Vejamos
o que alguém com bom-senso comentou no Facebook sobre fixas sem freio.
José Augusto Edom Castelan shared a link.
Dê uma olhada aí você, ciclista pimpão, que anda
com sua bicicleta fixa sem freio pela cidade, a burrice que você está fazendo.
Aí nessa pesquisa são só alguns dos diversos exemplos de problemas que uma
bicicleta sem freios causa no trânsito.
Esqueça os modismos e lembre que você está no trânsito, o que não é brincadeira nenhuma. As suas cartinhas no aro e a sua bike super tendência não ajudam o trânsito, reveja seus conceitos e reajuste seu foco.
Lugar de bicicleta sem freio é no velódromo, não no trânsito.
Lugar de tendência e modismo é na passarela, não na avenida.
Esqueça os modismos e lembre que você está no trânsito, o que não é brincadeira nenhuma. As suas cartinhas no aro e a sua bike super tendência não ajudam o trânsito, reveja seus conceitos e reajuste seu foco.
Lugar de bicicleta sem freio é no velódromo, não no trânsito.
Lugar de tendência e modismo é na passarela, não na avenida.
Comentário do Blog:
Ele disse tudo, curto e direto ao ponto. E o melhor é que seu
comentário vem amparado nos fatos e evidências. Ou seja, exatamente
ao contrario dos fixantas que adoram pontificar baseados na “achologia”, e
passam recibo da sua burrice e ignorância.
Vejam o link da pesquisa no JusBrasil sobre
bicicletas sem freios feita pelo José Augusto:
Boas Pedaladas à Todos com Fixas COM FREIOS
by MarchaFixa
mais do que as fixas sem freio o que me preocupa são as bicicletas de roda livre sem freio, aqui por niteroi quase nao temos fixas, mas temos aos montes bicicletas caindo aos pedaços sem freios furando o sinal, nao respeitando em nada a CTB. Quantos destes processos são realmente sobre bikes fixas e não sobre essas bicicletas de roda livre sem freios?
ResponderExcluirJoão,
ExcluirNão vou entrar na distinção entre fixa e singlespeed, por uma simples razão: vai ser aplicada as fixas a jurisprudência das singlespeed sem freio mas acho que com um agravante no caso das fixas - o ciclista optou por andar sem freio!!! e isso pode ser considerado doloso. No caso das SS isso do mal funcionamento dos freios e' meio ser relapso ou o freio quebrou e não foi consertado e pode ser encarado com mais benevolência que uma bike fixa de ciclista HIPSTER que não usa freio porque e' moda em New York e San Francisco (!!!) no caso de um acidente que o fixeiro seja culpado. No final, ambas as situações são lamentáveis pois terceiros são prejudicados pelo individualismo de alguns poucos. Ats, MF
Comecei há pouco tempo no mundo das fixas e não consigo compreender essa ideia de não ter freio. OK, mantive apenas o freio dianteiro, e entendo que seja suficiente para combinar a capacidade de frenagem. Mas mesmo assim, imprescindível. Nem precisamos falar em lei. Acho que quem tira o freio só pensa no modismo, não no uso. Mas esse cara não sai do Ibirapuera. Quem quer USAR a fixa, coloca freio.
ResponderExcluirUlisses,
ExcluirObrigado pelo comentário. Tem muita gente de fixa que anda sem freio e não andam somente no Ibirapuera. Numa cidade como São Paulo, onde temos um transito meio caótico, pouco respeito pelo ciclista e muitas motos nas ruas, fica ainda mais perigoso andar sem freios. A fixa quanto mais limpa (sem freios) é mais bonita, porém isso nao vale o risco de atropelar alguém ou de se acidentar. Além disso, dar skids consome muito pneu e "estressa" desnecessariamente os componentes das bikes. As minhas fixas tem freios sempre. Ats, MF
muito bom o texto. onde eu comprei as peças para montar minha fixa, o vendedor ficou dizendo o seguinte.. "pra que comprar freio se vc já comprou o contrapedal?" ..
ResponderExcluire é por esse motivo que eu queria sua opinião em relação a eles. o contrapedal. de minha parte eu preferi pelo fato de poder parar de pedalar sem problemas. mas espero seu texto sobre isso. se já tiver algum texto, por favor, envia para meu email: eniomaciel.dg@gmail.com ;)
parabéns mais uma vez e muito obrigado parceiro!
Ola',
ExcluirEu não tenho texto especifico sobre cubo contra-pedal. Eu comento sobre eles no post sobre bikes singlespeed. Usando um cubo de contra-pedal você não precisa de freios, o freio embutido no contra-pedal e' suficiente. Entretanto se você quer ter mais segurança (psicologicamente) nada impede de você colocar um freio dianteiro. Ats, MF
Olá MF,
ResponderExcluirEstou com um problema relacionado a freios. Como já relatei para você, adaptei um quadro de Monark 10 e montei com rodas aro 27. Gostei do resultado pois isso, mais os pneus um pouco mais altos deixaram a bike com uma boa altura do chão, o que compensou o pedivela 175mm que usei. Já andei um bocado e zero de problemas com curvas ou lombadas.
Mas os freios... como o perdão da palavra, uma bosta. Só consegui achar pinças de freios muito ruins. Dificeis de regular e muito moles. Tentei adaptar freios de aro 700, mas não dá, as pinças não alcançam. Antes de tentar alguma gambiarra no quadro e garfo, queria saber se você recomenda algum freio. Dei uma busca no google e uma peneirada no ML mas não consigo achar.
Melhorei a transmissão, consegui deixar uma linha de corrente ótima, troquei o pinhão por um da Problem Solvers que ficou perfeito e me permite usar corrente um 3/32. Tinha um problema de fabricação no quadro que deixava o eixo traseiro um pouco desalinhado mas que também ajeitei, enfim a bike está cada vez melhor. Falta ainda trocar o conjunto mesa/guidão, mas quero achar a solução para os freios. Concordo integralmente com você que lugar de fixa sem freios é apenas na pista.
Abraço!
Paulo Barros
Oi Paulo,
ExcluirA primeira coisa que voce deve fazer é medir verticalmente a distamcia do centro do furo para freios no garfo até ao centro da banda de frenagem do aro. Com isso voce vai saber o alcance que deve ter a pinça de freio. Sugiro você usar freio com Pivot Duplo, os quais são fabricados pela Shimano, Campagnolo, Sran, Tektro e Dia-Compe - esses são os mais conhecidaos e tem boa qualidade, mesmo os de grupos mais simples Sora Shimano, Xenon / Mirage Campagnolo etc. A Tektro vende freios com pinças longas até 73mm de alcance. Ats, MF