quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Por Que Muitos “Gringos” Optam pelo Cubo de Pinhão Parafusado?

No exterior existe uma abundância de cubos traseiros para montar uma fixa – do mais simples Fórmula que custa US$ 30.00 (quando ocorrem promoções) aos Phil Wood, Royce (UK), White Industries  etc. que custam acima de US$ 200.00 ; mesmo assim tem muitos ciclistas “gringos” que preferem colocar na sua fixa um cubo para freio a disco convertido para pinhão parafusado. O que para muitos ciclistas brasileiros é um mistério, dados os preços baixos no exterior dos cubos de fixa do tipo Fórmula.

No artigo “Pinhão Boone (titânio) Parafusado no Cubo de Disco” de John Chow que traduzi, e que está no blog (aqui) , ele conta que partiu para o cubo com pinhão parafusado depois de ter detonado alguns cubos de fixa tradicionais (aqueles que utilizam pinhão com lockring).


No post "Pinhão com Lockring vs. Pinhão Parafusado" abordamos as vantagens e desvantagens dessas duas opções de cubos para fixa.


Caso o seu cubo tradicional de fixa espane a rosca, a sua substituição implica em elevados custos, senão vejamos.  O custo da  Mao-de-Obra de serviços da montagem da roda é alto nos países desenvolvidos – cerca de US$ 45.00, ou seja é equivalente ao custo de um cubo básico. E, além disso, tem os extras como na Harris Cyclery (do Sheldon Brown) que não reaproveita: aros, raios e nipples. Vide imagem abaixo retirada do site da Harrys Cyclery.

Harris Cyclery - Serviço de Montagem de Rodas


Abaixo efetuamos uma estimativa do custo total para repor um cubo traseiro que espanou a rosca:

CUSTO RODA FIXA TRASEIRA TRADICIONAL (by Harris Cyclery)
             ITEM                              CUSTO
1) Cubo Traseiro Origin8 Fixo      US$ 39.95
2) Raios+nipples DT Comp.DB     US$ 38.40
3) Aro (rim) Mavic Open Sport     US$ 49.95
4) Montagem da Roda                 US$ 45.00
TOTAL                                US$ 173.30


Ressalte-se que a Harris Cyclery não reaproveita o seu aro e os raios antigos. Além disso, os componentes acima não têm nada de especial, são básicos. Ou seja, cada espanada de rosca do cubo tradicional custa caro. Observem que o item mais caro é a montagem da roda!!!

Por outro lado, a opção de um cubo de disco convertido para fixo no final sai muito mais barato dada a durabilidade do cubo. O custo de um cubo convertido pelo ciclista fica em US$ 48.48, conforme item 5 abaixo:

CUSTO RODA FIXA TRASEIRA – Pinhão Parafusado (USA)

       ITEM                             CUSTO
1) Cubo Disco Diant. Deore M525 (*) US$ 23.68
2) Eixo Sólido – Wheels Mfg 174mm   US$ 10.95
3) Espaçadores – Wheels Mfg (30mm) US$  5.90
4) Porcas da Problem Solvers             US$  7.95
5) SOMA - Custo Cubo Convertido US$ 48.48
6)  Raios + nipples DT Comp. DB       US$ 38.40
7)  Aro (rim) Mavic Open Sport          US$ 49.95
8) Montagem da Roda                       US$ 45.00
TOTAL (5+6+7+8)                   US$ 181.83


Um cubo de disco Deore XT (modelo M756) custa na Amazon US$ 47,15 enquanto que o Deore - modelo M525 sai pela metade. Na Amazon tem também os demais componentes necessários para montar uma roda fixa com pinhão parafusado.

CUSTO RODA FIXA TRASEIRA – Pinhão Parafusado (UK)

       ITEM                             CUSTO
1) Cubo Disco Diant. Deore M525        £ 15.99
2) Eixo Sólido – Velosolo 174mm        £  8.95
3) Espaçadores – Velosolo (30mm)      £  8.45
4) Porcas (arruela flutuante) Velosolo   £  2.95
5) SOMA - Custo Cubo Convertido  £ 36.34
6)  Raios + nipples DT Comp. DB          £17.99
7)  Aro (rim) Mavic Open Sport             £21.99
8) Montagem da Roda (Velocity Bikes) £35.00
TOTAL (5+6+7+8)                        £ 111.32
TOTAL em US$ (£1=US$1.55) US$ 172.00


A Velocity Bikes (UK) cobra de mão-de-obra £35 (= US$ 54.00) pela montagem de uma roda de bicicleta.

Ressalte-se que não estão inclusos nos custos o frete para entrega desses itens.

Alguém poderá questionar o custo da montagem da roda, entretanto esse é o preço. A Elegant Wheels (USA) também cobra US$ 45.00 pela montagem da roda; e, além disso, eles oferecem um cubo de disco convertido pronto para ser enraiado por US$ 139.00 vide foto abaixo.

Cubo p/ Pinhão Parafusado da Elegant Wheels


A Excel Sports (USA), quando você compra deles todos os componentes para montar uma roda, tem um custo da montagem  de US$ 25.00.


Além da Elegant Wheels, a Velosolo (UK) também vende cubos Deore XT já convertidos para serem usados com pinhões parafusados e custam cerca de £ 52.00 (= US$ 81.00). Cubos especificos para pinhão parafusados são fabricados pela Phil Wood e pela FixKin. Pinhões para esses cubos são fabricados pela: Velosolo (UK), FixKin (Italia), TomiCogs (USA), Phil Wood (USA) e Silas (Brasil).


Infelizmente ainda não está disponivel um cubo pronto de fábrica para pinhão parafusado na faixa de US$ 40.00. Ou seja, na faixa de preços de um cubo da Fórmula/ Origin8.

O objetivo do post foi tentar jogar alguma luz sobre o mistério dos “gringos” optarem pelo cubo de disco que implica no “trampo” da conversão, coisa que muitos  ciclistas brasileiros NÃO compreendem dada a abundancia de cubos tradicionais de fixa a preços muito atrativos no exterior.

Boas Pedaladas a Todos.

By MarchaFixa

P.S.: No Brasil se reaproveita tudo, então o custo de espanar um cubo tradicional de fixa é basicamente a substituição do cubo e o custo de enraiar esse novo cubo. O custo desse serviço varia entre R$ 15,00 a R$ 75,00. Na média fica entre R$ 25,00 a R$ 30,00. 


Por outro lado, aqui o custo de um par de cubos da Fórmula para fixa custa ao redor de R$ 200,00 ou cerca de US$ 110.00. No Brasil só é vendido o par, mas no exterior você compra separadamente.

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