terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Bike Check: Swan Fixa



Essa bike já foi descrita em um apêndice de um post.  Efetuei alguns upgrades nela, então resolvi postar novamente, mas com uma descrição melhorada dos componentes utilizados.
O quadro foi feito artesanalmente por Glenn Swan – (Swan Cycles - USA). Ele também é um ciclista da classe master. Ele utilizou tubos True Temper modelo Velo, que tem formato aerodinâmico e gancheiras de pista Sub 11.0 (a antecessora das Surly). Esta tubulação foi desenvolvida por Koichi Yamaguchi, a qual ele usou nas bikes da equipe Olímpica dos EUA nos anos 90. O tubo do selim, o tubo inferior e os seatstays têm formato aerodinâmico. A distância do movimento central ao chão é no padrão de pista. O garfo é todo de titânio (padrão JIS) e o tubo é redondo para ter mais rigidez lateral.

Bike Fixa Swan


Obviamente, alguém vai pensar que a Swan é uma KHS Aero Turbo convertida, mas não é. O tubo da KHS é o True Temper RC2 (inferior ao Velo), e os “seatstays” e o tubo do selim são redondos, enquanto que esses mesmos tubos no conjunto Velo têm forma aerodinâmica.

Tubos True Temper VELO

O quadro foi construído para uso misto: 1) como bike de contra-relógio com marchas só atrás – ela tem um único suporte (“braze on”) para alavanca de marchas ou “stopper” do cabo do STI / Ergopower; 2) bike de pista. Essa combinação não é rara, pois neste quadro fabricado pela Vanilla Bicycles (lista de espera de cinco anos) possui gancheira mista (pista/speed); outro exemplo é um quadro artesanal da Moyer Cycles que também tem gancheiras mistas (pista/speed).

Gancheira Mista Sub 11.0


Gancheira Mista da Vanilla



Quadro da Moyer Cycles - gancheira mista (fixa/speed)

 
Os componentes sempre que possíveis são do Grupo Dura Ace seja de pista ou de speed. As exceções são: o movimento central Syncros Titanium (canadense) com 103 mm, existe um Dura Ace com 103mm – modelo BB-7410, mas é mais pesado; a coroa Blackspire (sólida – sem recortes é mais rígida) que a equivalente da Dura Ace e custa menos;  os pinhões Halo (17 e 20) na côr prata fosca (Obs.: A Halo também fabrica o cubo de fixa Fix-G – para pinhão estriado), mas infelizmente não existe Dura Ace com esses números de dentes e não utilizamos uma mesa Dura Ace (72 graus) e sim uma Sakae – que é mais confortável (90 graus) para pedalar nas ruas. Segundo a Rivendell (vide lista de blogs) deixando a altura do guidão no mesmo nível do selim, aumenta muito o conforto, e ainda mais que ela não é uma bike de competição, mas sim de curtição. Esses pneus da Schwalbe são muito leves, e não aguentam skids. O cubo dianteiro de pista Dura Ace da série 7710 (flange baixa) não tem muita diferença do cubo Dura Ace de estrada da série 7400; exceto a vedação e o eixo sólido com porcas. Obviamente o cubo de estrada é mais barato, mas a estética ficou parecida, pois foi usada uma blocagem com parafuso Allen que tem a aparência de porcas.

Pedivela (FC-7600 NJS) + Pedal Dura Ace (PD-7400)



Modelo do Pedivela (FC-7600 NJS - 165mm) Estampado Atrás


Cubo de Pista Dura Ace HB-7710 (flange baixa)



Guidão Nitto bullhorn RB-018 HT + Manete Paul Cross Lever



Caixa de Direção Dura ACe HP-7200


 Componentes da Swan

Quadro: Swan com gancheiras mistas (pista/speed) em cromoly da marca Sub 11.0 (antecessora da Surly).
Garfo: All Titanium.
Cubo Traseiro: Shimano Dura Ace Track modelo HB – 7710 fixo duplo.
Cubo Dianteiro: Shimano Dura Ace Road modelo FH –7402.
Caixa de Direção: Dura Ace HP – 7400 / 7200 (Lower Part – JIS).
Guidão: Nitto bullhorn – modelo RB-018 HT – 42cm.
Mesa: Sakae X – 100 mm.
Fita de Guidão: Brooks .
Manete de Freio: Paul Components Cross Lever (USA).
Freio Dianteiro: Dura Ace BR-7403 .
Canote: Dura Ace SP-7410 27.2 mm .
Selim: Brooks Professional.
Movimento Central: Syncros Titanium (Canadá) – 103mm.
Pedivela: Dura Ace FC-7600 NJS 165 mm – polido (144BCD).
Parafuso do Pedivela: Royce (UK) em inox.
Coroa: Blackspire (Canadá) – 44 dentes.
Corrente : Miche Pista.
Pedal / Firma-Pé: Dura Ace modelo PD-7400.
Correias: Dura Ace EX (nylon azul) dos pedais PD-7300.
Aros: Velocity Deep V.
Raios: DT Swiss .
Pinhões: Halo (Inglês) – 17 e 20 dentes.
Contra-Porcas do Pinhão (Lockrings): Dura Ace (2)
Pneus: Schwalbe Ultremo R.1 – 700 x 23 (188 gramas).

Boas Pedaladas a Todos

By MarchaFixa

P.S.: Segundo os “estailantas de coritibúúú” essa fixa tem alguns “defeitos” graves, que são os mesmos apontados no post: Bike Check: Alien Fixa. Ressalto que essa fixa não utiliza nenhum componente Xing-Ling, os quais são a marca registrada do estilo Xing–Ling Pistês de Coritibúúú, que sempre “ornam” as fixas (Oops! pisteiras fajutas) dos “intendidus de coritibúúú”.

5 comentários:

  1. Olá, cara queria saber se pode me ajudar ( pessoalmente ) a montar ou melhor transformar minha MTB numa Single Speed, vc tem oficina? É daqui de SP?

    Eu tenho uma MTB Trek modelo 3900 ( ano 2006 ) e queria transformar ela usando a opção de Magic Gear e se possível usar a própria coroa que esta no pedivela atual. Queria gastar o mínimo possível nesta transformação.
    Outra coisa é que queria trocar a Suspensão dela por um garfo rigido. Será que fica bom esta transformação?

    Outra pergunta, conheçe uma Speed de marca BERTONI VITUS ULTRA LEGGERA, daria pra fazer uma fixa a partir dela? Estava vendo a gancheira e acho que ela não é horizontal!?!

    Cara obrigado por sua atenção e por toda a informação que compartilha aqui no seu Blog que é fantástico.
    Valew.

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    1. Oi Fábio,
      Obrigado pelas palavras e pela audiência. Eu não tenho oficina e não faço serviços para terceiros, pois o blog é um hobby.O pessoal da CicloUrbano pode te ajudar nisso.

      A Trek 3900 dá para transformar em single speed com pouquíssimo gasto. Fazendo Magic Gear talvez você precise de UM elo “Half-Link” que tem no exterior, ou fazer um com o resto de uma corrente “half link” – um único “half-link” – veja o post sobre singlespeed: http://bikefixabr.blogspot.com.br/2013/01/como-montar-uma-bike-singlespeed-de.html e comprar uma corrente grossa na qual você vai usar esse único “half-link” para fazer o ajuste fino do “Magic Gear”. Lembrando que correntes toda “half-link” são caras e laceiam rápidamente, você obtem o mesmo efeito usando uma corrente normal + um único “half-link”. Voce pode usar o seu pedivela sem problemas, e como a roda dessa Trek usa K-7 voce pode reposicionar o único pinhão naquela posição ótima em termos de linha da corrente.
      Você pode colocar um garfo rígido na Trek 3900, e provavelmente vai haver uma mudança da geometria da bike – agora eu não tenho como afirmar a priori se essa mudança é para melhor ou pior em termos de manobralidade da bike – só testando você vai saber disso.
      Com relação ao quadro BERTONI VITUS ULTRA LEGGERA ser transformado em fixa, 1) as gancheiras são verticais – você vai precisar de Magic Gear ou cubo excêntrico ou movimento central excêntrico com pedivela compatível. Tem um post - http://bikefixabr.blogspot.com.br/2011/04/bike-fixa-com-quadro-de-gancheira.html - sobre o caso de bikes com gancheira vertical para serem transformadas em fixa.
      Ats, MF




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  2. bom dia
    queria uma opinião de vcs

    Aquela bike fixa kombat 1103 que tem no submarino e americanas
    oque vcs acham é boa vcs recomenda ?

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    Respostas
    1. Oi Elton,

      É uma fixa básica, quadro parece ser de aço carbono e as peças são básicas - maioria Promax. . Eu nunca pedalei nela para emitir uma opinião Busque nos foruns de bicicletas alguém que já tenha comprado uma. Ats, MF

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    2. obrigado e parabéns pelo blog

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