O uso do cubo de disco como cubo de fixa surgiu da insatisfação dos fixeiros urbanos com o fato dos cubos de pista tradicionais com lockring espanarem a rosca.
No post Pinhão com Lockring vs. Pinhão Parafusado é feita uma comparação dos méritos de cada uma dessas alternativas. Na minha opinião, o cubo de disco com pinhão parafusado é melhor para ser usado nas ruas. Eu uso tanto pinhão com lockring como o pinhão parafusado nas ruas de São Paulo. Sugiro que voce leia e tire suas próprias conclusões.
Caso voce tenha dúvidas sobre a durabilidade do cubo com pinhão parafusado leia o post: "Pinhão Boone Parafusado no Cubo de Disco", onde um cubo de disco convertido para uso fixo é utilizado em condições extremamente adversas e sobrevive.
No post Pinhão com Lockring vs. Pinhão Parafusado é feita uma comparação dos méritos de cada uma dessas alternativas. Na minha opinião, o cubo de disco com pinhão parafusado é melhor para ser usado nas ruas. Eu uso tanto pinhão com lockring como o pinhão parafusado nas ruas de São Paulo. Sugiro que voce leia e tire suas próprias conclusões.
Caso voce tenha dúvidas sobre a durabilidade do cubo com pinhão parafusado leia o post: "Pinhão Boone Parafusado no Cubo de Disco", onde um cubo de disco convertido para uso fixo é utilizado em condições extremamente adversas e sobrevive.
O cubo de pista tradicional possui duas roscas: uma para o pinhão com rosca horária na medida 1,37” x 24 TPI e outra para a contra-porca (lockring) com rosca reversa ou anti-horária na medida 1,29” x 24 TPI , essa segunda rosca é menor que a primeira.
As roscas de ALUMINIO espanam por causa das imensas forças (torque) aplicadas sobre o pinhão de CRO-MOLY rosqueado no ALUMÍNIO. O pinhão é puxado em direções opostas, quando você pedala ele é apertado no cubo , e quando dá um SKID (frear imobilizando o pedivela / roda traseira) ele é desapertado e só não desrosqueia por causa da contra-porca (lockring) que segura. Havendo folga da contra-porca, as roscas do sentido horário do cubo podem ser danificadas por causa desse aperta/desaperta (acelera/freia) que é comum no uso urbano de um cubo de pista. Isso não acontece no velódromo na mesma freqüência que ocorre pedalando nas ruas (sinais, saídas de carros, motoqueiros, passagem de pedestres etc.).
Um artigo que difundiu isso foi “Disk Hub / Fixed Hub” escrito por Jason Millington e publicado no site/pagina: http://www.63xc.com/jasom/milldisc.htm , o qual influenciou John Chow que publicou dois artigos sobre o assunto: um sobre sua experiência com o pinhão parafusado Boone de titanio, que traduzi e está neste link: http://bikefixabr.blogspot.com/2011/04/pinhao-boone-titanio-parafusado-no-cubo.html, e o outro sobre como fazer a conversão do cubo de disco para cubo de fixa e que foi publicado no site da Fixed Gear Gallery (link: http://www.fixedgeargallery.com/articles/tomchow/dischub/). Existe um outro artigo sobre esse processo de conversão: "Surly New Disc Fixed Hub Conversion" que mostra como converter um cubo dianteiro de disco da Surly em cubo de fixa traseiro.
Depois surgiram três fabricantes de pinhões parafusados para cubos de disco, dois nos Estados Unidos (TomiCogs e agora a Phil Wood ) e a Velosolo Bikes na Inglaterra. Na Italia existe a FixKin e no Brasil eles são fabricados pelo Silas. O site da Velosolo é excelente em termos de explicações sobre a conversão do cubo de disco.
O primeiro fabricante de um cubo especifico para pinhão parafusado é a Phil Wood, sobre o qual escrevi recentemente: "Pinhão Parafusado é Gambiarra? Não É, Segundo a Phil Wood"
No link abaixo tem um post do MTB Forum onde os usuários desse sistema falam um pouco de sua experiência:
http://forums.mtbr.com/showthread.php?t=383068.
Entretanto, neste artigo pretendo fazer uma descrição um pouco mais detalhada e explicando as razões de fazer o re-espaçamento do cubo de disco de certa maneira via comparação com um cubo de pista para competição (Dura Ace HB-7710) que vem com um pinhão de cada lado, ou seja fixo duplo.
O primeiro fabricante de um cubo especifico para pinhão parafusado é a Phil Wood, sobre o qual escrevi recentemente: "Pinhão Parafusado é Gambiarra? Não É, Segundo a Phil Wood"
No link abaixo tem um post do MTB Forum onde os usuários desse sistema falam um pouco de sua experiência:
http://forums.mtbr.com/showthread.php?t=383068.
Entretanto, neste artigo pretendo fazer uma descrição um pouco mais detalhada e explicando as razões de fazer o re-espaçamento do cubo de disco de certa maneira via comparação com um cubo de pista para competição (Dura Ace HB-7710) que vem com um pinhão de cada lado, ou seja fixo duplo.
No Brasil, seu uso difundiu-se por duas razões: 1) pouca disponibilidade de cubos de fixa ("pista"); e 2) alto preço dos cubos de fixa mais simples. Até pouco tempo atrás, um par de cubo de fixa Fórmula ou Roberto's era vendido por R$ 220 à R$ 250,00; e são cubos básicos. Recentemente, surgiu o cubo de pista traseiro da Shun Feng (chinês) por R$ 49,00. Entretanto esse cubo de fixa da Shun Feng NÃO AGUENTA SKIDS conforme relato encontrado neste forum aqui: "O Cubo shunfeng de contra-porca flip flop é um bom cubo, tem ótimos rolamentos mas se você for dar skids esquece! espanei o meu com 6 meses de uso. Se for só usar freio mesmo e no máximo pedalada contrária e trackstand aí pode usá-lo de boa." Ressalte-se que os cubos para fixa da Fórmula, Roberto´s e Shun Feng são cubos tradicionais que usam duas roscas, uma para o pinhão e outra para o lockring (contra-porca).
Por outro lado, um cubo de disco de procedência chinesa custa entre R$ 30 a R$ 50,00, acrescente o custo de um eixo novo, mais pinhão de cargueira, e furação do mesmo , e o trampo de re-espaçar o cubo; o resultado é que os custos se equivalem ou ultrapassam o de um Shun Feng de pista; entretanto inexiste o risco da rosca espanar.
Nos parágrafos seguintes vamos detalhar como fazer o re-espaçamento do cubo de disco dianteiro devido a troca do eixo por um maior, adequado para colocar na roda / gancheira traseira.
O objetivo do re-espaçamento é poder montar uma roda traseira bem robusta. Isso é obtido usando-se raios de mesmo comprimento em ambos lados da roda, que fiquem com o mesmo angulo em relação ao centro do cubo, e assim os raios terão também a mesma tensão em ambos os lados.
Observem o cubo de pista Shimano Dura Ace HB-7710, ele tem uma simetria perfeita, assim como o cubo dianteiro de MTB Suntour XC Pro; isto é, qualquer distancia medida do centro do cubo para o lado esquerdo ou para o lado direito são iguais. Isso significa que esse cubo traseiro de pista vai ser montado / enraiado em uma roda traseira da mesma maneira que é montada /enraiada uma roda dianteira.
Cubo de Pista Dura Ace HB-7710 - Medições |
Dura Ace Pista Traseiro e Suntour MTB Dianteiro |
O primeiro passo é a escolha do cubo de disco. Ele deve ser de esferas; ou no caso dele vir com rolamentos - tenha certeza que esteja usando um EIXO "LISO" (SEM encosto fixo para o rolamento - VIDE FOTO ABAIXO), caso contrario não é possivel re-espaçar o cubo. Em geral a escolha recai sobre o cubo dianteiro de disco (vide os eixos desses cubos na foto abaixo), mas um traseiro com rosca para roda-livre com marchas é perfeito, pois pode virar flip/flop (pinhão de um lado e roda-livre de uma marcha no outro).
Eixos Lisos: Shimano Deore HB-M525 (110mm) p/ Blocagem Dianteiro e o Traseiro Sólido (porcas) para Conversão do Cubo Deore com 174mm e rosca: 10mm de diâmetro x 1 fio de rosca por milimetro |
Eixo com "Encosto Fixo" para Rolamentos |
Os melhores cubos de disco dianteiros para isso são os da Shimano com seis furos, que eles estão parando de fabricar, foram substituidos por aqueles com o sistema Centerlock. Eles usam eixo de 10mm de diametro, ou seja, é o mesmo diametro usado pelos cubos traseiros de fixa/pista ou estrada.
Cubo de Disco Dianteiro Deore HB-M525 |
Recentemente descobri que a Shimano tinha mudado o diametro interno do eixo dianteiro dos cubos de disco HB-M525 e HB-M475, mas não sei se isso ocorreu com o HB-M756 (Deore XT).
Na sequencia, desmonte o cubo para determinar a rosca/diametro do eixo sólido que deve ser comprado. Recomenda-se levar uma das contra-porcas ou cone para não dar chabu. Não esquecer de comprar uns espaçadores, pois o eixo será maior que um dianteiro. O cubo dianteiro tem 100mm de comprimento, como ele vai ser usado , por exemplo, em uma bike de estrada convertida que tem espaçamento entre gancheiras de 130mm, serão necessários adicionalmente 30mm de espaçadores.
Antigamente o eixo tinha um diametro interno de 10mm (vide detalhes AQUI ), e sómente a ponta que encaixa no garfo era de 9mm e NÃO TINHA ROSCA (esse detalhe permite identificar os cubos antigos que podem ser convertidos facilmente). Agora o eixo tem o mesmo diametro internamente e externamente de 9mm (vide detalhes AQUI) e na ponta que encaixa no garfo TÊM ROSCA.
Essa mudança dificulta a conversão desses cubos de disco da Shimano, pois não existem eixos sólidos com 9 mm de diametro suficientes longos para fazer a conversão - seria necessário um torneiro fazer um a partir de um eixo longo - e as porcas com a rosca 9mm x 1 não existem no mercado local, mas só no exterior.
Outro aspecto é que os eixos sólidos com diametro de 10mm para cubo traseiro tem um cone dimensionado para esferas de 1/4" (6.35 mm) de polegada, enquanto que a bacia dos cubos de disco DIANTEIROS Shimano usam esferas com diametro 3/16" (4,76 mm) polegadas. Portanto usar um cone traseiro (compativel com esferas 1/4") com esferas de 3/16" pode gerar uma folga no cubo, que é inconveniente. Ressalto que não testei isso ainda, para afirmar com 100% de certeza. Essa dúvida sobre o uso de um cone para esferas com 1/4" de polegada em uma bacia com esferas de diametro 3/16" polegadas foi elucidado, vide este post AQUI.
Na sequencia, desmonte o cubo para determinar a rosca/diametro do eixo sólido que deve ser comprado. Recomenda-se levar uma das contra-porcas ou cone para não dar chabu. Não esquecer de comprar uns espaçadores, pois o eixo será maior que um dianteiro. O cubo dianteiro tem 100mm de comprimento, como ele vai ser usado , por exemplo, em uma bike de estrada convertida que tem espaçamento entre gancheiras de 130mm, serão necessários adicionalmente 30mm de espaçadores.
Caso voce não encontre um eixo apropriado, voce pode pedir para um torneiro fazer, basta levar o eixo antigo e um cone ou contra-porca.
O comprimento do eixo vai depender do espaço entre as gancheiras:
Gancheiras Compr. Eixo
110mm (pista antigo) 155mm (1)
120mm (pista) 164mm
126mm (speed antiga) 170mm
130mm (speed/MTB antiga) 174mm
135mm (MTB) 180mm
Na terceira etapa, vamos remontar o cubo com o novo eixo e os espaçadores adicionais. Lembrando o que já falamos antes que a roda precisa ser robusta e portanto o cubo será montado da mesma maneira que um de pista para competição. Observem na foto abaixo, onde é mostrado um cubo de pista Dura Ace HB-7710, com as respectivas distancias do centro do cubo (o centro do cubo é a metade da distancia entre as flanges). Todas as distancias são simétricas – a distancia do centro do cubo até a contra-porca do lado esquerdo é a mesma da do lado direito e assim por diante. Ressalte-se que esse cubo Dura Ace é para quadro de pista com espaçamento entre gancheiras de 120mm, e portanto o eixo tem 164mm de comprimento.
Medições do Cubo de Pista Dura Ace |
Na foto abaixo mostramos um cubo de disco da marca Quando (chinês) com suas respectivas medições. Aconselho a fazer isso, marcar no papel as medições, pois fica muito facil determinar quantos milimetros de espaçadores adicionais precisam ser colocados de cada lado do cubo de forma que a distancia do centro do cubo até a contra-porca (que encosta na gancheira) seja a mesma para ambos os lados. Determinado o centro do cubo, que é metade da distancia entre as flanges, então precisamos marcar qual a distancia que irá ficar a contra-porca a partir do centro do cubo no novo eixo, supondo que o espaçamento da gancheira seja de 130mm, ela ficará à 65mm do centro do cubo em ambos os lados. O proximo passo é marcar a posição atual da contra-porca esquerda e da direita, use um esquadro para isso. A quantidade em milimetros de espaçadores será determinada pela diferença entre a posição atual e a nova das contra-porcas com o eixo sólido de 174mm. Observe as fotos abaixo onde isso é mostrado.
Cubo de Disco Dianteiro Quando + Medições |
Alocação dos Espaçadores |
Cubo de Disco Deore Montado com Eixo Sólido |
Observe na foto acima do cubo montado que tem mais espaçadores do lado esquerdo do cubo (direito na foto) do que no lado que vai ser parafusado o pinhão. Esse cubo montado no aro terá os seus raios posicionados simétricamente.
Ressalte-se que isso pode ser feito igualmente para qualquer espaçamento entre gancheiras / comprimento de eixo sólido.
Ressalte-se que isso pode ser feito igualmente para qualquer espaçamento entre gancheiras / comprimento de eixo sólido.
A penultima etapa é enraiar / montar o cubo convertido no aro. Ressalte-se que deixar o cubo simétrico é o ideal, pois assim os raios terão o mesmo comprimento, o mesmo angulo em relação ao centro do cubo e a mesma tensão em ambos os lados. Entretanto, nada impede de fazer o “chapéu chinês” para jogar o lado do pinhão mais para direita visando ter uma melhor linha da corrente, mas para isso será necessário transferir espaçadores do lado direito para o esquerdo. Porém a roda não ficará tão robusta quanto a montada simétricamente, como são montadas as rodas dianteiras.
Roda Traseira Simétrica com Cubo de Disco para Fixa |
Na quinta etapa, vamos furar o pinhão de cargueira de encaixe, pois ele fica melhor assentado no cubo, e é importante que ele não seja vazado para não atrapalhar a furação. Nada impede de usar um pinhão singlespeed que tenha estrias - a Surly e a Gusset os fabricam. O menor tamanho que pode ser furado é o com 16 dentes. Na Velosolo, eles tem um com 15 dentes, mas para isso precisa de parafusos especiais para ser parafusado no cubo. Visando ter uma boa furação que seja simétrica aos furos do cubo de disco é melhor usar uma furadeira de bancada. Além disso, é necessario um rotor de freio a disco que servirá de gabarito para efetuar a furação. Existe a alternativa de comprar um pinhão pronto, já furado: Velosolo (UK), TomiCogs (USA), FixKin (Italia), Phil Wood (USA) ou Silas (Brasil).
Pinhão com o Gabarito de Furação (rotor de disco) |
Cubo Deore Montado na Fixa |
A última etapa consiste em montar o pinhão no cubo, para isso use parafusos allen para prende-lo no cubo, o comprimento do mesmo vai depender da espessura do pinhão e se vão ser usadas arruelas. Caso necessário, pode adicionar arruelas para deixar o pinhão mais alinhado com a coroa do pedivela. Eu prefiro usar arruelas de pressão de aço inox (ficam mais justas, e com isso a estética não sofre). Além disso, o mesmo pode ser feito com os parafusos da coroa, isto é adicionar arruelas de pressão (mas retire a pressão com dois alicates – nevelando-as), para ficarem mais proximas do quadro ou vice-versa, cujo resultado é uma melhor linha de corrente.
Agora é só pedalar com a nova roda fixa.
By MarchaFixa
P.S.: Já vi no facebook gente perguntando como colocar rolamentos em um cubo que usa cone e esferas soltas. Fiz uma pesquisa no google com as palavras: "how to take out cartdrige bearings from a hub" e encontrei bastante coisas sobre o assunto. Existem duas complicações nisso: 1) tirar as bacias do cubo sem danificá-lo; 2) achar os eixos com "encostos" que são apropriados para os rolamentos. Existe um link para um forum onde isso é tratado - como tirar as bacias: http://www.bikeforums.net/classic-vintage/347318-replacing-hub-races.html .
Olá colega, o Cubo de Disco Dianteiro Deore HB-M525 tem o eixo fino (5mm), não?
ResponderExcluirDevo procurar por outro eixo da mesma espessura para o reespaçamento ou há como trocar por outro mais grosso?
Tenho um Deore HB M525 e estou com essa dúvida.
Obrigado
Angeloni,
ExcluirNenhum cubo usa eixo com 5mm de diametro. O Cubo de Disco Dianteiro Deore HB-M525 tem o eixo com 10mm de diametro e o passo da rosca é de 1 fio de rosca por milimetro. Para re-espaçá-lo você precisa utilizar um eixo sólido com esse mesmo diametro/passo de rosca, caso contrario não vai funcionar - pois cones/porcas que prendem o eixo no cubo - vão ficar com folga ou não vão entrar. Atente também para o comprimento do eixo sólido - ele deve ser compativel com o espaçamento entre gancheiras. No post é fornecida uma tabela para determinar o comprimento adequado.
Abs,
MarchaFixa
Cara, seu site é muito bom! Está de parabéns! Estou começando a montar uma fixa com um quadro de caloi 10 sprint e ao ler seu artigo acima pensei que talvez fosse uma boa opção fazer um cubo flip-flop. Encontrei uma "boa" opção no shunfeng de disco, o que me possibilitaria usar uma marcha livre e o esquema que você propôs. Estou com duvida no diâmetro do eixo, no entanto, pois só vi em anúncios na internet, não peguei na mão pra ver. Depois de dar uma fuçada, achei uma opção interessante no chain reaction cycles e estou pensando em fazer isso, só preciso tirar as medidas pra ver se consigo simetria: pegar um cubo traseiro normal de disco, que já vai ter o comprimento certo, e usar um kit 9-to-1 ou 8-to-1, aí eu faço a fixa como você sugeriu e deixo a livre por conta do kit de adaptação. Provável que necessite de algum espaçador ou corte dos do kit pra ficar com as linhas de corrente iguais pros dois lados, mas me parece uma boa opção. Você acha que seria possível usar esse esquema? Qual cubo você acha que teria o mesmo tamanho do lado do disco e do lado do cassete? Valeu a ajuda e obrigado pela quantidade de informações do site!
ResponderExcluirGrande MF!
ResponderExcluirTô com uma Monark antigassa aqui com gancheira horizontal e vou experimentar esse método do pinhão parafusado em um cubo dianteiro... Na verdade a minha dúvida é bem simples, quase estúpida: Onde eu encontro esses espaçadores na medida certa? mando fazer em um torneiro?
Oi Phil,
ExcluirO torneiro faz sim, mas vai ficar muito caro. O mais simples é ver se o pessoal tem nas bicicletarias de cubos descartados; ou comprar porcas na casa de parafusos com diametro/passo da rosca do eixo do cubo; ou ainda usar arruelas de pressão - as arruelas de pressão tem um diametro externo menor que uma arruela lisa com a mesma medida e assim fica mais compativel com os demais componentes que vão rosqueados no eixo. Abs, MarchaFixa
Olá, tenho uma duvida tosca também, sobre o eixo que será comprado, fora opção do torneiro, onde eu poderia conseguir??
ResponderExcluirAbraços.
WC,
ExcluirAs bicicletarias de bairro têm eixo sólido à venda. Eles são os mais usados no Brasil. As bicicletarias chiques não têm esse tipo de componente, pois basicamente vendem bikes de maior preço e essas vêm equipadas com blocagem. Abs, MarchaFixa
Valeu mesmo, irmão... vou dar uma fuçada. Acho que te atormentarei novamente em breve :) Abrass..!!!
ExcluirEssa fixa é a mesma coisa que conta-pedal ?
ResponderExcluirNão é. Cubo de contra-pedal é de singlespeed, pois voce pode parar de pedalar e a bike continua andando. O contrario de uma bike fixa (c/cubo de pinhão fixo) que se voce parar de pedalar a bike /roda para de girar. Ats, MF.
ExcluirCara, parabéns pelo site e pelo post. Pra simplificar, dentre tantas opções e possibilidades, quais seriam os cubos dianteiros de disco mais recomendáveis, da Shimano, pra trabalhar com algo que seja fácil de encontrar? Talvez essa dúvida sirva para ajudar bastante gente.
ResponderExcluirValeu.
Abraços
Cristovam,
ResponderExcluirMuito obrigado. Eu tenho usado o dianteiro do Shimano Deore (HB-M525) para disco, e nunca tive problemas. Existem nas lojas locais os da MOB, Quando e ShunFeng, os dois últimos chineses. Atenta para o tipo de eixo usado - tem que ser liso (mas com rosca. Abs, MF
Se eu converter um cubo de freio a disco traseiro em cubo fixo, dá pra fazer uma flip-flop, não?
ResponderExcluirDepende. Se ele for um com K-7, dá sem problemas. Naqueles cubos de rosca, nem sempre voce fica com uma boa linha de corrente na versão singlespeed (catraca de 1 marcha), isso varia de marca para marca. Abs, MF
ExcluirMais como vc coloca um Pinhao com rosca singlespeed em um K-7 ?
ExcluirCara, to com dificuldade de encontrar esses pinhões de encaixe, dá pra usar pinhão de rosca tipo esse http://www.ciclourbano.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/640x468/17f82f742ffe127f42dca9de82fb58b1/f/i/file_43_5.jpg pra furar e aparafusar?
ResponderExcluirvaleu ai, parabéns pelo blog.
Victor, Caso voce more em São Paulo a Casa Alberto - Rua Vitória (centro), tem os pinhões de encaixe. Esse da foto também serve, já utilizei similares sem problemas. Talvez seja necessário um torneiro eliminar essa "aba" que tem rosca para poder acomodar bem o pinhão no cubo de disco. Abs, MF
ExcluirObrigado pele dica, moro em Fortaleza, as coisas aqui são bem difíceis, tenho que buscar muitas das peças online mesmo.
ExcluirValeu, abraços!
Victor, Existem pinhões parafusados prontos e fabricados no Brasil pelo Silas. A CicloUrbano vende desse tipo também. Envia um e-mail para o Mario Canna ou Leandro Valverdes. Abs, MF
ExcluirOlá. Estou adaptando uma monark 10 para uma fixa. Pretendo manter o movimento central atual, que é para monobloco e não pretendo instalar adaptadores para outros tipos de pedivelas.
ResponderExcluirEstou a procura de um pinhão de 15 ou 16 dentes.
Achei o preço dos pinhões já furados fora do Brasil um pouco salgado, por isso estou procurando por lojas no Brasil.
Uma outra possibilidade é eu comprar um pinhão de rosca e furá-lo, mas não sei qual comprar. Achei alguns no ebay por um preço em conta, mas preciso de uma confirmação da possibilidade de realizar este processo.
Você falou deste tal de Silas, que vende (ou vendia) pinhões já furados. Há alguma forma de eu me contactar com esta pessoa/loja para adquirir um?
Leandro,
ExcluirO Silas fabrica pinhões p/ serem parafusados com no mínimo 16 dentes e voce encontra na CicloUrbano e na Velodeath. Ats, MF
Então... Eu já havia procurado no ciclourbano, mas não encontrei, na relação do site, nenhum pinhão já furado para instalação em cubo a disco. Sobre a Velodeath, eles tem algum site com a relação dos produtos? Não consegui encontrar muita coisa. Vc teria mais informações?
ExcluirObrigado pelo site e pelo trabalho :-)
Leandro,
ExcluirNa CicloUrbano isso não está no site, mas fala com o Canna ou Valverdes e na Vegan Pride /Velodeath fala com o Christopher. Ats, MF
só tenho uma coisa a dizer:
ResponderExcluirparabéns pelo blog e do alto nível técnico que se encontra aqui!
é uma verdadeira sala de aula!
prof carlos henrique
Carlos Henrique,
ExcluirObrigado pela audiência. Abs, MF
É obrigatório fazer a terceira etapa ?? ficara ruim se só farafusar o pinhão no cubo ??
ResponderExcluirGuimck,
ExcluirSim é necessária a terceira etapa, pois é que voce vai remonatar o cubo com o novo eixo e deixá-lo pronto para ser enraiado no aro. Ats, MF.
Olá Amigo, parabéns pelo seu site, é realmente incrível, muitas dicas legais que fogem das manias dos "old" e vai direto ao ponto.
ResponderExcluirGostaria de saber onde encontro esse pinhão silas para vender, pois pesquisei e não o achei em lugar algum.
Abraço Silvio
Oi Silvio,
ExcluirObrigado. O Silas Batista tem pagina no facebook. Voce pode encontrar na Ciclo Urbano ou Velodeath ou na Las Magrelas. Ats, MF
Valeu a dica amigo, já enviei um email para a velodeath.
ExcluirAqui em porto parece que ninguém quer montar um fixa pra quem é de fora da panela, vou na loja e peço informação para montar uma fixa e ficam me olhando e desconversam. Não dá nada, graças ao teu Blog montarei eu mesmo a minha!!! Parabéns mais uma vez pelo trabalho. Forte abraço
Oi Silvio,
ExcluirAqui ocorre o mesmo se voce quiser montar com cubo de disco comnvertido. O lojista não quer correr o risco se a conversão deixar a desejar. Aí em POA tem o Pinha Fixa com o blog do mesmo nome e ele gosta de cubo convertido, sugiro que voce troque uma idéia com ele. Outra alternativa são os dois mecânicos recomendados no blog Bikes do Andarilho. Abs, MF
Bom dia! Comprei duas rodas 700x23 com cubos Roberto. Vou colocar num quadro Caloi 10 sprint79, cujo o quadro ainda nao chegou. Gostaria de saber se vc acha q terei algum tipo de dificuldade para instalação das rodas. Esses cubos são resistentes para uma fixa? Muito obrigado e parabéns pelo site!
ResponderExcluirCarlos,
ExcluirAs rodas vão servir sim. Quanto aos cubos eles duram mais se você NÃO der skids. Eu uso cubos tradicionais de fixa (pinhão+lockring) e nunca tive problemas, mas eu não dou skids. Ats, MF
Muito obrigado pela informação. Outra coisa, existe algum cubo mais resistente para dar skids? Muito obrigado mais uma vez.
ResponderExcluirCarlos,
ExcluirNa minha opinião os que tem a melhor relação custo x diversão x durabilidade são os cubos de disco Shimano convertidos. Caso o custo não sejam um problema, então eu usaria um cubo da White Industries que o pinhão encaixa - não é rosqueado ou um Phil Wood modelo ISO (p/pinhão Parafusado). Sugiro que voce leia os tópicos do blog relacionados com cubo de pinhão parafusado e tire suas conclusões. Comece por este aqui: http://bikefixabr.blogspot.com.br/2013/11/arquimedes-e-o-cubo-com-pinhao.html e depois este: http://bikefixabr.blogspot.com.br/2011/04/pinhao-boone-titanio-parafusado-no-cubo.html Ats, MF
Para além da legenda da foto, eu gostaria de saber que cubo é esse que está sendo usado na traseira de uma bicicleta vermelha. Esses espaçadores em alumínio anodizado fazem parte de um kit adquirido por fora? O eixo poderia ser um vazado para se usar com blocagem?
ResponderExcluirAlexandre,
ExcluirEsse cubo da bike vermelha é um cubo de disco dianteiro Deore XT e o kit de conversão é vendido pela Velosolo (UK). Ats, MF
Não tem como usar blocagem?
ExcluirAlexandre,
ExcluirA unica maneira de usar blocagem é também colocar um esticador de corrente especifico para gancheiras de pista. A solução mais usada em 99,99999% das vêzes é usar eixo sólido com porcas. Ats, MF
Olá Marcha Fixa. Tudo bem? Hoje fui ao torneiro para ele fazer a furação no pinhão. Medindo a distância entre as gancheiras da caloi 10, o comprimento ficou em 140mm. Estranho, pois como disse no tópico, as speed de estrada antigas, a distância fica me 130mm?
ResponderExcluirAntonio,
ExcluirAs Calois 10 antigas tinham de distancia 120mm (10 marchas), com 12 marchas passaram para 126mm. Atualmente as bike speed tem tem 130mm. Acontece as vezes por acidente ter aberto a traseira da bike, entretanto como a Caloi 10 e' de aço nao tem problema nenhum voce fechar um pouco a traseira. Esse fechamento precisa ser feito devagar. Ats, MF