Preparei
uma estimativa dos custos de fazer um quadro de fixa sob medida. A maior parte do texto está em inglês
e é para facilitar, caso alguém queira utilizar a lista para fazer a compra de
tubos / cachimbos. Ressalte-se
que tem variações nos preços dos cachimbos (“lugs”), os fundidos são mais caros
que os prensados e os de inox são mais caros que os fundidos. Outro aspecto é
que cachimbos mais elaborados (por exemplo: estilo Fleur Du lys) são muito mais
caros que cachimbos no desenho tradicional. Este post é a continuidade deste
texto que está no Scribd AQUI,
cujo titulo é: “Lista de Tubos e Componentes para
Construir um Quadro de Fixa”.
Separei
em duas partes o pedido dos componentes,
assim você diminui as probabilidades de ser retido pela alfândega e ser taxado.
Atualmente
os tubos Cromor são os básicos da linha Columbus – o top são os tubos de inox. Entretanto
alguns dos tubos são triplamente trefilados e são superiores ao básico da
Reynolds – que é o 520.
Lugs
(cachimbos)
Lugs Series 300 -
Arrowhead (cast Iron)
- Head
Lugs: code
LD/LT 300R - £18.68 (cast iron)
LT300R.
31.7x25.4mm. 73°. (top lug)
LD300R. 31.7x28.6mm. 60°. (down lug)
LD300R. 31.7x28.6mm. 60°. (down lug)
- Seat lug: code
LS300R. 28.6 x 25.4mm. 73.30°. £13.34 (cast iron) for
10.5mm Seat Stays. - 45°. Compatible seatstays: Columbus EL0415 - 101 Double
Taper 14mm / 10 mm – the smaller side will fit into the seat lug.
- BB Shell :
code LB300 – Arrowhead Bottom
Braket Shell. For 22.2mm Chainstays. £15.24 (cast iron)
Dimensions
59.30 x 62.30 x 8°. With Cut out and guides.
Sum of Lugs Costs: £ 47.26
.
Conjunto de Cachimbos Arrowhead |
Single Speed com Cachimbos Arrowhead |
Other Parts:
- Track
ends traditional (code RE 1420): £ 7.00
- Brake
bridge (code 189T): £ 2.00
No
Brake Hole. Suitable for Track. 80mm Width
-
Pair of brake bridge re-inforcements: £1.14/pair
Sum of Other Parts Costs: £10.14
Carriage Costs for Lugs + Other parts: £19.00
Total Costs of Lugs + Carriage
Costs: £ 76.40 @ 1.55 = US$ 119.00 @ 2.2
= R$ 260,00 .
Tubes Columbus Cromor:
-
top tube: code TT/CRMI11600: 0,9/0,6/0,9
: £ 8.47
- down
tube: code DT/SL2I12650: 0,8/0,5/0,8 (SL Niobium) : £ 14.61
- seat
tube: code ST/CRMI13635: 0,9/0,6 : £
10.61
-
head tube: Dedacciai – dimensions 210mm x 31.8mm x 1 mm : £ 5.00
- seat stays (10mm one end & 14mm the
other): £ 19.48
Code Columbus EL0415 - 101 Double Taper 14mm /
10 mm. (Esse vai ser usado
por que os “seatstays” encaixam (dentro) do cachimbo do seat lug).
-
chainstays: CS/CRMI14OV – round/oval/round
22.2mm – (2 units): £ 15.00.
Sum of All
Tubing Parts: £ 73.17
Carriage Costs: £
33.65
Total Tubing Costs: £
106.82 @ 1.55 = US$ 166.00 @ 2.20 = R$ 365.00
Total Costs of Lugs + Parts + Tubing R$ 625.00 without
Duty Tax (sem impostos de importação).
Bike Keirin 3Rensho NJS - Arrowhead Lugs
Abaixo tem as fotos de uma bike keirin NJS fabricada com cachimbos Arrowhead por um dos top framebuilders do Japão. Yamaguchi foi no inicio de sua carreira um dos framebuilders da 3Rensho.
Bike Keirin 3Rensho NJS - Arrowhead Lugs
Abaixo tem as fotos de uma bike keirin NJS fabricada com cachimbos Arrowhead por um dos top framebuilders do Japão. Yamaguchi foi no inicio de sua carreira um dos framebuilders da 3Rensho.
Custos
dos Serviços do Framebuilder
Aqui existe muita variação e vai depender do que o
framebuilder inclui nos seus serviços, vejamos uma lista das possibilidades:
- bike fit e desenvolvimento do projeto do quadro;
- preparação dos lugs (cachimbos) e solda do quadro. Se
for com latão é um preço e com prata é muito mais caro;
- quantidade de braze-ons (suporte para caramanhola;
suporte para corrente; “stoppers” para cabos de freio etc.)
- acabamento do quadro:
-
jateamento do quadro;
-
lixamento das soldas ;
-
polimento se for o caso (por ex.: cachimbos de inox);
- cromeação da traseira;
- freza do tubo frontal (as extremidades tem que ficarem paralelas para
não danificar a caixa de direção);
- freza do tubo do selim com “alargador expansivo” para que o canote de
27.2mm possa entrar – isso no caso de usar tubos de boa qualidade e com diâmetro
clássico (28.6 mm) para bike de pista/speed;
- freza/limpeza das roscas do movimento central.
- tipo de pintura do quadro (eletrostática, automotiva
ou com flakes etc.).
Resumindo, um quadro de fixa / pista feito com um mínimo
de detalhes e com acabamento básico (só jateamento e frezas) e uma pintura em
epóxi vai custar cerca de R$ 1.000,00. E isso se você tiver a sorte de não ser
taxado na importação dos tubos e cachimbos; e nesse valor não inclui o garfo. Ressalte-se
que o framebuildder precisa de um garfo para a construção do quadro.
Boas Pedaladas a Todos
By Marcha Fixa
P.S.: Vejam este link interessante sobre bikes keirin feita sob medida:
P.S.: Vejam este link interessante sobre bikes keirin feita sob medida:
Onde existe esse serviço com qualidade aqui no brasil?
ResponderExcluirOlá,
ExcluirVeja a lista de framebuilders no post http://bikefixabr.blogspot.com.br/2013/08/manifesto-caloi-10-convertida-em-fixa.html Faça sua própria investigação sobre os mesmos. É apenas uma lista e não uma recomendação. Ats, MF