quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Pinhão Parafusado é Gambiarra? Não É, Segundo a Phil Wood

Há alguns meses atrás os “intendidus de tudo de coritibúúú” (Obs.: só entendem de “pisteiras” bem fajutas – estilo xing ling) como o Victor ou Viquetor (um dos “intendidus de coritibúúú”) bradavam no fórum www.pedal.com neste link aqui em 15 de Março de 2011: “Deuzolivre. Já foi a época que parafusar pinhão em cubo ainda era uma "opção". Pra mim isso é gambiarra, podem mostrar quantos exemplos quiserem.”. A Phil Wood está mostrando.

Ou ainda um outro ”coritibúúú”, o Gunnar, que soltou essas pérolas no mesmo fórum (23/03/2011), diz que: “Concordo que a discussão cubo parafusado X cubo de pista nem deveria existir. Por que descartar o que o pessoal vem fazendo na rua há ANOS, o sistema mais exaustivamente testado, o mais prático (Será???)..... É o sistema consagrado, é o clássico, é o que funciona (Será mesmo??? E isso deles espanarem ?!?!?!), é o que está no padrão..... Isso nem devia ser discutido, cubo de pista é o método consagrado e clássico, o resto é gambiarra.”  Minha nossa, quanta sabedoria, que visão!!!

As afirmações dos “luminares” acima foram refutadas no post: “Pinhão com Lockring vs. Pinhão Parafusado”  deste blog.


Essas frases dos “coritibúúús” fazem boa companhia para outras pérolas ditas por outros “luminares” em outras áreas, como esse dito famoso de Ken Olsen (fundador e CEO da DEC – Digital Equipment Corp.) em 1977: “Não há nenhuma razão para qualquer indivíduo ter um computador em sua casa”.

A Phil Wood é uma industria americana (com fabrica na Califórnia) de componentes para bicicletas de altíssima qualidade que rivalizam com os grupos top de linha da Campagnolo (Super Record) e Shimano (Dura Ace e XTR). Um cubo de pista da Phil Wood é mais caro que o Dura Ace Track e tem preço similar ao Record Pista. Ela não tem uma linha mais barata como a Shimano, Campagnolo e SRAM, ela só tem o top de linha. Ela é uma unanimidade em termos de qualidade dos seus produtos, os quais têm um primoroso acabamento.

Os cubos da Phil Wood usam rolamentos selados que utilizam a graxa à prova dágua fabricada por eles e que está disponível para venda no varejo. Abaixo está o que eles falam sobre os seus rolamentos (mencionado aqui): “Qualquer um dos nossos rolamentos com um "x" no número da peça têm vedação que é tão boa, ou melhor, do que aquelas encontradas nos rolamentos da mais alta qualidade dos motores e bombas submersas. Que venham os lodaçais nas trilhas que as prefeituras chamam de ruas.

Tempos atrás a Phil Wood fabricava somente cubos de pista/fixa tradicionais, isto é, com pinhão e “lockring” rosqueado. Uma curiosidade: o lockring utilizado nos cubos da Phil Wood tem a mesma rosca/tamanho que o Campagnolo Record Pista.

Recentemente eles lançaram um cubo de fixa que utiliza pinhão parafusado (denominado ISO Track Hub), vide o link , a suprema heresia para alguns. Obviamente, isso representa um excelente endosso à idéia de pinhão parafusado feito por um dos mais respeitados fabricantes de cubos do mundo. As fotos estão abaixo AQUI:

Phil Wood ISO Track Hub

Página do Cubo de Fixa - Pinhão Parafusado

Além da PhilWood, a FixKin - empresa italiana que desenvolve produtos inovadores para bike fixa, como o FixKin Lock (objeto de post neste blog AQUI); também criou um cubo especifico em liga de aluminio Ergal 7075 T6 para pinhao parafusado, maiores informaçoes estão AQUI. Esse cubo da FixKin é denominado 6IS, no qual vai parafusado um pinhao com furaçao padrao ISO, que eles também fabricam. A foto do cubo está abaixo.

Cubo Pinhao Parafusado FixKin 6IS

E agora, o que os “FIXANTAS de coritibúúú” vão fazer para evitar que essa heresia se espalhe? Organizar um piquete para protestar na frente da fábrica da Phil Wood contra esse componente “pornográfico”?. Fazer uma passeata com a Massa Critica para protestar globalmente sobre essa inominável heresia? KKKKKKK

Provavelmente vão dizer que: “Veja bem, nós somos contra isso porque aquele monte de parafusos prejudica o “estaile” da fixa (Ops! pisteira fajuta), isso fere a nossa sensibilidade estética”.

Algum “fixanta de coritibúúú” vai questionar e dizer: “Mas hoje a Shimano usa o sistema centerlock – que não tem parafusos – para prender o disco de freio no cubo. O que ficou mais “estaile”, sem parafusos aparentes”. A Shimano não seria a maior fabricante de componentes para bicicletas se seguisse essa linha burra de raciocínio. O que aconteceu é que os fabricantes de freios a disco de bicicletas sob a égide da ISO – International Standard Organization, resolveram estabelecer um padrão para a furação dos cubos/rotores de freio, com isso assegurando a intercambialidade dos componentes. O grande prejudicado seria a Shimano, pois ela tem incontestavelmente a maior participação de mercado nas MTBs. A solução foi partir para um novo sistema proprietário e patenteado – centerlock, mas surgiram adaptadores que permitem parafusar qualquer disco de freio neles.

Os “coritibúúús” parecem ter dificuldade com o "excesso" (???) de parafusos no pinhão. Não deveriam. Observando as fixas (Ops! pisteiras fajutas) de “coritibúúú” noto que elas tem parafusos aparentes em excesso, o que dá um certo ar de MTB. Senão vejamos: 1) mesa aheadset tem 2 parafusos atrás e 4 na frente prendendo a tampa frontal, ou seja, 6 parafusos; 2) pedivela tem em geral 5 parafusos (um de 4 parafusos seria heresia, pois denunciaria uma blasfêmia – pedivela de MTB). Ou seja, essas fixas (Ops! pisteiras fajutas) estão esteticamente comprometidas com essa quantidade horrenda de parafusos e ficam com aquele ar de MTB.

Cubo com Pinhão Parafusado
Olhando a foto acima, os parafusos de inox sobressaem um pouco (vistos desse angulo, mas olhando de frente ficam quase que encobertos pela gancheira), mas isso porque o pinhão é de aço não polido (sem cromado); mas se o pinhão fosse de INOX , os parafusos iriam passar quase desapercebidos. A Phil Wood faz pinhões ISO em inox, a TomiCogs (USA) também, assim como o Silas no Brasil, e os da Velosolo são cromados. 

Entretanto existem soluções para o excesso de parafusos das mesas e pedivelas, tais como: usar uma mesa da Dura Ace que não tem parafusos aparentes e também pedivelas dos modelos: Suntour Edge, Sakae XCM  e o Mavic 631 apelidado de “Starfish”, isso no caso de modelos antigos. A Shimano tem pedivelas de estrada (+ modernos) sem parafusos aparentes, como esse do grupo Ultegra abaixo, basta tirar uma das coroas.

Mesa Dura Ace (sem parafusos aparentes)

Pedivelas Suntour Edge e Sakae XCM - 170mm

Pedivela Mavic 631 "Starfish"

Pedivela Shimano Ultegra

Em tempo, ainda vão fazer um pinhão mais espesso na base, assim vai ser possível deixar o parafuso tampado/escondido.

Os “estailantas de pisteiras fajutas de coritibúúú” afirmam que analisar fixas é uma questão de gosto e que eu transformo tudo em uma discussão de certo e errado. Sim, eu sou da opinião que: “Gosto não se discute”, dada a subjetividade envolvida e acho que está errado ficar pixando /criticando / fazendo troça publicamente das fixas dos outros no blog de vocês. Como se as fixas (Ops! pisteiras fajutas) de “coritibúúú” fossem o padrão correto de estética, o supra sumo das fixas brasileiras, só se forem do modelito “XING LING PISTÊS”, como esse exemplo aqui.

Todos nós temos alguma percepção ou opinião pessoal, peculiar quanto a este ou aquele componente ou quadro de bike, seja fixa , hibrida etc. Entretanto alguns (como os "intendidus de pisteiras fajutas de coritibúúú") querem transformar isso em padrão estético, e impor isso aos demais (através do pixamento / critica das fixas que estão "desenquadradas" na opinião deles), o que discordo veementemente, pois gosto é algo pessoal, subjetivo, como bem diz o ditado: "Opinião (e gosto pessoal) é igual futebol e religião cada um tem a sua e não se discute.

Deixando as brincadeiras de lado, a pergunta que fica é:

Qual Sistema de Prender o Pinhão no Cubo Que  Prevalecerá?

         Maneiras de Prender o Pinhão no Cubo / Fabricantes & Modelos
Tradicional
Encaixe + Lock
Encaixe + Paraf.
Parafusado




Formula
White Industries
Level (USA)
Phil Wood(USA) 

FixKin(Italia)
Dura Ace
Halo - Fix G


Record


Conversões:
Phil Wood


Deore, XT
Miche


Surly
Surly


Quando
Halo


ShunFeng
Asiaticos/Outros









O cubo tradicional de fixa (pinhão+lockring rosqueado) continuará sendo fabricado, mas perderá importância frente às alternativas. Obviamente, as marcas top continuarão sendo produzidas e também as mais econômicas como os cubos Fórmula.

A segunda opção vai demorar para decolar, pois provavelmente essas maneiras de fixar o pinhão (através de encaixe) estejam sob a proteção de patentes, o que restringe a entrada de novos fabricantes no segmento. Além disso, o ciclista fica na dependência de um único fornecedor de pinhões.

Quanto ao sistema da Level, aplicam-se as mesmas considerações efetuadas a respeito da 2ª. opção.

A grande vantagem para o ciclista do pinhão parafusado é que todos seguem o padrão ISO (International Standard Organization) de furação, assim você não fica dependente de nenhum fabricante. Além de não espanar e permitir o ajuste da linha da corrente, através de arruelas/espaçadores. Já existem bastante fabricantes de pinhões parafusados: Velosolo (UK), TomiCogs (USA), FixKin (Itália) e Silas (Brasil), e a própria Phil Wood, mas que também continua fabricando os pinhões tradicionais.

Alguns fatores que vão impulsionar o uso do pinhão parafusado em fixas urbanas, que são os seguintes: pelo lado da demanda (ciclista): 1) baixíssimo risco de espanar a rosca, ou seja, o cubo tem maior durabilidade; 2) permite posicionar melhor o pinhão para ter uma boa linha da corrente; 3) facilidade em trocar de pinhão. No lado da oferta (fabricantes): 1) a fabricação de cubos para freio a disco ISO não tem segredos e não envolve altas tecnologias ou grandes investimentos; 2) a furação ISO é de domínio público, ou seja, não tem que pagar nenhum royalty ou direito de uso; 3) a demanda tende a crescer, na medida que os ciclistas percebam as vantagens desse tipo de cubo nas fixas urbanas.

O único inconveniente dessa alternativa é que o menor pinhão que pode ser usado no cubo de disco convertido é o de 15 dentes, com parafusos especiais. A Phil Wood só fabrica pinhão parafusado com no mínimo 16 dentes até 20.

O cubo de pista tradicional continuará soberano nos velódromos, pois é o único nos quais podem ser usados pinhões com 12, 13 e 14  dentes que são as opções dos ciclistas profissionais. 

Ressalte-se que hoje é vendido no Brasil um cubo de fixa tradicional da ShunFeng por R$ 38,00 (Jamur Bikes). Isso pode dar uma idéia de quanto poderá custar um cubo para pinhão parafusado pronto de fábrica. A Phil Wood somente deu a partida para isso.

Por outro lado, eu suponho que muitos desistem da conversão de um cubo de disco de MTB em um de fixa dado os seguintes fatores: o trampo envolvido; insegurança se a conversão vai ficar bem feita decorrente da pouca familiaridade com mecânica de bicicletas; e às vezes a dificuldade em encontrar os componentes necessários para a conversão (eixo sólido, porcas especificas de pista, espaçadores, cubo dianteiro apropriado). No post “Como Transformar Cubo de Disco em Cubo de Fixa” fornecemos um passo-a-passo do processo de conversão.

Para concluir, lembrem-se que as MTBs começaram como gambiarra (usavam Schwin Excelsior or Varsity - bikes de speed) nos anos 60 / 70 nos morros da Califórnia (USA) e hoje representam em termos de volume de negócios entre 80% a 90% do mercado mundial de bicicletas.

O que até pouco tempo atrás era considerada uma "gambiarra" (por alguns das bandas de "coritibúúú") está se institucionalizando, ou seja, pinhão parafusado (que nunca foi gambiarra no exterior) mas deixou de ser percebido como uma no mercado local.

No longo prazo, provavelmente dois tipos de cubos vão dominar o segmento das fixas urbanas: pinhão parafusado e em segundo o pinhão de encaixe; mas o tradicional não vai desaparecer devido a grande base instalada, o uso nos velódromos e em especial no Japão devido às competições Keirin.

Boas Pedaladas com os Cubos de Pinhão Parafusado !

By MarchaFixa

6 comentários:

  1. Cara, ja tive o prazer de ler TODOS os seus posts! um melhor que o outro! mas esse ai é sem duvida o mais convincente.
    o pinhao parafusado é uma tendencia! e posso apostar meu cartao do CREA, que as fixas importadas, para tricks, bike polo, e freestyle estarao a medio prazo com cubos desse tipo!
    hoje, se fosse para montar uma bike de baixo custo para um amigo, com certeza eu iria recomendar um cubo de disco com pinhao parafusado!
    parabens mais uma vez pelo blog!

    ps: acho que a estetica dos parafusos fica excelente! passa a imagem de segurança e robustez

    http://fixieyou.wordpress.com

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  2. Caro,

    Estou fazendo uma experiência com um cubo de ferro dianteiro da monark 10. A idéia é soldar uma flange com o padrão de parafusos para pinhão parafusado diretamente na parede do cubo, dando maior estruturação para as novas forças solicitadas pelo sistema de pinhão fixo. Sei que existem críticas quanto a resistência das paredes dos cubos, mas no caso de uma flange soldada com mig ou tig acredita que essa resistência poderia ser elevada a ponto de suportar o uso do pinhão parafusado?

    Obg.

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    1. Augusto,

      Se a flange vai suportar a outra que foi soldada??? Obviamente só testando você vai saber. Eu nunca fiz isso. Atualmente estou escrevendo um post sobre a resistência do cubo de disco dianteiro quando usado com pinhão parafusado e a conclusão é que a força aplicada pelo pinhão é muito inferior a força / torque aplicado pelo rotor de freio !!! Acho desnecessária essa adaptação dado o trampo envolvido e por não se ter certeza que funcionará a contento sem risco de algum acidente por quebra etc. Ars, MF

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    2. Entendo. Também vislumbrei a possibilidade de usar os 9 furos originais do cubo monark, repentindo-os na flange [que serviria para ajustar a distância do pinhão para uma melhor linha de corrente] e no pinhão. Desta maneira não usaria solda, apenas parafusos. Segue esquema anexo:
      http://imageshack.us/photo/my-images/27/eod5.jpg/

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    3. Augusto,

      É uma maneira que vai funcionar. Entretanto, cada vez que voce precisar trocar de pinhão, voce terá de fazer um novo com 9 furos? na minha opinião, o mais simples é converter um cubo dianteiro de disco. Ats, MF

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