Recentemente li numa
rede social um ciclista comentando que re-espaçar um cubo é “um bicho de sete
cabeças”. Não é. Entretanto aqueles que não curtem mecânica de bicicleta podem
achar complicado, mas não é. Re-espaçar um cubo é simplesmente re-centralizar o
meio do cubo – de modo que as contra-porcas (direita e esquerda) fiquem
equidistantes do centro do cubo. Isso é feito, transferindo espaçadores do lado direito para o lado
esquerdo e/ou adicionando mais espaçadores no lado esquerdo.
Ressalte-se que só é possível re-espaçar
cubos com rosca (p/ catraca ou roda-livre) ou cubos dianteiros de discos para
serem convertidos em cubos com pinhão parafusados. Outro requisito é que o cubo use cones e esferas soltas, que é muito mais fácil de re-espaçar.
Antes de continuar
vamos definir alguns termos para o perfeito entendimento do processo:
Contra-Porca: É a porca com rosca que encosta na lateral da
gancheira do quadro pelo lado interno
e tem a função de manter travados (no lugar) os demais componentes do cubo: eixo,
espaçadores, cones e esferas. Um cubo tem 2 contra-porcas, uma na esquerda e
outra na direita.
Espaçadores: Elas são um tipo de arruela que preenchem o espaço
entre as contra-porcas e os cones. Também são usados como espaçadores porcas
com o mesmo passo de rosca das contra-porcas. O habitual é que o lado direito –
aonde vai rosqueada a roda-livre com marchas tenha mais espaçadores que o lado esquerdo,
pois precisa acomodar a catraca com até 35 mm de espessura (p/ 7 velocidades).
Cones: É uma porca especial que tem uma pista cônica para esferas que mantêm
elas levemente pressionada contra a “bacia” do cubo. Ressalte-se que quanto
mais bem feito os ângulos do cone e bacia, mais macio é o girar da roda.
Centro do Cubo: É a metade da distancia entre as duas flanges do
cubo.
Flanges do Cubo: Nela é presa uma das pontas dos raios da roda, a
outra ponta é parafusada com niples no aro.
O processo de
re-espaçar é simples, isto é transferir espaçadores do lado direito para o
esquerdo (vide desenho acima) com isso é eliminado o “chapéu chinês”. Dado que,
a espessura/altura de uma roda-livre de 7 velocidades é de 35 mm, enquanto que
uma roda-livre de uma velocidade (ACS) ou pinhão fixo (Dura Ace) é de 18 mm e 9
mm, respectivamente. Ou seja, necessitam de um espaço bem menor para acomodar
um pinhão e/ou roda-livre de uma velocidade.
No final do processo
de re-espaçamento, o cubo traseiro vai ter a mesma característica de cubo
dianteiro – o centro do cubo estará equidistante das duas contra-porcas. Uma
roda montada dessa maneira é muito robusta, pois utiliza raios simétricos com a
mesma tensão de ambos os lados.
O processo de
re-espaçamento é o seguinte:
1)
Determine
o centro do cubo. Vide definição acima.
2)
Meça
a distância interna entre as gancheiras. Ou seja, entre os dois pontos onde as
contra-porcas irão encostar. Suponhamos que a distância seja de 130mm (atual
padrão de speed), então as laterais das contra-porcas (que encostam na
gancheira) ficarão à 65 mm do centro do cubo. No caso de um quadro de pista com
120 mm, então será a 60 mm e assim por diante.
3)
Posicione
as contra-porcas no eixo de modo que a lateral delas fique equidistante do
centro do cubo, e que a “sobra” de eixo seja igual dos dois lados.
4)
Meça
a distancia de cada lado entre a contra-porca e o cone (que deve estar pressionando
levemente as esferas contra a “bacia” do cubo).
5)
Preencha
a distancia, determinada no passo anterior, entre cone e contra-porca com
espaçadores, para cada lado individualmente.
Atente para um detalhe, muitas vezes o lado direito vem com um único espaçador
grande que tem um comprimento entre 10 a 20 mm. Nesse caso, muitas vezes ele precisa
ser trocado por um grupo de espaçadores com 4 mm ou 5 mm, para o re-espaçamento
ficar correto.
6)
Revise
o que foi feito para checar se as contra-porcas estão equidistantes do centro
do cubo.
7)
Trave
o conjunto todo apertando as contra-porcas contra os cones, e obviamente no
meio estarão os espaçadores. Na imagem abaixo é mostrado o resultado desse processo, no qual voce passa alguns espaçadores (A e B na imagem) de um lado para o outro re-centralizando a roda.
Esquema do Re-Espaçamento do Cubo Traseiro |
Esse procedimento
foi também comentado neste post aqui: Como
Converter Cubo de Disco em Cubo de Fixa , no qual esse processo de
re-espaçamento é abordado na terceira etapa.
Re-espaçar o cubo também pode ser
necessário quando queremos montar uma bike singlespeed como mencionamos neste
post: Como
Montar uma Bike Singlespeed de Baixo Custo , quando se usava uma
roda-livre de rosca para 7 velocidades e decide-se usar uma catraca para 1
velocidade.
Boas Pedaladas à Todos
By MarchaFixa
E ae Luiz!
ResponderExcluirTenho uma mtb peugeot aki em casa.. e um quadro de speedy velho, largado mas completo, sem uso em um outro local..
To querendo usar a speedy pra ir pra facul (15km, estrada, plano).. mas acho legal a simplicidade (e leveza) da fixa..
Já que vou ter que gastar pra deixar a speedy em ordem, seria uma boa opção transformar em fixa?
Valeu pela atenção,
Thiago/RS
Thiago, Caso a bike speed tenha gancheiras horizontais, fica fácil transformar em fixa ou em singlespeed (é ainda mais barato).Na fixa um cubo de disco com pinhão parafusado fica bom. Abs, MF
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