Este procedimento também pode ser utilizado no salvamento de cubos de pista de alta qualidade que espanaram. O procedimento esta descrito no post "Como Ressuscitar um Cubo de Fixa Espanado", disponível AQUI , e a um custo baixíssimo. Além disso existe a alternativa do FixKin Lock - já mencionado em outro post - que pode ser usado para salvar cubos com rosca espanada.
FixKin Lock e Adaptador MontanoVelo e Cópia Montada c/ Pinhão |
Os melhores candidatos para isso são aqueles cubo antigos de rosca (p/ roda livre de 5, 6, 7 velocidades) com flange alta de grupos top (Record, Dura Ace, Superbe Pro, Zeus, Normandy, Pelissier, Gipiemme, Ofmega etc.) e que estão encostados por uma ou outra razão. Esses cubos top de linha antigos são os que valem à pena. Considerando que somente o cubo traseiro Campagnolo Record de pista NOVO (flange baixa) custa cerca de US$ 230.00 na Amazon, sem frete e impostos; e incluindo esses dois custos adicionais vai custar pelo menos R$ 500,00 entregues no Brasil.
Cubo Campagnolo Record - 1966 |
Ressalte-se que atualmente são poucos os fabricantes de cubos de fixa/pista de excelente qualidade e que tenham flange alta : Dura Ace (HB-7600), Phil Wood, Paul Components. A Campagnolo há muito tempo só fabrica eles com flange baixa. Aqueles que querem montar uma fixa “old school” com todos componentes da Campagnolo, e isso implica em cubos de flange alta, ficam com duas opções: comprar no eBay cubos antigos de pista da Campagnolo - e os preços são salgados; ou converter um cubo de rosca antigo de flange alta que sai mais em conta.
Outro aspecto é que no passado - anos 60 e 70, cada país europeu tinha o seu padrão de rosca para roda-livre. Isso era uma maneira de garantir uma reserva de mercado. O bike boom nos Estados Unidos ocorrido nesses anos forçou muitos fabricantes de componentes europeus utilizarem o padrão inglês de roscas; pois o Japão - potencia emergente na produção de componentes de bicicletas - já tinha adotado o padrão inglês - a única divergencia realmente significativa era o diametro da pista do garfo (27.0 = JIS versus 26.4mm = Inglês=ISO=Italiano).
Abaixo tem uma tabela retirada do site do Sheldon Brown ( http://sheldonbrown.com/freewheels.html ) com os diversos tipos de rosca das rodas-livres.
O atual pafrão para rodas-livre é o ISO cuja rosca é: 1.375” x 24 FPP, que é a mesma rosca dos movimentos centrais com rosca inglêsa. Atualmente, independentemente onde é fabricada a roda-livre, todas tem essa rosca no padrâo ISO (1.375” x 24 FPP).
Tipos de Roscas de Rodas-Livre
Tipo | Polegada | Métrico |
Italian | 1.378" x 24 tpi | 35 x 1.058 mm |
ISO | 1.375" x 24 tpi | 34.92 x 1.058 mm |
British | 1.370" x 24 tpi | 34.80 x 1.058 mm |
French | 1.366" x 25.4 tpi | 34.7 x 1 mm |
Metric BMX | 1.181" x 25.4 tpi | 30 x 1 mm |
Fonte: Sheldon Brown
Ressalte-se que tem muito cubo com rosca francesa abandonados, pois não existe mais reposição para as rodas-livres com esse tipo de rosca, exceto no eBay com preços para colecionadores. Consequentemente, o custo desses cubos é baixo e são bons candidatos para uma conversão.
Os cubos Campagnolo Record, que são chamados de "NOS" - New Old Stock (Novos, mas Estoque Antigo - ou seja, nunca foram usados) como esses das fotos abaixo foi encontrado em uma bicicletaria nas cercanias de São Paulo. O cubo traseiro é para bicicletas bem antigas - o espaçamento é de 120mm !!! Isso é para roda-livre com 5 velocidades !!! Eles foram fabricados em 1966, conforme está estampado (66) no "locknut" (porca de travamento). Ou seja, ficaram parados por 46 anos !!! Em breve serão convertidos e colocados para rodar como cubo fixo. O link para essa informação é: http://www.campyonly.com/phpBB3/viewtopic.php?f=8&t=42
Campy Locknut (contra-porca) - Data de Fabricação |
Obviamente, que é possivel utilizá-lo com uma catraca de 7 velocidades, mas seria necessário trocar o eixo e colocar adicionalmente uns 6 a 10mm de espaçadores. Por outro lado, eles são ótimos candidatos para serem convertidos em cubos fixo, pois tem flange alta - 75mm de diametro, ou seja o anel adaptador (diametro de 54mm) para parafusar o pinhão ficará quase uns 10mm abaixo do circulo dos furos aonde passam os raios. E, com isso, o anel adaptador pode ser fixado permanentemente.
Esse adaptador foi desenvolvido com base em um da MontanoVelo destinado ao freio à disco em bikes fixas, mas com uma enorme diferença: adicionei 6 furos com rosca para parafusos allen de 4mm em volta do anel, cuja função é mante-lo no lugar, de modo a evitar do adaptador/pinhão desrosquear acidentalmente com um contra-pedal. Esses parafusos penetram na carcaça do cubo e são mantidos no lugar com trava-rosca de media intensidade.
Adaptador Montado no Cubo |
Caso voce decida converter um cubo de rosca será necessário o seguinte:
- eixo solido com comprimento compativel com o espaçamento das gancheiras;
- duas porcas com arruela flutuante (elas são meio padrão nos cubos de pista / fixa ) - vem nos cubos de fixa Fórmula e similares;
- alguns espaçadores, dependendo da distancia entre gancheiras;
- anel adaptador para pinhão parafusado em liga de aluminio; ou voce compra na MontanoVelo (US$ 55.00 c/ frete) - caso o cubo tenha rosca inglesa / ISO ou manda fazer em um torneiro (+/- R$ 100,00). Existe à venda no Brasil esses adaptadores no Mercado Livre por R$ 18,00 + frete , neste link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-649404412-adaptador-para-freio-disco-para-bicicleta-eletrica-_JM ;
Recentemente (Set/2016) fiz uma pesquisa na web e encontrei diversos fabricantes/fornecedores de anel adaptador para freio a disco no Sudeste da Asia (China e Hong Kong). Um deles estava vendendo o adaptador por US$ 1.00 (um dólar); o que viabiliza a conversão de cubos mais simples que tenham Flange Alta.
Adaptador de Freio à Disco da Wind Bikes |
- 6 parafusos inox allen sem cabeça (rosca M4) de 4mm x 10mm (comprimento) para travamento do anel, o inox dá um melhor acabamento. No caso de usar o adaptador da Wind Bikes - vide link acima - use parafusos allen sem-cabeça (M3) de 3mm x 5mm, ou ainda o sistema de chavetas explicado no post "Como Ressuscitar um Cubo de Fixa Espanado";
- 6 parafusos em inox allen cilindricos (rosca M5) com 5mm x 12mm (comprimento), para prender o pinhão no adaptador;
- 6 arruelas de pressão em inox para evitar que a vibração afrouxe os parafusos que seguram o pinhão;
- 1 pinhão com furação ISO, a mesma dos rotores de freio a disco. Existem varias opções - furados de fabrica (Velosolo, Tomi Cogs, Silas, Phil Wood, FixKin) ou voce utiliza um de cargueira e manda furar.
A Receita do Anel Adaptador
O que deverá ser entregue ao torneiro para confecção do anel:
1) o cubo de rosca onde vai ser rosqueado o anel;
2) um pinhão tradicional de rosca de boa qualidade que rosqueie bem nesse cubo - assim o torneiro tem mais informações para fazer corretamente a rosca ( 1.375” x 24 FPP) - caso o cubo tenha rosca inglesa, pois nos outros tipos de roscas provavelmente você não vai ter um ;
3) um rotor de freio a disco ou um pinhão com furação ISO - que será o modelo / gabarito para a furação do anel adaptador;
4) desenho com as especificações técnicas (medidas, material etc.) do anel adaptador, as quais estão neste desenho/imagem abaixo e que estão descritos no item 5.
Os quatro itens acima foram entregues ao torneiro para ele fabricar o anel/adaptador e ele saiu perfeito.
5) Descrição do desenho / anel adaptador:
A) Material: Alumínio para torneiro – Liga 6061 ou 7075.
B) Diâmetro EXTERNO: 54mm
C) Diâmetro Interno/Rosca: 1.375” x 24 FPP* – será necessário fazer a rosca interna desse anel/adaptador. Existem varios tipos de rosca nesses cubos antigos: Italiana que é +/- igual a Inglêsa e a francesa (35mm X 1 FpMm**).
Obs.: Esse diâmetro/rosca (1.375” x 24 TPI é o mesmo de um pinhão de pista ou de uma catraca (roda-livre) de rosca ou ainda do lockring do movimento central (lado esquerdo).
Legenda: FPP* = Fios de rosca por polegada. FpMm ** = Fios por milimetros.
D) Espessura do anel: 9 mm
E) Furação ISO para o Pinhão Parafusado (6 furos) = 44mm BCD (Bolt Circle Diameter). Traduzindo esse “44mm BCD”: Significa que a distancia de centro-a-centro de dois furos opostos é de 44mm. Consequentemente, o raio desse circulo de furação é de 22mm. E a distancia de centro-a-centro de dois furos vizinhos (ou contíguos) é também de 22mm . Ou seja, em linguagem de torneiro é um divisor.
O BCD (Bolt Circle Diameter) dos cubos de disco é 44mm de acordo com esta foto abaixo.
Diâmetro do Circulo de Furos do Pinhão Parafusado (Bolt Circle Diameter) |
F) Rosca dos Furos ISO: A rosca é para parafuso Allen de 5mm ou também conhecida como M5. Esses parafusos Allen irão prender o pinhão no adaptador/cubo.
G) Furos com Rosca para Parafusos Allen SEM CABEÇA que Travam o “Anel” /Adaptador no Cubo: Eles são efetuados na borda do “anel”, no intervalo entre os furos ISO que irão prender o pinhão, são 6 furos. Nesta segunda execução do adaptador eu utilizei parafusos Allen sem cabeça de 4mm de diâmetro, pois a espessura de 9mm, permite que seja usado um parafuso mais grosso.
Desenho Entregue ao Torneiro |
Execução / Montagem do Cubo Fixo / Anel Adaptador:
1 - Re-Espaçar o Cubo Traseiro. Usando o novo eixo sólido e os espaçadores, o cubo deverá ser re-espaçado para ficar adequado para uma marcha fixa, de modo que os “locknuts” (porcas de travamento) do cubo fiquem equidistantes do centro do cubo, ou seja, o cubo traseiro deve ficar com perfil igual ao dianteiro, em que ambos lados estão à mesma distancia do centro do cubo. Neste caso especifico foi muito fácil re-espaçar o cubo - ele já estava com 120mm, então bastou transferir um espaçador para o lado esquerdo.
2 - Enraiar o Cubo no Aro. Montar o cubo no aro, pois fica mais fácil de instalar e rosquear bem o adaptador.
3 - Rosqueie o anel no cubo e parafuse o pinhão, e depois com a ferramenta para apertar/desapertar “lockring”/ pinhão de cubo de pista (foto abaixo) aperte mais o conjunto adaptador/pinhão.
Ferramenta da Shimano p/ Pinhão e Lockring: TL-SR22 |
4 - Aperte bem o anel no cubo. Pegue uma subida moderada para que a pedalada aperte mais naturalmente o conjunto adaptador/pinhão e em hipótese alguma dê “skids”, e retorne para oficina evitando fazer qualquer coisa que desrosqueie ou afrouxe o “anel”/adaptador.
5 - Faça concavidades na rosca do cubo. Retire o pinhão do adaptador, desparafusando os 6 parafusos allen de 5mm. Use uma broca de 3,5mm de aço rápido e através dos furos da lateral (aonde vão os parafusos allen SEM CABEÇA de 4mm para travamento) faça concavidades (“buracos”) com 1 ou 2mm de profundidade (evite transpassar a carcaça do cubo), que servem para permitir que a ponta dos parafusos de travamento se alojem no cubo. Evite danificar as roscas do “anel”/adaptador. Retire/limpe as rebarbas/cavacos dos “buracos” furos com um “clip para papel”.
6 - Instale os parafusos de travamento do anel. Coloque os parafusos allen (sem cabeça) de 4mm nos seus respectivos furos juntamente com trava-rosca de média intensidade e aperte bem para eles se alojarem 1 ou 2mm na carcaça do cubo.
7 - Instale/parafuse novamente o pinhão no “anel”/adaptador. Use arruelas de pressão, assim evita-se que a vibração e a força da pedalada afrouxe os parafusos. A roda está pronta para ser montada na fixa.
Os custos de conversão desse cubo (de speed) com rosca Campagnolo Record de flange alta (NOS = New Old Stock) para bike fixa são os seguintes:
1) Fabricação do anel adaptador: R$ 95,00
2) Eixo da Wheels Manufacturing 174mm x 10mm x 26 TPI : R$ 37,00
3) Porcas (2) de Pista Campagnolo: R$ 60,00
4) Parafusos Allen Inox (5mm e 4mm): R$ 5,00
Total do Custo de Conversão: R$ 197.00
Ressalto que isso só vale a pena para um cubo top de linha e em excelente estado de conservação; ou ainda no caso de querer deixar a sua fixa com estilo retro e toda Campagnolo. Atualmente, a Campagnolo produz cubos de pista somente com flange baixa, ao contrario da Shimano que produz os Dura Ace com flange alta (modelo HB-7600) e flange baixa (HB-7710).
Cubo Dianteiro com Eixo de Pista |
No outro post comentei que não recomendava utilizar este tipo de cubo convertido para dar skids. As razões dessa recomendação são as seguintes: 1) eu não dei skids com eles, e portanto não acho muito correto recomendar algo que eu não tenha feito; 2) acho que não faz muito sentido usar esse tipo de cubo - dado o seu custo - para dar skids; um cubo de disco dianteiro convertido seria mais apropriado; 3) esses cubos são reliquias e caso ocorra algum problema fica difícil e custosa a reposição. O primeiro cubo Campagnolo que converti (já foi descrito em um outro post AQUI) usando esse tipo de anel está funcionando perfeitamente, sem nenhum problema.
Cubos Convertidos c/ Eixo Sólido e Aros Mavic MA3 |
Cubo de Rosca com Anel-Adaptador p/ Pinhão Parafusado Enraiado |
O estilo dos cubos antigos da Campagnolo com flange alta até hoje são copiados pelos outros fabricantes (por Ex,: Fórmula).
Boas Pedaladas a Todos
by MarchaFixa
cara...sem palavras...mt foda teu blog...
ResponderExcluirLucas,
ExcluirMuito obrigado. Abs, MF
Marcha,
ResponderExcluirdepois de ler todos os seus posts relativos ao cubo e pinhão mais adequados pra uma fixa urbana, me convenci que o conjunto mais adequado para mim é mesmo aquele com o pinhão parafusado. A questão é que aqui onde moro não se vende nenhuma das opções que voce deu para compra desse conjunto (cubo adequado + pinhão ISO parafusado), e tenho encontrado muita dificuldade para encontrar um torneiro que tope tentar executar esse passo a passso que você deu nesse post. Fiz contato com Silas, sem retorno. Até email pra a Phill Wood ousei enviar para estimar o preço da solução que eles tem com furos ISO. Minha pergunta é: você tem alguma refer~encia aí em São paulo de um torneiro que possa executar esse trabalho?
Oi Luiz,
ExcluirEsse tipo de coisa tem que ser feito por um ciclista que seja torneiro também. E eu não conheço nenhum com essas caracteristicas para indicar. Além do mais, tem torneiro que cobra por hora e a coisa fica cara. O que voce quer realmente: 1) converter um cubo de disco em cubo fixo? Ou, 2) converter um cubo de rosca em cubo de fixa com anel adaptador?
São duas coisas diferentes, mas com a mesma finalidade, e tem custos muito diferentes.
A melhor alternativa é converter um cubo de disco para colocar pinhão parafusado. No Facebook tem um grupo Fixed Gear Compra e Venda e pode ser que tenha laguém com um cubo pronto de disco já convertido para voce usar. Ats, MF