terça-feira, 22 de novembro de 2011

Como Medir o “DROP” do Movimento Central da Fixa

Pouquíssimos ciclistas se preocupam com o “drop” do movimento central, exceto os que praticam ciclismo no velódromo, ou que pedalam MTB em trilhas radicais etc.

Os que pedalam fixas urbanas também deveriam prestar mais atenção nesse aspecto da geometria do quadro.  Seja o quadro de estrada convertido em fixa, ou quadro original de fixa/pista. Isso tem influência na escolha do comprimento do pedivela. Quanto mais alto o movimento central (menor o “drop” – queda), mais difícil fica o pedal bater no chão e você levar um tombo.

Ressaltando que pedalar numa fixa implica em entrar e sair pedalando de uma curva. Não existe a opção de dar uma “paradinha” na pedalada ao fazer a curva, como, às vezes, acontece com uma bike speed ou MTB. E, nas curvas e lombadas sempre há o risco do pedal bater no chão e você levar um tombo.

Esse risco do pedal bater no chão - quando o quadro é de speed e foi convertido em fixa - pode ser minimizado usando-se um pedivela mais curto, com comprimento de 165 mm.

O ideal é que o “drop” do movimento central da fixa seja de pelo menos 60 mm; pois a maioria das bikes de speed/estrada tem um “drop” de 70mm. Vide os outros posts onde é mostrada a geometria de bikes fixas, pista e estrada convertidas.

Este tópico está também nesta postagem, AQUI: “A Escolha do Quadro da Fixa: Geometria de Fixa vs. Pista vs. Estrada”. Dada a importância do assunto, resolvi fazer um post específico.

Experimente perguntar para o vendedor da loja de bicicletas: Qual o “drop” do movimento central dessa fixa? Provavelmente ele vai te olhar como você fosse um marciano, alguém de outro planeta!!!

No diagrama abaixo que mostra as principais medidas que compõe a geometria de uma bike, o “drop” (queda) do movimento central está na representado pela letra “H”.


Medir com uma trena a distancia do centro do movimento central até ao chão não é adequado, pois não te permite comparar isso com o de outros quadros / bikes. Esse dado obtido dessa maneira raramente aparece nas tabelas de geometria; e existe a variação provocada pelo tamanho do pneu. A medição feita conforme explicamos abaixo (+ correta) é a que é mostrada nas tabelas de geometria dos fabricantes. Ressalte-se que o Velódromo de Manchester (categoria olímpica) mede o "drop" de maneira mais simples, isto é: a distância do centro do movimento central até ao chão, mas especifica a marca/tamanho do pneu que pode ser - entre 700x22 até 700x25, e a distância tem de ser de pelo menos 28cm.

O tamanho da queda (“drop”) do movimento central (“bottom bracket drop”) refere-se a quanto a caixa do movimento central fica abaixo da linha (imaginária) entre os eixos da roda dianteira e traseira. Para medir a queda do movimento central (“BB drop”) basta medir a distancia do centro do eixo da roda (Nota: As duas rodas precisam ser iguais e com o mesmo tamanho de pneu.) até ao chão e depois medir a distancia do centro do eixo do movimento central ao chão. A diferença entre os dois resulta na medida do “bottom bracket drop” ou queda do movimento central.

Outro aspecto para lembrar, é que o tamanho de um quadro de fixa adequado é levemente menor do que aquele da sua bike de speed /estrada. Dado que o comprimento do tubo do selim do quadro de fixa será menor que o de speed, pois o “drop” do movimento central é menor que um quadro de estrada. Portanto outras medidas que entram em consideração, tais como: o comprimento do tubo superior e também é o “stand over height” que significa: É a medida vertical de um quadro de bicicleta a partir do ponto central (do meio) do tubo superior até ao chão.

Por exemplo, uma Caloi by Eddy Merckx tem uma distância do centro do movimento central até o chão de 26.5cm (pneus 700x25) que resulta em um BB “drop” de 70mm aproximadamente, dado que a distancia do eixo da roda até ao solo é de 33,5 cm.

Resumindo, as diferenças na geometria entre uma bike de pista e uma de estrada são grandes, pois envolve tudo: ângulos, "rake" do garfo, distancia entre-eixos, mas o mais relevante no uso urbano da bike de estrada como fixa é o “BB drop”, e para alguns o “rake” do garfo, pois isso é um dos fatores que pode causar o “overlap” sapatilha/pneu; ou seja, se o pedal/sapatilha roça no pneu ao fazer uma curva.

By MarchaFixa

9 comentários:

  1. Po, fantastica as explicações desse blog!

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  2. Acabo de descobrir o que é o "drop". Minutos atrás eu lhe perguntava em outro post. Obrigado. Muito bem explicado!

    A propósito, você saberia me dizer se existem traduções em português para textos de Sheldon Brown?

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    1. Alexandre,

      O Sheldon Brown só tem em inglês. Ats, MF

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    2. Os site dele publica algumas traduções, mas não é em português. Hoje eu enviei e-mail a eles, perguntando por traduções português, porque tenho a impressão de que já vi em algum lugar mais escondido, sem ser no site oficial.

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  3. Olá
    O que você me diz sobre as bicicletas da State Bicycle Co. (http://www.statebicycle.com/fixies_s/3.htm)??São recomendaveis?

    Obrigado desde já.

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    1. Dennis,

      As fixas da State são básicas, e elas não tem geometria de pista - se é isso que voce está buscando. O "rake" do garfo é de 45mm, e ops de pista tem isso abixo de 40mm. Eles usam pedivela de 170mm mas não informam o "drop" do movimento central, o que eu não julgo correto, estão sonegando informações. Ats, MF

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  4. Boa tarde.
    Tenho muitas questões sobre as fixas mas gostaria de comprar, mas fico preocupado com a minha altura de 1,90 e 96 quilos, e também se compensa comprar pronta ou comprar um quadro bom em site ou lojas físicas e ir montando com peças boas.Eu preferia comprar uma pronta para o meu tamanho mas esses sites por ai Duvidas.....

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    1. Oi Luiz,

      O teu biótipo é muito diferente da média dos brasileiros. Encontrar um quadro grande adequado para teu tamanho demanda muita pesquisa. O + importante é ter um quadro que te sirva, não vale a pena comprar quadro no tamanho errado, você não vai apreciar a bike, a pedalada. A grande maioria dos quadros vão de 52 a 56. Quanto a comprar pronto ou montar aos poucos, depende de 2 a 3 coisas: você tem paciência para pesquisar e escolher as peças? Caso você não tenha, compre pronta. O outro aspecto é: Quanto você quer gastar? Ou está disposto a gastar? Uma pronta básica sai mais barata do que montar. Por outro lado, uma que você monta vai ter mais a sua cara e vai atender tuas preferências pessoais, mas custa mais. Pense na possibilidade de comprar o quadro no exterior. Veja este link aqui, que tem muitas lojas: https://www.facebook.com/notes/fixed-gear-brasil/sites-de-lojas-fg/643473542338856 Ats, MF

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  5. A galera daqui tá ajudando pacas, bem fera. Minha dúvida é, eu tenho 1,65 e tenho uma speed C10 de 56cm. Pelo que pesquisei, o quadro ideal pra mim seria um de 52cm. Olhando a bike ela parece grande, não fica desconfortável, mas penso que pode ficar com o tempo. Me recomenda passar essa bike e comprar um quadro menor ou vale investir nela?
    Vlw e abraços.

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