A lista abaixo é o mínimo do mínimo necessário para deixar a sua fixa em
condições de rodar.
Essas ferramentas permitem que você faça alguns ajustes e/ou consertos
de emergência na sua fixa.
Lista Básica:
Levar Quando Pedala:
- espátulas para tirar o pneu (duas);
Espatulas |
- kit de remendos/cola de borracha/lixa para consertar furos na câmara;
- câmara de reserva;
- canivete multi-ferramenta com chave Allen, Philips, Fenda; para
apertar os diversos parafusos da bike inclusive os do pinhão parafusado, assim
como os parafusos da coroa, e do pedivela;
- bomba de mão, será necessária caso você tenha um pneu furado;
- chave estrela tamanho 15 (duas), as quais são usadas para apertar ou desapertar as porcas dos cubos/rodas (Obs.: Eu corto o lado onde ela é aberta, assim fica menor e mais leve para carregar);
- chave de corrente; é útil caso ocorra à quebra da corrente no pedal, e você vai precisar dela para emendar a corrente. (Nota: Eu não carrego comigo quando pedalo, pois nunca a corrente estourou). Existem canivetes multi-ferramentas que incluem uma chave de corrente;
Atualmente carrego essas ferramentas / câmara de reserva em uma pochete pequena, vejam a foto. Essa pequena bolsa-rolo fui eu que fiz e é bem compacta – existem uns “tutorials” na web. Ela é o que se chama de “burrito tool roll”, - se parece com aquela comida mexicana. Somente cabem aquelas itens que estão dentro dela na foto. No passado, eu usava uma do tipo Mopha Tool Roll, descrita AQUI, porém tinha muita coisa e ficou pesada. Hoje, carrego uma chave estrela de 15, encurtada e uma chave de cone também no tamanho 15 da qual foi eliminada o lado com tamanho 16, assim ficam mais leves para transportar. Aquela peça ao lado da mini-bomba de ar é um “esticador de corrente” (espuma revestida com couro), a qual coloco entre o pneu e o tubo do selim para empurrar a roda e assim esticar a corrente enquanto aperto as porcas do cubo. A multi-ferramenta é a mais simples da Park Tool – modelo MT-1. Inclui também um pedaço de pneu velho para servir de "manchão" caso ocorra um rasgo no pneu e umas chaves Allen avulsas.
"Burrito" Tool Roll (feita em casa) |
Multi-Ferramenta Park Tool - Modelo MT-1 |
Em casa:
- bomba de pé, para encher os pneus sem muito esforço;
- chave de lockring/pinhão fixo, essa é para quando o cubo fixo é tradicional, ou seja, usa pinhão/lockring com rosca. É usada para apertar o lockring, para evitar espanar a rosca; e para desrosquear o pinhão do cubo. DISPENSÁVEL no caso de cubo com pinhão parafusado!!! Existem muitos tipos e com diferentes preços;
- medidor de desgaste da corrente. Na fixa, a corrente é o componente mais estressado, e se ela estiver laceada precisa ser trocada imediatamente. Caso contrário, irá desgastar irregularmente o pinhão e a coroa que são componentes bem mais caros que ela. O medidor mais preciso é fabricado pela Shimano, mas também é o mais caro. Existem outras marcas: Park Tool, Rohloff; BBB Tools, TACX, Ice Tools etc.
Ferramenta para Medir Desgaste da Corrente |
- kit de limpeza da corrente, que inclui um aparelho para limpar a corrente, uma escova para pinhão e o desengraxante. Isso no caso de você querer fazer a limpeza da corrente em casa. Ressalte-se que muitos ciclistas preferem que essa limpeza seja feita por uma bicicletaria. Limpar a corrente é fundamental para evitar o desgaste prematuro da mesma. E, aqueles que pedalam na chuva, precisam limpá-la e lubrificá-la com mais freqüência.
Kit para Limpeza da Corrente |
Existe a alternativa de usar uma garrafa “squeeze” velha (esse tipo de garrafa tem boca grande), aonde você coloca a corrente junto com o desengraxante e sacode bastante, tira a corrente e passa uma escova de dente velha caso tenha ficado alguma sujeira grudada na corrente. E, volta ela para a garrafa para mais uma sacudida. Depois é só secar bem com um pano ou estopa, remontar a corrente e lubrificar.
Garrafa "squeeze" |
Lembrete: No YouTube ou Vimeo tem muitos videos explicando como são usadas as
ferramentas mencionadas acima.
Boas Pedaladas a Todos,
MarchaFixa
Boa noite,
ResponderExcluirEstava tendo muitas dificuldades em encontrar um modelo mais "minimalista" de bike até chegar ao seu blog. Quero ter uma bike como meio principal de transporte, mas sou estudante universitário e não possuo dinheiro para comprar esses modelos de 2.000+ reais que as pessoas vêm me recomendando ultimamente em Belo Horizonte. Ao ler os artigos no seu blog, fiquei muito interessado na ideia de bike fixa por ser uma alternativa mais simples, funcional e mais barata. Estou encantado. Entretanto moro no topo (literalmente) da minha cidade. Isso quer dizer subir um morro de 4,3 km (A Avenida Afonso Pena em Belo Horizonte). A bike fixa dá conta do recado? E minha mochila leve, tem como colocar um bagageiro ou algo assim, ou leva nas costas mesmo?
Poderia me ajudar ou estou muito equivocado em me interessar por esse modelo?
Oi Daniel,
ResponderExcluirO pessoal aqui em Sampa usam para tudo a fixa, mas isso depende das condições físicas de cada um. Voce nao precisa comprar uma bike nova, voce pode comprar uma usada com marchas em bom estado, acho que e' mais adequada dado o objetivo de uso da bike e pela topografia de terreno. Uma fixa montada do zero vai custar uns R$ 1000,00. Agora de tempos em tempos ocorrem passeios ciclisticos em que sao vendidas bike a um preço atrativo - aqui em Sampa tem World Bike Tour e essa bike custa cerca de R$ 400,00 e tem marchas. Ressalte-se que Sao Francisco na California que tem uma topografia desafiadora tem muita gente que anda de bike fixa. Mochila voce coloca no bagageiro. Voce precisa garimpar uma bike usada em bom estado com bom preço. Ats, MF