sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O USO de EIXO NACIONAL na Conversão do Cubo de Disco Dianteiro em Cubo de Fixa com Pinhão Parafusado



Faz algum tempo que a Shimano alterou o diametro interno dos eixos dos cubos de disco dianteiros do grupo Deore e similares. Antigamente o diâmetro da parte interna do eixo era de 10mm e mudaram para 9mm; porém nas pontas do eixo - aquela parte que encaixa na ponteira do garfo sempre foi com 9mm. Neste link AQUI estão os detalhes /especificações para o cubo Deore com eixo de 9mm de diâmetro, e neste AQUI para o cubo Deore com 10mm.

Para efetuar a conversão, bastava simplesmente trocar o eixo para blocagem (e com comprimento de 110mm) por um eixo sólido com 10mm de diâmetro e comprimento entre 164mm ou 180mm (dependendo do tipo de quadro), colocar mais espaçadores e utilizar porcas “c/ arruela flutuante ou integrada” e estava pronto o cubo de fixa.

Essa mudança da Shimano complicou a conversão, pois não existem eixos de 9mm de diâmetro prontos com comprimento longo (entre 164mm e 180mm) !!!

Dado esse fato, existem duas alternativas:

1) Mandar fazer um eixo longo no torneiro com 9 mm de diâmetro e passo de rosca de 1 mm. Isso permite que sejam usados os cones originais da Shimano, que são de boa qualidade. Esta alternativa também tem outra dificuldade: não existe no mercado local porcas com 9 mm - só no exterior !!!

2) Comprar um kit de eixo completo - os disponíveis tem ⅜” polegadas de diâmetro (cerca de 9,5 mm), que vem com cones, contra-porcas e alguns espaçadores. Isso implica que você vai deixar de lado os cones e contra-porcas da Shimano - pois eles têm 9 mm, que são de melhor qualidade que aqueles que vem no kit de reposição disponíveis no mercado local.

Kit de Eixo Completo Cairu




Comparação de Informações sobre os Eixos: Brasil vs. USA
Vejam na foto acima a disparidade de informações sobre os eixos comparando os dizeres nas duas embalagens. A Wheels Manufacturing produz nos USA os eixos de reposição para as principais marcas de cubos e tudo em cromoly aeronáutico.

Um inconveniente  do kit de reposição é que o formato dos cones é para esferas de ¼” polegadas de diâmetro (quase que o “padrão” para cubos traseiros) - 6,35 mm; enquanto que a bacia do cubo dianteiro tem o formato / concavidade para esferas com 3/16” polegadas de diâmetro, que equivale à 4,76mm. Ou seja, existe uma diferença de diametro de 1,6mm.

Escolhi para fazer o teste um kit de eixo de fabricação nacional - produzido pela Cairú - pois era o único com embalagem e com um mínimo de informações sobre o produto e a marca vinha estampada no eixo (ví isso depois que abri a embalagem). Vejam a foto em anexo. As outras opções não tinham marca e provavelmente foram fabricados em Xing-Ling.

Ressalte-se que o teste diz respeito a um único aspecto: Como fica a adequação (folga, ajuste etc.) dos cones para esferas de ¼” de polegada se usados com esferas de 3/16” de diâmetro ???

Os demais aspectos relevantes não foram testados, tais como: durabilidade dos cones (resistência ao desgaste etc.) e a durabilidade do eixo (quebra, vergamento etc.). A razão é que esse kit da Cairú é bem barato cerca de R$ 4,00 . Ele foi comprado na Casa Alberto no centro de São Paulo. Por outro lado, um kit de eixo completo em cromoly (10 x 1 x 174) fabricado pela Weldtite (UK) custa cerca de GBP 5.00 ou US$ 8.00 + frete.

Eixo Cairu Instalado no Cubo Deore e no Fundo Eixo Cyclo / Weldtite Cromoly (10 mm)




Visão Ampla do Eixo Cairu Instalado no Cubo Deore

A vantagem da primeira alternativa é que você mantem os cones da Shimano - melhor qualidade que os de reposição. As desvantagens são que você terá de mandar fazer o eixo (um torneiro vai cobrar entre R$ 20,00 a R$ 40,00), escolher o material etc. (que nem sempre é vendido em pouca quantidade) e ainda comprar no exterior as porcas adequadas.

A vantagem da 2a. alternativa é que é muito mais simples e rápido, mas você deixa de lado os cones da Shimano que são de melhor qualidade. Ressalte-se que cones de boa qualidade como os fabricados pela Wheels Manufacturing são relativamente caros em relação ao custo do cubo Shimano Deore.

Efetuei o teste com o eixo nacional (Cairú) e não ficou folga e o eixo estava girando suavemente com os cones (Cairú) e esferas de 3/16” que vieram no cubo Shimano Deore.

Instalamos o eixo fabricado pela Cairu em um cubo dianteiro Shimano Deore HB-M525 e não tivemos problemas. Não sei como ficaria se fosse usado em um cubo dianteiro Quando ou ShunFeng de disco, pois não testei.

Qual alternativa escolher? Depende das preferencias pessoais de cada um. Alguns preferem manter os cones da Shimano, pois são de melhor qualidade, mesmo com custo mais alto. Caso o cubo de disco seja mais simples, não faz muito sentido gastar tempo e dinheiro mandando fazer um eixo no torneiro. Um kit completo de eixo resolve o problema com R$ 4,00. No final, esse eixo da Cairú (e similares) é a opção mais prática e rápida para a conversão do cubo de disco em fixo, e caso ocorra um desgaste dos cones o custo de substituição é baixo.

Boas Pedaladas à Todos

By Marcha Fixa

2 comentários:

  1. Amigo acha que esta porca pode funcionar para o eixo de 9mm?
    https://www.jrautolatas.com.br/produto/1517/mecanica/porcas-paraf-pris-arrue/porca-9mm-rosca-fina/

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    1. Marco,

      Não sei. Eles não informam o passo da rosca. Tem porca com diâmetro métrico e passo de rosca em polegadas. Voce só vai saber testando. Ats, MF

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