretanto, essa mistura não funcionará caso o pedivela tenha duas coroas para uso em uma bike speed, pois a coroa menor (em geral de 39 dentes) irá roçar no “chainstay”. Esse modelo da Dura Ace é bem antigo, meados dos anos  90, ele tem cerca de 15 a 16 anos. 

Como regra geral, não se usa em fixa movimento central com eixo maior que 111mm, mas existem exceções - que podem ser por exemplo:  Se voce pretende usar um pinhão fixo duplo tipo o Dingle da Surly e o pedivela com duas coroas. A minha experiência com o pinhão Dingle e coroa dupla no pedivela foi relatada no post "Bike Check: Bianchi Ocelot Fixa", e nesse caso foi utilizado um MC da Campagnolo de 111mm !!! Outra situação é o caso do adaptador SPNK que deixou a linha de corrente traseira com cerca de 50mm e foi necessário usar um MC JIS (Shimano BB-UN71 de 115mm e + 3 mm de espaçadores para MC) com pedivela ISO (Campagnolo Super Record) para melhorar a linha da corrente dianteira e deixá-la próxima de 50 mm.

Um lembrete final, não faça mistura (ISO com JIS), caso o pedivela seja novo e modelo top de linha. Neste caso é melhor utilizar o movimento central que foi feito para ele, considerando que o custo do movimento central é sempre muito mais baixo do que do pedivela.

Boas Pedaladas à Todos.

By MarchaFixa

19 comentários:

  1. Olá, você poderia me ajudar com essa situação aqui? http://www.pedal.com.br/forum/topic69532_post1159436.html#1159436
    Terei que trocar o central ou o pedivela? Os dois são campagnolo. São imcompatíveis mesmo?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emerson, Neste caso são incompativeis, troca o central, pois esses pedivelas antigos da Campagnolo são muito bonitos. Esse movimento central modelo Chorus com 102mm só fica bom com 2 pedivelas - Chorus e o Record de estrada - ambos coroa dupla. Eu tenho um pedivela Record antigo que uso na minha fixa e eu uso um movimento central Campagnolo com 111mm de eixo. Nessa medida de eixo tem os centrais da Campagnolo para coroa DUPLA - Mirage, Veloce, AC-H (Centaur antigo) , Centaur e os movimentos centrais para pedivelas Chorus e Record TRIPLOS - que tem eixo de 111mm. Lembrando que o pedivela Record Pista (especifico para bikes de pista de competição) usa um movimento central de 111mm (esse não é bom para usar nas ruas - não tem vedação). Qualquer dúvida adicional basta perguntar. Ats, MF

      Excluir
    2. Cara, muito obrigado. Vou desistir dos centrais campagnolo, estou pensando colocar um shimano 107mm, acha que fica legal? Estou visando um bom alinhamento da corrente, por isso queria colocar um menor que 110. Acha que essa preocupação é válida? att, Emerson

      Excluir
    3. Tô considerando comprar o de 107mm da shimano, mas será que ainda terei problemas? Com esse de 111 você conseguiu um alinhamento bom na corrente?
      Valeu pela atenção!

      Excluir
    4. Emerson,

      Sim a linha da corrente ficou muito boa usando um MC Campagnolo de 111mm. Entretanto, MCs da Campagnolo são dificeis de achar no Brasil. Usando um JIS de 107 mm ele vai ficar próximo do de 111mm da Campagnolo. Ats, MF

      Excluir
  2. Montei uma fixa em um quadro Guerciotti (1974)de alumínio colado. Consegui adaptar um movimento central shimano 110mm rosca italiana e ficou muito bom. Agora monto outra fixa em um quadro francês da mesma época. O eixo do movimento central é de 121mm e desalinhou a corrente. Os movimentos centrais com rosca francesa são raros e caros. Há algum problema em se inverter o lado do eixo (MC não é selado), pois o lado esquerdo é menor que o direito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grzanetti,

      A inversão do eixo assimétrico é uma ótima maneira de melhorar a linha da corrente e não ocasiona nenhum problema. Eixo de 121mm é para pedivela triplo!!! O ideal seria trocar esse eixo por um mais curto - ressalto que os eixos de MC com colar de esferas da mesma marca/modelo são praticamente todos iguais, o que difere entre eles é o comprimento. O melhor seria um com com 109 a 111mm, que em geral são usados para pedivelas duplos. Na internet voce encontra eixos de MC avulsos para colar de esferas.Ats, MF

      Excluir
  3. Muito obrigado! Se souber de algum lugar onde comprá-lo me envie o link. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grzanetti,

      Tenta no Mercado Livre. Ou em algumas bicicletarias como Casa Alberto (São Paulo). Ats, MF

      Excluir
  4. Consegui por minhas mãos em um quadro Zeus Pista e estou tentando montar minha primeira fixa, mas não faço idéia de qual m. c. usar segundo o vendedor o quadro é da década de 80 e foi usado para treinos na USP. Mas como sou leigo no mundo das bikes não garanto nada, depois que tirei toda a tinta acumulada ao longo dos anos no quadro, vi na gancheira escrito "Zeus Pista - Made in Spain" mas estou no processo de limpeza do quadro ainda.

    O ponto é, um movimento central shimano 110mm seria compatível? É pergunta de leigo mesmo, mas é a única peça que não sei exatamente o que comprar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael,

      Parabens pela compra do quadro. A primeira coisa é saber qual é a rosca desse movimento central, e para isso basta medir o diametro interno da caixa do movimento central - leva na CicloUrbano que o pessoal te informa. Eu deixaria para comprar por último po movimento central. Primeiro monta a roda fixa e mede a linha da corrente, depois compra/escolhe o pedivela e com base neles (linha da corrente e pedivela) voce escolhe um movimento central compativel com o pedivela e com um tamanho de eixo que vai deixar a linha da corrente do pedivela compativel com a linha da corrente da roda fixa. Leia o post sobre4 linha da corrente. Ats, MF

      Excluir
  5. Salve Mestre,

    um dos meus próximos passos é comprar o pedivela pra minha fixa, que tem um quadro Peugeot.
    Estou pensando em comprar um Eightinch 160mm (padrão JIS), que está com um bom preço no site deles.

    http://www.eighthinch.com/13-eighthinch-courier-crankset-144BCD.aspx

    Dei uma olhada na ponta do eixo do meu MC, (original do quadro) e aparentemente é JIS também.
    Foto: http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/202/9qhw.jpg

    Você consegue me ajudar com essa confirmação pra saber se é compatível?

    Se não for, é tranquilo de substituir o MC, certo?

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juareiz,

      Se o quadro é Peugeot e o MC é original, provavelmente o MC não seja JIS (Japan Industrial Standard). Se o MC tiver rosca francesa (35 mm x 1mm) , o MC com essa rosca é caro e dificil de encontrar no Brasil. Se for rosca inglesa oi italiana a coisa fica mais fácil e existe MC com 110mm necessário para esse pedivela ter uma boa linha de corrente. Veja este link aqui: http://bikefixabr.blogspot.com.br/2011/05/comentario-sobre-movimento-central.html Abs, MF

      Excluir
  6. Você manja pra caralho e já aprendi um monte de coisas aqui. Parabéns e obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia tenho uma caloi 12 super com peças gipiemme não estou conseguindo encontrar um movimento central compativel voce pode me ajudar sou meio leigo no assunto .

    ResponderExcluir
  8. Ola,

    Se for a Caloi 12 Super Italy com gancheiras Gipiemme, então o Mov. Central que funciona e' um com rosca italiana (36 X 24 TPI) e com inclinação do encaixe do eixo no padrão ISO. Esses MC tem basicamente de duas marcas italianas: Miche e Campagnolo. Este ultimo da Campagnolo tem a venda na OLX. Ats, MF

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, estou montando uma Mônaco fixa e notei que a coroa estava pegando no quadro. O movimento central dele é selado. O problema deve ser que o movimento é muito curto. Qual medida tem que ser para não pegar no quadro e usar coroa com 3 dentes para marcha??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unknow,

      Tem poucas informacoes factuais para dar uma opinião. Coroa com 3 dentes para marcha????? Sugiro que voce leve a sua fixa a uma bicicletaria que entenda de fixa e/ou singlespeed. Ats, MF

      Excluir