Esse quadro de speed foi convertido em fixa para explorar o conforto do titânio nas ruas de São Paulo. Ele rodou menos de 500 kms como bicicleta de marchas. Como fixa não há o que reclamar, melhor é impossível, leve e confortável.
Airborne Zeppelin Fixa |
Esse quadro possui gancheiras verticais, então para ser convertido em fixa existem três alternativas: 1) “Magic Gear”; e 2) movimento central excêntrico; 3) cubo excêntrico. As diversas alternativas de como tensionar a corrente em um quadro com gancheiras verticais são abordados neste post: “Bike Fixa com Quadro de Gancheira Vertical: Quatro Opções para Tensionar a Corrente” . Recentemente surgiu uma outra laternativa que é o eixo excentrico da FixKin (Euro$ 22.00 + frete) para cubo de disco dianteiro da Shimano (Deore, Deore XT), vejam a foto abaixo. Essa alternativa é muito mais em conta que o cubo excentrico ENO da White Industries.
Eixo Excentrico FixKin p/ Cubo de Disco Shimano |
Cubo de Disco Shimano com Eixo Excentrico |
A primeira alternativa, “magic gear”, tem um inconveniente, a relação coroa X pinhão não pode ser mudada. A segunda alternativa tem o mesmo custo da terceira, mas oferece menos flexibilidade quanto ao tipo de pedivela e é mais complicado caso queira usar o sistema em outra bike com gancheiras verticais. E a terceira tem um custo que não é baixo, ao redor de US$ 200.00 . No Fixed Gear Gallery existe uma fixa similar a esta em que foi aplicada o “Magic Gear”, cujo link está aqui.
Airborne Fixa - Phil Chadwick |
Abaixo o dono (Phil Chadwick) dessa Airborne de titânio conta como ele aplicou “Magic Gear” nela e a transformou em uma fixa:
“Nunca vi um (quadro) desses fixo - e eu não tinha planos para!
Mas a Bike Superstore local tinha um quadro que estava encalhado há alguns anos, modelo antigo, com tubo frontal de 1" (garfo standard), e eles estavam vendendo muito barato. Realmente barato. Estava tão barato que eu não pude resistir, especialmente depois que eu barganhei um desconto adicional de 10%.
Ele tem gancheira vertical. Eu poderia ter optado pelo cubo excêntrico, mas eu decidi tentar a abordagem do “Magic Gear”. Em parte, porque esta ia ser uma bike fixa de baixo custo, (eu nunca pretendia comprá-la ...) e em parte porque eu estava interessado em tentar usar o “Magic Gear”.
Tenho uma vasta gama de coroas velhas e pinhões, e eu comecei com 44x17 como o meu alvo. Que não funcionou, mas a partir disso eu achei que 42x16 funcionaria - e funcionou, mas apenas usando uma corrente rodada por algumas centenas de milhas (Obs.: A corrente estava laceada). Uma simples fixa. Sem problemas. Isso não ia ser uma fixa para grandes quilometragens.
Eu consegui um garfo de carbono barato com espiga de 1” polegada (25.4mm), coloquei um canote barato, guidão Profile Design Airwing e fita para guidão com gel. O resto dos componentes veio da minha caixa de peças sobressalentes - até mesmo as rodas: um par muito bonito de cubos pretos da Goldtec montados em aros Mavic Open Pro que foram comprados para o quadro Chester Matt (titânio) e que rapidamente foi feito um upgrade, na traseira um cubo Royce e na frente um cubo Schmidt.
Dois freios. Sim, dois. Pensei colocar apenas um, mas eu não quero limitar o meu uso desta bike - que foi concebida como bicicleta de verão / rápida / uso diário / randonee (audax) - e há vários “audaxs” no Reino Unido, onde dois freios são uma coisa boa. Depois que as fotos foram tiradas, eu mesmo adicionei ”SKS Raceblades” (pára-lamas), portanto não há realmente nenhuma desculpa para não usá-los.
Ela anda como um sonho. Rápida e confortável, mesmo ela estando com pneus 700 x 23 mm. Os pneus de 23 mm são grandes, mas o garfo e quadro ajudam a suavizar a vibração provocada pelas irregularidades da estrada e é menos impactante do que pedalar na outra bike – uma On-One - com pneus (gordos) balão”.
Vista da Transmissão - Airborne (Phil) |
Na descrição acima do Phil Chadwick temos a alternativa mais econômica, mas com menos flexibilidade; na outra temos um custo mais alto, mas também mais flexibilidade. Qual a melhor escolha? Isso vai depender do contexto de cada um, não existe uma resposta que seja correta para todas as situações. Se você quer mais flexibilidade na relação, então o cubo excêntrico é melhor, mas se o foco é economizar, então é o caso de usar o “Magic Gear”. No website WWW.63xc.com foi efetuada uma resenha do cubo excêntrico Eno da White Industries aqui.
Componentes da Airborne Zeppelin
Quadro: Airborne Zeppelin 2004 em titânio (de speed/estrada) – 1.450 gramas;
Garfo: AlphaQ Carbono / Titanium (espiga) standard 25.4mm com rosca; “rake” 42 mm – para speed, com 450 gramas;
Buchas de Reduçao do Tubo Frontal: Wheels Manufacturing Co.
Selim: Brooks Professional;
Canote: Campagnolo Chorus Titânio – 27.2mm;
Aros: Mavic Open 4CD Ceramic;
Raios: DT Competition (DB);
Pneus: Vittoria Rubino / Bontrager 700 x 25;
Guidão: Azonic Double Wall "riser" (é de MTB, foi cortado para 48cm, em alumínio, mas foi anodizado na cor de titânio);
Manoplas: Electra Comfort Kraton Grips;
Mesa: Litespeed Titanium;
Cubo Traseiro de Fixa: ENO Eccentric (flip/flop) 130mm com parafusos allen – White Industries;
Cubo Dianteiro: DMR Revolver (p/ BMX) com parafusos allen;
Pedivela: Mavic 631 “Starfish” (130 mm BCD) – 165 mm, não tem parafusos aparentes;
Parafusos (2) do Pedivela: Royce (em inox);
Coroa: CODA (Cannondale) 44T;
Pinhão: ENO de encaixe em INOX 3/32” – 18T, White Industries;
Lockring: Surly;
Roda-Livre: ENO Trials 18T (3/32”) – White Industries;
Corrente: KMC Z610HX – 3/32” (corrente fina p/ BMX de Competição);
Pedal: Suntour Superbe Pro;
Firma-pé : MKS (certificado NJS);
Correias do firma-pé: Campagnolo;
Movimento Central: Campagnolo Chorus 111mm (foi substituido por um Edco Competition (suiço) com 107mm - que deixou perfeita a linha da corrente);
Caixa de Direção: Zeus Pista (standard com rosca);
Espaçadores da Caixa de Direção: Titânio;
Freio Dianteiro: Specialized (retirado de uma Tarmac);
Manete de Freio: DiaCompe MX-99 (p/ BMX).
Ressalte-se que praticamente nenhum dos componentes foi fabricado originalmente para uso na pista/velódromo. As exceções são: o firma-pé MKS (keirin NJS) e a caixa de direção Zeus (que 20 anos atrás era usada em bike de pista de competição).
Efetuamos alguns "up-grades" (Fev/2013): o guidão é um bullhorn da Fixation modelo Rodeo; a mesa é uma Sakae polida com 90 graus e 100mm de comprimento; o manete de freio é Dia Compe Dirty Harry; o freio é Shimano Ultegra BR-6500.
Efetuamos alguns "up-grades" (Fev/2013): o guidão é um bullhorn da Fixation modelo Rodeo; a mesa é uma Sakae polida com 90 graus e 100mm de comprimento; o manete de freio é Dia Compe Dirty Harry; o freio é Shimano Ultegra BR-6500.
Airborne Zeppelin Fixa c/ Bullhorn |
Detalhe Rodeo Bullhorn + Mesa sakae + Freio Ultegra |
Detalhe Rodeo Bullhorn + Mesa sakae + Freio Ultegra+ Manete Dirt Harry |
Caixa de Direçao Zeus + Espaçadores de Titânio |
Além disso, essa fixa não tem nenhum componente “Xing Ling Pistês” que são o xodó dos “intendidus de coritibúúú”, pois fixas sem esse tipo de componentes são inaceitáveis em “coritibúúú”. Os “pisteiros" fajutos de “coritibúúú” dizem que uma fixa precisa ter componentes de pista/velódromo, caso contrário a fixa é um “lixo” ; opinião que discordamos e que não tem nenhum fundamento racional / ou respaldo na realidade prática.
Lembrando que componentes de pista/velódromo não foram feitos para agüentar o tranco das trilhas que a prefeitura chama de ruas, e usá-los nas ruas constitui-se numa gambiarra (Nota: Componentes de pista/velódromo da Campagnolo, se usados nas ruas perdem a garantia, vide este link aqui – site do Sheldon Brown).
Diga-se de passagem, que os “intendidus de coritibúúú” não sabem distinguir exatamente o que são componentes de pista/velódromo e o que são componentes de fixa, conforme mostramos no post: Os “intendidus de coritibúúú” e as Bikes Fixa / “Fake Pista” E “Pure” Pista .
Abaixo mostramos uma tabela de geometrias de fixas, pista e estrada para contextualizar a geometria da Airborne Zeppelin.
Tabela Comparativa das Geometrias |
Examinando a geometria da Airborne Zeppelin e comparando-a com outros quadros de fixa, estrada e pista ficam evidentes que a Linskey Fixie não passa de uma bike de estrada com gancheiras horizontais de pista. Os ângulos da Linskey são iguais aos Airborne, e o “drop” do movimento central é 5 mm mais curto, ou seja 65 mmm VS. 70mm, o que é muito pouca diferença. Ressalte-se que quadros de fixa em titânio custam ao redor de US$ 1,500.00 sem o garfo, mas os sob medida atingem mais de US$ 3,000.00.
A montagem dessa fixa teve uma única preocupação que foi explorar ao máximo o conforto proporcionado pelo titânio, e por isso a opção por um garfo de carbono com espiga de titânio, guidão “riser”, uma mesa de titânio com um pequeno “riser”, pneus 700 x 25 e selim Brooks. Para ficar mais coerente com o resto da bike, o selim Brooks deveria ter os trilhos em titânio, porém esses modelos da Brooks com titânio são absurdamente caros para uma pequena redução de peso (menos 150 gramas).
Originalmente ela foi montada com um garfo de carbono “full”, entretanto surgiu a oportunidade de adquirir esse garfo de carbono com espiga de titânio para deixá-la mais clássica. Lembrando que nos anos 90 os quadros de titânio da Litespeed eram para garfos standard (25.4mm) com rosca. Entretanto, isso criou um problema, o quadro era para garfo “oversize”, ou seja, diâmetro de 1 1/8” (= 28.6mm) e o garfo da AlphaQ tem diametro standard = 1” polegada ou 25.4mm e é para caixa de direção com rosca. A solução foi utilizar buchas de redução do diâmetro do tubo frontal. Isso foi objeto de uma dica, a de No. 5 do post: “BIKE FIXA: Dicas, Macetes e Gambitechs” .
Garfo AlphaQ c/ Espiga de Titânio |
No caso do movimento central, foi feita a tentativa de usar um de titânio, mas não ficou bom, pois não tínhamos um com inclinação (“taper”) no padrão ISO e com comprimento de eixo apropriado. Ou seja, a linha da corrente ficou prejudicada. O Campagnolo Chorus que é no padrão ISO ficou ótimo, mas isso adicionou uns 150 gramas a mais no peso da bike. O movimento central Chorus foi substituido por um Edco Competition (fabricado na Suiça) que tem 107mm e uma ótima vewdação.
Vista da Transmissão Airborne Zeppelin (pedivela Mavic "Starfish" 631) |
Alguém vai pensar e se perguntar: Por que foi usado um cubo dianteiro de marca diferente do cubo traseiro? O cubo dianteiro fabricado pela White Industries – modelo H2 é caro, pois custa US$ 130.00 na Amazon, mas é leve com 97 gramas. Por outro lado, o cubo da DMR modelo Revolver custou 1/3 do modelo H2 (da White Industries) e é muito robusto e leve (142 gramas), pois foi construído para ser usado em bikes “dirt riding”. E, além disso, ele usa 2 parafusos Allen para ser prendido na gancheira, igual ao cubo traseiro Eno.
Cubo DMR Revolver |
Cubo Excêntrico ENO (pinhao de encaixe) |
Foram utilizados espaçadores na coroa para que a linha da corrente dianteira ficasse na distancia correta, igual à traseira.
A roda-livre singlespeed ENO Trials é a melhor até hoje fabricada, e é feita em aço inox e têm uma boa vedação, e pode ser dada manutenção. Uma resenha sobre a mesma pode ser lida aqui na UrbanVelo. Porém, ela ficou sem utilidade, pois essa Zeppelin sempre foi utilizada com o pinhão fixo.
Roda-Livre ENO Trials (18T) |
Infelizmente, a White Industries não fabrica o cubo excêntrico ENO com furação para disco com eixo de 130 mm (estrada), mas somente com 135 mm (espaço das gancheiras de MTBs). Caso contrario, poderia ser transformado em cubo fixo duplo (um lado com pinhão de encaixe e no outro com pinhão parafusado) para ser usado em quadros de speed.
Essa mistura de quadro titânio com garfo de carbono faz com que essa fixa seja extremamente confortável para rodar nessas ruas cheias de imperfeições (desníveis, buracos, lombadas etc.), pois absorve muito bem as vibrações, ao contrário do que ocorre com um quadro de alumínio. Vide o quadro acima onde são comparadas as propriedades dos diversos materiais utilizados na fabricação de bicicletas. A bike completa deve pesar ao redor de 8 Kgs.
O fato desta fixa convertida não ter nenhum componente de bike de pista importante /relevante como pedivela e rodas/cubos, não prejudica em nada o seu desempenho nas ruas. Ou seja, equipá-la com componentes de pista verdadeiros seria um grande desperdício de dinheiro sem nenhum beneficio tangível. Entretanto, para alguns talvez isso seja necessário para inflar o ego.
By MarchaFixa
Muito bacana!
ResponderExcluirGostaria de saber onde consigo comprar um garfo deste ai de carbono pois minha bike é standard, por este motivo não consigo em lugar algum um garfo de carbono! minha bike é uma speed Sundown Columbus 14s.
Se caso souber por favor me mande um e-mail;
braulio.rodriguesrosa@gmail.com
Obrigado!
Braulio, garfos de carbono standard aparecem à venda no Mercado Livre e também nops classificados do wwwwpedal.com.br. Abs, MF
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