No post “Bike Fixa com Quadro de Gancheira Vertical: Quatro Opções para Tensionar a Corrente” mencionamos e mostramos fotos da troca de gancheiras do quadro para permitir o tensionamento da corrente. Entretanto não comentamos nada sobre o processo de troca da gancheira.
Soldar (com TIG ou MIG; e pode ser feita por brasagem ou fillet brazing em alguns casos, mas requer mão-de-obra mais especializada) as novas gancheiras no quadro é a parte mais fácil e rápida de todo o processo de troca da gancheira. As etapas que antecedem a soldagem é que serão objeto deste post.
Conversando com um soldador que também é ciclista, desenvolvi uma maneira simples e eficaz para deixar as novas gancheiras posicionadas corretamente (alinhadas) para serem soldadas, de modo que quando a roda traseira for instalada no quadro fique perfeitamente centralizada. E isso não requer ferramental complicado ou caro.
Esse procedimento pode ser usado tanto para gancheiras do tipo da Tecnociclo (eles fabricam ou fabricavam para a Campagnolo) e similares ou as da Surly - que se ajustam para qualquer ângulo do quadro em aço carbono ou cromoly.
Gancheiras Tecnociclo / Campagnolo |
Gancheiras da Surly (qualquer angulo) |
Abaixo apresentamos as medidas da gancheira para fixa da Surly para que sirva de base para fazer uma a partir de uma chapa de aço 1045 com ¼ de polegada de espessura (6,35 mm). Lembrando que o rasgo onde vai o eixo tem 10 mm de largura. A confecção de gancheiras tradicionais esta descrita neste post: "Como Copiar e Fazer Gancheiras de Pista", AQUI.
Desenho com Medidas da Gancheira Surly |
O objetivo de ter um “gabarito” é para que as novas gancheiras de pista deixem a roda traseira perfeitamente centralizada, isto é equidistante dos tubos da corrente (“chainstays”) e dos tubos de suporte do selim (“seatstays”), e fiquem paralelas à linha imaginária “entre-eixos”.
O quadro deve estar livre das gancheiras antigas e com o garfo instalado com a caixa de direção. No caso de utilizar uma gancheira tipo da Surly, deve-se retirar parte da gancheira, ou seja, somente o necessário para acomodar a nova. Vide foto abaixo.
Ressalte-se que para usar este “sistema” o quadro deverá ter o furo para colocar um freio traseiro de speed; e no caso de MTB, um furo centralizado no “bridge” entre os dois “seatstays” - onde em geral vai parafusado um refletor.
Gancheira Recortada p/ Instalar Surly |
Os componentes necessários para o “gabarito” são os seguintes:
1) Uma roda traseira com cubo de fixa (sem pneu) a qual será montada no quadro quando este estiver com as novas gancheiras. Deverão ser parafusadas no eixo do cubo dessa roda as novas gancheiras a serem instaladas e niveladas com a ferramenta “U”, descrita no item “2” abaixo.
No caso da instalação de gancheira tradicional de pista (tipo Tecnociclo / Campagnolo) o quadro deverá estar sem as gancheiras antigas - geralmente corta-se o tubo para retirar as gancheiras antigas. Caso pretenda-se instalar uma gancheira do tipo da Surly, a gancheira antiga precisa ser recortada.
2) Uma peça em formato de “U” para garantir que uma gancheira fique no mesmo plano que a outra. Essa peça pode ser feita em qualquer material que mantenha-se plano / nivelado quando manipulado (por exemplo: barra chata de aço (1020 ou 1045); barra chata de alumínio. barra chata de latão etc.). As duas “pernas” do “U” devem ter uma espessura de 10mm ou ⅜” (= 9,5mm) polegadas e 38mm (1,5 polegadas) de largura e comprimento de 13cm. A base do “U” deverá ter um comprimento de 18 cm e uma largura de 38mm (1,5 polegadas) e espessura de 6,4 mm (1/4 de polegada). Lembre-se que ela deve passar entre os raios da roda. No caso de ter 9,5mm, deve-se colocar laminas de 0,5mm de alumínio, latão, cobre etc para chegar aos 10mm de espessura. Essa espessura (10MM) á a mesma do diâmetro do eixo traseiro do cubo de fixa e da largura do “rasgo” da gancheira, onde é alojado/parafusado o eixo do cubo.
Ferramenta para Alinhar Gancheiras na Roda |
Uso da Ferramenta para Alinhar Gancheiras na Roda |
3) Dois parafusos M6 de aço temperado (tem cor preta) e 2 porcas. Sendo um com 3,5 mm ou 3,8 mm de comprimento no qual será soldada (use solda MIG ou TIG ) uma porca para rosca M6 na sua cabeça. O segundo parafuso (M6) deverá ter um comprimento de 90 a 100mm. O parafuso mais curto com a “porca soldada na cabeça” será preso no furo do freio traseiro do quadro com uma porca e de modo que a “porca soldada” fique para o lado de fora (onde fica o freio). O parafuso longo (90 ou 100mm) será passado através do buraco do bico da câmara da roda/aro e parafusado na “porca soldada”. Com isso a roda já fica razoavelmente alinhada com o quadro / “seatstays”.
Suporte para Roda no Furo do Freio Traseiro |
Suporte para Roda no Furo do Freio Traseiro - Montado |
Roda presa no Quadro pelo Suporte |
4) Dois calços com mesma espessura que serão colocados entre o aro e os dois tubos da corrente “(chainstays”), de modo a garantir que a roda fique centralizada nessa região. Os calços pode ser feitos em madeira ou outro material que não se deforme.
5) Duas réguas (barra chata) de alumínio ou de aço 1020 com as seguintes medidas: 110 cm de comprimento x 25,4 mm (1” polegada) largura x 5mm espessura (alumínio) ou ⅛” de polegada de espessura no caso de ser aço 1020. Num lado será feito um furo (sem folga e centralizado nas duas réguas) no diâmetro do eixo dianteiro que foi montado no garfo e no outro um “rasgo” igual ao da gancheira. Essas réguas tem por finalidade garantir que as gancheiras fiquem niveladas / paralelas à linha imaginária “entre-eixos”, de modo que ao mudar a posição (para trás ou para frente da roda traseira) seja mantida a mesma distância do movimento central até ao chão.
Réguas para Nivelamento "Entre-Eixos" |
6) Um eixo longo para o garfo dianteiro com comprimento de 160mm e com 6 porcas, que vai permitir prender uma das pontas das réguas (descritas no item anterior) ao garfo.
7) Dois parafusos com rosca/diametro M10 e com 60mm de comprimento (com 2 porcas cada um) que serão parafusados às novas gancheiras (um de cada lado), os quais servirão para prender a outra ponta das réguas descritas no item 5, acima.
É conveniente prender o quadro em um suporte para manutenção de bikes ou em uma morça, que vai permitir fazer o ajuste fino do posicionamento das gancheiras. Após as gancheiras/quadro serem devidamente “ponteadas” com solda MIG ou TIG, faz-se necessário retirar todas essas peças (roda/aro, parafusos M10, calços, parafusos M6 etc.) do quadro/gancheiras para permitir que o soldador possa acabar de preencher / soldar as gancheiras.
Boas Pedaladas com o seu novo quadro convertido em fixo.
by MarchaFixa
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