Essa bike já foi descrita em um apêndice
de um post. Efetuei alguns upgrades
nela, então resolvi postar novamente, mas com uma descrição melhorada dos
componentes utilizados.
O quadro foi feito artesanalmente por
Glenn Swan – (Swan Cycles - USA). Ele também é um ciclista da classe master.
Ele utilizou tubos True Temper modelo Velo, que tem formato aerodinâmico e
gancheiras de pista Sub 11.0 (a antecessora das Surly). Esta tubulação foi
desenvolvida por Koichi Yamaguchi, a qual ele usou nas bikes da equipe Olímpica
dos EUA nos anos 90. O tubo do selim, o tubo inferior e os seatstays têm
formato aerodinâmico. A distância do movimento central ao chão é no padrão
de pista. O garfo é todo de titânio (padrão JIS) e o tubo é redondo para ter mais rigidez lateral.
O quadro foi construído para uso
misto: 1) como bike de
contra-relógio com marchas só atrás – ela tem um único suporte (“braze on”)
para alavanca de marchas ou “stopper” do cabo do STI / Ergopower; 2) bike de pista. Essa combinação não é
rara, pois neste quadro
fabricado pela Vanilla Bicycles (lista de espera de cinco anos) possui
gancheira mista (pista/speed); outro exemplo é um quadro artesanal da Moyer
Cycles que também tem gancheiras mistas (pista/speed).
Os componentes sempre que possíveis
são do Grupo Dura Ace seja de pista ou de speed. As exceções são: o movimento central Syncros Titanium
(canadense) com 103 mm, existe um Dura Ace com 103mm – modelo BB-7410, mas é
mais pesado; a coroa Blackspire (sólida – sem recortes é mais rígida) que a equivalente
da Dura Ace e custa menos; os pinhões
Halo (17 e 20) na côr prata fosca (Obs.: A Halo também fabrica o cubo de fixa Fix-G –
para pinhão estriado), mas infelizmente não existe Dura Ace com esses números
de dentes e não utilizamos uma mesa Dura Ace (72 graus) e sim uma Sakae – que é
mais confortável (90 graus) para pedalar nas ruas. Segundo a Rivendell (vide lista de blogs)
deixando a altura do guidão no mesmo nível do selim, aumenta muito o conforto, e
ainda mais que ela não é uma bike de competição, mas sim de
curtição.
Esses pneus da Schwalbe são
muito leves, e não aguentam skids. O cubo dianteiro de pista Dura Ace da série 7710 (flange baixa) não
tem muita diferença do cubo Dura Ace de estrada da série 7400; exceto a vedação e o eixo sólido com porcas. Obviamente o
cubo de estrada é mais barato, mas a estética ficou parecida, pois foi usada
uma blocagem com parafuso Allen que tem a aparência de porcas.
Pedivela (FC-7600 NJS) + Pedal Dura Ace (PD-7400) |
Cubo de Pista Dura Ace HB-7710 (flange baixa) |
Guidão Nitto bullhorn RB-018 HT + Manete Paul Cross Lever |
Caixa de Direção Dura ACe HP-7200 |
Componentes da Swan
Quadro: Swan com
gancheiras mistas (pista/speed) em cromoly da marca Sub 11.0 (antecessora da
Surly).
Garfo: All Titanium.
Cubo Traseiro: Shimano Dura Ace Track
modelo HB – 7710 fixo duplo.
Cubo Dianteiro: Shimano
Dura Ace Road modelo FH –7402.
Caixa de Direção:
Dura Ace HP – 7400 / 7200 (Lower Part – JIS).
Guidão: Nitto
bullhorn – modelo RB-018 HT – 42cm.
Mesa: Sakae X –
100 mm.
Fita de Guidão:
Brooks .
Manete de Freio: Paul
Components Cross Lever (USA).
Freio Dianteiro: Dura
Ace BR-7403 .
Canote: Dura Ace
SP-7410 27.2 mm .
Selim: Brooks
Professional.
Movimento
Central: Syncros Titanium (Canadá) – 103mm.
Pedivela: Dura
Ace FC-7600 NJS 165 mm – polido (144BCD).
Parafuso do
Pedivela: Royce (UK) em inox.
Coroa: Blackspire
(Canadá) – 44 dentes.
Corrente : Miche
Pista.
Pedal / Firma-Pé:
Dura Ace modelo PD-7400.
Correias: Dura Ace
EX (nylon azul) dos pedais PD-7300.
Aros: Velocity Deep V.
Raios: DT Swiss .
Pinhões: Halo
(Inglês) – 17 e 20 dentes.
Contra-Porcas do
Pinhão (Lockrings): Dura Ace (2)
Pneus: Schwalbe
Ultremo R.1 – 700 x 23 (188 gramas).
Boas Pedaladas a
Todos
By MarchaFixa
Olá, cara queria saber se pode me ajudar ( pessoalmente ) a montar ou melhor transformar minha MTB numa Single Speed, vc tem oficina? É daqui de SP?
ResponderExcluirEu tenho uma MTB Trek modelo 3900 ( ano 2006 ) e queria transformar ela usando a opção de Magic Gear e se possível usar a própria coroa que esta no pedivela atual. Queria gastar o mínimo possível nesta transformação.
Outra coisa é que queria trocar a Suspensão dela por um garfo rigido. Será que fica bom esta transformação?
Outra pergunta, conheçe uma Speed de marca BERTONI VITUS ULTRA LEGGERA, daria pra fazer uma fixa a partir dela? Estava vendo a gancheira e acho que ela não é horizontal!?!
Cara obrigado por sua atenção e por toda a informação que compartilha aqui no seu Blog que é fantástico.
Valew.
Oi Fábio,
ExcluirObrigado pelas palavras e pela audiência. Eu não tenho oficina e não faço serviços para terceiros, pois o blog é um hobby.O pessoal da CicloUrbano pode te ajudar nisso.
A Trek 3900 dá para transformar em single speed com pouquíssimo gasto. Fazendo Magic Gear talvez você precise de UM elo “Half-Link” que tem no exterior, ou fazer um com o resto de uma corrente “half link” – um único “half-link” – veja o post sobre singlespeed: http://bikefixabr.blogspot.com.br/2013/01/como-montar-uma-bike-singlespeed-de.html e comprar uma corrente grossa na qual você vai usar esse único “half-link” para fazer o ajuste fino do “Magic Gear”. Lembrando que correntes toda “half-link” são caras e laceiam rápidamente, você obtem o mesmo efeito usando uma corrente normal + um único “half-link”. Voce pode usar o seu pedivela sem problemas, e como a roda dessa Trek usa K-7 voce pode reposicionar o único pinhão naquela posição ótima em termos de linha da corrente.
Você pode colocar um garfo rígido na Trek 3900, e provavelmente vai haver uma mudança da geometria da bike – agora eu não tenho como afirmar a priori se essa mudança é para melhor ou pior em termos de manobralidade da bike – só testando você vai saber disso.
Com relação ao quadro BERTONI VITUS ULTRA LEGGERA ser transformado em fixa, 1) as gancheiras são verticais – você vai precisar de Magic Gear ou cubo excêntrico ou movimento central excêntrico com pedivela compatível. Tem um post - http://bikefixabr.blogspot.com.br/2011/04/bike-fixa-com-quadro-de-gancheira.html - sobre o caso de bikes com gancheira vertical para serem transformadas em fixa.
Ats, MF
bom dia
ResponderExcluirqueria uma opinião de vcs
Aquela bike fixa kombat 1103 que tem no submarino e americanas
oque vcs acham é boa vcs recomenda ?
Oi Elton,
ExcluirÉ uma fixa básica, quadro parece ser de aço carbono e as peças são básicas - maioria Promax. . Eu nunca pedalei nela para emitir uma opinião Busque nos foruns de bicicletas alguém que já tenha comprado uma. Ats, MF
obrigado e parabéns pelo blog
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