quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

COMO RE-ESPAÇAR UM CUBO DE FIXA OU SIMILAR



Recentemente li numa rede social um ciclista comentando que re-espaçar um cubo é “um bicho de sete cabeças”.  Não é. Entretanto aqueles que não curtem mecânica de bicicleta podem achar complicado, mas não é. Re-espaçar um cubo é simplesmente re-centralizar o meio do cubo – de modo que as contra-porcas (direita e esquerda) fiquem equidistantes do centro do cubo. Isso é feito, transferindo  espaçadores do lado direito para o lado esquerdo e/ou adicionando mais espaçadores no lado esquerdo.

Ressalte-se que só é possível re-espaçar cubos com rosca (p/ catraca ou roda-livre) ou cubos dianteiros de discos para serem convertidos em cubos com pinhão parafusados. Outro requisito é que o cubo use cones e esferas soltas, que é muito mais fácil de re-espaçar.

Antes de continuar vamos definir alguns termos para o perfeito entendimento do processo:

Contra-Porca: É a porca com rosca que encosta na lateral da gancheira do quadro pelo lado interno e tem a função de manter travados (no lugar) os demais componentes do cubo: eixo, espaçadores, cones e esferas. Um cubo tem 2 contra-porcas, uma na esquerda e outra na direita.

Espaçadores: Elas são um tipo de arruela que preenchem o espaço entre as contra-porcas e os cones. Também são usados como espaçadores porcas com o mesmo passo de rosca das contra-porcas. O habitual é que o lado direito – aonde vai rosqueada a roda-livre com marchas tenha mais espaçadores que o lado esquerdo, pois precisa acomodar a catraca com até 35 mm de espessura (p/ 7 velocidades).

Cones: É uma porca especial que tem uma pista cônica para esferas que mantêm elas levemente pressionada contra a “bacia” do cubo. Ressalte-se que quanto mais bem feito os ângulos do cone e bacia, mais macio é o girar da roda.

Centro do Cubo: É a metade da distancia entre as duas flanges do cubo.

Flanges do Cubo: Nela é  presa uma das pontas dos raios da roda, a outra ponta é parafusada com niples no aro.

O processo de re-espaçar é simples, isto é transferir espaçadores do lado direito para o esquerdo (vide desenho acima) com isso é eliminado o “chapéu chinês”. Dado que, a espessura/altura de uma roda-livre de 7 velocidades é de 35 mm, enquanto que uma roda-livre de uma velocidade (ACS) ou pinhão fixo (Dura Ace) é de 18 mm e 9 mm, respectivamente. Ou seja, necessitam de um espaço bem menor para acomodar um pinhão e/ou roda-livre de uma velocidade.

No final do processo de re-espaçamento, o cubo traseiro vai ter a mesma característica de cubo dianteiro – o centro do cubo estará equidistante das duas contra-porcas. Uma roda montada dessa maneira é muito robusta, pois utiliza raios simétricos com a mesma tensão de ambos os lados.

O processo de re-espaçamento é o seguinte:

1) Determine o centro do cubo. Vide definição acima.

2) Meça a distância interna entre as gancheiras. Ou seja, entre os dois pontos onde as contra-porcas irão encostar. Suponhamos que a distância seja de 130mm (atual padrão de speed), então as laterais das contra-porcas (que encostam na gancheira) ficarão à 65 mm do centro do cubo. No caso de um quadro de pista com 120 mm, então será a 60 mm e assim por diante.

3) Posicione as contra-porcas no eixo de modo que a lateral delas fique equidistante do centro do cubo, e que a “sobra” de eixo seja igual dos dois lados.

4) Meça a distancia de cada lado entre a contra-porca e o cone (que deve estar pressionando levemente as esferas contra a “bacia” do cubo).

5) Preencha a distancia, determinada no passo anterior, entre cone e contra-porca com espaçadores, para cada lado individualmente.

Atente para um detalhe, muitas vezes o lado direito vem com um único espaçador grande que tem um comprimento entre 10 a 20 mm. Nesse caso, muitas vezes ele precisa ser trocado por um grupo de espaçadores com 4 mm ou 5 mm, para o re-espaçamento ficar correto. 

6) Revise o que foi feito para checar se as contra-porcas estão equidistantes do centro do cubo.

7) Trave o conjunto todo apertando as contra-porcas contra os cones, e obviamente no meio estarão os espaçadores. Na imagem abaixo é mostrado o resultado desse processo, no qual voce passa alguns espaçadores (A e B na imagem) de um lado para o outro re-centralizando a roda.


Esquema do Re-Espaçamento do Cubo Traseiro


Esse procedimento foi também comentado neste post aqui: Como Converter Cubo de Disco em Cubo de Fixa , no qual esse processo de re-espaçamento é abordado na terceira etapa. 

Re-espaçar o cubo também pode ser necessário quando queremos montar uma bike singlespeed como mencionamos neste post: Como Montar uma Bike Singlespeed de Baixo Custo , quando se usava uma roda-livre de rosca para 7 velocidades e decide-se usar uma catraca para 1 velocidade.

Boas Pedaladas à Todos

By MarchaFixa

2 comentários:

  1. E ae Luiz!
    Tenho uma mtb peugeot aki em casa.. e um quadro de speedy velho, largado mas completo, sem uso em um outro local..
    To querendo usar a speedy pra ir pra facul (15km, estrada, plano).. mas acho legal a simplicidade (e leveza) da fixa..

    Já que vou ter que gastar pra deixar a speedy em ordem, seria uma boa opção transformar em fixa?

    Valeu pela atenção,
    Thiago/RS

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    1. Thiago, Caso a bike speed tenha gancheiras horizontais, fica fácil transformar em fixa ou em singlespeed (é ainda mais barato).Na fixa um cubo de disco com pinhão parafusado fica bom. Abs, MF

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