Bianchi Ocelot MTB Fixa (pinhão Surly Dingle 21x17 e a altura do mov.central é 29cm)

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

A Conversão da Monark 10 em Fixa: Resolvendo o Problema do Movimento Central

A idéia desse post especifico surgiu quando vi que alguém teve a cara de pau de pedir R$ 150,00 por um quadro de Caloi 10 bem enferrujado. O potencial comprador perguntou a opinião de outros fixeiros em uma rede social sobre essa aquisição. Um dos membros do forum recomendou que ele gastasse a grana em brejas no botequim, assim ele teria mais prazer do que correr riscos com um quadro que possivelmente estava também comprometido internamente por ferrugem.


Outro aspecto é que as recomendações sobre como lidar com o problema do movimento central da Monark 10 estão espalhadas em 2 ou 3 posts do blog e assim fica dificil para o leitor entender as alternativas disponíveis. Esse post é uma consolidação de tudo o que escrevi sobre o problema com algumas adições. Apesar de mencionarmos sómente a Monark 10, isto se aplica a qualquer quadro que use pedivela monobloco. Tenho minhas dúvidas se vale a pena fazer isso em outros quadros. No caso da Monark ela é cachimbada e tem gancheiras horizontais e corrigido o problema e com peças adequadas você terá uma fixa com um bom visual e com um custo razoável.


Ressalto que essa é a única diferença relevante entre uma Monark 10 e a Caloi 10. Consequentemente, resolvido o problema do movimento central, aplicam-se à Monark 10 todas as recomendações feitas no post:Como Montar uma Bike Fixa de Baixo Custo” que foca basicamente na Caloi 10.



Identifiquei cinco maneiras para lidar com o problema do movimento central da Monark 10. Esse quadro usa um sistema quase que “integrado” de pedivela monobloco / movimento central. Esse sistema não aguenta o torque de uma bike fixa. E com o tempo dá folga e isso facilita a queda da corrente que é algo perigoso em uma fixa sem freios.



A primeira alternativa é esse “gambitech” que foi desenvolvido na Finlândia para converter as bikes da Escandinávia que utilizam movimento central de pressão (“press-fit”) com 45mm de diâmetro, para poderem aceitar um movimento central selado com rosca inglesa.


Antes que os “estailantas/fixantas” de plantão torçam o nariz sensivel à qualquer coisa que cheire a “gambiarra”, gostaria de lembrá-los que tem muita gente grande e respeitada (e.g.: FSA) oferecendo adaptadores para movimento central BB30, que torna possivel usar um movimento central tradicional com rosca inglêsa (1.37” x 24 TPI).


Esse dispositivo foi descoberto pelo Carlão, (um amigo aficionado por bikes diferentes). Esse é o link para o dispositivo na internet: http://pyoratohtori.fi/kasettikeskiot.htm . Ele vai utilizar isso para converter uma Raleigh Cruiser (quadro de alumínio) que tem a caixa do movimento central com 45mm de diâmetro e usa , obviamente, pedivela monobloco.



Adaptador para MC de 45mm Virar Padrão Ingles (1.37"X 24 TPI)




Existem outras opções, mas não tão boas quanto essa da Finlândia. A FSA tem um conversor para quadros que tem caixa de movimento central BB30, mas que no caso da Raleigh Cruiser requer uma luva adicional que precisa ser feita pelo torneiro, de modo que o diâmetro externo da peça alcance 45mm. Outra alternativa é um conversor da TruVativ vide AQUI e tem este blog AQUI que dá maiores detalhes de como fazer a conversão. RESSALTO QUE INFELIZMENTE NÃO CONSEGUI SABER O DIÂMETRO DESSE ADAPTADOR PARA VER SE É COMPATIVEL OU NÃO COM A MONARK. Entretanto um leitor (Victor - vide comentários abaixo) do blog encontrou a informação: o diâmetro do adaptador TruVativ é de 51,2 mm, ou seja para servir será necessário desbastar a parede do adaptador em 3.1mm para ele poder entrar na caixa do movimento central da Monark.


Esse "gambitech" também serve nas demais bikes que possuem uma caixa de movimento central com 45 mm de diâmetro.

A segunda alternativa é a mais apropriada em razão do seu baixo custo VS. alta funcionalidade, considerando que um quadro de Monark não tem muito valor. Ela consiste em colocar um tubo com rosca inglesa soldado na caixa de 45mm do movimento central do quadro. Esse tubo tem pronto na Ceeway (empresa inglesa que fornece suprimentos para framebuilders - vende no varejo também) e em outros fornecedores e vai custar muito menos que esse adaptador de aluminio.




Adaptador FSA Converte MC BB30 em Padrão Inglês (1.37" X 24TPI)


Tubo /Caixa do Movimento Central em Aço p/ Monark 10 ou 12 marchas


Esse tubo de aço / cromoly é utilizado na construção de quadros que são soldados com TIG. Eles existem prontos na Ceeway com diametro externo entre 38.1mm a 40mm, e com comprimento de 68mm - o que é compativel com o diametro existente de 45mm e já vem com rosca inglesa pronta. Ressalte-se que caso a caixa original da Monark tiver um comprimento superior a 68mm, ela deve ser reduzida igualmente em ambos os lados para ficar com 68mm de comprimento. Esse tubo deve ser escorado e soldado com MIG ou TIG dentro da caixa do movimento central da Monark. No lado onde vai o braço do pedivela com a coroa (lado direito do quadro), deve ser colocado o lado do tubo que tem rosca no sentido Anti-Horário ou Reverso. Esse processo será detalhado após os comentários sobre todas as alternativas.


Alguém vai pensar: "Um torneiro pode fazer esse tubo? Não pode?" Sim, o torneiro pode fazer esse tubo, que deve ter 68 mm de comprimento.  Lembrando que a rosca inglesa em um dos lados precisa ser REVERSA - rosca Anti-Horária, e no outro a Rosca é no sentido HORÁRIO, e ambas as roscas no padrão inglês: 1.37' x 24 TPI - traduzindo: diametro (interno) de 1,37 polegadas com 24 fios de rosca por polegada. Essa é a rosca que vem nos movimentos centrais selados da Shimano, Stronglight, Miche, FSA, Campagnolo etc. e de outros fabricantes.


O uso do tubo de aço em quadros de aluminio e vice-versa deve ser de outra maneira, pois nao dá para soldar. Isso no caso de não querer gastar com o adaptador finlandes.  Ele deve ser envolvido por uma bucha de aluminio (feita por torneiro) e colocada sob pressão com trava-rosca na caixa do movimento central de 45mm.


A terceira alternativa é praticamente igual a segunda. Porém neste caso  usa-se um tubo (bucha) de aço 1020 SEM ROSCA ou de Aço VMec 134AP da Vallourec-Mannesmann com comprimento de 68mm, e com com diametro externo de pelo menos 39 ou 40mm, e com diametro interno de 1,37" polegadas que é equivalente a  34,7mm (o mesmo diametro do movimento central ou próximo disso - 35mm) - que será soldado/escorado dentro do MC original da Monark e depois instalar um movimento central salva-quadros com 110mm ou 107mm de comprimento de eixo (quanto mais curto melhor) . Existem da marca Rodan (Brasil) , Chin Haur (chines) e também da YST e da Velo Orange no exterior. No Brasil a dificuldade é encontrá-los com eixos mais curtos; e comprá-lo no exterior encarece está alternativa.

Movimento Central Salva-Quadros (sem rosca externa, elas são internas)


A quarta alternativa como o nome diz é canibalizar um quadro para converter um outro. É a solução mais trabalhosa. Você retira de um outro quadro a caixa do movimento central; e através do uso de esmeril / serra e lima ou até um torno precisa deixá-la como um tubo para ser inserida / soldada na caixa do movimento central da Monark.


No caso de canibalização de um quadro de aluminio - a caixa de movimento central também não pode ser soldada, portanto a solução é colocá-la sobre pressão na caixa de aço da Monark - desde que o diametro externo da caixa de aluminio  seja igual ao diametro interno da caixa (movimento central) de aço. Caso contrário, será necessário fazer uma “luva” de aluminio para haver um encaixe perfeito, ou ainda diminuir o diametro da mesma, mas nesse caso não sei se vale a pena devido ao custo adicional com o torneiro.


A quinta alternativa foi colocada só para constar, mas o intuito é de prevenir o ciclista de que essa solução não funciona no médio/longo prazo. Devido ao fato que o alto torque da fixa acaba provocando folgas na transmissão e isso aumenta o risco da corrente cair. Assim quando o ciclista for a uma bicicletaria e for oferecida essa pseudo solução, ele já está informado. Eu já vi um eixo transformer quebrar durante um jogo de polo no Parque Ibirapuera.


Na minha opinião a melhor solução em termos de trabalho envolvido, flexibilidade (+ opções de MCs), custos e durabilidade é a segunda opção: tubo com rosca inglêsa. Obviamente se você tem uma situação muito particular do tipo: voce possui uma Monark 10 em bom estado e uma Caloi Aluminum ferrada, mas a caixa do MC da Caloi está OK e voce tem acesso a um torneiro / soldador com um bom custo, então nesse contexto a opção da canibalização pode fazer mais sentido.


Ressalto que nunca fiz esse procedimento de conversão da Monark 10. Tempo atrás um  membro do forum www.pedal.com.br comentou no tópico - Single Speed (filosofia) que tinha feito isso e que o resultado foi bom. Entretanto caso eu fizesse, isso seria da seguinte forma:


1) Usaria uma luva de movimento central em cromoly da SABA No. 594 que é vendida pela Ceeway e custa £ 4.99 + frete - que é mais ou menos US$ 8.00 + frete, e é a opção mais barata do catálogo deles. Esse tubo aparece no catálogo da Ceeway como: Saba 594 Bottom bracket Sleeve. Thick. Cromoly.  Acho que comprar pronto o tubo em cromoly é mais barato que mandar fazer por um torneiro local. Torneiros que conheço em São Paulo - capital cobram cerca de R$ 40,00/hora para fazer um serviço de rosca e nesse caso são duas roscas e uma é reversa.


2) Efetuar 2 furos com 8mm de diâmetro de cada lado na parte superior da caixa do movimento central da Monark - esses furos deverão estar posicionados no eixo horizontal/vertical do quadro. Esses furos com o tubo posicionado embaixo deles serão preenchidos com solda MIG , assim unindo (caldeando - jargão de soldador) a caixa do movimento central com o tubo. Antes de efetuar a solda lembre-se de verificar se o lado do tubo que tem a rosca reversa está do lado aonde vai a coroa do pedivela.


3) Suponhamos que o tubo tenha 3 mm de parede, então o diametro do mesmo será de: 3 mm + 3 mm + 34.8 mm = 40.8 mm, como o diametro da caixa do MC da Monark é de 45mm, sobrará em baixo um espaço de 4,2 mm entre o tubo e a caixa do MC da Monark. Eu colocaria 2 barrinhas de aço maciças com 3 mm de diametro para dar apoio na parte de baixo ao tubo que está soldado/preso por cima. Faria 3 furos na caixa do MC da Monark - ao lado de onde passa cada barrinha para poder soldar juntamente cada barrinha com o tubo e com a caixa do MC. Com isso o tubo estará bem preso dentro da estrutura do quadro. Lembrando que o diâmetro das barrinhas varia em função do diâmetro externo do tubo empregado.


4) Os furos efetuados na caixa do MC da Monark deverão ser bem preenchidos com solda MIG ou TIG e depois limados e lixados para ficarem invisiveis depois que o quadro for pintado.


Nota: A solda TIG é melhor que MIG, pois com a TIG voce faz uma solda mais precisa. A MIG espalha mais e as vezes espirra e se pegar na rosca do tubo - ferrou o serviço.

Monark 10 Fixa com Tubo Adaptador Soldado no Mov. Central


Neste link AQUI tem testemunho de pessoas que converteram Monark 10 em fixa. 



Advertência/Recomendação: Caso voce decida-se implementar a segunda opção tenha em mente o seguinte: Use solda MIG ou TIG, nunca use a solda elétrica. E caso você mande fazer o tubo com rosca assegure-se que o tubo seja de cromoly (SAE 4130), ou tubo mecânico de aço sem costura Vallourec-Mannesmann (Aço VMec 134AP); ou ainda tubo de aço SAE 1020 e em todos os casos com espessura de pelo menos 2mm, mas eu usaria 3mm de parede. Eu já usei esse tubo mecânico Aço VMec 134AP para fazer extensor de tubo frontal do quadro e nunca tive problemas até hoje e eles foram soldados com MIG. Um último comentário: Gambiarras não existem, o que existe são coisas mal feitas e coisas bem feitas. Simples assim.

Boas Pedaladas à Todos.


by MarchaFixa



31 comentários:

  1. Prezado

    Parabens pelo post, achei muito instrutivas as informações. Entretanto, venho a perguntar, como a caixa do movimento central da monark não é "concentrica" (o lado direito é mais "comprido" do que o esquerdo), entendo que não importa qual modificação seja feita, sempre estará um pouco "descentralizada" se for mantido o caximbo original, o que pode ocorrer em dificuldades de alinhamento. Deste modo, pergunto: há algum outro problema no pedivela monobloco além da tensão da correia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Caso voce não siga a posição do cachimbo original o pedivela poderá bater no quadro (no "chainstay" - tubo da corrente). Voce precisa calcular a linha da corrente dianteira caso voce siga a posição do cachimbo original e colocar a roda fixa na traseira e também calcular a linha da corrente da traseira - com isso voce poderá ver o que precisa ser feito e observe se os braços do pedivela não batem no quadro - tudo isso antes de soldar definitivamente o tubo dentro co cachimbo original. Antes de tudo assegure-se que o cachimbo original da Monark tem 68mm de comprimento. Ats, MF

      Excluir
  2. Caro MF,

    Iniciei meu primeiro projeto de fixa. Tenho uma experiência razoável com MTB's, com alguns períodos de inatividade, mas pedalo com elas desde 1989. Porém, sou absolutamente leigo em fixas, nunca sequer subi em uma. Já andei um bocado de speed, mas abandonei, perdi a confiança nas estradas, acho perigoso.Depois de horas de leitura seu blog, resolvi começar. A primeira dificuldade foi com o quadro, realmente o pessoal está pirando nos preços de Caloi 10 e por aqui, nem foi este o problema, não estou encontrando mesmo. Achei um de Monark 10 em bom estado e vai ser com ele mesmo. Estou em dúvida com o catálogo da Ceeway. Vou comprar o BB sleeve deles, mas não achei exatamente como você descreveu. encontrei o que está nesta página, não fala a marca mas acho que é o mesmo, não: http://www.framebuilding.com/NEWPARTSPAGES/Other%20BB%20shells.htm o primeiro da esquerda para direita, na segunda linha, o que preciso é o BBSleeve68.38 - 38.1OD x 68mm Width? Se puder conferir para mim se é isso mesmo agradeço.
    Abraços!
    Obrigado
    Paulo

    ResponderExcluir
  3. Olá MF,

    Como já lhe disse começei o projeto. Resolvi também começar um blog com o paso a passo da montagem da minha fixa.
    http://bikeideiafixa.blogspot.com.br/
    Como seu blog tem sido minha principal fonte de informação técnica, tomei a liberdade de citá-lo algumas vezes e certamente terei que citar muitas mais. Caso não concorde, por favor me informe. Vou testar mais uma solução para o problema da caixa do movimento central da Monark e depois lhe informo sobre o resultado.
    Abraço!
    Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo,

      Isso de iniciar um blog focado na conversão de uma Monark 10 em fixa é uma boa idéia, pois vai ajudar muitos que tem uma Monark 10 e estão inseguros em como proceder na conversão. Além disso, as Caloi 10 estão ficando escassas.

      Não tem problema nenhum de você citar o blog desde que explicite claramente a fonte da citação.

      Ats,

      MF

      Excluir
  4. Boa noite MF, tudo bom?

    Gostaria de saber se você tem algum email para contato, para me auxiliar na aquisição de uma Bike Fixa.

    Att.,


    Raphael Sanchez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raphael,

      Toda comunicação com os leitores é feita via blog - publicamente, de modo que as respostas possam beneficiar outros leitores que tenham a mesma dúvida. Ats, MF

      Excluir
    2. Certo, então vamos lá kkk

      Boa tarde, MF e aos leitores deste blog que ajuda tanto.

      Estou a procura de uma bike fixa, andei dando uma procurada nas bikes, só que as fixas comercializadas hoje no mercado estão muito caras, como é apenas para inicio nao queria gastar muito, pois segundo o pessoal da Tag and Juice, uma bike fixa deles sai em média 3.600, não queria gastar tanto assim.. kk
      O pessoal da bike town me indicaram essa: http://www.biketown.com.br/produto/outlet-bicicletas/bicicleta-hibrida-khs-urban-soul-fixa-aro-700-preta-2012-khs-1571.mstp

      Mas ao dar uma olhada no EBAY encontrei umas por um preço bem acessivel que mesmo com tributação e taxas sai mais enconta que qualquer uma dessas comercializadas no Brasil, exemplo de bikes do Ebay que encontrei:
      http://www.ebay.com/sch/i.html?_odkw=BIKE+FIXED&_osacat=0&_from=R40&_trksid=p2045573.m570.l1313.TR0.TRC0.XBIKE+FIXED+EATHING.&_nkw=BIKE+FIXED+EATHING.&_sacat=0

      ou

      http://www.ebay.com/itm/Eighthinch-Single-Speed-Fixed-Gear-Bike-Lo-Fi-White-57Cm-/300967024573?pt=US_Cycling_Clothing&hash=item46130857bd

      e depois vou comprando acessórios caso necessário... o que você acha? o pessoal da ciclo urbano me indicou tambem a bike fixa airwalk que está no valor de 1.300,00

      Conto com sua ajuda, e dos demais leitores.

      Att.,



      Raphael Sanchez

      Excluir
    3. Raphael,

      Desculpe o atraso na resposta. A Tag & Juice vende bikes super-customizadas e por isso são caras. As mais em conta no quesito custo x beneficio s~çao as Airwalk que no Black Friday em Novembro chegaram a custar R$ 800,00 ( modelo básico). O eBay tem opções interessantes principalmente de quadros chineses em cromoly. Ats, MF

      Excluir
  5. Bom dia! Tenho 34 anos e comecei pedalar aos 5, parei aos 25 devido ao tempo de trabalho e a cerca de 1 ano estou de volta, e é como uma droga, só provar novamente que já entramos de cabeça.

    Sempre montei e ajustei minhas bikes e dos amigos, tenho de peças praticamente umas 5 bikes inteires desmontadas, tirando as 3 montadas. Antes de volter comecei o interesse pelas bikes fixas, e meu pai tem uma velha caloi 10 enconstada na garagem, toda original com sua pintura já desgastada pelos milhares de quilometros rodados.

    Penso seriamente em montar uma fixa com ela, mesa e freios dia compe. acredito que o movimento central esteja já desgastado. Ainda não li muito sobre fixas e geometrias, mas acho que vai sair uma bela bike.

    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Uma Caloi 10 dá uma boa fixa, veja o post: Manifesto Caloi 10 Convertida em Fixa. Ats, MF

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    O Paulo Marcio G. Barros deixou um comentário no meu último post, porém esse comentário é mais pertinente à este tópico e estou transcrevendo abixo:

    "Paulo Márcio G. Barros3 de novembro de 2013 17:23

    Obrigado pela resposta!

    Quanto ao adaptador para BB30, a instalação pelo torneiro ficou ótima, depois que tiver com o quadro de novo farei umas fotos e vou postar. Mas já adianto que economicamente acho que não compensa. Eu ganhei este, mas não encontrei para vender por aqui e no e-bay achei por 23 dólares. Mais o custo do torneiro, que por aqui não sai barato, melhor pagar mais caro num quadro de Caloi 10.

    Abraço!

    Paulo "

    Transcrito por MarchaFixa.

    ResponderExcluir
  8. Prezado

    Achei seu post muito bacana! Também tenho uma monark 10 e ando um pouco descontente com o pedivela monobloco. Tenho uma proposta que pode vir a ser mais uma opção de adaptação, mas o bom que esta não depende de solda! Ao estudar o problema levantei a hipótese de se utilizar os rolamentos rodan diametro externo de ~45mm e diametro interno de 25mm e um anel com flange para casar o diametro interno dos rolamentos com o eixo dos pedivela hollowtech ou gxp, que medem 24mm. Postei a idéia no forum pedal.

    http://www.pedal.com.br/forum/pedivela-integrado-na-monark-10-parece-possivel_topic71130.html

    Não consegui testar ainda se dá certo, mas ao verificar o diâmetro interno dos rolamentos hollowtech 2 e dos gxp são também de 25mm, igual ao rolamento rodan para o eixo transformer, ou seja, em tese, esta adaptação é possível. Entretanto os custos atuais dos pedivelas hollowtech 2 e gxp não "convidam" a testar esta idéia.

    ResponderExcluir
  9. Braun,

    Lí o que voce escreveu no site do Pedal.com. A idéai é boa. Entretanto eu acho que a relação custo x beneficio não é favorável. Ele vai continuar sendo um quadro de Monark 10 . A opção do tubo soldado é que ela é barata e simples. Um tubo pronto da Ceeway custaria com frete cerca de R$ 35,00 (+/- US$ 16.00) mais uns R$ 20,00 de solda TIG. E estaria resolvido o problema. Ats, MF

    ResponderExcluir
  10. Salve!

    Poderia me explicar a diferença entre uma bike fixa onde a "abertura" da gancheira do quadro é virada para o mov. central e uma onde a "abertura" é virada para o outro lado?

    Sempre vejo ambas rodando por ai, e me pergunto qual a diferença..

    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juareiz,

      A primeira gancheira que voce citou é horizontal para bike com marchas e algumasa tem suporte para o cambio. O segundo tipo é uma gancheira para bikes de pista ou fixas. A vantagem da gancheira de pista é que permite colocar um esticador para corrente, no mais não tem muita diferença.´quando usadas com roda fixa. Ats, MF

      Excluir
  11. Olá, tenho um quadro de monark 10 e atualmente estou usando o eixo transformer, procurando algumas alternativas menos trabalhosa pela internet esbarrei com esse adaptador (http://alturl.com/b4bzf) gostaria de saber sua opinião. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Victor,

      Esse adaptador é da Truvativ e pela descrição é de funcionamento similar ao Escandinavo mencionado no post. Infelizmente não consegui encontrar a informação crucial: Qual é o diamertro externo dele???? Sem essa informação fica dificil dizer se é compativel com a Monark ou se vai ser necessário ainda mandar fazer uma luva para compatibilizar os diametros. No site da Truvativ não tem nenhuma informação sobre o produto. Ats, MF

      Excluir
    2. É, pelo que pesquisei, o tamanho padrão americano do MV monobloco é 51.2mm, maior que os 45mm da monark, realmente parecia bom demais pra ser verdade, obrigado.

      Excluir
    3. Victor,

      Obrigado pela informação. Ats, MF

      Excluir
    4. MF.

      esse é o tal eixo transformer que você não recomenda? Ele é bem diferente do que tenho instalado na minha bike, seria uma opção viável? http://goo.gl/f9vwuT

      Excluir
    5. Victor,

      A experiência de muita gente com o eixo transformer em fixa não é boa, folga etc. Eu já ví um quebrar em um jogo de bike polo no Ibirapuera. não sei a marca desse que quebrou e estava instalado erm uma Monark 10. Ats. MF

      Excluir
  12. aonde eu encontro para comprar o adaptador finlandes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guilherme,

      Isso está citado no texto. Veja este link: http://pyoratohtori.fi/kasettikeskiot.htm

      Ats,

      MF

      Excluir
  13. MF,
    Minha experiência está ficando assim: http://bikeideiafixa.blogspot.com.br/2013/12/convertendo-o-quadro-de-monark-10-para.html
    Citei você várias vezes. Adaptei fotos do seu blog também. Se você achar que alguma citação não está de acordo, por favor me avise. Ainda pretendo citar muito. A abrangência e a qualidade de informação do seu blog são fantásticas. Mais uma vez, parabéns.
    Vou me aventurar a construir quadros também. Tenho uma encomenda de tubos cachimbos e etc. a caminho.
    Essa loucura parece ser contagiosa, rsrsrs
    Abraço!
    Paulo

    ResponderExcluir
  14. Oi Paulo,

    Está OK. Basta citar a fonte de onde voce tirou. Abs, MF

    ResponderExcluir
  15. MF,

    estou montando uma fixa a partir de um quadro Peugeot antigo.

    Achei esse pedivela Sugino 165mm no Ebay ( http://bit.ly/19rE86A)
    com um bom preço e estou na dúvida se é compatível com esse movimento central original do quadro ( foto: http://imageshack.com/a/img690/170/wy3k.jpg)

    Consegue me ajudar?

    Obrigado mais uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juareiz,

      Ele é compativel com esse MC com ponta quadrada, mas você precisa atentar para o comprimento do eixo do MC.. Se voce ler os detalhes no anuncio do eBay esse pedivela pede um MC com eixo de 103mm o que resulta numa linha da corrente com 45mm, e a linha da corrente da roda fixa também deve ser ao redor de 45mm. Ats, MF

      Excluir
  16. Pessoal, estive pesquisando no blog, e continuei dando uma olhada em pra saber se existiam métodos e qual seria o melhor custo/benefício. E acabei encontrando isso aqui no youtube:

    https://www.youtube.com/watch?v=OupYH7JOsok

    Isso confere? Meio arriscado, não?

    ResponderExcluir
  17. Jedjub,

    Atente para o diametro externo dessa peça e compare com o diametro interno da caixa de movimento central da Monark e eles precisam casar para funcionar ou voce pode caso seja possivel colocar uma bucha - caso o adaptador tenha um diametro menor. Ats, MF

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pela postagem.
    Nas singles speeds esses procedimentos são mesmos cruciais ?

    ResponderExcluir