Estas Perguntas & Respostas são para complementar o post aonde descrevemos o processo de instalação do anel adaptador para freio a disco / pinhão parafusado usando chavetas para prendê-lo no cubo.
1) Antigamente você adotava
outra maneira de prender o anel adaptador no cubo – que era colocar seis
parafusos allen sem cabeça (3 ou 4mm de diâmetro) os quais transpassavam o anel
adaptador e cravavam na rosca do cubo, Qual
a razão da mudança?
O método anterior funciona bem, mas é mais caro e
complicado que prender com chaveta. Explico. Ele requer que se façam seis
roscas no anel adaptador. E, para isso é necessário ter um macho e fazer o furo prévio na furadeira de bancada
(que poucos tem em casa) para o mesmo ficar perfeitamente paralelo. Por outro lado, no caso de chavetas, você
consegue fazer os três furos das chavetas utilizando uma furadeira elétrica
manual comum. E foi isso que usei para fazer os furos das chavetas nos cubos
que recuperei/converti.
O outro método de prender o adaptador de freio
a disco no cubo de rosca utiliza seis (6) parafusos Allen que com isso evita
dele se desrosquear acidentalmente ou por um skid de emergência. Esse processo
está descrito no post: “Como Converter Cubo de Rosca em Cubo com Pinhão Parafusado”.
2) Por que você recomenda que
se use o adaptador para freio a disco somente em Cubos com Flange Alta?
Nos cubos de Flange Baixa, o adaptador
impede que o raio seja instalado, ele fica bem em frente ao furo para o raio. E,
isso inviabiliza a eventual troca de um raio quebrado no lado do adaptador.
3) Por que usar
uma bacia para apoio da roda no momento da furação?
Essa foi a solução que encontrei para manter a roda nivelada (assim o
eixo não atrapalha) e bem apoiada para efetuar os furos com furadeira manual
para inserir as chavetas (parafusos auto-atarrachantes).
Isso não impede de ser usada outra alternativa desde que você tenha uma
posição / estabilidade adequada da roda para a execução dos furos.
4) Poderia furar o
encaixe das chavetas usando uma furadeira de bancada?
A roda, devido ao diâmetro, não cabe em uma furadeira de bancada normal.
5) Qual a razão
para montar o adaptador para freio a disco no cubo depois dele estar enraiado
no aro e com o pneu montado?
O motivo é que se tem mais alavanca para apertar bem o anel adaptador
nas roscas do cubo.
Colocando o adaptador antes de enraiar o cubo - a “pegada” no cubo para
apertar o anel adaptador é menor. Então
visando evitar danificar ou prejudicar a estética do cubo com arranhões é
melhor colocar o adaptador com a roda montada com pneu.
6) Por Que colocar
3 chavetas?
É uma maneira de distribuir melhor o torque do pinhão sobre o adaptador/
Cubo.
7) Por Que usar
também cola epóxi para prender o adaptador no cubo?
A cola funciona como "graxa" e também elimina o impacto da
vibração, que pode afrouxar o adaptador e/ ou chavetas. A cola preenche todos
os micro-espaços entre os componentes e isso minimiza o impacto da vibração.
Ela aumenta a adesão do adaptador ao cubo.
8) Qual é a melhor
opção? Adaptador de freio a disco (pinhão parafusado) chavetado ou pinhão
chavetado?
O adaptador para freio a disco chavetado é melhor, pois fica muito mais firme que o pinhão chavetado
(por não existir a diferença de dureza entre os materiais), ou seja, a
chaveta/parafuso entra mais justinho (e consegue fazer rosca) e uma eventual
troca de pinhão é muito, mas muito mais fácil.
No caso do pinhão chavetado, como os dois componentes tem graus de dureza
diferentes não se consegue fazer um furo para a chaveta simultaneamente, isto é
pegando as duas peças. Primeiro é preciso fazer um MEIO furo no pinhão de aço,
rosquear o pinhão no cubo e aí usando o MEIO furo do pinhão como guia fazer a
outra metade do furo no cubo de alumínio. E com certeza SE usar como chaveta um
parafuso auto-atarrachante, isso não vai funcionar a contento - pois os pinhões são
feitos de aço - e não vai fazer rosca, e assim só vai fazer rosca no MEIO furo do
cubo que é de alumínio!!! E, além disso,
a troca de pinhão vai ser bem trabalhosa e pode implicar em folga que vai
requerer um parafuso/chaveta com diâmetro ainda maior.
9) No passado você
recomendou o adaptador somente para cubo antigos top de linha, mas agora você
usa em qualquer cubo de Flange Alta.
Qual a razão da mudança?
A razão era o custo do adaptador. Um adaptador da Montanovelo (California,
USA) de alumínio custa US$ 35 + frete. A alternativa de mandar fazer por um
torneiro em Sampa custava em 2012/2013 cerca de R$ 100,00.
Depois descobri que a Wind Bikes
vende no Mercado Livre o adaptador por R$18,00 + frete, um preço bem razoável,
inferior ao custo de uma câmara para pneu de speed (700c), exceto as da
Decathlon.
Recentemente fiz uma busca na web e descobri vários fornecedores desses
adaptadores para freio a disco no Sudeste da Asia (China, Hong Kong etc.), com
preços arrasadores. Tem vendedores cobrando US$ 1.00 /unidade com o frete
incluso pelo adaptador!!!
Ressalte-se que o custo mais baixo de cubos para fixa (sem marca) na
Deal Extreme ou Aliexpress é ao redor de US$ 25.00, mas você pode cair na malha
fina e terá de pagar imposto de importação (60%) e a taxa dos Correios (R$
12,00).
Esse baixo custo do adaptador permite a recuperação de cubos de fixa
tradicionais de boa qualidade, assim como os mais simples que tenham espanado a
rosca do lockring. Eu já reciclei/recuperei um cubo Fórmula de fixa – Flange Alta - com a rosca do lockring
espanado usando o adaptador para freio a disco. A reciclagem só vale a pena se
o cubo espanado é comprado a um preço convidativo.
10) Dá para
usar o anel adaptador para freio a disco em qualquer cubo de rosca com Flange Alta?
Sim,
desde que o cubo tenha a mesma rosca que o anel adaptador. A rosca do anel é o
padrão ISO/BSC/Inglês cuja rosca é 1.37’ x 24 TPI.
No caso de cubos com rosca francesa (35mm x 1 mm) é preciso que o
adaptador seja feito por um torneiro.
Cuidado com os cubos com rosca italiana, que neste caso existe uma
diferença de 0,3 mm (três décimos de milimetro) no diâmetro da rosca em relação
ao padrão inglês /ISO. A rosca italiana é 35mm X 24 TPI enquanto que a inglesa é
34.7mm (1.37 polegadas) x 24 TPI. Essa pequena diferença é grande. Uma maneira
de resolver isso é usar um pinhão de cromoly com rosca inglesa para rosquear no
cubo com rosca italiana – ressalte-se que o cubo precisa estar montado/enraiado
na roda de modo a ter alavanca para girar o pinhão e assim desbastar a rosca. É um pouco trabalhoso esse processo
manual de desgaste da rosca do cubo.
11) É possível desfazer a chaveta para dar
outro uso ao cubo?
É muito difícil desfazer. Considerando que a chaveta está rosqueada e
colada com epóxi super-resistente, e a cabeça do parafuso/chaveta foi
eliminada.
12) O adaptador
para freio a disco da Wind Bikes
aguenta skids?
A resposta honesta é Não Sei.
A Wind Bikes não informa o
tipo de liga de alumínio que é feito o adaptador, e nem informa se foram feitos
testes de resistência do adaptador sendo usado com freio a disco.
O adaptador da Montanovelo
(USA) é mais robusto que o da Wind Bikes e é feito de alumínio 7075 T6 com
tratamento térmico para aumentar a resistência, e não tem os recortes como o da
Wind Bikes. E vai aguentar melhor o torque dos skids.
Tenho em uso duas rodas com o adaptador da Wind Bikes e não tive problemas, mas não dou skids.
Boas Pedaladas a Todos,
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