quinta-feira, 30 de junho de 2011

Como Converter Cubos C-Record ou Dura Ace Antigos em Cubo Fixo

Na postagem anterior exploramos como o dispositivo Fixkin Lock pode ressuscitar um cubo de pista espanado.
Neste post vamos mostrar como re-utilizar ou converter em cubo fixo aqueles cubos antigos que são usados com roda-livre de roscas (para marchas).  Esses cubos foram utilizados até 8 velocidades (por exemplo: rodas-livre Sachs-Maillard) pela Campagnolo, Mavic etc. Entretanto a Shimano parou nas rodas-livre de 7 velocidades, e com 8 velocidades só K-7. Esses cubos com rosca são aqueles que também são usados para fazer “suicidal hubs”.  Os quais são perigosos, caso você tente dar um “SKID”, pois desrosqueando o pinhão pode acontecer um acidente grave.
 Obviamente, essa conversão não se restringe aos cubos antigos da Campagnolo C-Record (Super Record, Nuevo Record, Croce D’Aune, Chorus, Athena etc.) ou Dura Ace (HB-7200; HB-7300; HB-7400 etc.), mas são os mais interessantes do ponto de vista estético, da garantia e financeiro etc. Se não vejamos, caso você use cubos de pista Record da Campagnolo nas ruas, ou seja, fora do velódromo, você perde a garantia para um par de cubos que custam aproximadamente US$ 400.00 (no exterior, pois no Brasil custam o dobro – impostos etc.).   O custo dos cubos de pista Dura Ace não fica atrás dos da Campagnolo.  Além disso, esses cubos de pista “top” não possuem vedação adequada para rodarem nas ruas, afinal velódromos cobertos não têm poeira ou areia na pista; ao contrário dos cubos de estrada que possuem uma boa vedação e foram construídos para serem utilizados nas ruas ou estradas asfaltadas. Esses cubos antigos “top” de linha são de excelente qualidade e muitas vezes foram abandonados ou estão encostados. Como por exemplo, os cubos de estrada abaixo (na foto) que são de excelente qualidade mas usam roda-livre de 7 velocidades e são bons candidatos para uma conversão.
Cubos C-Record e Suntour Superbe Pro
A conversão consiste em instalar o dispositivo Fixkin Lock onde era rosqueada a roda-livre e basta colocar os parafusos que cravam na parte do corpo do cubo que tem as roscas.  Ressalte-se que o processo é irreversível, isto é as roscas são perfuradas para evitar que o dispositivo se desrosqueie por ocasião de um SKID. Além disso, é preciso trocar o eixo para blocagem por um sólido, que é mais adequado para uma roda-fixa. Junto com essa troca de eixo faz-se o re-espaçamento do cubo, e isso já foi detalhado no post “Como Transformar Cubo de Disco em Cubo de Fixa”. O eixo sólido para cubo traseiro Campagnolo tem rosca M10x 26 TPI x 174mm  e os da Shimano são com rosca M10 x 1 TPM x 174mm. Esse comprimento de eixo sólido de 174mm é para um espaço entre gancheiras de 130mm (padrão atual das bikes de estrada), e o passo da rosca da Campagnolo é de 26 fios de rosca por polegada e o da Shimano é 1 fio de rosca por milímetro.
Fixkin Lock


Observem na foto acima, a parte na esquerda é que vai rosqueada no cubo, no lugar da roda-livre, e ele tem as "estrias" para encaixar um pinhão da Miche. A parte da direita é o anel de retenção (faz o papel de "lockring") que mantem o pinhão encaixado na outra partem, e ele é parafusado no corpo do Fixkin Lock, observem que esse anel não tem roscas.



Pinhão Miche ENCAIXADO no corpo do Fixkin Lock


Pinhão Miche Encaixado e Preso pelo Anel de Retenção via Parafusos



Fixkin Lock Instalado no Cubo para Roda-Livre

NOTA: A rosca dos cubos para roda-livre é a inglêsa, isto é 1.37' x 24 TPI, que é a mesma dos pinhões dos cubos de pista tradicionais, e que também é a mesma do movimento central com rosca inglêsa.


Lembrando que nesta conversão também será necessário adquirir um pinhão da Miche para encaixe no “Carrier” (sistema proprietário da Miche no qual o “Carrier” é que é rosqueado no cubo de pista e não o pinhão) que é o único que funciona com o Fixkin Lock, porém você não precisa adquirir o “Carrier”.
"Carrier" na esquerda, no topo o "Lockring" e na direita o Pinhão ENCAIXADO  no "Carrier"

Assim pode-se voltar a utilizar numa fixa urbana aqueles cubos de alta qualidade que estavam encostados, e a um custo bem acessível. Ou seja, dá para montar uma fixa com peças Campagnolo vintage a um custo razoável. Entretanto, o processo é irreversivel dado que as roscas do cubo foram perfuradas por parafusos em vários pontos.
O link para página da Fixkin Lock é este . Além disso no post "Cubo Campagnolo C-Record com Pinhão Parafusado" é mostrado uma outra maneira de converter cubos antigos de rosca em cubos para bike fixa. "
By MarchaFixa
Nota: Finalmente consegui um FixKin Lock e ele é bem construido e é uma ótima solução para cubos espanados.

O FixKin Lock pode ser adquirido na loja virtual Fixed Garage aqui
Entretanto, talvez seja possível fazer um Fixkin Lock caseiro, usando uma carcaça de roda-livre e dois “Carrier” da Miche (que pode ser comprado na internet por US$ 10/cada mais frete), o qual tem rosca 1.37’ x 24 TPI. Será necessário fazer rosca externa (1.37’ x 24TPI) na carcaça da roda-livre para poder rosquear os dois “Carrier”, no primeiro é onde vai ser encaixado o pinhão Miche e o segundo “Carrier” (este vai atuar como “lockring”) é que vai manter encaixado o pinhão no primeiro “Carrier”.  O primeiro “Carrier” deverá ser soldado na carcaça da roda-livre para mantê-lo fixo ( é nele em que vai ser encaixado o pinhão). Na parte da carcaça que vai ser rosqueada no cubo será necessário fazer furos com rosca (uns 6 furos) para colocar os parafusos que irão perfurar e travar todo o conjunto no corpo do cubo onde tem as roscas – da mesma maneira que é feita no Fixkin Lock original.

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