Bianchi Ocelot MTB Fixa (pinhão Surly Dingle 21x17 e a altura do mov.central é 29cm)

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Bike Check: LaBici SS do Sam´s Club


Este post de certa forma é continuação do anterior: Montar Uma Fixa Básica do Zero OU Comprar Pronta?”

Bike Singlespeed LaBici - Sam´s Club
Examinei essa bike singlespeed no Sam’s Club no bairro Barra Funda/Bom Retiro em São Paulo. A que estava em exposição é preta, mas tinha outra na caixa na côr branca.

Ela só se transforma em fixa (sem gastar muito) se for feito um “suicidal hub”; ou seja, colocar um pinhão colado (com trava-rosca de alta intensidade) no lugar da roda-livre e rosquear um “lockring” de movimento central, também colado para ajudar a manter o pinhão no lugar.  Entretanto, isso torna perigoso dar skids.

Ressalte-se que o quadro dela é muito parecido com o da Viking-X, assim como o garfo; as principais diferenças são: as rodas (Viking com perfil bem alto - estilo aro Velocity B43 e cubo de fixa na traseira e na LaBici perfil mais baixo tipo aro Vzan Spin e cubo de singlespeed na traseira); caixa de direção (aheadset na Viking e de rosca na LaBici); ferraduras de freios Radius são melhores que os Lee Chi da LaBici. Entretanto, esses “diferenciais” implicam que a Viking-X custe 50% a mais que o preço da LaBici.

Bike Fixa Viking-X
Na caixa dessa bike estava escrito o site da empresa: www.labici.com.cn , mas para a nossa surpresa esse modelo não estava na lista de produtos dela !!!

A lista de componentes vai estar incompleta, pois não foi possível identificar todas as marcas, mas colocamos as nossas suposições.

Componentes da LaBici modelo LB-700
 Fotos das Diversos componentes da LaBici - debaixo de cada descrição
Quadro: LaBice em aço carbono, geometria slooping, com tamanho Tubo do Selim C-T: 53cm; e Tubo Superior (C-a-C): 56cm. As soldas são bem acabadas, muito melhores do que qualquer bike de supermercado ou que as Caloi feitas de aço carbono. Porém tem uma fraqueza, não tem o “bridge” entre os “chinstays”, o mesmo ocorre com a Viking-X. Na página 2-17 do Paterek Manual for Bicycle Framebuilders é dito que o “chainstay bridge” é importante por duas razões: 1) - Ele acrescenta uma quantidade considerável de rigidez ao triângulo traseiro, 2) - Ele fornece uma maneira de fixar uma das extremidades do para-lama traseiro. Abaixo tem a foto do “chainstay bridge”.

Quadro Sem  "Chainstay Bridge"
Gancheiras do quadro: 4mm de espessura.

Garfo: LaBici – “unicrown” em aço carbono. Ele têm “massa” (mais pêso) e a distância entre o centro do eixo dianteiro até a base da pista do garfo é de 41 cm!!!  Os garfos rigidos de MTB tem essa distância entre 39 à 42cm. Em comparação um garfo Alien de pista com rake de 28mm - essa mesma medida tem uma distância de 36 cm. Por outro lado, esse garfo da LaBici permite acomodar pneus maiores: 700 x 32 até 700 x 38 ou maior ainda.

Garfo com Muito Espaço para Pneu 700x38 ou Maior

Selim: Genérico com rebites de imitação do selim San Marco Regal.

Canote: Zoom em aluminio preto (Obs.: Presumimos que seja da Zoom, pois a mesa é da Zoom.).

Aros: Aluminio genéricos com 28 furos, mas provavelmente sejam da Stars Circle - maior fabricante de aros e rodas da China - website: http://www.stars-rim.com/. Eles são uma imitação de rodas prontas, pois os furos são agrupados de dois em dois. Essa furação de 28 dificulta a troca do cubo traseiro por um com pinhão fixo. Além disso, roda com 28 furos não é adequada (robusta) para ciclistas mais pesados e para enfrentar a “alta” qualidade do pavimento das nossas ruas.

Raios: Genéricos;

Pneus: CST – 700 x 28;

Guidão: Zoom em aluminio preto (Obs.: Presumimos que seja da Zoom, pois a mesa é da Zoom.).

Manoplas: Genéricas;

Mesa: Zoom em aluminio. Os componentes fabricados pela Zoom são básicos, mas tem uma qualidade / aparência bem razoável.

Mesa Zoom (estampado nela)
Cubo Traseiro de Singlespeed: Joytech com 28 furos. Ele é do nível de um ShunFeng ou Quando. É bem básico, pois os espaçadores são de ferro.

Cubo Joytech - Espaçadores em Aço
Cubo Dianteiro: Joytech com 28 furos;

Pedivela: Genérico em aluminio com 170mm e furação de 130 BCD. O pedivela não é de fixa, mas de estrada, pois tem as “abas” de aluminio para colocar uma segunda coroa. Entretanto, em termos funcionais qualquer pedivela pode ser usado em uma fixa urbana desde que ele seja curto (165mm) e que proporcione uma boa linha da corrente sem esbarrar no “chainstays”.  Como o “drop” do movimento central é pequeno (50mm), então um pedivela de 170mm não causa problemas.

Pedivela de Estrada (suporte "aba" p/ 2a. coroa)

Coroa: Genérica de aluminio com 48;

Roda Livre: Genérica 18 dentes;

Corrente: Genérica (1/8”).

Pedal: Genérico de Aluminio e com muita “massa”, ou seja é pesado, vejam as fotos de um BTwin da Decathlon;

Pedal da Labici

Pedal Btwin - Decathlon

Movimento Central: Genérico (provavelmente Chin Haur ou Neco.);

Caixa de Direção: Genérica (provavelmente Chin Haur ou Neco).

Freio Dianteiro / Traseiro: Lee Chi com pinças longas, e similares a esses são vendidos no Brasil, como os da marca Alhonga. Nos forums do exterior não falam muito bem sobre eles.

Manete de Freio: Tektro.

O “drop” do movimento central é de 50mm, mas isso é devido ao fato de que o garfo é bastante alto (41 cm) - similar ao de uma MTB.

Ela deve pesar uns 13 a 14 kgs, na caixa com embalagem é mencionado um peso bruto de 16,1 Kgs. Onde está o excesso de pêso?
1) no garfo; 2) nos pedais; 3) têm um freio/manete à mais - isso no caso de ser usada como fixa; 4) suporte para estacionar a bike; 5) excesso de componentes em ferro, nos quais pode ser usado material mais leve (por Ex: espaçador de alumínio em vez de espaçador de ferro no cubo traseiro). Os itens mencionados são aqueles que são possíveis de serem trocados sem incorrer em grandes gastos, mas o garfo não se enquadra nisso. Obviamente, o quadro de carbono sempre pesa mais e contribui muito para o peso final da bike.

LaBici - 700c Fixie Bike ?!?!?!?

Provavelmente não será possível trocar o garfo para reduzir o peso pelo fato de que isso aumentaria o “drop” do movimento central. Explico: A altura do garfo em termos da distância do centro do eixo do cubo dianteiro até a base da pista do garfo influência o “drop” do movimento central; pois colocando um garfo de speed com distancia de 37cm (por Ex.: garfo Spinner em cromoly da KHS Aero Turbo (bike de speed) que tem essa medida) a frente da bike cairia uns 40 mm e isso aumentaria o “drop” do movimento central, o que não é aconselhável em uma fixa. Por outro lado, ela montada como singlespeed, isso não causaria nenhum problema.

A seguir transcrevemos às opiniões dos ciclistas que pedalam uma LaBici.
No site do www.pedal.com.br no tópico “Single Speed (Filosofia)” um ciclista SJNOB - (apelido no fórum do Pedal) que possui uma LaBici fez os seguintes comentários - aqui
 “Comprei uma dessas La Bici - primeiras impressões: muito honesta pelo preço pago R$600,00.  Freios Tektro ferradura, simples mas confiáveis se bem ajustados; aros aero de alumínio, brancos, pneus CST 700x28, pedivela 170mm também branco, coroa 48 branca, pinhão (roda livre) 18, quadro em aço muito confortável, absorve bem as irregularidades do piso, garfo também de aço, guidão de alumínio e mesa de aço (Nota: É aluminio - marca Zoom - e está estampado em baixo relevo). Comprei uma preta com detalhes em branco e vermelho, muito bonita mesmo. Achei a relação um pouco pesada, é preciso estar bem treinado. Ando de speed e MTB, média de 300Km/semana, e sofri em algumas subidas. Depois que embala no plano, é uma beleza. Selim branco vintage, com tachas, canote de alumínio”
Além disso ele acrescentou em outro post o seguinte (neste link aqui):
“Duas semanas de uso de LaBici e estou muito satisfeito. Bike barata e confiável, e deu até um up no meu treinamento. Acreditem, não é fácil andar 48x18 o tempo todo, minha cidade tem alguns topzinhos brabos. O quadro é 18,5", ficou muito bom pra mim (1,81m). Tudo funcionando legal, a bike já vem montada, basta colocar mesa, guidão, rodas e pedais, ajustar os freios e pronto. Levei menos de meia hora e já tava andando. Fiz uma boa compra, ainda mais tendo em vista o custo benefício - R$600,00 - acredito que não montaria nada igual por esse valor.”

A Luiza participante do grupo FixaSampa que adquiriu uma LaBici - comentou com o grupo o seguinte sobre a bike:
“A bicicleta, apesar de 100% chinesa, é até bem feita. São poucas as peças de plástico; o manete dos freios, a mesa e o pedal são de aço, como o quadro, e o guidão de alumínio.
Achei a bike um pouco pesada para uma roda livre. Segundo a caixa, são 14 kg (ainda não a pesei) e suponho que esse "excesso" seja devido ao material do quadro (aço carbono) e as dimensões dos tubos, que são mais grossos que os de algumas fixas que vejo por ai. De longe até lembra um MTB com gancheira horizontal e mais espaço pras rodas (700).
Ela veio completa, inclusive com campainha embutida no manete do freio da frente (tirei uma foto pra que quiser ver). Os freios dianteiro e traseiro são tipo ferradura e feitos de metal. A relação é 44x17. Achei boa, forte e veloz. Estou sofrendo um pouco nas subidas, mas ainda não desmontei e empurrei em nenhuma.
Apesar de bonita e bem feita, tem alguns poréns... Os aros tem 28 furos, assim como os cubos. Ou seja: é impossível trocar o cubo sem trocar a roda toda. Além disso, um amigo meu que entende de rodas disse que os raios foram montados de uma forma que ficam levemente envergados, o que causa um certo stress e pode diminuir a vida útil dos raios.
Ainda vou mexer muito nela, fixar, mudar cores, tirar um dos freios, etc. Com o tempo (e $) vou relatando as mudanças.

Concluindo: Para quem tá começando, por ser uma bike de supermercado e que custa na faixa de R$600,00 tem um bom custo-benefício.”

Existem informações desencontradas sobre o material (aço ou aluminio) que são feitos certos componentes. Por exemplo, a Mesa Zoom, que para mim é de alumínio, mas a Luiza diz que é de aço; até onde vai meu conhecimento a Zoom faz mesas somente em alumínio e o formato da mesma é de uma de alumínio (acho que no passado fizeram em cromoly mas com formato diferente e com solda aparente). O mesmo ocorre com os pedais, que para mim são de alumínio, mas ela diz que são de aço. A falha é minha, pois não levei um imã para passar nas diversas peças da bike para identificar o material.

Meu comentário no FixaSampa sobre o 1o. post do SJNOB:

“Por esse preço está muito bom. A guisa de comparação: uma Viking-X fixa (lugar mais barato é na DKS em Mauá por R$ 990,00) de diferencial só tem o aro que é uma cópia do B-43 da Velocity e o resto é até inferior: freio Radius, o Tektro é melhor; e o pedivela é Dotek (um xing-ling) que não é forjado; os cubos não tem marca, mas deve ser do nível de um Quando ou ShunFeng flip/flop. Ressalte-se que os tubos do quadro tem um diâmetro bem maior do que aqueles de uma Caloi 10, beirando um "oversize"”.

Meu comentário sobre o post da Luiza no FixaSampa:
“O pêso diz muito sobre uma bike. Esses componentes de aço prejudicam em termos de pêso, mas muitos deles são relativamente baratos substituí-los por uns de alumínio.
Esses aros com 28 furos são estranhos mesmos, incompatíveis com uma bike de supermercado, considerando que o volume de produção desses aros é muito baixo (consequentemente os custos de produção são mais altos), pois a furação mundialmente mais utilizada nas bikes de estrada e/ou MTBs são os aros de 32 furos. No Brasil, é quase impossível você achar qualquer cubo com furação de 28 furos e aros são mais raros ainda. No exterior você encontra aros com 28 furos – 90% é para pneus tubulares - para competição - que não é o caso de uma bike fixa urbana básica.

Ressalte-se que a Campagnolo não produz cubos de Pista Record com furação de 28 furos, somente com 32 e 36 furos, e esses são cubos  de competição, conforme este link aqui"

Vou repetir aqui, o que comentei no post anterior sobre as opções para converter em fixa uma LaBici:
1) colocar uma roda fixa nova (custo de +/- R$ 125,00 com cubo ShunFeng de fixa, aro Vzan Spín - é párecido com o dianteiro, raios inox e montagem da roda); 2) colocar um anel para converter o cubo existente em fixo para pinhão parafusado – conforme detalhado neste post aqui, e isso fica em R$ 100,00 (isso foi o que gastei para fazer um) e mais um pinhão parafusado inox de R$ 60,00 a R$ 70,00 mas é possivel furar um de cargueira e aí o custo fica em R$ 15,00 a R$ 20,00 ; 3) instalar um FixKin Lock (que rosqueia no cubo) para colocar um pinhão Miche de encaixe, o custo do FixKin Lock com frete fica em EUR $ 18.50 , que é +/- R$ 45,00, e o pinhão Miche custa cerca de R$ 60,00 e tem a venda no Brasil. Nota: Sobre o uso do FixKin Lock para converter cubo de rosca em cubo de fixa existe um post específico AQUI.

FixKin Lock e Adaptadores p/ Pinhão Parafusado


Em resumo, essa LaBici é uma boa alternativa para que está iniciando no mundo das singlespeeds ou bike fixa;  para aqueles que querem uma bike básica para pedalar em momentos de lazer sem grandes gastos; e também para aqueles que não querem ou não tem paciência/conhecimento para montar um fixa do zero e querem evitar gastos com tentativas e erros e perda de tempo.

Boas Pedaladas a Todos

by MarchaFixa

33 comentários:

  1. Nossa muito bom, to pensando em comprar uma dessass, tá realmente honesta pro que oferece, eu diria até barata em vista do que a gente tem no mercado. Só uma coisa, tem como colocar uma ferradura convencional, uma shimano 105 por exemplo nesse garfo ?

    Muito bom o blog de vcs por sinal!

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    1. Obrigado. Talvez não dê para colocar um freio 105, pois o garfo é bastante alto. Você vai precisar medir antes. Compre logo, pois estive em dois Sam´s Club e me informaram que tinha acabado essa SS LaBici. Abs, MF

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    2. Ah sim, será que colocando um garfo 700 "convencional" abaixaria muito o BB ? Olha no mercado livre tem vários vendedores com esta mesma bike por na faixa de R$450,00 não entendo como conseguiram um preço tão mais baixo que os dessa loja.
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-431197931-la-bici-bicicleta-single-speed-modelo-lb700-bike-de-corrida-_JM

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    3. Caso você troque o garfo por um de speed, ele vai abaixar o BB. Agora o quanto vai ser essa queda, somente fazendo a troca e medindo. Alguém comprou uma sobra na China, ou é algum encalhe que o Sam´s Club vendeu para liquidar o estoque. Vai saber. Abs, MF

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  2. Antes de mais nada, quero parabenizar pelo blog, excelente trabalho!
    Comprei uma branca destas numa super promoção dos Sam's: R$199,00!
    Utilizando as informações do blog, troquei a roda traseira por uma com aro VZAN preto de 36 furos, raios de aço cromado e pus um cubo contra pedal da velosteel com pinhão de 20 dentes. Tive de colocar mais um link na corrente. O preço total da roda instalada foi de R$180,00. Já removi o freio traseiro e estou me amarrando na performance da bike.
    Outras modificações foram o selim trocado pelo da minha MTB que era de gel e bem mais confortavel que a copia do san marco e o corte de 2 cm de cada lado do guidão facilitando passar entre os carros no transito. Estou pensando em trocar tb o garfo e por um banco que combine mais com a bike pois o de gel ficou confortavel, mais feio pra caramba. O pinhão de 20 dentes facilita muito nas subidas e nas arrancadas no transito mas não gostei da velocidade final, talvez tente um de 19 dentes ou volte para um de 18, pois embora um pouco pesada nas arrancadas e subidas, me deixava super competitivo no transito.

    Da pra ter esta coroa de 48 dentes com um pinhão de 19?

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    1. Obrigado. Quanto a sua pergunta: Da pra ter esta coroa de 48 dentes com um pinhão de 19? Sim, sem problemas. Uma relação 48 x 20 é 2,4 e uma 48 x 19 resulta em 2,53. Uma relação comum em São Paulo é 44 x 17 que resulta em 2,58; para você chegar proximo disso voce teria de usar um pinhão de 18 com essa coroa de 48 dentes. Só não entendi porque voce colocou um cubo de contra-pedal; a bike continua sendo uma singlespeed, exceto que voce pode retirar freios/manetes. Fica mais "clean" - limppa. Abs, MF

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    2. Pratiquei na bike de um colega e não me adaptei muito ao estilo fixa de andar, porem, a bike em si é show de bola! A simplicidade, leveza dos traços, facilidade do manuseio e agilidade no trânsito, estas foram as qualidades que me atrairam às bikes fixas. Assim que pegar o macete do freio contra pedal, vou tirar o freio da frente tb.

      Uma duvida grande que eu tenho é na parte pratica da relação. Gostei muito da relação 48x18, original da bike. Mas agora que estou usando 48x20, as ladeiras ficaram bem mais tranquilas, juntamente com as arrancadas no trânsito, que tb são muito importantes.

      Na prática, existe muita diferença pela perpectiva do ciclista entre as relações 48x19 e a que vc mencionou, 44x17?


      Mais para frente, vou montar um from scratch, nesta eu irei 100% fixa!

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    3. A relação 44 x 17 é um pouco mais pesada, mas a diferença é pequena e isso vai do gosto de cada um. Abs, MF

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  3. Cara muito legal esse post.
    Estou querendo comprar uma bike fixa, e me enterecei por essa "LAbici" tendo em vista o custo beneficio, porem tenho algumas perguntas, eu tenho 1,90 de altura e queria saber se a bike tem do meu tamanho, outra pergunta é com relação ao guidão, eu queria saber se é possivel colocar um guidão daqueles de bike speed sem prejudicar o bom desempenho da bike.

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    1. Eu não sei se tem mais de um tamanho disponivel dessa SS. Voce pode colocar um guidão de bike speed sem problemas, mas provavelmente vai ser necessário trocar a mesa e os manetes de freio. Até aonde eu sei essa LaBici está esgotada no Sam´s Club. Abs, MF

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  4. Eu pretendo comprar essa bicicleta e transformá-la em road bike... colocar marchas...

    Sabe se é possível? Eu precisaria trocar o cubo todo ou só o pinhão por uma catraca? O espaço do quadro permite uma catraca?

    grato

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    1. Nessa bike voce consegue colocar cubos com marchas internas - tipo Shimano Nexus ou Sturmey-Archer; ou ainda da SRAM. Transformar em road bike com cambio traseiro e dianteiro fica maos complicado. Faltam 'braze ons" para isso, mas dá para fazer. Entretanto acho melhor comprar um quadro mais apropriado para isso. Ats, MF.

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  5. Bom dia gostaria de sua opinião sobre esse cubo.

    http://www.jamurbikes.com.br/produto/3260-cubo-traseiro-shunfeng-32-f.-c-pinhao-fixo-e-catraca

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    1. Oi Paulo,
      Esse cubo funciona bem para uso normal, mas para dar skids esquece - ele vai durar seis meses, a rosca espana com skida. Isso é baseado em testemunho de usuário no site www.pedal.com.br. Abs, MF

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    2. Oi MarchaFixa, muito obrigado pela atenção. Minha ideia inicial é mesmo apenas para uso normal, pois tenho um quadro de caloi 10 parado e acho muito legal a fixa ai estou pensando em montar uma com pouco investimento. Hoje utilizo MTB diariamente.

      Mais uma vez obrigado.

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  6. Olá, dei uma lida em praticamente todo o site hehe mas ainda estou com algumas dúvidas. Eu não estou com tempo de ir atrás e montar peça por peça e estudar td isso o que é melhor, o que compensa em tudo mais (mais pra frente talvez). Queria comprar uma fixa em torno dos R$1.000,00/1.200. Afinal, existe alguma marca que vende e preste? A viking-x e as Kombat são uma boa opção? vi um pessoal falando que da pra conseguir coisa melhor com esse preço.. Alguma ideia? desculpa comentar aqui, mas não achei outro espaço! e Parabéns pelo blog!

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    1. Roow,

      Uma bike fixa montada do zero custa ao redor de R$ 1000,00 e voce tem o trabalho de garimpar peças e o quadro usado. Essas bikes fixas mais em conta são uma boa opção para quem não curte montar uma do zero. Ats. MF

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  7. Oie, to querendo uma bike que seja estrada mas que eu possa usar no velódromo também. 11-982-091-784 e-mail gracielli@gmail.com
    Essa la bici é legal ou é melhor montar uma ???

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    1. Gracielli,
      Bikes de uso misto (estrada e velódromo) em geral são feitas artesanalmente sob encomenda. Neste post "Os “intendidus de coritibúúú” e as Bikes Fixa / “Fake Pista” E “Pure” Pista" , no final dele eu descrevo a minha bike que tem uso misto (estrada e velódromo) - exceto que ela não tem suporte para marcha dianteira. Em breve, vou publicar um post sobre esse tipo de bike mista, pois encomendei para um framebuilder um quadro desse tipo e que vai ter marchas completas e altura de movimento central compativel com o uso no velódromo. Ats, MF

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  8. Boa noite,
    Comprei uma fixa e estou com uma dúvida...ela veio com o firma pé,porém tenho o pedal de encaixe. A maioria das bikes tem o firma pé, queria saber se tem algum inconveniente em colocar esse pedal . Desde já agradeço

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    1. Henrique,

      Usar firma-pé ou pedal clip é uma questão de gosto, conforto ou praticidade. Não existe nenhum inconveniente em usar um pedal clipless. Ats, MF

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  9. Boa noite.
    Vi este post e fui procurar alternativas.
    Encontri esta bicicleta que tem gancheira quase horizontal e é bem mais barata que esta la bicci
    http://www.submarino.com.br/produto/112044446/bicicleta-colli-bike-cbx-750-aro-26-amarela
    Seria possível converte-la para uma fixa da mesma forma? Estou pensando em compra-la para tentar fazer isso, alguma sugestao?

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    1. Emaniox,

      Pelas fotos ela usa pedivela monobloco que não aguenta pinhão fixo, dá folga. Veja o que falo sobre isso no post: Como Montar uma fixa de baixo Custo. Ats, MF

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  10. como vocês conseguem colocar aro 700 na caloi 10 antiga? não tem problema nenhum em relação aos freios? eu quero saber qual é a solução para por freio traseiro nela.se tem algum modelo específico.

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    1. Johnny,

      Sim, existe o problema do freio original ficar curto com roda 700c. Veja o post sobre montar uma fixa do zero. As soluções são: 1) "drop bolt" veja no post sobre - Dicas , macetes e gambitechs; 2) trocar o garfo por um compativel com roda 700c: 3) trocar o freio por um com pinças mais longas, como estes destes links: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-472031353-freio-tektro-pinca-longa-5573mm-p-caloi-10-fixa-raridade-_JM e este que aparece em um album no Flickr: http://www.flickr.com/photos/47303341@N02/sets/72157631824661114/ . Um desses freios deve ficar bom na tua fixa de Caloi 10. Ats, MF

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  11. Como faço pra saber qual o tamanho máximo de pneus que cabe no garfo?
    Gostaria de colocar um pneu 700x32 na minha fixa, mas fico com medo de comprar um pneu desse e ele não caber.

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    1. Oi Valeriano,

      Existem duas maneiras de saber: 1) Algumas marcas de bike informam na descrição qual o tamanho máximo do pneu que pode ser usado; 2) ou voce vai na loja e pede para testar o pneu antes de comprar ou pega com um amigo uma roda com o pneu desejado e coloca na tua bike para ver se entra no garfo. Ats, MF

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  12. A Air Walk Vintage seria um bom investimento? Considerando minha idade (45) e o fato de que o uso será urbano, com pedaladas para mobilidade e lazer... Quinze a vinte km por dia...
    Grato
    Wilson

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    1. Oi Wilson,

      Eu vi esse modelo na Netshoes por R$ 2 mil, e achei alto para uma bike básica. na minha opinião tem bikes Airwalk sendo vendidas pela metade desse preço e cujo quadro também é de cromoly na SM Bikes (não tenho nenhum vinculo com eles) que muita gente no Facebook já comprou. As vezes voce encontra bikes similares novas de coleções antigas (2013, 2012 etc.) por preços bem em conta . Ats, MF

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  13. Boa tarde, comprei uma LB-700 para usar como meio mais barato para vir ao trabalho, e deixar a speed para os pedais mais longos. uma pergunta, tem como deixar ela mais pesada?! mesmo em subida esta muito "tranquilo" a força no pedal, os dois parafusos atrás dela servem para isso? deixar mais leve ou pesado? Obrigado desde já...

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  14. Nicolas,

    Sim tem como deixar mais pesada a pedalada. Basta alterar a relação coroa x pinhão. Pinhão menor e/ou coroa maior, assim a relação fica mais pesada. Ats, MF

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  15. Alguem faz ideia se a medida da espiga do garfo é over ou STD? Plea foto parece fina parece STD. Pergunto pq pra achar um garfo 700 de alumínio aheadset STD aqui onde eu moro é brabo!

    Abs a todos!

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    1. Brow,

      Em vez da "achologia" pede para o vendedor informar. Diametro de 25.4mm (1 polegada)n e' standard, e o "over" tem 28,6mm ( 1 1/8 de polegada). Ats, MF

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