A indústria de bicicletas tem uma longa história de usar muitos padrões diferentes de rosca. Ambos os tipos de roscas - polegadas (imperial) e métrica - estão em uso. E muito disso é devido a tentativa dos fabricantes de componentes de criar de certa forma um reserva de mercado.
Algumas roscas são quase que exclusivamente usadas na indústria de bicicletas, e as implicações disso são no caso de você perder um parafuso especial de um componente, existem três soluções: 1) comprar do fabricante da peça o parafuso de reposição; 2) canibalizar uma peça antiga; ou 3) comprar um componente completo novo para substituir!!!
Abaixo é uma tabela de alguns dos passos de roscas e diâmetros e as suas utilizações mais corriqueiras. Esta tabela não pretende ser completa e exaustiva. É aconselhável sempre medir o diâmetro e o passo, para identificar corretamente a rosca.
Fonte: Bike Fixa Brasil e Park Tool - http://www.parktool.com/blog/repair-help/basic-thread-concepts
Neste link AQUI tem uma cópia em PDF dessa tabela acima.
Relacionado com este artigo existe um post especifico sobre as roscas dos eixos para cubo de fixa AQUI: "MEDIDAS DOS EIXOS PARA CONVERSÕES DE CUBOS EM FIXOS".
Além disso existe um post específico sobre movimentos centrais, comprimentos de eixo e a intercambialidade entre padrão JIS e ISO, AQUI : "Movimento Central e Pedivelas com Padrão JIS ou ISO".
Boas Pedaladas a Todos.
By MarchaFixa
Nenhum comentário:
Postar um comentário