Introdução
Desde o lançamento desta bike que é para um
passeio patrocinado pela Caixa Econômica Federal, similar ao que acontece no aniversário
da cidade de São Paulo, temos visto acalorados debates na internet.
Uns são veemente contrários à ela, dizendo que
é uma porcaria , outros dizendo que é uma boa opção em termos de custo x diversão.
Chegar a uma conclusão razoável, racional é preciso
analisá-la sob alguns aspectos: contexto de uso; e forma / função.
Vamos começar com contexto, mas que se mistura
com forma e função, fazendo a seguinte pergunta: Em qual contexto essa bike é uma boa opção?
A geometria dela não é de uma pisteira
tradicional de cromoly similar as pisteiras italianas ou uma bike keirin
japonesa. A fixa da Caixa tem uma
traseira longa e consequentemente a distancia entre eixos é longa também. Isso
afeta negativamente na performance, caso seja usada em uma competição, mas não foi
fabricada com esse intuito, mas na ruas isso se traduz em mais conforto. Por
outro lado, ela tem um movimento central alto - maior do que uma bike Keirin
que tem em geral um drop de 60mm enquanto que a da Caixa tem drop de 50mm. E
nesse aspecto ela também supera a tradicional Caloi 10. Resumindo é uma bike
fixa confortável para se deslocar casa-trabalho ou para o lazer
descompromissado.
Aquele fixeiro que busca uma fixa estilosa –
ou seja, para quem a forma (estética) é muito mais importante que a função ,
essa da Caixa não serve, deixa muito a desejar – pois esta longe do estilo
keirin/fixa tradicional.
Na verdade o aspecto mais positivo dessa bike
é o fato de ser muito barata (entre R$ 250-350 dependendo do desconto nas promoções)
– por força do patrocínio da Caixa Federal.
É uma excelente opção para quem quer uma bike simples, sem gastar muito
e que vai funcionar se o fixeiro NÃO der skids ou fizer manobras radicais. Os componentes são bem básicos, marcas
genéricas chinesas, e que não aguentam por muito tempo o stress gerado pelos
skids.
A guisa de comparação, um par de rodas de fixa bem básico custa mais que o preço
dessa fixa da Caixa. Esse é o custo para
quem vai montar uma fixa do zero usando um quadro de Caloi 10. Vejamos o preço
dos itens:
- par de aros Vzan Spin (700c): R$ 100,00
- par de cubos fixos genéricos (Aliexpress): R$
100,00 (US$ 25.00) (sem imposto de importação)
- jogo de raios inox p/ 2 rodas: R$ 70,00
- enraiamento de 2 rodas: R$ 60,00 (bicicletaria de bairro)
- fita de aro (esparadrapo tradicional): R$
10,00
Soma
R$ 340,00
Se acrescentar pneus (Rubena) e camaras (Decathlon) adiciona mais R$ 135,00 (R$ 100 + R$ 35,00 . Ou seja , um
total de R$ 475,00.
O custo de montar uma bike fixa do zero com
componentes básicos e um quadro barato – tipo Caloi 10 a um custo de R$ 200,00
já pintado, fica ao redor de R$ 800,00 – R$ 1000,00.
Ressalte-se que praticamente todas as peças
podem ser transferidas para uma Caloi 10, talvez - exceto - o canote do selim.
Abaixo esta o post do Rafael Bertola sobre a bike da Caixa, que ele postou no
Facebook no grupo Fixed Gear Brasil. Agradeço imensamente o Rafael por ter
autorizado a publicação do post aqui no blog.
A BIKE DA CAIXA
By Rafael Bertola
https://www.facebook.com/groups/297946006891613/permalink/1127252403960965/?comment_id=1129389380413934&reply_comment_id=1129496760403196
https://www.facebook.com/groups/375964672476345/permalink/912720675467406/
Grupo no Facebook
https://www.facebook.com/groups/955619434527010/
Comprei 2 bikes para doar e elas chegaram esta
semana, com um pouco de atraso mas beleza...
Retirei uma da embalagem para avaliar já que
vimos vários comentários pela internet sobre esta fixa meio polemica, quis
matar a curiosidade.
Quadro: Aço carbono que tem um acabamento
aceitável, boa pintura, Achei bacana a pintura. E de maneira geral ela é boa:
Quadro, rodas, freios, pedivela...
Geometria do Quadro: Achei bem ruim por ser
uma fixa com traseira longa (Nota MF: Por outro lado, isso traz conforto para uso nas ruas, mas
prejudica a performance). A roda traseira fica bem afastada do seat tube, mesmo
deixando ela no começo da gancheira. O lado bom é que pode usar pneus bem
largos.
Medidas: Seat tube tem 50cm x 55cm top tube,
medindo de centro a centro.
Entre eixos (centro garfo ate' o centro da
gancheira): 102cm
Altura
do MC: 28,5cm
Altura
cubo traseiro: 33,5cm
Drop do MC: 50mm (33.5cm – 28.5cm) - (Nota
MF: Isso e' muito bom em uma fixa urbana. Para fins de comparação
uma C10 antiga tem quase 70mm).
Comprimento da traseira: 44,5cm (centro do MC
ate' o centro da Gancheira).
Seat tube (c-a-c): 50 cm
Seat tube (centro ao topo): 56,5cm
Top tube (c-a-c): 55cm
Tubo Frontal: 90 mm. Cabem fácil aqueles garfos com espiga curta
que cortaram errado.
Garfo: aço, e tem uma espiga de mais ou menos
170 mm.
Movimento central: Esferas, não é selado, mas
é com rosca inglesa.
Vieram faltando os parafusos que apertam o
canote no quadro e veio bem riscada a abraçadeira... Vou inverter e colocar uma
blocagem antes de entregar a bike.
Pneus: Nylon bem comum, 700x23 e de baixa
qualidade. Infla até 80 psi e a câmera tem bico grosso. (não vi se veio com
fitas de aros boas, Acredito que não e seria bem prudente trocar a câmera e
fitas de qualquer forma).
Cubos: Mesmo nível dos Shun Feng pra menos.
Veio montada na roda livre e a roda dianteira está travada, precisa soltar um
pouco os cones/contra-porcas. O Cubo Não é roletado.
Raios: Comuns, zincados com pintura,
funcionam...
Aros: 700c com parede alta, medem 45mm e bem
acabado, pra mim foi a melhor peça que veio nela.
Freios: simples, mas parecem serem bons e
funcionais, O mesmo pode ser dito dos manetes.
Guidão: Bem flat, não curti nem um pouco, e
muito menos as manoplas
Mesa/Avanço: Alumínio, mede 80 mm, não é muito
positivo a angulação dele.
Selim: Simples, mas bem feito, acho bem
aceitável, só não sei o conforto que ele proporciona.
Canote: 25,4mm de alumínio e com carrinho pra
prender no selim. Achei bem curto devido a geometria do quadro, porém é uma
peça que não faz feio.
Pedivela: Mesmo nível dos "Gotinhas" (Sugino) e mede
175mm. A coroa não contei os dentes, mas creio que tenha entre 44 a 46 dentes.
(Nota
MF: Apesar do pedivela ser longo, isso não causa problemas por que
o drop do MC é de 50mm).
Corrente: Comum, daquelas de 15 conto em
bicicletaria de bairro e que funciona bem.
Pedais: esses são bem de baixa qualidade
mesmo. Um item que você terá problemas logo mais e será preciso trocar.
Detalhes sobre Componentes |
Minha opinião: A bike tem um preço bem sincero
R$250 e quem quiser fazer uma troca de pecas – isto é passando as peças para um
outro quadro do teu tamanho – dá para fazer. Por exemplo, para uma C10. Dá pra
usar praticamente tudo, (Nota MF: A bike da Caixa tem
somente um tamanho de quadro).
Para mim a geometria do quadro não ajuda,
porém daria para usar com um canote mais alto, uma mesa mais positiva e outro
guidão, acredito eu.
Não confiei muito nos cubos para usar sem
freio, talvez com Locitite colando todo o conjunto eu arriscaria a fazer uns
testes de leve antes de por pra moer de verdade (dar skids).
O que eu trocaria sendo bem econômico:
- Pneus: colocaria uns 700x28 ou 700x32 da
marca Kenda;
- Câmeras com bico presta de boa qualidade, fita de aro e fita anti-furo
- Mesa / Avanço
- Guidão
- Canote
- Movimento central
- Selim
- Pedais
- Câmeras com bico presta de boa qualidade, fita de aro e fita anti-furo
- Mesa / Avanço
- Guidão
- Canote
- Movimento central
- Selim
- Pedais
É isso aí...
Obrigado Bertola.
Outras Considerações (MF):
Um
problema sério é o fato de que o pinhão fixo tem um “rebaixo” e com isso o
lockring não fica bem apertado contra o pinhão, o que vai causar o espanamento
da rosca. Esse problema tem 2 soluções: a) colocar um espaçador entre o pinhão e o
lockring; b) trocar o pinhão, que é
mais fácil e dá melhor resultado.
Rebaixo no Pinhão Fixo |
Pinhão Desalinhado no Cubo |
Se você quiser melhorar a estética ou no caso
do quadro ficar um pouco grande para você dá para cortar o "pescoço"
do tubo do selim - aonde vai o canote do selim, assim será possível baixar mais
o selim. Alguns cuidados: 1)
É preciso deixar um pedaço do tubo para encaixar a braçadeira que aperta o
canote; 2) Você precisa refazer o
"rasgo" no tubo do selim e no final do rasgo tem de ter um furo
redondo - OU SEJA, você vai ter de
refazer esse "rasgo" pois você eliminou ele quando encurtou o
"pescoço".
Resumo da Geometria da
Fixa da Caixa:
Entre eixos : centro
garfo ao Centro gancheira 102cm
Altura do MC: 28,5cm
Traseira: 44,5cm
Altura cubo traseiro:
33,5cm
Seat tube
Centro-a-Centro: 50cm
Seat tube Centro-ao-Topo:
56,5cm
Top Tube: 55cm
Tubo Frontal: 9cm
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